CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ilha de Madagascar: tudo sobre a quarta maior ilha do mundo

A Ilha de Madagascar é um destino que possui muitas belezas naturais e atividades que encantam os seus visitantes. Descubra o que fazer por lá!

A Ilha de Madagascar, famosa por inspirar diversos filmes, vai muito além dos cenários belíssimos que, possivelmente, você já viu nas telonas.

Esse arquipélago, banhado pelo Oceano Índico, é um verdadeiro santuário natural, cercado por praias paradisíacas, densa vegetação  e com um mar de diferentes tons de azul.

Além de belos cenários, os costumes e tradições desse país encantam seus visitantes e tornam os roteiros ainda mais ricos. Vem conhecer essa ilha excêntrica e cheia de curiosidades!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Ilha de Madagascar: história, turismo e curiosidades

Essa ilha curiosa e com paisagens de tirar o fôlego é o destino perfeito para quem está em busca de aventura e dias de paz e tranquilidade em um destino tropical. 

Descoberto há cerca de 2 mil anos, esse país é dono de uma rica fauna e flora, que podem ser observadas em seus vários parques naturais, além de preservar a sua história como ninguém. 

No seu roteiro, não deixe de visitar edifícios antigos e explorar um pouco dos costumes locais, que são bem diferentes. 

Claro que as praias são paradas obrigatórias e proporcionam experiências muito agradáveis na ilha de Madagascar. 

Onde se localiza a ilha de Madagascar?

Onde se localiza a ilha de Madagascar?
Fonte: Unsplash

Vai viajar para a África? Então, saiba que a ilha é, na verdade, um país insular no Oceano Índico, considerado o maior arquipélago do continente africano.

Para você entender onde o arquipélago fica no mapa, ele se localiza ao lado da costa de Moçambique, sendo separado apenas pelo Canal de Moçambique. A capital de Madagascar é a cidade de Antananarivo, que fica bem no centro da ilha. 

Mapa da ilha de Madagascar

Em toda viagem, seja ela nacional ou internacional, o mapa é um item que não pode faltar no seu planejamento. 

Com ele, é possível entender onde o país está localizado e as rotas mais viáveis para chegar ao destino sem complicações.

Para quem se questiona qual o tamanho da ilha de Madagascar, saiba que ela possui cerca de 890 km², que abrigam algumas das paisagens naturais mais incríveis de toda a África.

Como viajar para Madagascar?

Ao começar o seu planejamento de viagem, é bom que saiba que não há voos diretos para o arquipélago. Mas não precisa se preocupar sobre como chegar à Ilha de Madagascar, pois não terá dificuldade.

Os viajantes que terão o Brasil como ponto de partida deverão pegar um voo até Maputo, uma cidade de Moçambique ou até Joanesburgo, na África do Sul e, depois, pegar outro voo até a ilha.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Descubra o mundo com a proteção do seguro viagem!

    Independentemente do destino que deseja conhecer, o seguro é sempre um serviço que não pode ficar de fora do seu planejamento. 

    Mesmo não sendo um item obrigatório para desembarcar no país, ele será o seu “melhor amigo” durante a sua viagem de turismo na ilha de Madagascar.

    Isso porque, imprevistos não têm dia e nem hora para acontecer e podem comprometer o seu roteiro, acabando com o seu passeio.

    Por isso, jamais embarque em uma viagem se você não tiver o respaldo de um seguro, que oferece coberturas como: assistência médica e odontológica, traslado sanitário, auxílio em caso de perda de bagagem, documentos e atrasos ou cancelamentos de voos. 

    Para encontrar os melhores planos e os preços mais em conta do mercado, recomendamos que você faça as suas cotações no nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a encontrar as coberturas e ofertas ideais para o seu perfil de viajante.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    História da ilha de Madagascar

    Quer entender quem descobriu a ilha de Madagascar? Saiba que os seus primeiros habitantes foram os indonésios e os africanos, que chegaram ao arquipélago por volta de 800-900 A.C., quando começou o comércio nessa região.

    No século VII, os árabes também chegaram à ilha, sendo responsáveis por instalar feitorias por toda parte da costa noroeste. 

    Os europeus só tomaram conhecimento sobre esse verdadeiro paraíso no ano de 1500 com a chegada do capitão português Diogo Dias.

    Em 1790, o reino Merina estabeleceu-se sobre a maior parte da ilha mas, anos mais tarde, o atual firmou um tratado de abolição do comércio de escravos com a Grã Bretanha em troca de assistência militar e financeira britânica.

    Em 1885, os britânicos permitiram que os franceses dominassem a região em troca do controle do território onde hoje é a Tanzânia.

    O país somente conquistou sua independência em 1960, mas depois de 15 anos, o governo sofreu um golpe militar, que durou até 1993. 

    Anos mais tarde, em 2009, os militares voltaram ao poder e até hoje há uma disputa envolvendo grupos políticos rivais e forças militares.

    Qual é o idioma de Madagascar?

    Qual é o idioma de Madagascar?
    Fonte: Wirestock / Freepik

    Ao optar por conhecer o destino, uma das principais dúvidas dos turistas é sobre qual o idioma de Madagascar. A língua oficial do país é o malgaxe, um idioma malaio-polinésia que predomina em todo país.

    Porém, devido ao domínio da França, o francês também é uma língua muito usada entre a população local

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    O que fazer em Madagascar?

    Agora que já sabe onde fica o arquipélago, como chegar e como estar protegido durante toda a sua viagem, que tal conhecer um pouco das principais atrações da ilha?

    Para você não perder nada, elaboramos uma lista com tudo o que fazer em Madagascar na sua próxima viagem de férias. Confira!

    Conhecer Antananarivo

    Conhecer Antananarivo
    Fonte: Unsplash

    Fundada em 1625, a capital Antananarivo é um destino repleto de atrações, rica cultura e história espalhada por todos os cantos. 

    Ao visitar a capital Malagaxe, não deixe de turistar pelo seu centro histórico com prédios e casarões centenários. 

    Conheça o Palácio do Primeiro Ministro e Rova das Rainhas Merina, um complexo de edificações construído a partir do século XVII que, no passado, serviu como residência para a realeza.

    Na hora de escolher o que fazer na ilha de Madagascar, visite também o Lake Anosy, um enorme lago que abriga um memorial de guerra, além da Catedral de Andohalo, construída no alto de um penhasco onde foram executados os primeiros mártires cristãos. 

    Parque Nacional de Isalo

    O Parque Nacional de Isalo, na cidade de Ranohira, é considerado um dos lugares mais bonitos da ilha, sendo um complexo protegido em razão da sua natureza preservada e rica fauna e flora.

    Com 80 mil hectares de área, o parque oferece ainda muitas atrações, como cachoeiras e piscinas naturais, áreas vegetativas, onde os turistas podem fazer caminhadas por suas regiões de mata. 

    Arquipélago de Nosy Be

    Arquipélago de Nosy Be
    Fonte: Marco Assini / Flickr / CC BY-SA 2.0

    O arquipélago de Nosy Be é um paraíso na ilha de Madagascar, considerado um verdadeiro tesouro da biodiversidade com espécies animais e vegetais raras, como os camaleões, lêmures e a gigante árvore baobá.

    No local, prepare a câmera fotográfica, pois você encontrará belas praias de águas cristalinas, lagos azuis e uma densa vegetação, que torna os cenários ainda mais surpreendentes.

    Parque Nacional Mantadia

    Para quem aprecia contato com a natureza, o Parque Nacional Mantadia, na capital Antananarivo, é um “prato cheio”. A área de preservação possui 155 km² de mata e uma rica biodiversidade.

    Ao visitar o parque, é possível caminhar por todo seu complexo para observar sua fauna e flora abundantes, com espécies ameaçadas de extinção, além de poder se refrescar em suas cachoeiras e piscinas naturais.

    Outras ilhas em Madagascar

    Outras ilhas em Madagascar
    Fonte: Pixabay

    Sinônimo de rica vegetação, praias paradisíacas e fauna e flora singulares, a ilha de Madagascar é repleta de ilhotas, que oferecem experiências únicas aos seus visitantes.

    Na hora de montar seu roteiro, aproveite e inclua destinos como as Ilhas Sainte-Marie e Nosy Sakati com praias de águas transparentes e um enorme jardim exótico com plantações de pimenta, café, abacaxi, abacate e muito mais.

    As ilhas de Nosy Ambariovato e Nosy Iranja são pequenos arquipélagos com praias de areia branca e um mar azul, que convidam os seus visitantes para momentos de paz e tranquilidade em cenários hipnotizantes.

    Na hora de definir o que fazer na Ilha de Madagascar, visite ainda as ilhas Nosy Tanikeli, Nosy Be, Nosy Vorona e o belo arquipélago de Nosy Komba, que abriga florestas tropicais e pequenas praias de águas claras.

    A Nosy Iranja é uma ilha com longas praias de areia branca com nuances rosadas, onde vivem muitos caranguejos de coco e tartarugas marinhas. 

    A ilha Nosy Fanihy é o lugar ideal para os turistas que gostam de atividades de mergulho, já que o pequeno arquipélago é repleto de recifes de corais e águas claras, perfeitas para a observação. 

    O que fazer à noite na ilha de Madagascar?

    A ilha é um destino sempre muito animado durante o dia, mas a vida noturna do país também não deseja nada desejar.

    Na hora de escolher o que fazer à noite na ilha de Madagascar, saiba que em todo arquipélago é fácil encontrar bares, restaurantes e também casas noturnas que garantem a animação dos turistas.

    O Táxi Be, na cidade de Antsiranana, está entre as melhores casas noturnas e bares de todo o país.  

    Para quem gosta de boa música e badalação até o dia amanhecer, esse é o seu lugar. Não deixe de experimentar os coquetéis do local, que são deliciosos.

    O Le Point d’Exclamation, na capital do país, também é um daqueles lugares para se divertir sem hora para terminar, sendo perfeito tanto para os solteiros de plantão quanto para os casais que querem diversão de qualidade.

    A ilha de Madagascar é um lugar apaixonante não somente pelas suas belas paisagens, mas também por oferecer atrações divertidas aos seus visitantes, como o Nova Iorque Bar Lounge Shisha Tapas, em Toamasina, uma das casas noturnas mais badaladas do país.

    Localizada no prédio mais alto da cidade, ela oferece boa música, bebidas deliciosas e uma vista linda para o porto e o mar, que torna a sua noite ainda mais inesquecível.

    Quanto custa ir para ilha de Madagascar?

    Quanto custa ir para ilha de Madagascar?
    Fonte: Pixabay

    Definir exatamente quanto custa ir para ilha de Madagascar nem sempre é uma tarefa fácil, pois tudo dependerá do período de viagem, do seu perfil e das suas escolhas,que incluem hotéis, classe de voos, restaurantes, transporte, atrações e por aí vai.

    Mas para você ter uma noção dos valores de uma viagem para o arquipélago, separamos os custos de alguns dos principais itens (valores de abril de 2021):

    • Passagens aéreas: cerca de R$ 12 mil (dependendo da temporada);
    • Refeição: cerca de 16 dólares (almoço para duas pessoas);
    • Bilhete de transporte público: 0,13 dólares;
    • Táxi: 1,32 dólares por km;
    • Acomodação em um resort: diária: R$ 1.800,00;
    • Hotel mais modesto: R$ 500 a diária.

    Curiosidades de Madagascar

    Quer saber como é a vida em Madagascar? Saiba que o arquipélago é repleto de curiosidade e fatos bem interessantes.

    A gastronomia do país é considerada uma das mais ricas da África, em razão das influências de diferentes povos, como Índia, Oriente Médio e também dos europeus.

    Ao experimentar algum prato e sentir um sabor de baunilha, não ache estranho, pois esse é um dos produtos mais usados em Madagascar, uma verdadeira iguaria por lá.

    A ilha pode até ser famosa por suas belas paisagens, mas no futebol, ela não tem o mesmo destaque, já que a Seleção Malgaxe nunca disputou uma Copa do Mundo.

    Outro fato interessante é que a ilha tem cerca de 265 espécies de aves, sendo que 120 são nativas da de Madagascar e você nunca encontrará essas espécies em outros lugares do mundo.

    Cercada de muitas tradições antigas, algumas tribos tem um estranho costume. A cada 5 ou 7 anos, as pessoas tiram seus familiares mortos das criptas e dançam com eles

    Eles acreditam que após a decomposição dos corpos,os espíritos dos ancestrais se unirão ao mundo deles.

    Viaje para Madagascar com o Seguros Promo!

    A ilha de Madagascar é um verdadeiro paraíso que reserva experiências incríveis aos seus visitantes. 

    Se você está convencido a conhecer o arquipélago nas suas próximas férias, comece agora mesmo a fazer o seu planejamento e cotar os seguros ideais para a sua viagem. 

    Na hora de fazer as buscas, conte com o nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a encontrar os planos ideais e os preços que cabem no seu bolso.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar seguro e com total tranquilidade para Madagascar? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa