CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ilha da Madeira, Portugal: informações, mapa e dicas de viagem

A Ilha da Madeira, Portugal é destino que vai agradar os turistas que estiverem em terras lusitanas. Saiba o que ele te reserva!

A Ilha da Madeira, Portugal, é um destino turístico formidável cujas credenciais falam por si só.

Considerada o melhor destino insular do planeta pelo World Travel Awards por seis anos seguidos, a ilha abriga florestas tombadas como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, vales, penhascos e montanhas a perder de vista.

O cenário paradisíaco não é o único atrativo desse charmoso destino lusitano: o viajante pode desfrutar de gastronomia premiada, vinhos reconhecidos internacionalmente e uma cultura viva e vibrante.

Se você já está arrumando suas malas para conhecer esse lugar incrível, não se esqueça de fazer um planejamento caprichado. 

Afinal, a Ilha da Madeira é um dos principais destinos portugueses e um pouco de organização pode fazer muita diferença na sua estadia!

Pesquise no Seguros Promo e ganhe um cupom de 15% de desconto neste link!

Ilha da Madeira, Portugal: belezas naturais e aventura!

Embora seja um destino menos badalado que outras cidades portuguesas ou europeias, como Lisboa, Porto, Madri e Paris, a Ilha da Madeira, em Portugal, merece ser considerada para seu roteiro de viagem.

A ilha é, na verdade, um arquipélago de origem vulcânica formado por duas grandes ilhas, Porto Grande e Madeira, e dois grupos de ilhotas, chamados Desertas e Selvagens.

A paisagem é digna de cartão-postal, com mar azul intenso, imensos vales e imponentes montanhas, além da impressionante Floresta Laurissilva, tão verdejante que foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1999.

No arquipélago vivem cerca de 270 mil pessoas, 100 mil delas apenas na capital, Funchal, principal base para quem deseja explorar os quatro cantos do território com mais de 741 km².

A ilha foi anexada ao território de Portugal no século XV, mas só foi “descoberta” para o turismo há algumas décadas.

O resultado é um lugar bastante genuíno, com paisagem e cultura praticamente intocadas, e uma boa opção para quem busca um destino diferente para sua próxima viagem.

Qual a melhor época para visitar a ilha da Madeira?

Qual a melhor época para visitar a ilha da Madeira?
Fonte: Pxhere / CC0

Não existe época ruim para fazer turismo na Ilha da Madeira, Portugal: o clima é agradável durante o ano inteiro e o arquipélago é belíssimo em qualquer estação.

O viajante, porém, deve ficar atento a alguns detalhes antes de agendar a sua viagem.

A época mais indicada para turismo é de abril a setembro, quando os termômetros ficam entre 7ºC e 19ºC, praticamente não chove e a temperatura do mar está mais agradável para banho.

Esse período também marca a alta temporada na região, o que significa ruas, hotéis, restaurantes e atrativos turísticos mais cheios, bem como preços mais salgados.

Se você não faz questão de curtir uns dias de praia, o período da viagem fará pouca diferença na sua estadia: você poderá fazer passeios ao ar livre, trilhas e tours de observação de golfinhos e baleias em qualquer época.

Onde fica a Ilha da Madeira Portugal?

A Ilha da Madeira, Portugal, fica em um arquipélago vulcânico mais próximo da África do que da capital portuguesa: são 1.000 km de distância de Lisboa, enquanto Marrocos está a “apenas” 500 km e as Ilhas Canárias estão a 450 km.

O território insular é banhado pelo Oceano Atlântico e tem apenas duas ilhas habitadas: Madeira e Porto Santo.

Como chegar à Ilha da Madeira em Portugal?

Como o arquipélago está bem distante do continente, não existem vias terrestres que levem à região. Os viajantes só podem chegar ao destino de avião ou pelo mar.

A capital da Ilha da Madeira, Funchal, tem seu próprio aeroporto, batizado em homenagem ao madeirense mais ilustre: o Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo.

O terminal recebe voos diretos a partir de Lisboa e outros destinos portugueses, operados por diversas companhias aéreas, como TAP, Lufthansa e a low cost Easyjet.

O viajante também pode voar até a ilha menor, Porto Santo, e concluir o trajeto até Funchal via ferry.

A Ilha da Madeira também faz parte da rota de vários navios de cruzeiro durante o ano inteiro. No verão a região recebe viagens marítimas regulares a partir de Lisboa, ideal para quem quer desfrutar de alguns dias no mar.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Ilha da Madeira, Portugal

    Durante seu planejamento para conhecer a Ilha da Madeira, Portugal, você não pode se esquecer de contratar um seguro viagem.

    Além de ser obrigatório para qualquer pessoa que deseja conhecer Portugal e a maioria dos países da Europa, por ser um requisito do Tratado de Schengen, o seguro viagem é recomendado para qualquer viajante.

    Afinal, o seguro oferece coberturas e serviços que podem fazer a diferença em caso de imprevisto, como problemas médicos, cancelamento de voo, extravio de bagagem e outras situações.

    Você pode encontrar o seguro viagem mais completo do mercado pelo menor preço em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar coberturas e ofertas para encontrar a melhor alternativa para a sua estadia.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Ao procurar seguro viagem para a Europa, o viajante encontra apenas opções acima da cobertura mínima exigida, de 30 mil euros, e que têm validade em todo o território europeu: ideal para o viajante que vai combinar vários países em um só roteiro.

    Mapa Ilha da Madeira, Portugal

    O planejamento de viagem é essencial para prever gastos, definir rotas de deslocamento e montar um roteiro com as atrações mais imperdíveis. 

    Para isso, é importante conhecer antecipadamente o destino que você vai visitar e avaliar as localizações dos atrativos que você deseja visitar.

    Nesse sentido, destacamos o mapa da Ilha da Madeira, Portugal, confira!

    Pontos turísticos da Ilha da Madeira, Portugal

    Durante a sua estadia na Ilha da Madeira, Portugal, o que fazer não será um problema: difícil vai ser escolher qual atração conhecer primeiro.

    O arquipélago reúne paisagens exuberantes, excelentes restaurantes, hotéis requintados e muito mais, veja só!

    Funchal

    Funchal Ilha da Madeira Portugal
    Fonte: Unsplash

    A capital da Ilha da Madeira, Funchal, em Portugal, é uma cidade com mais de 500 anos de história e abriga um amplo patrimônio, com edifícios antigos, monumentos icônicos e o mar sempre azul no horizonte.

    Um passeio imperdível é o teleférico local, que leva o visitante a mais de 1.500 metros de altitude para contemplar a cidade do alto. Para comprar artesanatos e alimentos frescos, inclua o Mercado dos Lavradores em seu roteiro.

    Vários museus importantes estão instalados na cidade, como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Madeira Story Center, o Museu Quinta das Cruzes e o Museu de Arte Sacra, que reúnem ricos acervos.

    Quem gosta de praias não pode deixar de conhecer as praias da Barreirinha e Ponta Gorda, com mar limpo e ideal para crianças, além de boa oferta de resorts e hotéis de luxo.

    Aproveite a sua estadia para desfrutar dos premiados vinhos locais em bares badalados, como Blandy’s e Beef and Wines.

    Por fim, visite o Jardim Botânico de Funchal, um dos maiores de Portugal, onde os visitantes encontram mais de 2.500 espécies vegetais e 300 espécies de aves madeirenses.

    Porto Moniz

    Um dos principais cartões-postais da Ilha da Madeira está em Porto Moniz: as espetaculares piscinas naturais encravadas em crateras de origem vulcânica.

    A água das piscinas é renovada a cada onda do mar e os visitantes ainda podem desfrutar de excelente infraestrutura, com banheiros, deck com espreguiçadeiras, bar, restaurante e hotel.

    As piscinas naturais funcionam durante o ano inteiro e a entrada custa apenas 1,50 euro (preço em maio/2021).

    Durante a sua visita, que tal fazer um agradável passeio pelo centrinho da vila, repleto de restaurantes e lojas de artesanato?

    Fajã dos Padres

    Fajã dos Padres
    Fonte: Pedro Miguel Monteiro / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    A praia de Fajã dos Padres é um lugar que conquista os visitantes logo no trajeto: a única maneira de chegar até o lugar é de teleférico, com vista privilegiada das falésias e do oceano.

    A região abriga uma antiga casa de veraneio de padres jesuítas, uma praia de areia escura e muitas pedras de seixo rolado, além de um horto florestal.

    Se você gosta de se hospedar em lugares praticamente desertos, considere ficar no hotel próximo à estação do teleférico, que dispõe de oito villas e um bangalô para hospedagem.

    Cabo Girão

    O mirante do Cabo Girão é um dos lugares mais imperdíveis da Ilha da Madeira, Portugal. 

    No local, os turistas encontram uma plataforma de vidro localizada a mais de 580 metros de altura, pela qual é possível caminhar para contemplar a paisagem de uma perspectiva privilegiada.

    O miradouro fica no promontório mais alto de toda a Europa, com vista do Atlântico, da cidade de Funchal e seus arredores.

    Curral das Freiras

    Curral das Freiras
    Fonte: Bjørn Christian Tørrissen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O charmoso vilarejo de Curral das Freiras fica em um dos imensos vales da Ilha da Madeira, escondido em meio a montanhas imponentes.

    A antiga vila pesqueira dispõe de um mirante que oferece vista da Eira do Serrado, além de abrigar um charmoso centro histórico.

    Vale a pena visitar a região aos domingos, quando o vilarejo sedia uma feira de rua com dezenas de barraquinhas que vendem artesanato, comidas típicas e itens variados.

    Câmara de Lobos

    O vilarejo de Câmara de Lobos é um lugar bastante fotogênico, com a paisagem pontilhada por barquinhos coloridos dos pescadores que vivem na região.

    A região tem ruas estreitas, casas antigas e um centrinho histórico compacto, repleto de restaurantes, comércio e barzinhos: destino ideal para quem deseja descansar durante a viagem!

    Parque temático da Madeira

    Parque de Madeira Portugal
    Fonte: Pixabay

    Instalado na cidade de Santana, a 40 km de Funchal, o Parque Temático da Madeira é o maior parque de diversões do arquipélago, ocupando uma área de mais de 145 mil m².

    Ali, os visitantes encontram exposições multimídia que contam a história da Madeira e de Portugal de maneira lúdica e divertida, além de brinquedos, lago, labirinto e outras atrações.

    A boa notícia é que os atrativos ao ar livre têm entrada gratuita! 

    O funcionamento ocorre de terça a sexta, das 9h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

    Levada do Caldeirão Verde

    Toda a Ilha da Madeira é cortada por antigos canais de irrigação, instalados há mais de 400 anos para transportar a água por todos os cantos do arquipélago.

    Os antigos aquedutos são conhecidos como levadas e parecem recortar a mata nativa, oferecendo belas trilhas para quem gosta de atividades ao ar livre e trekking: são mais de 2.000 km de trilhas!

    Uma das mais famosas levadas é a do Caldeirão Verde, com 13 km de extensão e tempo médio de 5h30, mas as opções são variadas, como a do Pico Ruivo, da Ponta de São Lourenço, da Ribeira da Janela e muitos outros.

    Quantos dias para conhecer a Ilha da Madeira?

    A Ilha da Madeira, Portugal, não é muito grande, mas reúne dezenas de atrações em diferentes partes do território, o que significa que conhecer tudo em um tempo limitado pode ser um grande desafio.

    São tantos atrativos que é possível encher um mês inteiro de viagem sem nunca repetir um ponto turístico.

    Se você tem pouco tempo disponível para a viagem, é recomendado se ater apenas às atrações mais famosas. Para isso, pode ser uma boa ideia reservar ao menos sete dias inteiros para sua estadia.

    Caso você deseje praticar trilhas ou esportes de aventura, fazer passeios marítimos para observar animais como baleias e golfinhos ou conhecer as principais praias do arquipélago, o período mínimo recomendado para a viagem é de 10 dias.

    Onde comer na Ilha da Madeira?

    Onde comer na Ilha da Madeira?
    Fonte: Topntp26 / Freepik

    Assim como outros destinos portugueses, a Ilha da Madeira é um lugar onde é possível comer bem sem gastar muito.

    Em Quinta Grande, o Fajã dos Padres é um dos restaurantes mais badalados, especializado em frutos do mar frescos e culinária mediterrânea.

    Gosta de culinária de alto nível? Inclua o Il Galo D’Ouro, que tem duas estrelas Michelin, em seu roteiro de viagem. O restaurante fica em Funchal e está sempre lotado, então faça sua reserva com antecedência!

    Também em Funchal, o Quinta da Casa Branca oferece menus degustação sob comando do chef Carlos Magno por um bom custo-benefício.

    Com pratos entre 20 e 30 euros, o Villa Cipriani oferece uma boa seleção de massas artesanais, enquanto a Adega da Quinta dispõe de uma ampla carta com os melhores vinhos portugueses.

    Quanto custa uma viagem à Ilha da Madeira?

    Portugal não é um destino caro para turismo na Europa. Pelo contrário, com alguma organização é possível economizar bastante durante sua estadia.

    A hospedagem é um dos fatores que possibilita essa poupança de gastos: é possível encontrar acomodações mais modestas a partir de 25 euros por noite e hotéis mais requintados com diárias a partir de 100 euros.

    Em geral, os gastos com alimentação ficam em torno de 20 euros por refeição. Nos restaurantes mais simples, você conseguirá gastar entre 6,50 e 13,50 euros por refeição.

    Quem deseja fazer passeios de barco ou 4×4 pela maior ilha de Portugal deve pagar a partir de 15 euros por tour.

    Não se esqueça, ainda, de se organizar para gastos com seguro viagem, que podem custar a partir de R$ 18 por dia.

    Todos esses preços foram cotados em maio/2021.

    Cotação de seguro viagem para a Ilha da Madeira, Portugal

    Como você já sabe, o seguro viagem é obrigatório para quem deseja visitar a Ilha da Madeira, Portugal: a apólice precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar preços e planos das melhores seguradoras do mercado em poucos cliques.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    É só selecionar o destino desejado e incluir as datas da viagem para encontrar as melhores ofertas. Você também pode contar com a ajuda da nossa central de atendimento exclusiva para encontrar a cobertura mais adequada para o seu perfil.

    Assim, você garante coberturas médicas e odontológicas, seguro de bagagem, auxílio jurídico, assistência por atraso ou cancelamento de voo e muito mais.

    Faça uma cotação online e gratuita para garantir essa tranquilidade para a sua viagem pelo menor preço do mercado! De Promo você pode!

    aaaa