CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comida Alemã: Quais são as verdadeiras comidas típicas?

A comida alemã é uma das mais surpreendentes e deliciosas do mundo. Conheça um pouco mais sobre os principais pratos e como são feitos!

Uma das culinárias mais admiradas do mundo, a comida alemã possui pratos típicos com origens milenares, cheios de cores, sabores marcantes e aromas inesquecíveis.

Se a sua intenção é fazer uma viagem para o país europeu, você não pode deixar de conferir quais são as verdadeiras comidas típicas e que fazem o maior sucesso entre os turistas.

Saiba que a culinária alemã vai muito além da cerveja e dos salsichões, a cozinha do país proporciona experiências gastronômicas singulares e deliciosas. Dá uma olhadinha nas comidas que você não pode deixar de experimentar!

Veja os seguros de viagem que trazem a maior tranquilidade e com 15% de desconto aqui!

Comida Alemã: 10 opções para dar água na boca!

Não tem como negar que um roteiro de viagem somente estará completo se a gastronomia local fizer parte das atrações do destino

Mesmo para os turistas que estão com o orçamento apertado, saiba que o país oferece as mais diversas opções de pratos típicos para todos os gostos e bolsos.

Se você quer degustar o melhor da comida da Alemanha, vá além da cerveja, das salsichas e do chucrute. A culinária do país tem pratos deliciosos com os mais variados tipos de carnes, pães, saladas, embutidos, molhos e muito mais. Delicie-se!

Comidas típicas da Alemanha: cultura e origens

Comidas típicas da Alemanha: cultura e origens
Fonte: Stocksnap / CC0

A comida típica da Alemanha é muito variada em razão da influência de diferentes povos, que passaram pelo país ao longo dos anos, incorporando costumes culinários e hábitos alimentares bem diversificados.

A gastronomia do país é bem semelhante ao modo de se alimentar de países vizinhos, como a Suíça e a Áustria, que também têm como base carne de porco, de boi e aves. 

Mas não pense que você encontrará uma comida homogênea, já que os pratos típicos alemães podem variar de acordo com a região. Além disso, você também pode encontrar comidas de outras culinárias, como italiana, turca, árabe, tailandesa, indiana e japonesa principalmente, em grandes centros.

Porém, uma coisa é certa: em toda a Alemanha a carne será sempre o protagonista dos pratos típicos que, na maioria das vezes, são consumidas em forma de salsinha.

Ao visitar o país, prepare-se para experimentar comidas típicas da Alemanha do mais alto nível, já que muitos dos restaurantes alemães estão entre os mais consagrados do planeta, depois dos franceses.

Além das carnes, a culinária do país também é composta por diferentes molhos, sopas, batatas e frutas, que são personagens constantes tanto em pratos mais simples até os mais elaborados.

Nem precisamos falar da cerveja alemã, que é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. É possível encontrar a bebida nas mais variadas versões com sabores bem diferenciados. 

Curiosidades da culinária alemã

Com tantas influências, tradições e variedades, claro que curiosidades da culinária alemã não faltam. E por falar na cerveja, saiba que ela é a bebida mais consumida pelos alemães.

Ao todo, o país contabiliza mais de 1,2 cervejarias, sediando, inclusive, o maior festival de cerveja do mundo, a Oktoberfest, que acontece em Munique.

Além da cerveja, o povo alemão tem verdadeira adoração pelo pão, sendo também um dos maiores consumidores do mundo. É possível encontrar no país mais de 1,2 mil tipos de pães.

Diferente do Brasil, o açúcar mais consumido no país não é aquele que estamos acostumados, derivado da cana-de-açúcar, mas sim um insumo que tem origem na beterraba.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Os alemães são os maiores apreciadores e também produtores de salsicha. Para você ter uma ideia do amor por essa comida típica, mais de 1,5 mil salsinhas são produzidas no país todos os anos.

    Além da carne de porco, as receitas de comidas típicas da Alemanha levam também muito frango, carne de gado, veado, javali e vitelo. O queijo e a manteiga também são itens que estão no topo dos mais apreciados pela população.

    Antes de viajar, garanta seu seguro!

    Se é aquele tipo de turista que, além de conhecer as atrações turísticas, também faz questão de fazer um tour pela gastronomia local, saiba que não basta preparar o paladar, garantir a sua proteção durante a viagem é ainda mais fundamental.

    Isso porque, imprevistos podem acontecer em qualquer momento, incluindo indisposição alimentar, intoxicação, problemas de saúde e por aí vai. Para garantir que a sua viagem aconteça do jeito que sempre sonhou, não deixe de contratar um seguro.

    Saiba que, além de assegurar a sua proteção, o seguro é item obrigatório para entrar na Alemanha, já que o país faz parte do Tratado de Schengen.

    Um bom seguro garante não apenas coberturas e assistência médica, mas também outros serviços, como cuidados odontológicos e farmacêuticos, traslado sanitário, atendimento 254 horas em português, auxílio em caso de perdas de bagagem, entre outros. 

    Na hora de encontrar os melhores planos para curtir as melhores atrações e ainda saborear as principais comidas típicas da Alemanha, utilize a nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que apresenta as coberturas essenciais para a sua viagem e os menores preços do mercado. 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais são os pratos típicos da Alemanha?

    Depois de tudo isso que pontuamos aqui, certamente, você está curioso para saber quais são os pratos típicos da Alemanha que não pode deixar de experimentar na sua viagem de férias, não é mesmo?

    Para te ajudar, fizemos uma lista daquelas comidas mais gostosas e que são carregadas de tradições e sabores incríveis. Confira!

    Eisbein

    Comida Alemã: Eisbein
    Fonte: Pxhere / CC0

    Talvez esse seja um dos pratos mais famosos da Alemanha, principalmente entre os brasileiros. O Eisbein, chamado também de Schweinshaxe, é o joelho de porco, que é um corte muito tradicional e apreciado no país.

    Se você ainda não experimentou esse prato, saiba que ele possui uma densa camada de gordura do lado de fora do joelho e uma carne muito macia por dentro. Normalmente, o Eisbein é servido com osso e vai acompanhado de batata e chucrute.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Sauerkraut – chucrute

    Entre os principais pratos da comida típica alemã, o chucrute é um dos mais famosos e  também uma das comidas mais consumidas pelos alemães. A verdade é que mesmo tendo um nome difícil de pronunciar, ele é um prato muito fácil de fazer.

    Trata-se de repolho picado em fatias finas e fermentadas, que pode acompanhar diferentes pratos, como o joelho de porco e as tradicionais salsichas brancas.

    Mesmo sendo um verdadeiro clássico no país, ele não tem origem alemã, mas sim chinesa, sendo criado no século 3 a.C. 

    Nessa época, o repolho era cortado em fatias e fermentado em vinho de arroz, sendo um prato fornecido aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China.

    Brezel

    Comida Alemã: Brezel
    Fonte: Pressahotkey / Freepik

    O Brezel é uma comida alemã presente no dia a dia da população. Trata-se de um pão bem parecido com um biscoito, em formato de laço.

    No país, é possível encontrar esse prato com diferentes recheios, desde coberturas doces, com chocolate até a versão mais tradicional, que é coberta de sal grosso. O Brezel é uma comida para petiscar com uma boa cerveja alemã.

    Salsichão – Currywurst

    O Salsichão, chamado de Currywurst, é um daqueles pratos que todo turista deve experimentar ao desembarcar em território alemão.

    Essa comida é feita a partir de uma salsinha picada e temperada com curry, sendo considerada um verdadeiro tesouro da culinária alemã.

    Por ser um prato muito popular no país, você encontrará o Currywurst sendo vendido em bares, restaurantes, lanchonetes e também por ambulantes nas ruas. 

    Kartoffelsalat

    Comida Alemã:Kartoffelsalat
    Fonte: Pixabay

    A comida típica da Alemanha que não pode faltar na sua lista é o Kartoffelsalat, uma salada de batata que, normalmente, é servida como acompanhamento de carnes e salsichas.

    No país, é possível encontrar essa receita com diferentes versões, que podem variar de acordo com as tradições familiares e região. 

    No sul da Alemanha, por exemplo, esse prato leva maionese, sendo servida fria e morna, além de ser temperada com mostarda, vinagre e caldo de carne.

    Em outras regiões, as batatas são misturadas com maionese, maçã e pepino em conserva. Independentemente da sua escolha, todas as receitas são deliciosas.

    Wurstsalat

    Entre as 5 comidas típicas da Alemanha, o Wurstsalat é um prato muito apreciado pelos alemães, mas que faz sucesso também entre os turistas. Por amar demasiadamente as salsichas, os alemães fazem tudo com elas, até salada.

    Essa receita é uma delícia, principalmente, para comer no verão, já que ela é bem refrescante e leve. O prato leva rodelas de salsicha dos tipos Regensburger ou Lyoner, cebola temperada, vinagre, azeite, cebolinha e uma pitada de açúcar.

    Você encontra esse prato com maior frequência na região da Bavária, sendo a companhia perfeita para uma boa cerveja alemã.

    Leberkäse

    O Leberkäse é uma das principais comidas típicas da Alemanha, considerada uma verdadeira iguaria. Esse prato é um embutido tradicional da região da Bavária, que trata-se de uma carne assada cortada em fatias.

    A massa é feita com carne de porco que, geralmente, é a parte do lombo e da barriga do animal, misturada com carne bovina magra. 

    Em restaurantes da região da Bavária, o prato é servido com pão, bem semelhante a um cachorro-quente. Uma delícia!

    Kartoffelklösse

    Comida Alemã: Kartoffelklösse
    Fonte: Pxhere / CC0

    O Kartoffelklösse é um prato chamado também de Reibeküchen, sendo um dos mais tradicionais do país. Essa comida alemã é basicamente uma espécie de panquecas abertas de batata frita ralada.

    Normalmente, o Kartoffelklösse é servido com apfelmus, que é um purê de maçã, mas tradicionalmente, na região de bávaros, esse prato é acompanhado de chucrute.

    Ao viajar para a Alemanha, é fácil encontrar essa comida sendo vendida em barraquinhas de férias, mercados e também nas ruas.

    Grüne Sosse

    O Grüne Sosse é um prato típico do país, apreciado, principalmente, a partir da quinta-feira santa. É um molho leve, refrescante feito com iogurte, ervas, creme azedo e mostarda, sendo servido com peixe, carne assada, ovos cozidos e batatas.

    Reza a lenda que essa comida típica da Alemanha era o prato favorito de Johann Wolfgang von Goethe, um polímata, autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico. 

    Há molhos bem parecidos com o Grüne Sosse ao redor do mundo. É possível encontrar versões parecidas em países como a Itália e a França.

    Schnitzel

    O schnitzel é uma comida muito comum na mesa dos alemães em razão da sua praticidade e sabor inigualável. Trata-se de uma fatia fina de carne frita na gordura que, durante o preparo, é diluída com um amaciante de carne.

    Os bifes de carnes são empanados antes de fritar, sendo feitos, normalmente, com carne de porco, vitela, carneiro, frango, peru ou boi. O prato pode ser servido com batatas, fatias de limão, ervas, purê de batata, abóbora, repolho, entre outros acompanhamentos.

    Quais as comidas que os alemães trouxeram para o Brasil?

    Quais as comidas que os alemães trouxeram para o Brasil?
    Fonte: Pixabay

    Quer descobrir quais as comidas que os alemães trouxeram para o Brasil? Saiba que, além do joelho de porco, chamado de Eisbein, a truta com pinhão, as cucas com cremes e as tortas são pratos trazidos para o Brasil, que fazem o maior sucesso, principalmente, no sul. 

    Além disso, o leitão assado e o macarrão caseiro, chamado de Spätzle, também entram na lista dos pratos alemães mais consumidos pelos brasileiros. O  Rollmops, um delicioso peixe em conserva, é também bem popular por aqui. 

    As linguiças e salsichas como Weiss e Bock, assim como as tortas Floresta Negra e Torta Alemã, também são comidas trazidas da Alemanha para o Brasil.

    Ficou com vontade? Faça seu seguro e marque sua viagem!

    Ficou com água na boca depois de conhecer os principais pratos da comida alemã? Agora só falta preparar o roteiro de gastronomia e listas as atrações que pretende conhecer.

    Mas antes de montar o seu planejamento de viagem, lembre-se de colocar a contratação do seguro viagem no topo da lista, já que ele garantirá a sua proteção e também é item obrigatório para entrar no país. 

    Quer encontrar os melhores planos e os preços mais vantajosos do mercado? Então, concentre as suas buscas na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que reúne as coberturas ideais para viagens nacionais e internacionais. 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    No nosso site, é possível simular planos de diferentes seguradoras internacionais, a fim de garantir a economia que você precisa. 

    Quer explorar a comida típica alemã com segurança e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa