CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Viseu: onde fica, o que fazer, curiosidades e dicas de viagem

Viseu, em Portugal é um destino que vale a pena incluir no roteiro pelo o país, quer saber por que? Vem conferir!

Famosa pelos seus vinhos deliciosos, Viseu até pode ser um destino pouco conhecido dos turistas brasileiros, mas sem dúvida, não deve passar despercebido no seu roteiro por Portugal.

Cercada por serras e rios, o destino possui uma grande importância cultural para o país, já que foi lá que o famoso pintor português, Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco, nasceu.

Além de ter a oportunidade de conhecer as obras do artista que, inclusive, são símbolos do Renascimento português, você poderá explorar uma cidade repleta de monumentos históricos, praças, igrejas e largos, que contam um pouco sobre a história de Portugal. 

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Viseu: história e cultura em uma das melhores cidades de Portugal

A cidade de Viseu é um destino perfeito para os turistas que apreciam um roteiro mais tranquilo e regado de muita arte, história e cultura.

Com construções antigas, ao perambular pela cidade é fácil se deparar com edifícios e igrejas em estilo gótico e renascentista, que dão o toque especial à paisagem urbana da região.

Para quem gosta de arte, o Museu Grão de Vasco guarda pinturas belíssimas do seu homenageado. 

Reserve algumas horas para ‘bater perna’ pelas ruas charmosas de Viseu e saborear a gastronomia local, que também é um dos grandes personagens desse destino cheio de encantos.

Onde fica Viseu?

Onde fica Viseu?
Fonte: Pxhere / CC0

O município está localizado na província da Beira Alta, na região centro-norte de Portugal, na sub-região do Dão-Lafões. 

Com menos de 60 mil habitantes, ele é um destino muito visitado, principalmente, por estar bem localizado, favorecendo os roteiros turísticos pelas cidades da região.

Para quem se pergunta como ir de Viseu para o Porto, saiba que é possível fazer uma viagem de ônibus que dura cerca de 1 hora. 

E não precisa se preocupar ao tentar entender também como ir de Viseu para Coimbra, pois o caminho também é curtinho e o percurso dura pouco mais de 1 horas. Você pode escolher viajar de ônibus ou de táxi. 

Além disso, a cidade de Grão Vasco também fica pertinho da capital portuguesa e você não terá problema na hora de escolher como ir de Viseu para Lisboa, já que também há linhas de ônibus que fazem o trajeto. 

Se preferir, dá para alugar um carro e fazer uma viagem mais tranquila e apreciando as paisagens. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagem para Viseu, Portugal

    Como já deu para perceber, a cidade de Viseu está muito bem localizada, o que contribui com os viajantes que decidem fazer um tour pelos destinos localizados nessa região do país.

    Sendo assim, fica mais fácil escolher a cidade que pretende desembarcar em Portugal. O caminho mais comum, sem dúvida, é descer no aeroporto de Lisboa, que fica bem pertinho e depois seguir viagem para a província da Beira Alta.

    Para os turistas que não dispensam economia na hora de comprar as passagens aéreas, seu lugar é na nossa plataforma, Vai de Promo, que permite a comparação de voos de diferentes companhias aéreas para que você possa encontrar as opções mais econômicas.

    O nosso site é famoso também entre os viajantes por apresentar sempre os voos mais baratos do mercado, além das melhores promoções e descontos.

    Para conhecer Viseu, Portugal, pagando barato, não deixe de acionar o alerta para receber notificações quando o trecho selecionado sofrer alguma alteração de preço.

    Seguro viagem para Viseu

    Além de se preocupar com a compra das suas passagens aéreas, saiba que o seguro viagem para Portugal é um item que também precisa estar no topo da lista, já que a contratação desse serviço é obrigatória.

    O governo português exige que seus turistas tenham o auxílio de um seguro com cobertura mínima no valor de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares. 

    Mas muito mais do que obrigatoriedade, o seguro é um item importante para garantir a segurança e tranquilidade durante sua estada na cidade de Viseu, Portugal, já que oferece serviços variados, como seguro bagagem, assistência médica e odontológica, entre outros.

    Para encontrar o plano ideal para seu perfil, faça as suas buscas no nosso site, Seguros Promo, que apresenta as melhores opções das principais seguradoras do mercado, para turistar por Portugal sem se preocupar com imprevistos!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Viseu, Portugal

    Para quem se pergunta o que fazer em Viseu, Portugal, é bom preparar calçados e roupas confortáveis, pois a cidade é regada de atrações interessantes, que incluem catedral, igreja, solar, museu, largo e ruas cheias de charme.

    Aliás, além das suas atrações turísticas, a gastronomia local também precisa fazer parte das suas andanças. 

    Por todos os lados, é possível se deparar com restaurantes e cafés que servem menus tradicionais portugueses cheios de sabor. Vale a pena entrar e degustar o melhor da culinária do país.

    Mapa turístico de Viseu

    Mas se você é aquele tipo de turista que não gosta de perder nada, o mapa da cidade de Viseu, Portugal, será muito útil para te auxiliar nas suas andanças pelas ruas charmosas deste município de Portugal.

    Confira esse guia que preparamos para você planejar melhorias nas rotas para chegar ao destino e aproveitar tudo que ele tem de melhor.

    1. Rua Direita

    A Rua Direita é uma das principais vias comerciais da cidade com 500 metros de extensão. Inclusive, há mais de 2 mil anos, durante o período romano, ela já era uma rua importante para a região.

    No período medieval, a rua Direita era chamada de Rua das Tendas e somente no século 15, ela ganhou o nome atual. 

    Ao percorrer a via, você vai se deparar com uma arquitetura antiga, sobrados, casas de senhoriais de janelas manuelinas, além de muitas lojas que vendem produtos diversos.

    Não deixe de caminhar por essa rua que ainda possui uma atmosfera medieval, encantando os seus turistas.

    2. Catedral de Santa Maria

    Catedral de Santa Maria
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Com características do estilo gótico, a Catedral de Santa Maria é um exemplar do apogeu, que foi a cidade de Viseu em Portugal, séculos atrás. Mesmo sofrendo diversas modificações, ela ainda leva seus visitantes a uma viagem ao tempo.

    Além do estilo gótico de suas construções, você também conseguirá perceber em sua estrutura traços de arquitetura românica, renascentista, barroca e um toque de uma arquitetura mais moderna.

    Na fachada principal do templo estão as imagens de diversos santos católicos, como São Marcos, São Mateus, São Lucas, São Tetônico e também uma imagem de Nossa Senhora da Assunção.

    No interior da igreja, não deixe de conferir a talha dourada datada do século XVIII, o cadeiral do coro, as capelas tumulares e o claustro dos séculos XVI e XVIII.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    3. Museu Nacional Grão Vasco

    No seu mapa turístico de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco precisa ter lugar garantido. Afinal, a cidade é o berço do famoso pintor do século XVI, Vasco Fernandes, que é um verdadeiro ícone da classe artística da cidade.

    O espaço conta com um amplo acervo de obras do artista, preservando suas memórias e a sua importância artística não somente para a cidade, mas para todo o país. O Museu funciona de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

    4. Igreja da Misericórdia

    Igreja da Misericórdia
    Fonte: Andreas Trepte / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A Igreja da Misericórdia de Viseu é uma atração recomendada, principalmente, para quem aprecia arte e cultura, já que ela é datada da segunda metade do século XVIII e preserva uma fachada rococó, que embeleza a praça onde está situada.

    Além de ser um templo religioso importante para a cidade, a igreja também reúne peças de arte, como o grupo escultórico a Visitação, datada do ano de 1875, do escultor viseense José Monteiro Nelas e as telas de Nossa Senhora das Dores e Visitação, do pintor António José Pereira.

    5. Solar do Vinho do Dão

    No município Viseu, o vinho é um dos seus grandes anfitriões, sendo responsável por atrair turistas de todos os cantos da Europa e também de todo o mundo.

    Sendo assim, conhecer um pouco da história da bebida na região não pode faltar no seu roteiro. Conheça o Solar do Vinho do Dão, que abriga uma Comissão Vitivinícola Regional.

    O edifício antigo foi recuperado, mas sem perder as suas características originais, mas adotando um toque de modernidade. 

    Além de conhecer todo o local que, inclusive, abriga uma capela antiga, não deixe de experimentar os diferentes rótulos do vinho produzidos na região.

    6. Rua Formosa

    Rua Formosa
    Fonte: Luís Sequeira / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    A Rua Formosa é uma das mais famosas da cidade e também uma das mais populares entre turistas e moradores. 

    Construída em meados do século XIX, o principal objetivo da sua criação, na época, era implantar um novo ponto comercial em Viseu mais moderno e cosmopolita.

    Cercada por edifícios antigos com grandes portas e janelas, a Rua Formosa é cheia de charme e um excelente passeio para se fazer em uma tarde ensolarada.

    Não deixe de entrar nos casarões, que abrigam bares e restaurantes e fazer aquela parada para apreciar a gastronomia local e, claro, fazer comprinhas nas lojas que existem por lá.

    7. Largo Rossio

    O Largo Rossio, no coração da cidade, é rodeado por prédios antigos e cheios de encantos que te levam para uma viagem até o século XVIII, onde os passeios públicos eram moda na Europa.

    Hoje em dia, o local continua sendo um verdadeiro point em Viseu, Portugal, atraindo a população e também os turistas em busca de ar fresco e um pouco de animação. Sente-se à sombra das árvores e aproveite para observar o cotidiano da cidade. 

    O que fazer em Viseu à noite?

    O que fazer em Viseu à noite?
    Fonte: Unsplash

    Além das atrações diurnas, há também muito o que fazer em Viseu à noite. Com deliciosos restaurantes, cantinas e bares, a cidade também tem ótimas casas noturnas e uma vida bem movimentada depois que o sol se põe.

    O Armazém do Caffè Viseu é um daqueles lugares para quem gosta de arte, cultura e uma noite menos badalada. Com um estilo cosmopolita nova-iorquino, o local tem um menu diferenciado com foco em bebidas e pratos à base de café e chá.

    O Bar do Gelo é para quem gosta de um estilo mais cool e de um ambiente todo diferente. O local tem uma decoração gelada, paredes, bancos, esculturas e até os copos feitos de gelo.

    Para entrar, você precisará comprar um ingresso, que inclui aluguel de roupa térmico, direito de 30 minutos dentro do bar e um drink em copo feito de gelo.

    O 4You Bar é cheio de requinte e glamour com decoração minimalista e confortável. O local é badalado durante o ano todo, famoso pelas bebidas, tábuas de queijos e vinhos da região.

    Para quem está em busca de um lugar descontraído, o The Brothers é uma opção que faz o maior sucesso em Viseu, Portugal. Feito de madeira e com uma decoração simples, mas aconchegante, esse bar é perfeito para os amantes de cerveja.

    O menu é composto por tostas, tábuas de queijos, hambúrgueres e muitos outros petiscos deliciosos.

    Curiosidades sobre Viseu

    Com tantas histórias, a cidade de Viseu também tem muitas curiosidades que deixam os seus visitantes ainda mais apaixonados e intrigados.

    Para que você possa conhecer os principais detalhes deste destino antes de embarcar para a terrinha, selecionamos aqui alguns fatos bem interessantes. Confira!

    O que quer dizer Viseu?

    O que quer dizer Viseu?
    Fonte: Pixabay

    O significado de Viseu ainda é um tanto quanto controverso. Na internet, não há muita referência quanto a sua etimologia, mas acredita-se que o nome está relacionado com a montanhas. 

    Quem nasce em Viseu é?

    Com um nome tão diferente, é muito comum as pessoas se questionarem sobre quem nasce em Viseu é o quê. Saiba que os portugueses que nascem no município são chamados de Viseense. Bem diferente, não é mesmo?

    Como é viver em Viseu?

    Mas para quem quer saber como é viver em Viseu, a cidade é considerada uma das melhores para morar em Portugal devido a sua qualidade de vida elevada. Inclusive, esse dado é confirmado por um estudo feito pela DECO, Associação de Defesa do Consumidor.

    Esse título foi concedido ao município graças ao estilo de vida da sua população e toda a infraestrutura oferecida pela prefeitura com ruas limpas, espaços e parques naturais sempre organizadores e bonitos, além da riqueza artística e cultural.

    Além disso, esse título também se deve à sua localização e excelente infraestrutura de transportes com ônibus e funicular, que cobrem praticamente toda a cidade e permitindo acesso para outras localidades.

    Sem contar que ela também é uma cidade com um custo de vida barato em comparação com outras cidades, como Porto e Lisboa.

    Cotação de seguro viagem para Viseu

    Viseu é uma cidade portuguesa incrível e cheia de atrações para todos os gostos e bolsos. Depois de conhecer as principais atrações do destino, certamente, você está convencido de incluí-la no seu roteiro, não é mesmo?

    Então, não se esqueça de contratar um seguro viagem para Portugal com cobertura mínima no valor de 30 mil euros, a fim de atender as exigências imigratórias e, claro, garantir sua total proteção durante a estada no país.

    A vantagem é que no nosso site de buscas, Seguros Promo, é possível encontrar planos mais simples por cerca de R$ 10 por dia, até aqueles mais completos que podem custar entre R$ 20 e R$ 50 por dia.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer encontrar os melhores planos e os preços mais vantajosos? Então, utilize nosso site, Seguros Promo, que apresenta os melhores planos das principais seguradoras do mercado.

    Quer viajar seguro, protegido e com os preços que cabem no seu bolso? De promo você pode!

    aaaa