CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Setúbal, Portugal: como chegar, mapa, o que fazer e roteiro de 1 dia

A cidade de Setúbal, Portugal, é mais destino que deveria entrar na sua lista do que visitar no país. Descubra o que fazer por lá!

Localizada na Serra da Arrábida, Setúbal, Portugal, é dona de paisagens naturais, que se misturam entre praias belíssimas e montanhas cobertas por vegetação preservada, que tornam o cenário ainda mais deslumbrante.

Como se não bastasse, a cidade remonta para o período romano, que deixou um legado histórico e cultural muito importante com edifícios e construções centenárias.

Vem com a gente descobrir como chegar ao destino, as principais atrações e as melhores dicas de viagem para você aproveitar tudo que essa região de Portugal tem de melhor!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Setúbal, Portugal: belezas naturais e história no litoral português

Além de ser um belo destino de viagem com uma atmosfera campestre, a cidade também está entre os melhores lugares para morar, atraindo, inclusive, muitos brasileiros.

Dona de uma arquitetura singular, com castelos, igrejas góticas, ruínas, edifícios e praças muito antigas, Setúbal é perfeita para os amantes de história, que têm a chance de conhecer mais sobre o passado da cidade. 

Como se não bastasse, o município também é cercado por natureza preservada e abriga muitos parques naturais, além de belas praias, que são grandes sensações durante o verão europeu.

Onde fica a cidade de Setúbal?

Onde fica a cidade de Setúbal?
Fonte: Pexels

Quando começamos a pesquisar sobre um destino de viagem, uma das principais preocupações está relacionada à sua localização, já que isso é determinante para a elaboração de um roteiro de viagem.

Se você quer entender melhor onde fica Setúbal, saiba que ela está situada a pouco mais de 30 km da capital Lisboa e localizada na parte oeste da Serra Arrábida, na margem norte da Foz do Rio Sado.

Como ir de Lisboa para Setúbal?

Para os turistas que estiverem em Lisboa e querem saber como chegar em Setúbal, o percurso até o destino é rápido e muito tranquilo com uma excelente oferta de meios de transporte. 

Você pode optar por uma viagem de trem que, inclusive, é uma das opções mais ágeis, confortáveis e baratas. 

O local de embarque é na estação Roma-Areeiro e você deve pegar a linha de trem Fertagus, que faz o trecho Lisboa-Setúbal. A viagem dura cerca de 1 hora.

Se preferir, é possível fazer o percurso até o destino de ônibus, que também é uma opção barata e confortável. 

Nesse caso, você precisará pegar o ônibus da linha 755 da empresa de transportes Sul do Tejo, com embarque na Praça da Espanha.

Para os turistas que preferem mais liberdade, que tal alugar um carro para fazer o trajeto? As estradas têm excelente infraestrutura e você ainda poderá apreciar a paisagem da região. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagem para Setúbal, Portugal

    Para viajar com economia, que tal garantir as passagens aéreas mais baratas do mercado para Setúbal, Portugal?

    A nossa plataforma parceira, Vai de Promo é uma das queridinhas dos viajantes por reunir em um só lugar os voos mais em conta do mercado e as melhores ofertas e promoções para destinos nacionais e internacionais.

    No nosso site, é possível comparar passagens em dias, horários e rotas diferentes, a fim de garantir os preços mais vantajosos e a economia que você precisa.

    Para não perder nenhuma novidade, não deixe de cadastrar o seu e-mail no nosso site para que possamos enviar alertas sempre que os preços do trecho selecionados baixarem. 

    Seguro viagem obrigatório para Portugal

    Além das passagens aéreas para conhecer a cidade de Setúbal, Portugal, o seguro viagem é outro item que precisa ter prioridade no seu planejamento, já que esse serviço é obrigatório para entrar no país.

    Mas além de atender às exigências legais, o seguro viagem para Portugal é importante para que você possa estar respaldado em situações de emergências que não escolhem hora e nem lugar para acontecer.

    Se você quer viajar protegido e evitar possíveis prejuízos financeiros, faça as cotações no nosso site buscador, Seguros Promo, que apresenta as melhores ofertas e os preços mais baratos do mercado.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Ao contratar um seguro, você pode ter coberturas para os mais variados cenários, como emergências médicas, acidentes, internações hospitalares, traslado sanitário, extravio de bagagem e documentos, atraso e cancelamento de voos e muito mais.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Mapa da cidade de Setúbal

    Com 230 km², a cidade é cercada de belas paisagens, praias incríveis, montanhas e um rico patrimônio histórico. Para entender melhor a localização do município, confira o mapa de Setúbal.

    O que fazer em Setúbal, Portugal

    Para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer, preparamos uma lista com as melhores atrações para você se divertir e muito na sua próxima viagem de férias. 

    Vai viajar para Setúbal, Portugal? Os pontos turísticos mais interessantes você encontra aqui neste artigo.

    Centro Histórico de Setúbal

    Centro Histórico de Setúbal
    Fonte: Pxhere / CC0

    A primeira parada do seu roteiro de viagem deve ser no centro histórico, que oferece aos seus visitantes uma “viagem ao tempo” ao se deparar com traços das civilizações Romana e Fenícia e construções que remontam as memórias do passado da cidade.

    Ao andar pela região, não deixe de visitar lugares, como a Praça de Bocage, cercada por edifícios antigos e um enorme obelisco bem no centro, além do Convento de Jesus.

    Reserva Natural do Estuário do Sado

    Em dias de sol, inclua no mapa da cidade de Setúbal, a Reserva Natural do Estuário do Sado, que abrange ainda outros municípios, como Palmela, Grândola e Alcácer do Sal.

    O parque tem mais de 23 mil hectares, que abrigam milhares de espécies animais e vegetais. 

    Também é um espaço protegido e considerado uma área de repouso, nidificação e invernagem de várias aves, como flamingos, patos e cegonhas, além de área de desova de peixes.

    Além de admirar belas paisagens, no local é possível fazer passeios de cavalo, barco, canoagem e muito mais.

    Parque Natural da Arrábida

    Parque Natural da Arrábida
    Fonte: Pixabay

    Um dos lugares que jamais podem ficar de fora da sua lista de atrações na região de Setúbal é o Parque Natural da Arrábida, considerado um dos principais pontos turísticos da cidade.

    E ao conhecer essa área natural, você entenderá o porquê ela é uma das preferidas tanto de moradores quanto de turistas. 

    Com 10.800 hectares, o parque abrange as regiões de Palmela, Setúbal e Sesimbra e abriga as praias mais bonitas da região.

    O local possui ainda vegetação típica do Mediterraneo, que cobre boa parte do seu território, uma rica fauna e flora, além de oferecer cenários de tirar o fôlego. 

    O lugar mistura o verde da vegetação e o azul do mar, criando uma paisagem belíssima. Prepare a câmera! 

    Castelo de Palmela

    Na hora de escolher o que fazer em Setúbal, Portugal, um dos lugares mais interessantes para conhecer é o Castelo de Palmela, localizado em um dos pontos turísticos mais altos da cidade, encravado na Serra da Arrábida.

    O local serviu como área de defesa do município durante a Reconquista Cristã liderada por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

    Anos mais tarde, o espaço foi doado para a construção do castelo e passou por uma série de reformulações, sendo também um convento por muito tempo.

    Em 1834, depois que os freires deixaram o castelo, o local ficou abandonado até ser recuperado pelo Estado em 1945. 

    No castelo, você pode visitar a muralha, igreja, convento, aposentos e muitas outras áreas. Vale a pena conhecer!

    Moinho de Maré da Mourisca

    Moinho de Maré da Mourisca
    Fonte: Igiul / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Ao turistar por Setúbal em Portugal, visite também o Moinho de Maré da Mourisca, situado em uma Reserva Natural do Estuário do Sado. O local é um dos quatro moinhos de maré mais populares da região.

    A construção possui uma estrutura de mais de 200 metros, onde funcionaram, em conjunto, vários mós, que operaram até à década de 50.

    Depois de ficar muito tempo abandonado, ele foi adquirido pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade que recuperou o local.

    O moinho recebe visitas guiadas e você poderá passear por toda a área, observar aves, fazer passeios de barco e muito mais. Ao longo do ano, o local recebe exposições, workshop, feiras e eventos.

    Igreja do Antigo Mosteiro de Jesus

    Em Setúbal, Portugal, pontos turísticos também devem incluir a Igreja do Antigo Mosteiro de Jesus, chamada também de Convento de Jesus. 

    Construída em estilo gótico, o templo é um dos principais exemplos do estilo manuelino, uma espécie de arquitetura gótica portuguesa. 

    Projetada pelo arquiteto Diogo Boitaca em 1494, o interior da igreja é o grande destaque da construção. Ao entrar no templo, é possível avistar arcos e colunas retorcidas, além de um belo altar, que dá ainda mais charme ao local.

    Ruínas do Castelo São Filipe

    Ruínas do Castelo São Filipe
    Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 1.0

    Datada do século XVI, as Ruínas do Castelo São Filipe são também uma atração que vale a pena conhecer. 

    Construído no alto de um penhasco e em frente para o mar, o castelo é cercado por vegetação e por muralhas com formatos pontiagudos por todos os lados.

    No local, os visitantes podem percorrer todo o complexo, tendo a oportunidade de visitar a Capela de São Filipe, túneis, a antiga residência do Governador das Armas, quartos, salas e também o alto da muralha, de onde dá para ter uma bela vista do mar.

    Mercado do Livramento

    Inaugurado em 1930, o Mercado do Livramento é um amplo espaço comercial que vende de tudo um pouco. O local possui barracas de frutas, verduras, legumes, peixes, pão, queijo, vinhos regionais, ervas aromáticas e muito mais.

    Mesmo que não pretenda fazer compras no mercado, vale a pena visitar o espaço para conhecer um pouco do estilo de vida dos portugueses.

    Jardim do Bonfim

    O Jardim do Bonfim é um dos locais mais bonitos da cidade de Setúbal, Portugal.

    Conhecido como parque do Bonfim, ele é uma área agradável para conhecer em dias de sol, já que possui muitas árvores, várias espécies de plantas e áreas para passeio.

    O espaço tem ainda um enorme lago com uma fonte que jorra água ao longo do dia, tornando o cenário ainda mais bonito.

    Setúbal: praias

    Setúbal: praias
    Fonte: Unsplash

    Mas se você pensa que as atrações de Setúbal acabaram, você está enganado. 

    A cidade conta com belas praias de águas transparentes, localizadas aos pés da Serra de Arrábida, sendo que a maioria delas ficam em locais de natureza preservada.

    Ao visitar a cidade no verão europeu, não deixe de conhecer a Praia de Alpertuche

    Considerada uma das praias de Portugal mais bonitas, com cerca de 50 km de extensão, escondida entre falésias, repleta de pedras e com uma casinha abandonada, que torna o cenário uma pintura.

    A Praia do Portinho da Arrábida tem um mar calmo e com águas cristalinas, um lugar perfeito para turistas que buscam um clima mais aconchegante. 

    Cercada por vegetação, ela é o lugar perfeito para quem quer mergulhar e observar a vida marinha.

    A Praia do Creiro é considerada uma das maiores do Parque Natural da Arrábida, com uma extensa e larga faixa de areia, além de ter um mar quase sem ondas e de cor esverdeada.

    Qual o melhor bairro de Setúbal Portugal?

    Há várias regiões com ótima infraestrutura tanto para turistar quanto para morar. Mas se você quer entender qual o melhor bairro de Setúbal, Portugal, saiba que é o Monte Belo, uma das áreas mais valorizadas da cidade.

    A região conta com uma estrutura robusta com espaços residenciais de ótima qualidade, uma ampla oferta de lojas, comércios em geral e muitas opções de lazer.

    O que fazer em Setúbal Portugal em 1 dia?

    Quer saber o que fazer em Setúbal Portugal em 1 dia? A nossa dica é você fazer um tour histórico pela sua área antiga e conhecer lugares, como o Castelo de Palmela, a Igreja do Antigo Mosteiro de Jesus e as Ruínas do Castelo São Filipe.

    Se der tempo, que tal dar uma esticadinha até uma das suas praias para apreciar o pôr do sol? Certamente, você ficará encantado com a beleza da região.

    Cotação de seguro viagem para Portugal

    Depois das nossas dicas, ficou mais fácil entender o porquê Setúbal, Portugal, é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem, não é mesmo?

    Para viajar com economia e proteção, você encontra as melhores opções de seguros na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que reúne os planos ideais para te dar mais tranquilidade em qualquer situação.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer conhecer as melhores atrações de Portugal com tranquilidade e segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa