CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Pisa, Itália: como ir, mapa, o que fazer e dicas de viagem

Vai viajar para Europa? Inclua a cidade de Pisa, Itália no seu roteiro. Além da famosa torre, a cidade tem muitas outras atrações. Vem ver!

A famosa torre inclinada tornou Pisa, Itália, uma cidade conhecida no mundo inteiro, embora nem todo mundo saiba que esta charmosa cidade da Toscana oferece muito mais aos seus visitantes.

Claro, o monumento surpreende pela inclinação acentuada, mas divide a atenção de turistas e moradores com igrejas históricas, um centro histórico medieval preservado, praças e edifícios antigos.

Sem contar a excelente gastronomia, admirada no mundo inteiro, ou as águas calmas do rio Arno, museus, palácios e cenários icônicos que inspiraram Dante Alighieri a escrever sua obra-prima, A Divina Comédia.

O passado em Pisa, hoje, é apenas o pano de fundo para um lugar efervescente, que se transformou em uma das principais cidades universitárias do país, oferecendo boas opções para a vida noturna e centros comerciais modernos.

Para te ajudar a montar um roteiro para essa cidade tão complexa, criamos um guia completo, com todas as informações que você precisa para planejar a sua viagem.

Neste artigo, você vai descobrir como chegar, onde fica no mapa, principais atrações, onde ficar, os melhores restaurantes e outras dicas imperdíveis, veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Pisa, Itália: conheça essa bela cidade da Toscana!

Mesmo que você nunca tenha se informado sobre a Itália, é possível que já tenha se esbarrado por aí com uma imagem icônica do país: uma torre feita completamente em mármore e totalmente inclinada.

A famosa torre da cidade de Pisa é a maior agente de turismo local: se não fosse pela construção do século XII, milhões de turistas não iriam à cidade todos os anos e não conheceriam lugares como a Piazza dei Miracoli ou a Catedral.

A cidade enriqueceu durante a Idade Média, quando ostentava o título de potência marítima, disputando de igual para igual o domínio sobre o Mediterrâneo com as rivais Gênova e Veneza.

Foi a partir da riqueza descoberta nas águas que Pisa floresceu.

A cidade, afinal, parece mais um imenso museu a céu aberto, com ruelas estreitas de pedra que formam labirintos no centro histórico, jardins, canais e museus, além de igrejas com quase mil anos de história.

Como ir a Pisa desde Roma?

Como ir a Pisa desde Roma?
Fonte: Pixabay

Pisa dispõe de seu próprio aeroporto, o Aeroporto Internacional Galileo Galilei, que não recebe voos diretos do Brasil, mas opera voos a partir dos principais destinos europeus.

Várias companhias aéreas, como Latam, KLM, Qatar, Lufthansa e Alitalia, voam até a cidade da torre inclinada com uma ou duas conexões a partir do Brasil.

Se você preferir, pode desembarcar no Aeroporto Internacional Leonardo Da Vinci, em Roma, e pegar um voo até Pisa com uma das companhias aéreas low-cost que operam na Europa, como Ryan Air e Easyjet, ou fazer o trajeto final de trem.

A estação ferroviária de Pisa é uma das mais importantes da Toscana, então você não terá problemas em encontrar trajetos e horários variados a partir de qualquer cidade italiana.

Quem está viajando pela Itália de carro também pode fazer o percurso por terra: as estradas locais são boas e bem sinalizadas, mas você não poderá circular motorizado pelo centro histórico, pois o trânsito na região é exclusivo para pedestres.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagem para Pisa, Itália

    Você pode fazer cotação de passagem para Pisa, Itália, mais barata em nosso site de buscas, Vai de Promo, que reúne as melhores ofertas do mercado para te ajudar a viajar muito, gastando pouco.

    Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso.

    Vale a pena acionar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção. Não se esqueça de seguir as redes sociais do Vai de Promo para ficar por dentro das novidades do mundo das viagens.

    Seguro viagem para Pisa, Itália

    Se você está planejando conhecer a Itália ou qualquer outro destino europeu, é essencial adquirir um bom seguro viagem: o item é recomendado para qualquer viajante e obrigatório para quem vai viajar pela Europa.

    Além de ser uma exigência das autoridades de imigração e turismo, o seguro viagem garante ao viajante uma série de serviços e coberturas importantes, como assistência médica e odontológica, seguro de bagagem e muitos outros.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem Europa barato em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas para encontrar a melhor opção para a sua viagem.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Pisa, Itália: mapa

    O centro histórico da cidade é exclusivo para pedestres e concentra as principais atrações turísticas. Para que você possa conhecer todas sem se perder pelo caminho, confira Pisa, Itália: mapa!

    O que fazer em Pisa

    Embora a maior parte dos viajantes chegue à cidade interessada em conhecer a famosa torre inclinada, em Pisa, Itália, o que visitar não será um problema: com séculos de história, o destino reúne dezenas de atrativos formidáveis. Veja só!

    Piazza dei Miracoli

    Piazza dei Miracoli
    Fonte: Renzo Ferrante / Flickr / CC BY 2.0

    A Piazza dei Miracoli, ou Campo dei Miracoli, pode ser comparada a um museu a céu aberto que reúne uma verdadeira seleção de belezas e monumentos.

    Ficam ali não apenas a Torre de Pisa, mas também a Catedral da cidade, o edifício histórico do Camposanto Monumentale, o interessante Museo delle Sinopie, o Batistério e um imenso espaço gramado.

    É ali que os visitantes se divertem posando para fotos engraçadinhas com a torre ou desfrutam de agradáveis piqueniques ao ar livre.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Torre de Pisa

    Monumento mais famoso de toda a cidade, a Torre de Pisa é, na verdade, prova de um erro grotesco da engenharia do século XII.

    A construção, feita completamente em mármore, foi construída para ser o campanário da Catedral, mas logo no começo da obra foi possível notar que algo estava errado.

    Quando começaram as obras do terceiro andar, a torre foi sucumbindo sob seu próprio peso, sobre um solo arenoso, e se inclinou. 

    Como não havia tecnologia para consertar o estrago feito, a obra foi concluída assim mesmo, com 4 graus de inclinação. 

    A torre continua a tombar (1,2 mm por ano) e chegou a ser fechada para visitação durante a década de 1990 para conter o estrago. 

    Em 2011, porém, um milionário projeto de engenharia salvou a torre de sua destruição de uma vez por todas, preservando a inclinação que tornou a obra conhecida no mundo inteiro.

    É possível subir até os andares mais elevados para contemplar a vista da cidade do alto: o preço é salgado, 18 euros (em abril/2021), e você provavelmente terá que enfrentar uma longa fila, mas você pode reservar um horário no site oficial da atração.

    Piazza dei Cavalieri

    Piazza dei Cavalieri
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Antigo coração da cidade, a Piazza dei Cavalieri era o centro da vida local durante a Idade Média e hoje guarda alguns dos principais tesouros históricos de Pisa: a Igreja de San Stefano dei Cavalieri e a universidade Scuola Normale di Pisa. 

    A praça foi batizada em homenagem à Ordem dos Cavaleiros de Santo Estefano, responsável por proteger Pisa das sucessivas tentativas de invasão turca.

    No centro da praça fica uma bela estátua de Cosimo I de Médici, grão-mestre e principal líder da ordem de cavaleiros.

    Um dos locais mais imperdíveis da praça é a igreja, projetada pelo arquiteto Vazari e construída completamente em mármore branco de Carrara.

    Na região, você também pode aproveitar para conhecer dois palácios históricos que remontam à era de ouro da cidade, o Palazzo dell’Orologio e o Palazzo dei Cavalieri.

    Jardim Botânico

    Pertinho da Piazza dei Cavaliei fica o Jardim Botânico, ou Orto Botanico dell’Università di Pisa, construído pelo mesmo Cosimo I que liderava a Ordem dos Cavaleiros de Santo Estefano.

    Concebido para se tornar a primeira universidade botânica europeia, o jardim foi inaugurado em 1544 e segue em funcionamento até a atualidade: para visitar o espaço, é preciso pagar 2 euros (em abril/2021) pelo ingresso.

    Tuttomondo

    Tuttomondo
    Fonte: Pom’ / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Uma das principais atrações de Pisa não foi criada por europeus, e sim por um norte-americano. O mural Tuttomondo, do artista Keith Haring, é uma mensagem multicolorida pela paz mundial.

    Conta a história que o artista foi procurado por um jovem da Toscana quando estava em Nova York, e ouviu que sua arte combinaria com a cidade de Pisa.

    O artista, que estava em estado terminal de sua luta contra a Aids, decidiu encarar o desafio e embarcou para a Itália, mas com outra intenção: colorir as fachadas da também histórica Florença.

    O governo florentino não gostou da ideia, pois temia que os grafites desfiguraram a arquitetura clássica, e ofereceram ao pintor apenas prédios pequenos e distantes do centro histórico. 

    Keith Haring não gostou e, então, apostou todas as suas fichas em Pisa, cidade que o recebeu de braços abertos.

    A obra foi concluída em 1989, meses antes da morte do artista, em um dos muros da Igreja de Santo Antônio: a peça apresenta 30 figuras que ilustram a harmonia social que devemos buscar e se tornou um dos cartões-postais da cidade.

    Igreja Santa Maria Della Spina

    Provando que tamanho não é documento, a Igreja Santa Maria Della Spina é uma construção bem pequena, localizada às margens das águas calmas do rio Arno, que corta a cidade.

    Erguida no século XIII, durante o auge econômico de Pisa, a igreja tem estilo gótico e é considerada um dos grandes tesouros da cidade, com detalhes em mármore branco, rosa e preto.

    Lungarni di Pisa (Rio Arno)

    Lungarni di Pisa (Rio Arno)
    Fonte: Pixabay

    Um dos passeios mais agradáveis que você pode fazer em Pisa é caminhar pelas margens do rio Arno e cruzar suas belíssimas pontes. 

    O calçadão ao longo do rio é chamado Lungarni di Pisa e é um dos maiores de toda a Itália, atraindo moradores e viajantes diariamente.

    A partir do calçadão é possível contemplar as construções às margens do rio por uma perspectiva diferente e encantadora: ali estão construídos palácios e monumentos erguidos durante a Idade Média, como o Palácio Medici.

    Corso Italia

    A rua mais badalada da cidade é a Corso Italia, localizada a poucos metros da estação ferroviária Pisa Centrale.

    Ali, os visitantes encontram boas opções gastronômicas e muitas lojinhas de artesanato: parada obrigatória para quem quer levar alguma lembrancinha para amigos e familiares!

    Pisa, Itália: dicas

    Pisa, Itália: dicas
    Fonte: Unsplash

    Pisa, Itália, é uma cidade que floresceu graças ao comércio marítimo, mas chegou à contemporaneidade investindo pesado no turismo.

    Por essas e outras, o destino oferece excelente infraestrutura, com bons hotéis, restaurantes e ampla rede de comércio, com tudo que você precisa para desfrutar de uma viagem confortável e inesquecível.

    No entanto, em meio a tantas opções, é natural que o viajante se sinta perdido e fique em dúvida na hora de escolher onde comer ou onde se hospedar.

    Para te ajudar nessa missão, destacamos abaixo as principais opções gastronômicas e os hotéis mais bem-avaliados da cidade, confira!

    Onde comer em Pisa, Itália

    Nada melhor do que curtir uma tradicional pizza italiana em um dos cenários mais clássicos da Itália, certo? Neste caso, você poderá conhecer algumas das melhores pizzarias da Toscana!

    Entre os destaques estão a Pizzaria Il Pizzomane e La Taverna di Pulcinella, onde é possível comer bem e pagar pouco: uma pizza marguerita custa apenas 3,50 euros (preço em abril/2021) e você não precisará pagar taxa de serviço de 10%.

    Na Osteria Culegna, por sua vez, você poderá experimentar os mais tradicionais pratos italianos em um ambiente aconchegante e familiar, acompanhado por uma carta de vinhos bastante diversa.

    Se você deseja gastar pouco com alimentação, vale a pena caminhar sem pressa pela Corso Italia e explorar suas variadas opções gastronômicas.

    Onde ficar em Pisa, Itália

    Embora Pisa seja uma cidade que vive do turismo, não é difícil encontrar algumas opções mais econômicas para hospedagem, como o Bed & Breakfast Leopolda e os hotéis La Torre e Cecile.

    Quer ficar em uma localização estratégica, com fácil acesso às atrações do centro histórico? Você pode gostar do B&B Hotel Pisa, do Royal Victoria Hotel ou do Hotel Amalfitana.

    Se você não abre mão de conforto e requinte, existem opções luxuosas espalhadas pelo centro histórico, como o 5 estrelas Toscana Charme Resort, o AC Hotel Pisaby Marriott e o Hotel Repubblica Marinara.

    Não importa o estilo de hospedagem que você procura, você encontra as melhores opções em nosso site parceiro, ElQuarto, que reúne milhares de acomodações em qualquer destino do mundo para levar até você o menor preço.

    Além de oferecer hospedagem com preços exclusivos e opções com cancelamento grátis, a moderna plataforma do ElQuarto permite o pagamento das diárias online, em reais, sem incidência de IOF.

    Faça uma simulação e descubra que conhecer as joias da Toscana pode sair muito mais barato do que você imagina!

    Cotação de seguro viagem para Pisa, Itália

    Quer conhecer as dezenas de atrações da inesquecível Pisa, Itália? Então não se esqueça de garantir seu seguro viagem, item obrigatório para quem deseja visitar a Europa.

    Além de ser uma exigência das autoridades de turismo do país, o seguro viagem oferece a proteção que você precisa para curtir a sua viagem sem se preocupar com mais nada, como cobertura médica, seguro bagagem e assistência jurídica.

    Faça uma cotação em nosso site de buscas, Seguros Promo, para comparar ofertas e encontrar a melhor opção para a sua viagem: assim, você pode contar com uma central de atendimento 24 horas por dia, com atendimento 100% em português.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer a Europa com segurança e comodidade? De Promo você pode!

    aaaa