CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Dicas para escolher qual melhor país para fazer intercâmbio

Muita gente sonha com a oportunidade de morar fora do Brasil, e, escolher o melhor país para fazer intercâmbio para aprender um novo idioma ou para dar um upgrade no currículo, é muito importante. Mais do que isso, desejar fazer um intercâmbio graças à experiência de vida riquíssima proporcionada pela imersão na cultura, na história …

Muita gente sonha com a oportunidade de morar fora do Brasil, e, escolher o melhor país para fazer intercâmbio para aprender um novo idioma ou para dar um upgrade no currículo, é muito importante. Mais do que isso, desejar fazer um intercâmbio graças à experiência de vida riquíssima proporcionada pela imersão na cultura, na história e nos costumes do destino.

Porém, na hora de planejar a viagem, é comum surgirem dúvidas. “Qual é o melhor país para fazer intercâmbio?” é apenas uma das perguntas de quem planeja passar uma temporada no exterior. E, para respondê-la, é preciso de tempo, pesquisa e organização.

Neste post, você vai ver algumas dicas para escolher o melhor país para o seu intercâmbio e os prós e contras de alguns dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Preparado para a leitura? Então vamos lá!

Qual o melhor país para fazer intercâmbio?

Isso depende muito do que você deseja fazer, então, a primeira coisa que você precisa fazer é definir qual o seu objetivo com o intercâmbio:

  • aprender um novo idioma;
  • aprimorar a língua que você já sabe;
  • fazer um curso profissionalizante;
  • realizar uma pós-graduação, um mestrado ou um doutorado;
  • trabalhar para ganhar experiência e/ou bancar as despesas;
  • conhecer uma cultura.

As possibilidades são muitas, e, para encontrar o melhor país para a sua viagem, você precisa saber o que quer.

    Viaje tranquilo!
    Seguro viagem com desconto para estudantes. Cadastre-se para receber nossas promos!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas para o seu intercâmbio diretamente no seu e-mail.

    Crie um orçamento

    melhor país para fazer intercâmbio

    Algumas pessoas já têm o sonho de fazer seu intercâmbio em um determinado país e não querem abrir mão disso. Mas, antes de bater o martelo, é preciso calcular os custos dessa viagem para saber se eles estão dentro do que você pode investir.

    Se um intercâmbio no país que você sempre quis estiver muito caro, veja se é possível escolher a sua 2ª opção ou vá para um local que esteja de acordo com o seu bolso. Seja flexível e aberto a novas oportunidades, pois, independentemente do destino, ele vai ter ensinar muito!

    Também leve em consideração se o país dos seus sonhos oferece as condições para que sua viagem cumpra os objetivos. Lembre-se ainda de fazer um bom planejamento para evitar gastos desnecessários e procure economizar para não passar aperto quando estiver longe de casa.

    Pesquise sobre o destino

    Pesquise sobre o destino

    Essa etapa é muito importante para o planejamento do seu intercâmbio. Por isso, tire um tempo para pesquisar bastante sobre o destino e informe-se sobre questões como:

    • clima;
    • alimentação;
    • custo de vida;
    • e costumes locais.

    Esses fatores que podem influenciar na sua adaptação no início da viagem.

    Informe-se sobre o visto de trabalho

    Quem pretende trabalhar durante o intercâmbio — seja para ampliar a experiência profissional ou para ajudar a bancar as despesas da viagem, como hospedagem e alimentação — precisa se informar também se o país procurado permite o trabalho legalizado de visitantes estrangeiros.

    Alguns destinos badalados, como Estados Unidos e Reino Unido, não concedem esse tipo de visto. Já outros países autorizam o trabalho em situações específicas.

    Se você tem interesse em trabalhar no exterior, mas não se sente seguro para encontrar por conta própria um destino onde possa ter um trabalho regularizado, vale a pena procurar a orientação e o suporte de uma boa agência de intercâmbio.

    Os destinos mais procurados para intercâmbio

    Agora que você já sabe como escolher o melhor país para fazer intercâmbio, pode começar a pensar no tão esperado destino. E, para te ajudar nessa decisão, apresentamos alguns dos principais países procurados por intercambistas brasileiros e de outras partes do mundo, com o que eles tem de bom e suas desvantagens. Veja só:

    Canadá

    Canadá

    O Canadá (um dos preferidos dos brasileiros) atrai milhares de estudantes com sua excelência na educação e com sua facilidade para conseguir um visto. Além disso, oferece a possibilidade de aprender 2 idiomas ao mesmo tempo, já que o inglês e o francês são as línguas oficiais.

    Também fica mais barato fazer um intercâmbio no Canadá do que ir para os Estados Unidos ou para a Inglaterra. Um dos maiores desafios para quem vem do Brasil é se adaptar ao frio canadense, que no inverno chega a ter temperaturas bem abaixo de 0.

    Estados Unidos

    Estados Unidos

    Um dos países com maior extensão territorial do mundo, os Estados Unidos têm diversas cidades com características geográficas, climáticas e culturais para todos os gostos. Na terra do Tio Sam, um intercâmbio vai muito além do curso de idioma ou universitário e passa pela vivência do American way of life e o acúmulo de uma enorme bagagem cultural, além da qualidade dos programas de incentivo ao intercambista.

    O que dificulta a ida para os EUA é a burocracia para entrar no país e o direito a bolsas de estudo, que costuma ser bem maior do que os demais destinos. Por lá também não é concedida a intercambistas a permissão de trabalho.

    Reino Unido

    Reino Unido

    Quando o assunto é Europa, Londres é uma das cidades preferidas para intercâmbio. Na capital da Inglaterra, convivem muito bem o velho e o novo, o tradicional e o moderno — tanto que lá estão Oxford e Cambridge, duas das instituições de ensino mais renomadas do mundo. A cidade também oferece uma imersão completa na cultura local e qualidade de vida.

    Por outro lado, o Reino Unido não concede o visto de trabalho a estudantes intercambistas, e o clima frio e úmido pode dificultar a adaptação durante o intercâmbio.

    Austrália

    Austrália

    Com um clima quente, paisagens deslumbrantes e vida cultural agitada, dá para entender por que a Austrália também está entre os destinos mais queridos pelos brasileiros. O maior país da Oceania ainda tem bom custo de vida e permite aos intercambistas estudar e trabalhar.

    A distância do Brasil (a viagem dura em média 20 horas) e os valores mais altos das passagens aéreas podem ser um ponto contra um intercâmbio na Austrália.

    Com essas informações, você certamente vai escolher o melhor país para fazer intercâmbio com mais confiança e poderá aproveitar ao máximo sua vivência no exterior. Para que sua viagem seja do jeito que você sonhou, pense também na sua segurança e tranquilidade caso imprevistos aconteçam e contrate o seu seguro viagem.

    Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!

    aaaa