CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Funchal, Portugal: como chegar, mapa e o que fazer pela cidade

A cidade de Funchal, Portugal, possui muitas atrações imperdíveis para os seus visitantes. Confira aqui quais são e como aproveitar o destino!

Capital da famosa Ilha da Madeira, Funchal, Portugal, é um dos destinos mais bonitos e também um dos mais visitados do país tanto pelos nativos quanto por turistas de todo o mundo.

E é claro que toda essa preferência se justifica; a cidade, cercada por montanhas e pelo Oceano Atlântico, tem cenários naturais belíssimos, atrações antigas cheias de história e um clima sempre agradável.

Como se não bastasse, ela também é conhecida por produzir um dos vinhos mais gostosos e cobiçados de Portugal. Que tal incluir esse destino no seu roteiro de férias pela Europa? Você vai se surpreender!

Cote aqui os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Funchal, Portugal: descubra a capital da Ilha da Madeira!

Em uma viagem para a Europa, Portugal é sempre uma boa pedida em qualquer época do ano, principalmente, a cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, que tem um clima sempre agradável em todas as estações.

Nessa belíssima cidade, é possível encontrar as mais diversas atrações, o que agrada os mais diferentes perfis de turistas

O local conta com mercados tradicionais, jardins, praias, além de oferecer as mais deliciosas experiências gastronômicas para os seus visitantes. 

Conheça lugares como a Zona Velha, o Jardim Tropical Monte Palace, o Mercado dos Lavradores e muito mais. 

O que quer dizer Funchal?

O que quer dizer Funchal?
Fonte: Diana.Grytsku / Freepik

Tem curiosidade em saber o que quer dizer Funchal? Saiba que o nome da cidade significa: um extenso aglomerado de funchos em determinada área ou um lugar onde crescem funchos. Estranho, não é mesmo?

Mas não importa, pois, o destino tem belezas naturais surpreendentes, atrações históricas e um estilo de vida que vai te encantar.

Onde fica Funchal?

Entender onde fica Ilha da Madeira, Portugal, vai te ajudar a compreender melhor como chegar ao arquipélago de forma facilitada e prática.

Funchal é uma das cidades mais importantes da ilha e compreende uma área de, aproximadamente, 76 km², fazendo fronteira com municípios, como Santana, Santa Cruz, Câmara dos Lobos e Machico.

Como chegar à Ilha da Madeira em Portugal?

A Ilha da Madeira fica bem distante do continente europeu, a pouco mais de 900 km, e também não há ligação via terrestre entre os dois lugares. 

Se você quer saber como chegar à Ilha da Madeira em Portugal, uma das formas mais comuns de chegar ao arquipélago é de avião.

Você precisará desembarcar em Lisboa, capital portuguesa, e depois pegar outro voo até o Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo, na cidade de Funchal. A viagem tem duração de 1h40.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagens aéreas para Funchal

    Agora que você sabe como chegar em Funchal, chegou a hora de começar a pensar na parte prática da sua viagem.

    Na hora de montar o seu planejamento, comece pela compra das suas passagens aéreas, já que elas são os itens que ocupam uma boa fatia do seu orçamento.

    A forma mais fácil de economizar para viajar para o Funchal em Portugal é começar as buscas pelos voos mais baratos com bastante antecedência, já que os preços começam a subir em datas mais próximas ao embarque.

    Outra maneira de garantir as opções mais em conta do mercado é concentrar as suas buscas no melhor site comparador de voos, o Vai de Promo

    Nosso site tem ganhado a preferência dos viajantes por ser uma plataforma fácil de mexer e que apresenta os melhores descontos.

    Aqui, você pode fazer a comparação de voos de diferentes companhias aéreas, a fim de encontrar aquela opção que mais se adequa ao seu orçamento.

    Quer garantir as passagens para Funchal, Portugal, mais baratas do mercado? Então, cadastre seu e-mail na nossa plataforma para que possamos emitir avisos sempre que surgirem promoções no trecho de viagem desejado.

    Seguro viagem para Funchal, Portugal

    Com as passagens compradas, outro detalhe que não pode ser deixado de lado é a contratação de um seguro viagem para Portugal.

    Isso porque, esse serviço, além de ser uma obrigatoriedade para desembarcar no país, também vai garantir a segurança e tranquilidade durante a sua estada em Portugal.

    Um bom seguro vai oferecer serviços e coberturas que podem salvar a sua viagem em diversas emergências, como problemas de saúde, acidentes e até aquelas situações mais comuns, como perda de documento, extravio de bagagem, atraso de voo e por aí vai.

    Para garantir total proteção para visitar a cidade de Funchal em Portugal e com os preços que cabem no seu bolso, utilize a nossa plataforma, Seguros Promo, que oferece os planos ideais para destinos nacionais e internacionais.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Com o nosso site, você pode comparar até quatro planos de diferentes seguradoras para conseguir economizar e assegurar a sua total tranquilidade.

    Mapa de Funchal, Portugal

    Para conhecer as melhores atrações e fazer a viagem dos seus sonhos para Ilha da Madeira, o mapa é um item obrigatório, pois ele te ajudará a entender melhor como chegar ao destino e onde está localizado.

    Para definir as melhores rotas e reduzir o tempo gasto com deslocamento, elaboramos um guia para que você possa entender a localização de Funchal no mapa.

    O que fazer em Funchal, Portugal

    Uma viagem realmente só estará completa se você conhecer as principais atrações do destino, não é mesmo?

    Mas por não conhecermos bem os destinos, normalmente, ficamos em dúvida sobre quais os lugares que não podem ficar de fora do nosso roteiro. Para te ajudar nessa tarefa, listamos tudo o que fazer em Funchal, Portugal. Confira!

    Zona Velha

    Zona Velha
    Fonte: Pxhere / CC0

    Nada mais gostoso do que colocar calçados confortáveis e andar pela Zona Velha de Funchal, explorando suas vielas e ruas estreitas, que te levam para uma região com traços antigos e que preservam as memórias de um passado glorioso da ilha.

    Esse bairro histórico e boêmio é repleto de construções antigas como casarões e prédios que não mudaram em nada ao longo dos anos. 

    Ao andar pela região, passe pela Rua de Santa Maria, considerada a mais antiga da cidade.

    Aproveite também para degustar a comida dos restaurantes típicos, famosos por servirem pratos como o peixe-espada com banana e a espetada em pau de louro.

    Durante à noite, nessa região, o turismo Funchal, Madeira, ganha ainda mais animação, já que a vida noturna por lá é bem agitada.

    Jardim Tropical Monte Palace

    Não é à toa que o Jardim Tropical Monte Palace é um dos locais mais apreciados por moradores e turistas. 

    Em estações mais quentes, esse lugar fica ainda mais bonito com gramados e árvores verdinhas e flores ainda mais vivas.

    Além de sua beleza, o jardim proporciona também um belíssimo visual da baía da cidade, sendo um ótimo lugar para fazer fotos.

    Além de ser uma área natural que dá ainda mais vida aos roteiros, o Monte Palace tem também uma importância histórica para Funchal, Portugal, pois esse local abrigou um luxuoso hotel no século XVIII, que recebeu nomes importantes da época.

    No lugar, você encontrará muitas plantas e flores exóticas de vários continentes, além de animais como pavões, patos, carpas Koi, cisnes brancos e negros, pavões, galinhas, entre outros. 

    Igreja de Nossa Senhora do Monte

    Igreja de Nossa Senhora do Monte
    Fonte: Paul Mannix / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Na parte mais alta da cidade e no ponto de uma extensa escadaria, a Igreja de Nossa Senhora do Monte embeleza ainda mais o cenário urbano, dando um toque de história e cultura para os roteiros turísticos.

    Datado de 1470, o templo é dedicado à Nossa Senhora da Encarnação, sendo construída pela primeira pessoa nascida na Ilha Madeira, Adão Gonçalves Ferreira, que deixou essa importante relíquia histórica para a cidade de Funchal em Portugal.

    Além de ser um local religioso, a igreja também abriga os restos mortais de Carlos I da Áustria, o último imperador da Áustria. 

    Praia Formosa

    Em dias de sol e calor, a Praia Formosa ganha destaque nos roteiros e também é um ponto de encontro dos moradores da cidade em busca de um clima animado e um banho de mar.

    Considerada uma praia pública, ela tem dois quilômetros de extensão e possui águas limpinhas, sendo uma praia certificada pela Bandeira Azul da Comunidade Europeia.

    Além de proporcionar momentos de lazer para seus banhistas, ela também tem um forte contexto histórico para a Ilha da Madeira, já que em 1508, foi o local de entrada para os corsários franceses que saquearam a cidade.

    Mercado dos Lavradores

    Mercado dos Lavradores
    Fonte: Pxhere / CC0

    Em Funchal, Portugal, os pontos turísticos também estão ligados à gastronomia e cultura do povo, como o Mercado dos Lavradores. 

    Não deixe de reservar algumas horas para andar por seus corredores coloridos com barracas de flores e frutas exóticas.

    O mercado – muito frequentado pelos moradores – tornou-se também uma atração turística em razão das suas cores, cheiros, sabores e também por apresentar um pouco do estilo de vida da ilha.

    É fácil encontrar vendedores vestidos com trajes típicos para despertar a atenção dos turistas. Vale a pena conhecer!

    Teleférico Funchal Monte

    O teleférico Funchal Monte é um daqueles passeios que ficará guardado na sua memória por conta da bela paisagem proporcionada durante o percurso feito pelas cabines suspensas.

    Se você quiser fazer as melhores fotos da Ilha da Madeira em Portugal, sem dúvida, esse é o lugar certo. 

    O teleférico faz a ligação da cidade de Funchal com o Monte, ponto mais alto da cidade, em um percurso que dura 15 minutos até a parte mais alta da cidade, que abriga a Igreja Nossa Senhora do Monte

    Carros de Cesto da Madeira

    Carros de Cesto da Madeira
    Fonte: Paul Mannix / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Jamais vá embora de Funchal sem antes fazer um passeio com os carros de cesto da Madeira, um tipo de transporte muito tradicional na região do Monte, que proporciona uma experiência única aos seus visitantes. 

    Os famosos carros de cestos são produzidos de forma artesanal, com madeira e vimes e madeira, tendo dois ou três lugares.

    Com uma dose de coragem, prepare-se para uma aventura pelas ruas de Funchal em Portugal a bordo de um carrinho conduzido por dois carreiros, trajados de branco, com chapéu de palha e botas com solas de borracha, que fazem o maior barulho.

    Jardins do Palheiro

    Para um dia mais tranquilo e ensolarado, conhecer os Jardins Palheiro é uma boa pedida, já que o local é considerado uma das quintas mais bonitas da Ilha da Madeira, construído pelo primeiro Conde de Carvalhal, no século XIX.

    Conhecido também como os Jardins Blandy, os grandes personagens desse jardim são as camélias, que embelezam o lugar o ano todo, mas principalmente entre os meses de novembro e abril.

    Além de passear pelos seus corredores floridos, não deixe de conhecer a capela barroca e um antigo casarão, datado do século XVIII.

    Como é morar em Funchal?

    Como é morar em Funchal?
    Fonte: Pixabay

    Funchal é uma cidade rica e um dos destinos de moradia mais cobiçados de Portugal por conta da sua excelente infraestrutura, atividades de lazer e ótimo clima durante o ano todo.

    Por todas essas características, o destino tem atraído o interesse de muitos brasileiros, já que ele é um município que se parece muito com algumas cidades do nosso país.

    Para quem quer saber como é morar em Funchal, saiba que a ilha é pequena e, portanto, as oportunidades de trabalho são menores em comparação com outros destinos portugueses, como Porto e Lisboa, por exemplo, que recebem muitos brasileiros.

    No entanto, ela ganha em outros aspectos como a segurança, já que a cidade tem um dos índices de criminalidade mais baixos do país

    O custo de vida também é menor, o que atrai o interesse não somente dos brasileiros, mas também de moradores de outras partes de Portugal.

    Sem contar a gastronomia local, a boa infraestrutura de transporte, educação e opções de lazer. Se pensa em morar no país, Funchal é uma boa opção!

    Cotação de seguro viagem para Funchal, Portugal

    Depois de ler este artigo, certamente, você já está convencido de que Funchal, Portugal, é um dos destinos mais legais para a sua próxima viagem de férias, não é mesmo?

    Lembre-se sempre que, em toda viagem, seja ela nacional ou internacional, a parte burocrática precisa vir antes da elaboração do roteiro.

    Além das passagens aéreas, não se esqueça de contratar um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros, já que essa é uma das exigências do Tratado de Schengen, no qual Portugal faz parte.

    Antes de fazer as malas, faça as suas pesquisas na nossa plataforma, Seguros Promo, onde você encontra e compara diversos planos para encontrar as melhores ofertas do mercado! 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar para a Europa com segurança e economia? De Promo você pode!

    aaaa