CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Países da África para uma viagem inesquecível!

Existem muitos países da África ricos em cultura e história. Descubra quais são estes destinos e o que esperar de cada um deles!

Os países da África reúnem tantas atrações diferentes que você pode desfrutar de várias experiências inesquecíveis em um único roteiro de viagem!

O continente africano é o lar de culturas ricas e diversas, capazes de tornar a sua estadia ainda mais apaixonante.

Que tal conhecer paisagens que variam desde praias paradisíacas a algumas das maiores montanhas do mundo ou viver a experiência de avistar os “big five” em um safári pela savana?

Antes de incluir vários destinos em um único roteiro, o viajante não pode se esquecer de fazer um bom planejamento de viagem. 

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre os principais destinos africanos e dicas valiosas para a sua viagem! Veja só!

Cote e compare os seguros de viagem com um cupom de 15% de desconto neste link!

Quais os melhores países da África para visitar?

Decidir quais os países da África que merecem um lugar no seu roteiro de viagem não é tarefa das mais fáceis.

Afinal, o continente ocupa mais de 30 milhões de km² e abriga uma população de mais de 1,2 bilhão de pessoas, com atrações para todos os gostos e grandes distâncias a serem percorridas.

Para te ajudar a escolher os destinos ideais para o seu roteiro, selecionamos os países mais procurados para turismo, lugares que falam português e outras informações importantes para te ajudar! Vamos lá!

Curiosidades sobre o continente africano

Colin's Horseback Africa
Fonte: Elquarto / Colin’s Horseback Africa, África do Sul

Ao pensar em países do continente da África, muitas pessoas deduzem que a principal atração turística são os safáris ou as visitas às comunidades tradicionais. 

O que nem todo mundo sabe é que o continente abriga praias paradisíacas com águas turquesas dignas do Caribe, cidades modernas e cosmopolitas cheias de atrativos e montanhas repletas de trilhas de escalada.

A África ainda preserva sítios arqueológicos que remontam à origem da raça humana, resquícios de civilizações antigas impressionantes e alguns dos melhores museus do mundo.

Confira outras curiosidades sobre o continente africano!

Quantos países tem na África?

Existem nada menos que 54 países da África, número que coloca o continente como o maior em número de nações.

Além disso, a África se destaca pela grande diversidade cultural e linguística: o continente é lar de 30% de todos os idiomas falados no planeta, ou 2.092 línguas e mais de 8.000 dialetos.

Só a África do Sul, um dos países africanos mais ricos, tem 11 idiomas oficiais e dezenas de dialetos.

Qual é o país mais rico?

O mais rico entre todos os países da África é um verdadeiro paraíso em pleno Oceano Índico: as Ilhas Seychelles.

Destino badalado entre ricos e famosos por suas praias paradisíacas de águas cristalinas e areia branca, o arquipélago vive do turismo e tem a maior renda per capita de todo o continente.

O top 3 dos países africanos mais ricos fica completo com as Ilhas Maurício e a Guiné Equatorial.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a África

    Antes de embarcar para conhecer os países da África, você precisa ficar atento à documentação obrigatória, como visto e vacinas, e a um item essencial para qualquer viajante: o seguro viagem.

    O continente é rico em atrações divertidas que não são imunes a riscos: você pode se machucar durante um safári, ter uma intoxicação alimentar por comer um prato exótico ou passar mal pelas variações de temperatura.

    Para garantir que você não vai precisar encurtar sua estadia ou voltar com prejuízo para casa, vale a pena contratar um bom seguro viagem, que ofereça a cobertura necessária para a sua proteção.

    Além de resguardar o viajante em caso de emergências médicas ou odontológicas, o seguro viagem oferece seguro bagagem, assistência jurídica, auxílio financeiro por atraso ou cancelamento de voo e outras comodidades importantes para o turista.

    Para fazer a cotação de seguro viagem barato, visite nosso site de buscas, Seguros Promo, e compare as ofertas e coberturas mais completas do mercado com total comodidade.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Nossa plataforma garante atendimento 24 horas por dia e 100% em português para te auxiliar a qualquer momento durante a sua viagem.

    Dessa forma, você poderá se concentrar apenas em desfrutar da sua estadia, sem se preocupar com imprevistos!

    8 países da África para turistar

    A África é um continente enorme, onde caberia o Brasil, os Estados Unidos e a Índia, alguns dos maiores países do mundo em território.

    Como a área ocupada é muito grande, o continente acaba dividido em algumas regiões.

    O Norte da África é onde estão países badalados para turismo, como Marrocos e Egito, enquanto a África Ocidental é o endereço de Cabo Verde e Guiné Bissau, alguns dos países africanos que falam português.

    A África Central abriga países ricos em petróleo e que podem ser boas opções de viagem, como Gabão e Tanzânia. 

    A África Austral, por sua vez, é a região mais desenvolvida do país e com melhor infraestrutura para turismo, onde estão países como África do Sul, Ilhas Maurício e Moçambique.

    Para te ajudar a montar seu roteiro de viagem pelo continente, fizemos uma seleção com alguns dos melhores países da África para turismo! Veja só!

    Marrocos

    Países da África: Marrocos
    Fonte: Wirestock / Freepik

    O Marrocos, (ou melhor, Reino de Marrocos, pois estamos falando de uma monarquia constitucional) é o país da África mais próximo da Europa, situado no extremo norte do continente e separado por apenas 14 km de Punta Oliveros, na Espanha.

    Lar de 34 milhões de pessoas, o país é um dos principais destinos turísticos africanos e reúne dezenas de atrações formidáveis.

    A lista inclui a impressionante Mesquita Hassan II, considerada uma das mais bonitas do mundo, além de passeios pelo Deserto do Saara, os coloridos mercados de Marrakesh e muitas outras.

    Você conseguirá se comunicar em inglês em boa parte dos hotéis e até no comércio, mas saiba que as línguas oficiais do país são o árabe e um conjunto de vários dialetos berberes.

    Embora o euro seja aceito amplamente nas redes de hotelaria e serviços, a moeda oficial do país é o dirham marroquino: vale a pena fazer o câmbio para utilizar o dinheiro local em espécie nas compras corriqueiras.

    Tunísia

    Procurando praia, montanha e deserto em um só país? Você pode gostar da Tunísia! O país fica no norte do continente e é banhado pelas águas azuis do Mediterrâneo, além de abrigar importantes tesouros históricos.

    O Museu Nacional do Bardo, na capital, Túnis, dispõe de um amplo acervo que conta a história do país desde o Império Romano à era islâmica. Ali perto ficam, ainda, as ruínas de Cartago, uma das cidades mais prósperas da Antiguidade.

    Para renovar o bronzeado em belas praias, recomendamos uma visita à região de Djerba, principal balneário tunisiano. 

    Quem gosta de parques aquáticos, circuitos de golfe e bons resorts não vai se arrepender de incluir Hammamet, Sousse e Monastir em seu roteiro.

    O idioma oficial é o árabe, enquanto a moeda utilizada no país é o dinar tunisiano (1 dinar tunisiano = US$ 0,37 na cotação de abril/2021).

    África do Sul

    Países da África: África do Sul
    Fonte: Pexels

    Localizada no extremo sul do continente, a África do Sul é um dos países africanos mais ricos e com boa infraestrutura para turismo.

    Os atrativos são diversos, com mais de 2.800 km de litoral, com belas praias banhadas pelos oceanos Atlântico e Índico, e paisagens encantadoras por todos os cantos.

    O viajante encontra, ainda, destinos incríveis para safári, como o Parque Nacional Kruger, onde é possível avistar os Big Five, ou animais mais difíceis de serem caçados: leões, leopardos, búfalos, rinocerontes e elefantes.

    A África do Sul surpreende pela diversidade cultural e linguística, com 11 idiomas oficiais (incluindo inglês) e uma valorizada moeda, o rand (1 rand = US$ 0,70 em cotação de abril/2021).

    Aproveite sua estadia para conhecer a Garden Route, que percorre lagos, florestas, colinas e praias paradisíacas a 200 km de Cape Town, o complexo de cavernas Cango Caves e o Blyde River Canyon, um dos maiores cânions do país.

    Ilhas Maurício

    Listado entre os mais ricos países da África, o arquipélago das Ilhas Maurício fica ao sul do continente, pertinho de Madagascar.

    O país é um destino imperdível para quem gosta de mergulho, com amplos recifes de corais, águas cristalinas e grande diversidade marinha.

    A capital, Port Louis, é um lugar aconchegante e hospitaleiro, onde o viajante encontra um comércio diverso e com preços camaradas, além de excelentes hotéis e resorts de luxo.

    Uma das maiores curiosidades sobre as Ilhas Maurício é que não há um idioma oficial: o inglês e o francês são falados em praticamente todas as ilhas, bem como o crioulo mauriciano, um dialeto local de origem francesa.

    Etiópia

    Países da África: Etiópia
    Fonte: Pxhere / CC0

    Um dos maiores países africanos em população, com mais de 91 milhões de habitantes, a Etiópia fica em uma região conhecida como Chifre da África, uma área do mapa com formato parecido ao de um chifre de rinoceronte.

    Considerado berço da humanidade, o país é um verdadeiro paraíso para quem gosta de história, pois abriga importantes sítios arqueológicos que remontam à pré-história e ao período medieval, como as igrejas escavadas em pedra de Lalibela.

    Além disso, a Etiópia é o único país africano que nunca foi colonizado por nenhuma outra nação, o que significa que tem sua cultura própria muito bem-preservada, com seus próprios calendários e sistemas de horas.

    Vale a pena reservar alguns dias para conhecer a vibrante capital Addis Ababa, além de destinos no interior do país, como o Parque Nacional do Simien, o vulcão do deserto Erta Ale e as paradisíacas cachoeiras Blue Nile Falls.

    Mali

    Recortado por desertos, o Mali é um país encantador, que abriga vilarejos rústicos e cenários bucólicos cheios de possibilidades turísticas, especialmente para quem gosta de turismo de aventura.

    O principal destino malinês são as Falésias de Bandiagara, tombadas como Patrimônio Mundial pela Unesco por abrigar as ruínas de uma antiga cidade do povo Tellem, datadas de 3.000 a.C.

    Nas cidades de Djenné e Timbuktu, por sua vez, o viajante pode conhecer duas cidades milenares que viveram seu apogeu durante a Idade Média e reúnem imensos mercados a céu aberto onde é possível comprar de tudo.

    A capital, Bamako, é um lugar vibrante e movimentado, que dispõe de uma excelente rede de hospedagem, com bons hotéis de luxo com renome internacional.

    O país tem o francês como idioma oficial, além de uma moeda bastante desvalorizada, o Franco CFA ocidental (US$ 1 = 543 francos CFA ocidentais na cotação de abril/2021), e está entre os destinos mais baratos para turismo no continente.

    Zanzibar

    Países da África: Zanzibar
    Fonte: Pxhere / CC0

    Terra natal do saudoso cantor Freddie Mercury, Zanzibar é um destino impressionante, com praias paradisíacas, de águas cristalinas em incríveis tons de turquesa e excelentes pontos para a prática de mergulho com cilindro ou snorkel.

    A ilha é, na verdade, uma região autônoma da Tanzânia, o que significa que você estará próximo a outros destinos turísticos incríveis, como o Monte Kilimanjaro, o Serengeti e o Masai Mara.

    Como a região foi colonizada pelos britânicos, o inglês é amplamente falado por lá, embora a língua oficial seja o suaíli. 

    O dólar e o euro são amplamente aceitos em Zanzibar, mas vale a pena fazer o câmbio de pequenas quantias para realizar pequenas compras na moeda oficial, o xelim tanzaniano (US$ 1 = 2.323 xelins tanzanianos em cotação de abril/2021).

    Gabão

    Localizado na costa atlântica da África, o Gabão é um país de contrastes, onde bilionários do ramo do petróleo vivem lado a lado com pessoas em situação de vulnerabilidade social.

    Destino relativamente novo no roteiro de viajantes pelo continente, o país abriga grandes reservas ecológicas, como os parques nacionais Loango, Lopé e Akanda, ideais para quem gosta de safári e observação de animais marinhos.

    O Gabão também se destaca pela forte similaridade com a Tunísia: a moeda (Franco CFA ocidental) e o idioma (francês) são os mesmos.

    Países da África que falam português

    Países da África: Angola
    Fonte: Pixabay

    Boa parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa está na África: seis dos nove países que falam o idioma originado em Portugal estão no continente.

    Ou seja, uma boa oportunidade para viajantes que não dominam outro idioma e não querem deixar de conhecer lugares incríveis pela barreira linguística!

    Confira nossa seleção de países da África que falam português!

    Angola

    Um dos principais polos econômicos africanos, Angola tem uma história marcada por conflitos civis e um período de paz recente, que gerou um verdadeiro boom de crescimento nas últimas décadas.

    A capital, Luanda, é um lugar cosmopolita, com shoppings modernos e bons restaurantes, além de igrejas coloniais e excelentes museus que contam tudo sobre a colonização portuguesa.

    Assim como o “irmão” Brasil, a Angola abriga belas praias na costa atlântica, especialmente em Cabo Ledo, Mussulo e Benguela.

    Além disso, o território angolano tem um longo trecho de deserto, que se estende até a fronteira com a Namíbia, oferecendo ao viajante a oportunidade de conhecer lugares muitos diferentes em um só país!

    Cabo Verde

    Países da África: Cabo Verde
    Fonte: Pxhere / CC0

    Um dos mais paradisíacos países da África, Cabo Verde fica em um arquipélago vulcânico em meio ao Oceano Atlântico, onde é possível curtir a praia o ano inteiro!

    O país tem cultura rica e bastante musical, com culinária à base de frutos do mar e vários atrativos históricos, como o Forte Real de São Filipe e o centro histórico da capital.

    Não deixe de incluir a paradisíaca Ilha do Sal, os desertos à beira-mar de Boa Vista e o vulcão da Ilha de São Vicente em seu roteiro!

    Guiné Bissau

    O tropical Guiné Bissau é um país da costa ocidental africana conhecido pela riqueza natural: o território é recortado por imensos parques nacionais que abrigam uma grande diversidade animal e vegetal.

    A principal ilha do país é Bubaque, que faz parte de uma importante reserva ambiental que protege um habitat de hipopótamos de água salgada, o belíssimo Parque Nacional de Orango.

    Quem gosta de praias praticamente desertas e intocadas, por sua vez, pode gostar do Arquipélago dos Bijagós.

    A capital nacional, Bissau, em muitos aspectos lembra destinos históricos brasileiros, com várias construções coloniais, um porto antigo com forte influência arquitetônica portuguesa e uma vida noturna animada.

    O idioma oficial é o português e a moeda local é o franco CFA ocidental.

    Moçambique

    Países da África: Moçambique
    Fonte: Pixabay

    Assim como Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau, Moçambique é uma antiga colônia portuguesa, localizada no nordeste do continente, onde vivem mais de 30 milhões de pessoas.

    O português é o idioma oficial, mas também é comum encontrar falantes de línguas e dialetos populares, como macua, tsonga e sena.

    Embora seja um país com grande tradição rural, Moçambique tem recebido polpudos investimentos em turismo nos últimos anos e passou a oferecer uma excelente infraestrutura para receber seus visitantes.

    Entre os destinos turísticos moçambicanos mais populares está o Arquipélago de Bazaruto, que reúne praias paradisíacas banhadas pelo Oceano Índico e pontos ideais para prática de mergulho.

    Se a sua intenção é fazer um safári para conferir de perto a riqueza da fauna e flora do país, não deixe de incluir o Parque Nacional da Gorongosa em seu roteiro!

    São Tomé e Príncipe

    Um dos menores países do mundo, com apenas 964 km² de território, São Tomé e Príncipe fica em uma ilha vulcânica localizada praticamente sobre a Linha do Equador, uma linha imaginária que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul.

    Com essa localização mais do que especial, o país garante clima bom e tropical durante o ano inteiro: excelente para quem gosta de curtir praias paradisíacas.

    Durante sua estadia, conheça o Parque Natural Ôbo, que ocupa a maior parte do território do país, além das praias de águas cristalinas da ilha principal, São Tomé.

    Compre seu seguro viagem com descontos!

    Agora que você já conhece os países da África mais indicados para turismo, chegou a hora de fazer a cotação do seu seguro viagem barato na plataforma exclusiva do Seguros Promo.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Só assim você protege seu bolso em caso de emergências médicas, atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem e outros cenários que podem até encurtar a sua viagem.

    O melhor site de buscas do Brasil te ajuda a comparar preços e planos, oferece atendimento 100% em português e 24 horas por dia, além de trabalhar com as melhores seguradoras do mercado!

    Faça uma simulação e descubra que garantir a proteção que você precisa para a sua viagem pode custar bem menos do que você imagina! 

    Conhecer as belezas do continente africano com segurança e economia? De Promo você pode!

    aaaa