CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Fiordes Noruega: os mais belos pontos de interesse e dicas de viagem

Vem saber porque Fiordes, Noruega, merece estar no seu próximo destino de viagem internacional! Contamos tudo!

Entre os cenários naturais mais espetaculares do mundo, os fiordes Noruega exigem do viajante um planejamento cuidadoso que vai muito além da reserva de hospedagem e da compra de passagens aéreas.

O país nórdico, localizado a quase 10 mil km de distância do Brasil, é uma terra de climas extremos, cultura rica, história milenar e grandes belezas, listada entre os melhores lugares para viver no mundo.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa para planejar uma viagem inesquecível: a melhor época para viajar, como chegar e se deslocar entre os fiordes, o que ver e muito mais. Vamos lá!

Veja alguns dos melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Fiordes Noruega: paisagens nórdicas de tirar o fôlego

Os fiordes da Noruega podem ser considerados a “cereja no bolo” de um país muito diferente do nosso, mas, assim como o Brasil, também é bonito por natureza.

Entre geleiras, auroras boreais e cidades modernas, escondem-se verdadeiros espetáculos naturais tombados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005: os fiordes, localizados no encontro entre a montanha e a água.

Existem mais de 1.000 fiordes na Noruega: o fenômeno geomorfológico é tão característico do país que a palavra norueguesa “fjord” acabou sendo adotada no mundo inteiro para descrever essas formações rochosas.

Não importa a época do ano, a paisagem parece uma pintura: os picos nevados contrastam com a vegetação exuberante, em diferentes tons de verde, até culminar em imensos cânions preenchidos pela água pura das geleiras e as águas do mar.

Para desfrutar desse cenário paradisíaco, o viajante precisa redobrar a atenção ao planejar a viagem. Afinal, diversos fatores podem influenciar o sucesso da viagem, como as condições climáticas, a disponibilidade de voos, entre outros. Veja só!

O que são os fiordes noruegueses?

O que são os fiordes noruegueses?
Fonte: Wirestock / Freepik

Antes de começar a arrumar as malas, vale a pena entender o que são fiordes e como são formados para apreciar essas obras de arte da natureza em sua plenitude.

Os fiordes são braços do mar cercados por penhascos e montanhas que sofreram milhões de anos da ação dos ventos e da água da chuva e das geleiras, resultando em uma espécie de lago de águas salgadas.

Em geral, os fiordes tendem a ser muito profundos, chegando a 1.308 metros de profundidade no recordista fiorde de Sogn.

Como chegar aos fiordes na Noruega?

Chegar aos fiordes da Noruega não é tão fácil quanto parece. O país não recebe voos diretos do Brasil, o que significa que o viajante precisa encarar ao menos uma conexão para chegar ao destino final.

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para a Noruega em nosso site parceiro de buscas, Vai de Promo, que reúne ofertas imperdíveis das principais companhias aéreas do mercado.

Mas chegar até o país escandinavo é apenas a primeira jornada da viagem: você ainda precisará se deslocar até uma das cidades-base para conhecer os fiordes, como Oslo, Bergen, Voss e Flam.

Existem diversas rotas de fiordes na Noruega operadas por diferentes agências de turismo: você pode garantir seus ingressos antes mesmo de embarcar para a viagem e optar por recebê-los ainda no aeroporto, na estação ferroviária ou em casa.

A vantagem de contratar os serviços de uma agência é que você não precisará se preocupar com deslocamentos: toda a logística de transporte e visitação é providenciada pela empresa escolhida.

Como se locomover pelos fiordes?

É possível conhecer os fiordes Noruega de carro ou ônibus, mas a maneira mais agradável de visitar essas obras da natureza é de trem.

A Hurtigruten é a malha ferroviária norueguesa, que oferece paradas em praticamente todos os cantos do país, facilitando o deslocamento entre as cidades e, de quebra, oferecendo uma paisagem incrível durante o trajeto entre as montanhas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Os viajantes que vão passar pouco tempo no país ou querem economizar em hospedagem podem recorrer às viagens de pernoite: você dorme durante boa parte do trajeto e quando acordar já chegou ao destino desejado!

    Embora existam fiordes localizados em cidades, como Oslo, a maioria deles fica em ilhas, o que significa que para chegar até os fiordes ainda será necessário utilizar o serviço de balsas, que funciona durante o ano inteiro.

    Faça seus passeios pela Noruega com o melhor seguro viagem!

    Quem deseja conhecer os fiordes Noruega não pode se esquecer de contratar um bom seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares: uma exigência do Tratado de Schengen, do qual o país faz parte.

    Além de ser um requisito obrigatório para visitar a maioria dos destinos europeus, o seguro viagem é um item importantíssimo para qualquer viajante, pois oferece coberturas e serviços capazes de protegê-lo em diversos cenários.

    Ou seja, em caso de problemas de saúde, extravio de bagagem, cancelamento ou atraso de voo, além de outras situações, é só acionar a seguradora para receber todo o auxílio necessário, com atendimento 100% em português, 24 horas por dia.

    Você encontra o seguro viagem mais completo e mais barato do mercado em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar até quatro planos por vez, com total praticidade.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Qual a melhor época para viajar para a Noruega?

    O viajante precisa ficar atento ao calendário antes de planejar a sua viagem para a Noruega, pois a época do ano em que você visita o país pode significar gastos mais altos ou mais baixos.

    A grande maioria dos turistas visita o país escandinavo durante o verão, de junho a agosto, quando o sol aparece com mais frequência, os dias são mais longos e todas as atrações estão em pleno funcionamento.

    No entanto, viajar no verão significa encontrar uma Noruega ainda mais cara do que de costume, com hotéis lotados e movimento intenso nas rotas que levam até os fiordes.

    Nos últimos anos, tem crescido o número de viajantes que preferem conhecer as fiordes da Noruega no inverno, apesar das temperaturas congelantes: os meses de novembro a fevereiro representam a baixíssima temporada no país.

    É verdade que muitos hotéis e atrações acabam fechando durante os meses mais frios do ano, mas o movimento tem aumentado tanto que boa parte dos serviços está ficando aberta o ano inteiro.

    O inverno pode ser a ocasião perfeita para encontrar a paisagem dos fiordes transformada, completamente colorida pelo branco da neve, com as casinhas vermelhas em estilo alpino se destacando no horizonte às margens de lagos congelados.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Quais os fiordes mais bonitos da Noruega?

    Quais os fiordes mais bonitos da Noruega?
    Fonte: Freepic.Diller / Freepik

    As montanhas da Noruega escondem alguns dos mais belos fiordes na Europa e no mundo: são mais de 1.000 espalhados pelo país, e nós selecionamos os mais bonitos para você incluir em seu roteiro. Confira!

    Fiorde de Geiranger

    Tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Fiorde de Geiranger é um lugar paradisíaco, rodeado por algumas das montanhas mais altas do país, como a De Syv Søstrene, a Friaren e a Brudesløret.

    Em seu ponto mais profundo, o Geiranger chega a 264 metros, enquanto os paredões rochosos ultrapassam 1.700 metros de altitude, gerando um cenário incrível.

    Os mais corajosos podem encarar as águas geladas da região para praticar canoagem ou stand-up paddle, ou simplesmente desfrutar da paisagem paradisíaca, com cachoeiras de água pura, oriunda das geleiras, que ultrapassam 400 metros de queda.

    Durante sua passagem pela região, não deixe de percorrer a estrada Trollstigen, que recorta as montanhas e oferece uma perspectiva diferente (e belíssima) do fiorde.

    Sogn

    Sogn
    Fonte: Pxhere / CC0

    Entre todos os fiordes Noruega, o Sogn, ou Sognenfjord, é o mais profundo, chegando a mais de 1.300 metros de profundidade.

    As dimensões impressionam: o fiorde vai desde a costa do país até os picos nevados do Parque Nacional de Jotunheimen e as incríveis geleiras do Parque Nacional Jostedalsbreen.

    Aproveite a sua visita para conhecer as simpáticas cidades de Lærdal e Flam, por onde passa uma linha de trem que percorre desde o fiorde até o topo das montanhas.

    Naerøyfjord

    O principal braço do Sogn é o Nærøyfjord, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco e considerado um dos mais belos fiordes na Noruega.

    Este é também um dos fiordes mais estreitos do mundo, com apenas 250 metros de largura nos pontos mais apertados e nada menos que 17 km de comprimento.

    A rota Fjordsafari, que parte da cidade de Flam, visita tanto o Sogn como o Nærøyfjord a bordo de uma lancha especial, capaz de passar pelos pontos mais estreitos sem dificuldades, com várias paradas ao longo do trajeto.

    Lysefjord

    Pontos de interesse nos fiordes da Noruega
    Fonte: Master1305 / Freepik

    O Lysefjord é um dos fiordes da Noruega que o viajante pode apreciar tanto debaixo, em passeios de barco, quanto do alto, a partir da Pulpit Rock, um mirante natural que se projeta sobre as águas. 

    O nome Lysefjord significa “fiorde da luz”, uma referência às cores claras do granito que cobre as montanhas da região.

    Com mais de 40 km de comprimento, o fiorde da cidade de Ryfylke chega a 422 metros subterrâneos nos pontos com maior profundidade.

    Hardangerfjord

    Um dos fiordes mais longos do planeta, o Hardangerfjord vai desde a costa atlântica até o belíssimo planalto de Hardangervidda e se destaca pela excelente infraestrutura, com trilhas ecológicas bem-sinalizadas, bons hotéis e restaurantes charmosos.

    Um dos maiores destaques da região é o rochedo Trolltunga, que se ergue a mais de 700 metros de altitude nos arredores do lago Ringedalsvatnet.

    Localizado na cidade de Odda, o Hardangerfjord é um dos fiordes noruegueses que pode ser visitado o ano inteiro, inclusive no inverno: vale a pena incluir uma parada na região em seu roteiro de viagem!

    Pontos de interesse nos fiordes da Noruega

    Pontos de interesse nos fiordes da Noruega
    Fonte: Master1305 / Freepik

    O turismo na Noruega vai muito além dessas incríveis formações geomorfológicas que recortam seu território. Que tal combinar seu passeio pelos fiordes a outros atrativos turísticos nas redondezas? Confira nossa seleção!

    Belvedere Dalsnibba

    A maior parte dos viajantes que visita o fiorde de Geiranger utiliza meios de transportes aquáticos, como barcos e balsas. No entanto, pode ser uma boa ideia encarar a estrada para chegar até o destino.

    O trajeto é feito pela impressionante rodovia Nibbevegen, que recorta as montanhas norueguesas e passa pelo Belvedere Dalsnibba, um mirante localizado a mais de 1.500 metros de altitude.

    A paisagem do alto é tão incrível que parece até mesmo um cenário produzido por computadores, com picos nevados ao fundo e pequenos vilarejos espalhados às margens do lago.

    Beldevere Flydalsjuvet

    O Dalsnibba não é o único mirante às margens do Geiranger: o mais famoso entre os fiordes Noruega também pode ser visto do alto a partir do Belvedere Flydalsjuvet, localizado na Geirangervegen Road.

    O mirante fica a apenas 4 km do centrinho do vilarejo e oferece vista privilegiada tanto do fiorde quanto das casinhas coloridas da vila, além de boa infraestrutura, com estacionamento e banheiros.

    Belvedere de Ornevegen

    Belvedere de Ornevegen
    Fonte: Philippe Teuwen / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Mais um dos mirantes situado na Geirangervegen Road, no trecho entre as cidades de Geiranger e Eidsdal, o Belvedere de Ornevegen fica a mais de 620 metros de altitude, com vista para uma das curvas do fiorde.

    A infraestrutura no local é mais modesta, com menos vagas de estacionamento, mas vale a pena visitar o mirante para contemplar o fiorde de outro ponto de vista!

    Hellesyltfossen

    É relativamente comum encontrar cachoeiras e cascatas com dezenas de metros de altura próximo aos fiordes: a água é fruto do degelo das geleiras e desce pelas montanhas até desaguar nos lagos.

    A mais famosa de todas elas é a Hellesyltfossen, ou simplesmente “Cascata de Hellesylt”, localizada na entrada de uma cidade com o mesmo nome.

    É possível chegar bem pertinho da cascata, por meio de uma ponte instalada no local, e as águas recebem iluminação especial à noite.

    Pertinho da Hellesyltfossen também existe um belvedere que oferece vista do fiorde de Geiranger.

    Pulpit Rock

    Acima do Lysefjorden está a Pulpit Rock, uma pedra gigante que se ergue sobre as águas do lago, criando um mirante natural exuberante.

    Para chegar até lá, o viajante precisa encarar uma trilha de 6 km de extensão e dificuldade moderada, que pode ser percorrida em aproximadamente 5 horas, considerando-se ida e volta.

    Onde se hospedar para visitar os fiordes na Noruega?

    A Noruega é um país maior do que muita gente imagina, o que significa que o viajante precisa planejar bem as cidades que deseja visitar e o tempo necessário para deslocamento.

    Por essas e outras, muitos turistas escolhem cidades-base com localização estratégica para visitar várias atrações próximas, como Oslo e Bergen. 

    Dessa forma, o viajante pode apreciar as atrações históricas e culturais, visitar os fiordes e até conhecer destinos próximos com maior comodidade.

    Na capital, você pode gostar do Smarthotel Oslo ou das unidades da rede Comfort Hotel Xpress, que oferecem acomodações confortáveis por diárias mais baratas, ou dos 5 estrelas Grand Hotel Oslo e The Thief.

    Em Bergen, por sua vez, o Bergen Budget Hotel e o Quality Hotel Edvard Grieg estão entre as melhores opções para os viajantes econômicos, enquanto o Opus XVI e o Scandic Bergen City são os estabelecimentos mais luxuosos.

    Em nosso site parceiro de buscas, ElQuarto, você encontra hospedagem barata nas principais cidades da Noruega e em qualquer lugar do mundo.

    Cotação de seguro viagem para a Noruega pelo melhor preço

    Agora que você já sabe tudo sobre os fiordes Noruega, não se esqueça de garantir um bom seguro viagem, requisito obrigatório para quem deseja visitar o país europeu.

    Além de ser uma exigência para adentrar o Espaço de Schengen, o seguro viagem oferece proteção e cobertura em diversos cenários, como problemas de saúde ou jurídicos, extravio de bagagem e até cancelamento de voo.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que permite a comparação de até quatro planos por vez para te ajudar a encontrar o menor preço!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer as belezas naturais da Noruega com segurança? De Promo você pode!

    aaaa