CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comidas italianas: 13 pratos típicos e famosos!

Uma das culinárias mais famosas do mundo, e que os brasileiros amam são as comidas italianas. Conheça alguns pratos típicos incríveis!

As comidas italianas são um clássico da cozinha internacional e agradam aos paladares mais simples até os mais exigentes.  E se você pensa que a gastronomia da Itália se baseia apenas na pizza e nas massas, está enganado.

A culinária do país é riquíssima, deliciosa e  carregada de muita tradição e costumes antigos. Se pretende viajar para Itália nas suas próximas férias, vem com a gente conhecer aquelas comidas que não podem faltar no seu roteiro gastronômico.

Selecionamos 13 pratos típicos famosos de dar água na boca! Confira!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Comidas italianas mais típicas e famosas!

Considerada uma das melhores culinárias do mundo, a gastronomia italiana precisa ter lugar garantido na sua viagem de turismo para Itália. Afinal, o país tem uma das cozinhas mais famosas do mundo, despertando paixões ao longo dos séculos.

Certamente, você já tem um prato italiano favorito, não é mesmo? Mas saiba que a culinária dos italianos vai muito além daqueles pratos tradicionais, que estamos acostumados que, claro, têm um toque brasileiro.

Por isso, ao viajar para a Itália, não deixe de experimentar os pratos típicos feitos da forma mais tradicional e original, que somente os italianos sabem fazer.  

Quais as comidas que os italianos trouxeram para o Brasil?

Quais as comidas que os italianos trouxeram para o Brasil?
Fonte: Timolina / Freepik

As comidas italianas famosas trazidas para o Brasil são as mais diversas e estão por aqui há séculos. Entre elas está a nossa querida e amada pizza, que ganhou aquele jeitinho brasileiro com ingredientes diversos e um jeito só nosso de desenvolvê-la.

E o macarrão à bolonhesa? Sucesso na Itália, esse prato também incorporou-se à nossa culinária, fazendo-se presente na mesa dos brasileiros, principalmente, naquele tradicional almoço de domingo em família.

O risoto também é um prato de origem italiana presente Brasil, que faz o maior sucesso entre os brasileiros. E que bom, não é mesmo? Pois esse prato, rico em sabores, ganhou as mais diversas versões no Brasil, sendo feito com queijo, legumes, carnes e por aí.

Não podemos deixar de fora o filé parmegiana, que é uma verdadeira paixão nacional, assim como a lasanha, que é também um dos pratos mais amados pelos brasileiros, de norte a sul, de leste a oeste.

E se você pensa que a lista acabou, está enganado, pois o nhoque também é uma das comidas italianas que não faltam na mesa do brasileiro. Vamos incluir ainda o espaguete, o ossobuco, a polenta e o gelato, uma sobremesa deliciosa e refrescante.

Em que lugar do Brasil a culinária italiana é mais comum?

Para quem se pergunta em que lugar do Brasil a culinária italiana é mais comum, saiba que, embora os pratos italianos façam sucesso no país todo, no estado de São Paulo, a gastronomia da terra da bota tem maior adesão.

Isso acontece, principalmente, porque a comunidade italiana no país é maior nessa região sudeste com cerca de 13 milhões de italianos e descendentes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para turismo gastronômico

    Viajar é uma delícia e ter a oportunidade de fazer um tour gastronômico e experimentar a culinária local é ainda melhor, não é mesmo? Além de guardar as boas lembranças dos lugares e pessoas que conheceu, os sabores das comidas locais permanecem em nas melhores lembranças.

    Mas além de conhecer quais são os tipos de comidas italianas que não podem faltar no seu tour gastronômico, lembre-se que a sua segurança deve estar em primeiro lugar, independentemente do destino que pretende viajar.

    Na hora de montar o seu planejamento de viagem, o seguro é um item que deve ter prioridade, pois, além de garantir sua proteção e tranquilidade durante a sua estada na Itália, ele também é item obrigatório para entrar no país.

    Isso porque,  a Itália faz parte do Tratado de Schengen, que disciplina a livre-circulação de turistas entre os países signatários. 

    Um bom seguro oferece aos viajantes diferentes serviços e coberturas, como assistência médica, odontológica e farmacêutica, além de auxílio em caso de extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voos, translado, acidentes e muito mais.

    Se, além de saber quais são as comidas italianas que todo turista deve experimentar no país, você também quer garantir os melhores planos e os preços mais vantajosos do mercado, seu lugar é na nossa plataforma de buscas, Seguros Promo.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Nosso site reúne as coberturas essenciais para a sua viagem e os preços que cabem no seu bolso para você viajar com segurança e economia. Quer encontrar os melhores descontos e promoções de seguros? Então, acesse agora mesmo o nosso site. 

    13 Comidas típicas da Itália

    Para que você possa aproveitar ao máximo o delicioso cardápio de comidas italianas, separamos as comidas que todo turista deve saborear ao desembarcar na Itália. Confira os 13 pratos típicos mais deliciosos da Itália!

    Pizza

    Comidas Italianas:Pizza
    Fonte: Pxhere / CC0

    A pizza é, sem dúvida, uma das comidas mais democráticas do mundo, sendo encontrada nos lugares mais remotos da terra. Mas há quem diga que o prato não é italiano, tendo sua origem disputada com os hebreus, egípcios e outros povos.

    Mas foi na Itália, na região de Nápoles, que ele ganhou novas técnicas de preparo e sabores, despertando o interesse de todo o mundo.

    A legítima pizza napolitana é composta de borda grossa e cobertura na medida. O sabor mais pedido no país é o clássico margherita. Experimente!

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Ravioli

    O Ravioli é uma das receitas italianas originais mais apreciadas no país e fora dele. Trata-se de mini pastéis recheados com ingredientes diversos. A massa contém ovo e farinha de trigo e, depois de pronto, esses pasteizinhos são cozidos.

    Criado na Sicília, no século XII, ele não era recheado, mas ao longo dos anos, ganhou novas versões, formas e recheios, agradando aos mais diferentes paladares.  

    Ao viajar para a Itália, experimente o tradicional ravióli em uma trattoria, que são aqueles restaurantes familiares com uma proposta mais caseira.

    Lasagna

    Comidas Italianas: Lasagna
    Fonte: Pexels

    A boa e velha Lasagna é mais que conhecida dos brasileiros, é uma das mais amadas receitas de comidas italianas no Brasil e também uma das mais antigas da Itália.

    Inclusive, muitos livros relatam que o prato pode ter origem grega ou inglesa, mas foi na Itália, que a receita foi aprimorada. Prepara-se esse prato tradicional italiano com molho de carne moída, porém, há muitas outras versões no país e também aqui no Brasil.

    Na Itália, as cantinas são famosas por oferecer as lasanhas mais saborosas, já que tem um toque caseiro.

    Risotto

    Deixando as massas um pouco de lado, o risoto também é uma das comidas italianas tradicionais muito consumidas no país e com diversas variações de ingredientes. 

    Esse prato surgiu no século XI, no norte da Itália, e trata-se de um arroz cremoso que deve ser degustado quentinho. 

    Normalmente, serve-se o risoto com um acompanhamento, que pode ser os mais diversos, como peixe, frango ou carne vermelha.

    Bucatini all’amatriciana

    Comidas Italianas: Bucatini all'amatriciana
    Fonte: Pxhere / CC0

    O Bucatini all’amatriciana é um prato típico de Amatrice, na parte central do país, mas aqui no Brasil ele é conhecido como o tradicional espaguete grosso. 

    Além da massa caseira, o molho é feito de tomate com o tradicional guanciale, que é uma espécie de bacon feito com a bochecha do porco. Na hora de servir esse prato, o queijo pecorino é salpicado por cima do macarrão. Uma delícia!

    Arancino

    Entre as melhores comidas italianas está o Arancino, um bolinho feito com arroz de risoto e recheado com molho de queijo ou de carne, empanado com massa de farinha e água, sendo frito em óleo quente.

    Você pode encontrar esse bolinho recheado também com presunto e queijo e muitos outros sabores, dependendo da região do país. Os italianos gostam de degustar esse bolinho com um vinho ou uma cerveja gelada. 

    Bistecca alla Fiorentina

    Além das massas, os italianos também não dispensam uma boa carne. Exemplo disso é a Bistecca alla Fiorentina. Trata-se de uma bisteca de gato típica de Firenze.

    Se você também não dispensa uma boa carne vermelha, experimente esse suculento bife grande de bisteca grelhado, chamado também de T-bone, com 4 a 6 centímetros de altura.

    Esse é um dos pratos italianos com carne mais apreciados pelos italianos, sendo servido mal passado e acompanhado com salada.

    A Bistecca alla Fiorentina se tornou popular a partir do século XVII, na região da Florença, durante as festividades de São Lourenço.

    Polpettone

    Comidas Italianas: Polpettone
    Fonte: Cinzia / Flickr / CC BY-ND 2.0

    O Polpettone é uma espécie de bolinha de carne moída recheada com queijo, mas os recheios podem variar dependendo da região do país. Normalmente é servido como almôndegas grandes fritas e com molho de tomate.

    Os italianos apreciam esse prato como um aperitivo, mas aqui no Brasil, você encontra em restaurantes especializados.

    A origem do Polpettone é do século XV, numa época em que os italianos começaram a usar as sobras da carne para fazer os bolinhos.

    Cotoletta alla milanese

    A Cotoletta alla milanese é uma comida italiana presente no dia a dia dos italianos. Trata-se de um bife de bisteca de vitelo com osso, temperado, empanado e frito na manteiga.

    Esse prato tem origem na região da Lombardia, geralmente, servido com rodelas de limão e batatas assadas. Ele é bem parecido com o bife à milanesa, que conhecemos aqui no Brasil.

    Gellato

    O gellato é uma das sobremesas mais apreciadas na Itália em qualquer época do ano, inclusive, no inverno quando as temperaturas estão baixas. 

    Esse prato foi criado em 1533 como uma sobremesa restrita aos nobres, servido pela primeira vez no casamento da Catarina de Médicis e Henrique II, em Paris.

    Se você quer saborear os gelatos mais gostosos do país, vá até as pelas gelaterias artesanais e simples, pois elas fazem sorvetes caseiros deliciosos.

    Struffoli

    Comidas Italianas: Struffoli
    Fonte: Pxhere / CC0

    O Struffoli é uma receita de comidas italianas doce e muito amada no país. Normalmente, essa sobremesa é feita para o Natal, consumida principalmente na região de Nápoles. Trata-se de bolinhos fritos com cobertura de mel e confete colorido.

    Não se sabe ao certo a origem desse doce, mas acredita-se que ele nasceu na Grécia. Porém, há quem diga que ele é sim um doce italiano.

    Tiramisú

    A Tiramisú é uma sobremesa italiana muito tradicional e a base de chocolate, biscoito, creme de mascarpone e café. Derivado da palavra italiana “tirami sù”, esse prato que quer dizer “puxa-me para cima”.

    Sua origem não é muito definida, mas acredita-se que ele nasceu nas regiões de Veneto, Friuli-Venezia Giulia e a Toscana, no final do século XVI, em homenagem a Cosme III de Médicis para festejar a sua chegada.

    Olive Ascolane

    Para fechar a nossa lista de comidas italianas famosas, experimente o Olive AScolane, que são azeitonas verdes grandes, recheadas, empanadas e fritas.

    O recheio desse prato típico possui uma mistura de carnes, que pode ser frango, porco ou gado, além de levar temperos variados, farinha de rosca e queijo parmesão.

    O Olive Ascolane surgiu na região de Marche, sendo uma das comidas mais comuns do país, podendo ser encontrado congelado até em supermercados.

    Nas festas e feiras típicas que acontecem por toda a Itália também é fácil de encontrar essa comida sendo vendidas em barraquinhas em cones de papel. Uma delícia!

    Vai viajar? Não esqueça o seguro viagem!

    As comidas italianas são de dar água na boca, não é mesmo? Então, é bom afrouxar os cintos ao chegar no país, pois a cada esquina há deliciosos restaurantes, bares e cantinas para você se deliciar com tudo que tem direito.

    Mas além de montar um roteiro turístico e gastronômico, não se esqueça que do seguro viagem em seu planejamento, pois a sua proteção e tranquilidade precisam estar em primeiro lugar.

    Não tenha dor de cabeça e também não passe apuros durante a sua viagem de férias, contrate agora mesmo um seguro com as melhores coberturas do mercado na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo.

    Nosso site possui parceria com as melhores seguradoras internacionais, que garantem os planos ideais para os mais variados destinos e com os preços mais vantajosos do mercado.

    O nosso site Seguros Promo permite que os usuários façam a simulação de até quatro planos de diferentes seguradas para encontrar a opção ideal.

    Quer viajar para a Itália protegido e ainda economizando? De Promo você pode!

    aaaa