CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Valparaíso, Chile: como chegar, mapa, o que fazer e dicas de viagem

Valparaíso, Chile é um destino próximo ao Brasil e que vale a visita. Vem saber todos os pontos turísticos!

Um dos principais destinos turísticos visitados por brasileiros na América do Sul, Valparaíso, Chile, combina um rico relevo com as águas azuis do Pacífico Sul para atrair milhões de visitantes estrangeiros todos os anos: meio milhão só do Brasil!

O que justifica tanto interesse na cidade? A lista é extensa, desde praias agradáveis a cerros pontilhados com casinhas coloridas em cores vivas, uma gastronomia complexa, belezas naturais e muita arte.

Como estamos falando de um destino bastante badalado, vale a pena caprichar no planejamento de viagem.

Assim, você conseguirá curtir a cidade em sua plenitude no tempo que você tem disponível, além de antecipar gastos, garantir acomodações e passagens aéreas por preços mais competitivos, entre outros.

Para te ajudar nessa missão, criamos um guia turístico completo, com tudo que você precisa saber sobre Valpo, como é carinhosamente chamada a cidade pelos nativos. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem para a América do Sul com 15% de desconto neste link!

Valparaíso, Chile: como aproveitar a cidade?

A colorida cidade de Valparaíso parece ter sido criada para ser instagramável. 

As casas pintadas em cores vivas enfeitam os cerros que formam uma das maiores cidades do Chile, com quase 300 mil habitantes, ligadas por escadarias formando um labirinto entre galerias de arte a céu aberto.

A Unesco reconheceu a importância da arte urbana na cidade de Valpo em 2003, tombando-a como Patrimônio Mundial.

Na costa, o viajante encontra praias belíssimas e pequenas ilhas que formam algumas das paisagens mais bonitas de todo o país, enquanto bons restaurantes se espalham entre os morros.

Neste artigo, você encontra um guia completo para planejar seu roteiro de viagem: o que visitar em Valparaíso, Chile, como chegar, as melhores opções gastronômicas e outras dicas turísticas importantes. Veja só!

Onde fica Valparaíso?

Onde fica Valparaíso?
Fonte: Wirestock / Freepik

Valparaíso, Chile, é uma cidade portuária, localizada a pouco mais de 120 km da capital, Santiago, às margens do Oceano Atlântico, na região central do país: por essas e outras, é um dos principais portos chilenos.

O destino fica a apenas 10 km de outro destino turístico badalado do Chile, a cidade de Viña del Mar. 

Como chegar em Valparaíso?

O viajante tem como chegar em Valparaíso com o máximo de comodidade: a companhia aérea Gol oferece voos diretos do Brasil para Santiago.

Depois, é só concluir o trajeto por terra, já que apenas 120 km (ou 1h10 de viagem) separam as duas cidades! 

Se você não alugar um carro para a sua estadia, é possível fazer a viagem pelas viações Pullman ou Turbus de ônibus, com saída do Terminal Rodoviário Pajaritos.

Como ir de Valparaíso a Viña del Mar?

É bastante comum que os viajantes combinem uma visita à cidade de Valparaíso, no Chile, a um passeio pela também turística Viña del Mar.

O trajeto dura apenas 20 minutos e pode ser feito pelo transporte público, por diversas linhas de ônibus: 101, 102, 106, 110, 111, 209, 215 e muitas outras.

De carro, basta seguir pela avenida España por 9 km a partir da altura da Plaza Victoria.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para o Chile

    Lembrete: o Chile passou a exigir dos turistas um seguro-viagem com cobertura médica mínima de 30 mil dólares. Faça sua cotação no segurospromo.com.br!

    Antes de fazer as malas para conhecer todas as belezas de Valparaíso, Chile, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para o Chile. Afinal, imprevistos não escolhem hora ou lugar para acontecer.

    Para voltar para casa sem prejuízo, visite nossa plataforma de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar planos e ofertas entre as melhores seguradoras do mercado.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Basta selecionar o destino que você vai visitar, digitar as datas de viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso!

    Assim, você garante coberturas médica e odontológica, atendimento 100% em português e 24 horas por dia, seguro bagagem e diversos outros serviços que podem salvar o seu bolso em caso de imprevisto  na viagem!

    Valparaíso, Chile: mapa

    Existem dezenas de atrações esperando por você em Valpo, distribuídas por toda a cidade. Para te ajudar a montar o seu roteiro, confira Valparaíso, Chile: mapa turístico!

    O que fazer em Valparaíso

    Uma das cidades mais antigas da América do Sul, Valparaíso foi fundada na segunda metade do século XVI, quando os conquistadores espanhóis ergueram a Igreja Matriz da cidade.

    Isso significa que, além do circuito de arte urbana e das praias que atraem visitantes do mundo inteiro, você poderá conhecer a rica história da cidade durante a sua visita.

    Confira o que fazer em Valparaíso, Chile!

    La Sebastiana

    La Sebastiana
    Fonte: Pekka Parhi / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Carinhosamente chamada de La Sebastiana, a Casa Museu Pablo Neruda é um dos principais atrativos turísticos de Valpo por ter sido a residência do mais importante autor chileno.

    A construção colorida tem cinco pavimentos e abriga um rico acervo, com obras originais, mobiliário bem preservado e objetos pessoais do poeta.

    Além de conhecer o rico acervo do museu, o visitante ainda pode contemplar a vista panorâmica da cidade a partir do 5º andar.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Paseo 21 de Mayo

    Pertinho de La Sebastiana fica a região do Paseo 21 de Mayo, onde fica o principal mirante da cidade. Para chegar até lá, basta pegar o ascensor Artilleria: aproveite para curtir a vista do alto!

    No local, além do mirante você vai encontrar uma feirinha de artesanato cheia de barraquinhas para garantir lembranças para trazer de volta ao Brasil!

    Existem vários “paseos” espalhados por Valpo. Se você gosta de mirantes, vale a pena incluir Paseo Yugoslavo, Paseo Atkinson e Paseo Gervasoni.

    Praça Sotomayor

    Praça Sotomayor
    Fonte: Luxodresden / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Um dos principais pontos de encontro de moradores e turistas na cidade de Valparaíso, a Praça Sotomayor fica a dois quarteirões do porto da cidade e foi batizada em homenagem a um dos principais nomes da política chilena, Rafael Sotomayor.

    Fica na praça o monumento em celebração a Todos os Heróis de Iquique, que guarda restos mortais de militares que pereceram em batalhas navais em nome do Chile no século XIX.

    Ali também estão instalados edifícios históricos tombados pelo Patrimônio Nacional com mais de um século de existência e excelente estado de conservação.

    Além disso, aos fins de semana a praça recebe a principal feira de artesanato da cidade, onde é possível encontrar de tudo, desde itens de decoração e souvenires a comidas típicas!

    Museu Marítimo Nacional

    Depois de visitar o Paseo 21 de Mayo, chegou a hora de dar um pulinho no Museu Marítimo Nacional, que fica bem em frente ao ponto de desembarque do ascensor que leva ao mirante e foi inaugurado no começo do século XXI.

    O acervo do museu conta tudo sobre a história naval do principal porto chileno, incluindo maquetes, artefatos, modelos de navios e ilustrações originais. De quebra, você vai poder contemplar uma vista privilegiada da cidade!

    Porto de Valparaíso

    Porto de Valparaíso
    Fonte: Pixabay

    O maior porto do Chile é um dos principais atrativos de Valpo: não tenha dúvidas, um dos passeios mais agradáveis que você pode fazer na cidade é caminhar sem pressa pelo Porto de Valparaíso.

    No local é possível ver navios de guerra ancorados, barcos de pesca, imensos cargueiros e barcos turísticos que levam viajantes pelo Circuito Muelle Prat. 

    O visitante também pode contemplar a vista privilegiada da Baía de Valparaíso, com edifícios históricos ao fundo e as águas azuis do Pacífico Sul completando a paisagem.

    Walking Tour pelos Grafites

    Uma das melhores formas de conhecer Valparaíso, Chile, é percorrendo o Free Walking Tour que visita as coloridas ruelas da cidade, apresentando o melhor da arte urbana local.

    O passeio passa pelas principais atrações locais e pelas ruas dos cerros Alegre e Concepción, onde estão obras dos mais importantes artistas de rua do cenário atual.

    A caminhada dura cerca de 3 horas e passa por ladeiras íngremes, então utilize calçados confortáveis para curtir o passeio com conforto. 

    Apesar do termo “free”, que significa “grátis” em inglês, não faça o Walking Tour sem algum dinheiro no bolso: ao final do passeio é costumeiro que o visitante pague uma contribuição no valor que achar mais adequado para os guias.

    Embora não seja obrigatório, não é de bom tom desfrutar do passeio sem deixar uma gorjeta: muitas vezes, essa é a única renda dos guias turísticos.

    Cerro Concepción

    Cerro Concepción
    Fonte: Pxhere / CC0

    Há quem diga que a vista mais bonita de Valparaíso, Chile, está no Cerro Concepción, um dos pontos mais altos da cidade, bem de frente ao Oceano Pacífico.

    Os antigos exploradores ingleses e alemães que se instalaram na cidade durante o período colonial acabaram escolhendo a região de Concepción para se instalar, em busca da vista para o mar e de ar puro.

    Por essas e outras, existem centenas de mansões e casarões históricos na região: muitas dessas construções foram convertidas e hoje abrigam museus interessantes, restaurantes, mirantes e alguns dos melhores hotéis de Valpo.

    Para chegar até o topo do Cerro Concepción é preciso estar com o preparo físico em dia. O esforço é recompensado por muros coloridos por grafites, arquitetura colonial e vistas incríveis!

    Se você não quer enfrentar as ladeiras cheias de arte urbana, não se preocupe: é só pegar o ascensor Concepción!

    Os viajantes que gostam de contemplar vistas panorâmicas não podem deixar de conhecer, ainda, o Cerro Alegre, que pode ser visitado a partir do ascensor Reina Victoria.

    Paseo Gervasoni

    O Paseo Gervasoni é o coração do Cerro Concepción e um dos lugares mais charmosos de toda a cidade, onde é possível caminhar por ruelas de paralelepípedo entre mansões históricas e vista panorâmica do oceano.

    A região é tão charmosa que se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade, com cenários instagramáveis a cada esquina.

    Quem visita o Paseo Gervasoni ainda pode aproveitar para garantir souvenirs e lembrancinhas na feira de artesanato que acontece diariamente no local!

    Praias de Valparaíso, Chile

    Embora Valpo esteja entre os destinos preferidos dos brasileiros no Chile, a cidade é a campeã turística entre os próprios chilenos.

    Mais de 1 milhão de viajantes chilenos visitam a cidade em busca das belas praias de Valparaíso, Chile.

    Uma das mais famosas é a Playa las Torpederas, que tem mar cristalino, com poucas ondas, e oferece excelente infraestrutura aos banhistas, com boas opções gastronômicas, banheiros e estacionamentos.

    Você também pode se refrescar na praia de San Mateo, que tem uma faixa de areia estreita e mar calmo, ideal para quem viaja com crianças, além de oferecer boa estrutura para banhistas, com salva-vidas, quiosques de praia, duchas e estacionamento.

    Se você gosta de praias com vegetação bem preservada, vale a pena incluir a Praia Las Docas em seu roteiro.

    Na divisa com Viña del Mar, a melhor opção é a Praia de Caleta Portales, a maior da cidade, que, embora não seja adequada para banho, dispõe de brinquedos infláveis para crianças, restaurantes especializados em frutos do mar e um animado calçadão.

    Onde comer em Valparaíso?

    Onde comer em Valparaíso?
    Fonte: Stocksnap

    A gastronomia de Valpo é uma espécie de bônus para quem visita a cidade. Rica em sabores, aromas e texturas, a culinária chilena é repleta de pratos típicos que podem deixar até os comedores mais exigentes com água na boca.

    Vale a pena incluir o Mercado Cardonal em seu roteiro: além de comprar ingredientes frescos, os visitantes podem desfrutar de refeições saborosas em um dos restaurantes instalados no local.

    No segundo andar, por exemplo, fica o La Granja, especializado em frutos do mar. 

    Já na Plaza Aníbal Pinto está o Cinzano, um bar com ambiente descontraído que oferece pratos típicos e uma animada programação de música ao vivo.

    Quer aproveitar sua visita ao Cerro Concepción para conhecer bons restaurantes? Você pode gostar do charmoso Cafe Turri, do Restaurante La Concepción ou do Bar del Chavo del Ocho, inspirado no personagem Chaves.

    Na região do Cerro Alegre, por sua vez, o Fauna pode ser a melhor opção para a sua refeição!

    Cotação de seguro viagem para Valparaíso, Chile

    Como deu para perceber, Valparaíso, Chile é uma cidade rica em detalhes e nuances, que pode oferecer ao viajante diversas atrações e algumas das paisagens mais bonitas do país.

    Para aproveitar a sua estadia sem se preocupar com imprevistos, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem, que ofereça coberturas médica e odontológica, seguro bagagem e outras assistências que possam te ajudar caso necessário.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra os melhores planos de seguro viagem pelos menores preços do mercado, atendimento 24 horas e 100% em português.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Faça uma cotação online e garanta a proteção que você precisa para visitar um dos principais destinos turísticos da América do Sul com tranquilidade! De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa