CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Fez, Marrocos: o que fazer, informações, mapa e dicas de viagem

O que fazer na cidade de Fez, Marrocos? Vem saber tudo o que conhecer na cidade!

Uma das maiores joias do Norte da África, Fez, Marrocos, pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem.

Antiga capital marroquina, a cidade abriga nada menos do que 785 mesquitas, diversas medinas e souqs, os tradicionais mercados árabes, além de bons hotéis, restaurantes, lojas e dezenas de atrativos turísticos.

Para conhecer tudo no melhor tempo hábil, o viajante não pode deixar de fazer um bom planejamento de viagem, especialmente se tiver pouco tempo disponível para sua estadia.

Afinal, só com um bom roteiro é possível antecipar as atrações mais imperdíveis, estipular o orçamento necessário para a viagem, escolher o melhor lugar para ficar, avaliar rotas de deslocamento viáveis e muito mais.

Neste artigo, você encontra as informações mais importantes sobre a cidade: onde fica, quando visitar, o que fazer, onde comer, onde ficar e outras dicas incríveis para a sua viagem. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem para a África com 15% de desconto neste link!

Fez, Marrocos: o que fazer em uma das maiores cidades do país?

Uma das maiores metrópoles marroquinas, a cidade de Fez foi fundada no século I e desde então assumiu certo protagonismo no norte africano.

O destino foi capital do Marrocos em diversas ocasiões, tendo perdido o posto definitivamente apenas em 1912, é considerado a capital cultural do país e abriga mais de 1,15 milhão de habitantes.

Apesar da história milenar, da cultura efervescente e das belezas naturais que abriga, Fez era relativamente ignorada nos principais roteiros pelo Marrocos e pelo Mediterrâneo até poucos anos atrás.

Foi apenas recentemente que a cidade mais antiga entre as Cidades Imperiais do Marrocos entrou na mira dos turistas, e você não vai se arrepender de incluir o destino no roteiro da sua próxima viagem!

Quando ir a Fez

Quando ir a Fez
Fonte: Pixabay

O viajante não pode se esquecer de conferir o calendário antes de planejar a sua viagem para Fez, no Marrocos. A cidade fica em uma região desértica e o clima pode influenciar diretamente a sua experiência na região.

Durante o verão, de junho a agosto, o calor é extremo, com máximas acima de 40ºC, o que pode tornar uma simples caminhada ao ar livre um grande desafio.

Por essas e outras, recomenda-se que o viajante conheça a cidade nos períodos que antecedem ou sucedem a estação mais quente do ano, ou seja, entre abril e maio ou de setembro a outubro.

Para garantir o máximo de economia com passagens aéreas e hospedagem, você pode visitar a cidade na baixa temporada, no mês de novembro, quando os hotéis estão vazios e as diárias, mais baratas.

Como chegar em Fez, Marrocos

Além de se preocupar com o que conhecer em Fez, Marrocos, o viajante precisa descobrir como chegar à cidade imperial. A boa notícia é que o acesso à antiga capital marroquina é relativamente fácil.

Fez tem seu próprio aeroporto internacional, que recebe voos a partir da Europa e dos principais aeroportos da África: entre as companhias aéreas que pousam ali estão a Royal Air Maroc, a Ryanair e muitas outras.

A partir do aeroporto, você pode chegar ao centro da cidade com a ajuda do transporte público, como ônibus e táxi: o trajeto leva pouco menos de 40 minutos.

Prefere viajar de trem? Você gostará de saber que Fez dispõe de uma antiga estação ferroviária que recebe trens a partir das principais cidades do país, como Marrakech e Casablanca.

Além disso, vale a pena pontuar que o destino fica em um ponto de encontro de rodovias que levam às principais cidades do país, como a capital, Rabat, Casablanca, Marrakech, Meknes e muitas outras. Ou seja, o acesso por terra também é facilitado.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagem para Fez, Marrocos

    A maneira mais prática de chegar a Fez, Marrocos, é pelo Aeroporto de Fez-Saïss, localizado a 15 km do sul da cidade, por onde passam cerca de 800 mil passageiros por ano.

    Recomendamos uma visita ao site buscador Vai de Promo para encontrar as melhores promoções de passagens aéreas para o Marrocos ou qualquer outro destino do mundo.

    Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas estimadas da viagem e escolher a melhor oferta para o seu bolso.

    O viajante pode simular quantas datas e rotas desejar para encontrar o momento mais barato para viajar.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção!

    Seguro viagem para o Marrocos

    Ao realizar o seu planejamento de viagem, você não pode se esquecer de garantir um bom seguro viagem para te proteger durante a sua estadia.

    Embora não seja obrigatório para quem deseja visitar o país africano, o seguro viagem é um item recomendado para qualquer viajante, não importa o destino.

    Afinal, imprevistos não escolhem hora ou lugar para acontecer e podem até mesmo atrapalhar o sucesso da sua viagem.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra os planos mais completos pelo menor preço do mercado: você só precisa selecionar o destino e as datas da viagem para comparar as melhores coberturas.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Assim vai ficar fácil garantir coberturas médica e odontológica, seguro bagagem, assistência jurídica, auxílio por cancelamento de voo e outros serviços que podem fazer a diferença em caso de problemas!

    Mapa turístico de Fez, Marrocos

    Antes de arrumar suas malas, não deixe de conferir o mapa da cidade de Fez, em Marrocos, com os principais pontos turísticos em destaque!

    O que fazer em Fez, Marrocos

    Chegou a hora de conhecer as atrações mais imperdíveis da cidade e montar um roteiro de viagem imperdível!

    Para conhecer os principais atrativos locais você precisará de, pelo menos, três dias na cidade e muita organização para se deslocar de maneira eficiente.

    Confira o que fazer em Fez, Marrocos!

    Fez El Bali (Medina)

    Fez El Bali (Medina)
    Fonte: Pixabay

    A principal atração de Fez é sua impressionante medina, Fez El Bali, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

    Construída em meados do século IX, a medina é como um imenso labirinto de ruelas, becos e praças ostentosas, que funcionava como centro comercial no período medieval.

    Até hoje, ali se encontra praticamente de tudo: frutas, vegetais, carnes, grãos, artesanato, vestuário, calçados, cosméticos e muito mais.

    O cenário parece saído de uma pintura: por todo lado é possível ver pessoas tingindo tecidos de maneira natural, panelas sendo forjadas ao ar livre e animais sendo negociados para abate ou transporte.

    São quase 10 mil ruas, todas elas com trânsito proibido para veículos. Isto é, só é possível se deslocar entre as muralhas a pé ou no lombo de burrinhos.

    Talaa Sghira e Talaa Kebira 

    As ruas mais famosas da cidade ficam nos limites da medina e não podem ficar de fora do seu roteiro: Talaa Sghira e Talaa Kebira. 

    Talaa Sghira se inicia na Porta Azul, principal acesso à medina, e se estende até a chamada parte baixa de Fez, nos arredores da Universidade de al Quaraouiyine.

    A rua abriga as melhores lojas e atrações da cidade, bem como alguns hotéis e bons restaurantes, além de ser um excelente ponto de referência para quem deseja circular pela medina.

    Talaa Kebira, por sua vez, vai do portão de Bab Bou Jeloud até a Madraça Attarine e funciona como um imenso shopping a céu aberto.

    Madraça Attarine

    Madraça Attarine
    Fonte: Alina Chan / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Fundada nos primeiros anos do século XIV, a Madraça Attarine é uma parada obrigatória em qualquer roteiro por Fez, Marrocos.

    A antiga escola islâmica da capital cultural do país segue em funcionamento até a atualidade, mas está aberta a visitação nos momentos em que não ocorrem aulas no local.

    A madraça é considerada uma obra-prima da arquitetura marroquina, projetada em estilo árabe, coberta por milhares de arabescos e azulejos decorados.

    Os visitantes têm acesso ao pátio central, bem como ao salão dedicado a orações e dezenas de quartos que abrigavam os estudantes durante a Idade Média.

    Universidade al Quaraouiyine

    Endereço da biblioteca mais antiga do planeta, que reúne mais de 4.000 livros e manuscritos árabes com grande importância história, a Universidade de al Quaraouiyine se destaca entre as construções ao final da Talaa Sghira, na medina Fez El Bali.

    Apesar de não estar aberta a visitação pública, a universidade funciona até os dias de hoje e pode render belas fotos em meio ao cenário da medina!

    Bab Boujloud

    Bab Boujloud
    Fonte: Bjørn Christian Tørrissen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A famosa Porta Azul de Fez, oficialmente chamada Bab Boujloud, é um imenso portão que separa a medina da parte mais nova da capital cultural marroquina.

    O portão tem decoração impressionante, com diversos mosaicos e arabescos, e é rodeado por mercados, lojas, hotéis e muitos restaurantes.

    Palácio das Sete Portas

    O Palácio Real de Fez, Marrocos, é conhecido como Palácio das Sete Portas por ser ornado com sete grandes portões de bronze: um para cada dia da semana.

    Cada um dos portões é devidamente decorado com cerâmicas pintadas a mão e pode render fotos belíssimas para o seu álbum de viagens. A visitação ao interior do palácio, porém, não é permitida ao público.

    Curtume Chouwara

    Curtume Chouwara
    Fonte: Pixabay

    Seguindo a partir da Bab Boujloud é possível chegar ao curtume Chouwara, um espaço que abriga mais de 300 poços dedicados ao tratamento, curtimento e tingimento do couro de inúmeros animais, como caprinos, bovinos e até camelos!

    Construído a mais de 800 anos, o curtume pode ser avistado a partir dos terraços dos prédios nos arredores: muitos desses terraços são de propriedade dos donos de lojas de couro, que aproveitam para vender ali seus produtos.

    Durante a visita, você aprenderá como é feito o preparo do couro e receberá uma folha de hortelã para “mascarar” o forte cheio do curtume. Aproveite para tirar muitas fotos e garantir produtos de couro por precinhos camaradas!

    O que é Medina em Marrocos?

    Durante a sua viagem pelo Marrocos, você vai trombar em várias ocasiões com a palavra “medina”, ou المدينة المنورة, em árabe. Mas, afinal de contas, o que é uma medina?

    Esse é o nome dado a um conjunto urbano localizado entre muralhas, isto é, um aglomerado urbano fortificado.

    As principais cidades do Marrocos têm suas próprias medinas, que se destacam pelos portões e paredes ornamentados, mercados a céu aberto, praças bonitas e muitas construções históricas.

    A Medina de Fez, também conhecida como Fez El Bali, é a maior de todo o mundo árabe, com mais de 9.400 ruas, e tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Ou seja, nada de circular pelo local sem o auxílio de um GPS, ou você definitivamente acabará se perdendo!

    Onde se hospedar em Fez, Marrocos?

    Onde se hospedar em Fez, Marrocos? Hotel Rabat
    Fonte: Elquarto / Hotel Rabat, Marrocos

    Na hora de escolher onde ficar em Fez, Marrocos, você não terá muitas opções à disposição, pois a maioria dos estabelecimentos de hospedagem está localizada na própria medina.

    Vale a pena procurar um hotel entre a Porta Azul e a Praça Rcif, os pontos mais privilegiados para turismo na medina de Fez.

    O La Maison Bleue Batha e o Riad Maison Bleue and Spa são opções de hospedagem com bom custo-benefício, enquanto o Fés Touria Palace é indicado para viajantes econômicos.

    Para desfrutar de luxo e requinte no melhor estilo árabe, faça suas reservas no Dar Tahri ou no chiquérrimo Palais Faraj Suites & Spa.

    Você pode encontrar os melhores hotéis em Fez e em qualquer destino do mundo pelo menor preço no site buscador ElQuarto, que permite o pagamento das diárias em reais, sem incidência do IOF.

    Onde comer em Fez, Marrocos?

    Que tal mergulhar na gastronomia da capital cultural do país? Não faltam bons restaurantes em Fez, Marrocos, que servem delícias capazes de agradar até mesmo os viajantes com paladar mais exigente!

    Assim como os hotéis da cidade, as opções gastronômicas de Fez estão concentradas na Medina, como o Medina Social Club Restaurant, o Restaurant La Cave, o Dar Roumana, o Café Restaurant Al Oud e o Darori Resto.

    Na região do centro, próximo à estação ferroviária da cidade, você pode gostar do Le Jazzi,, do Block House, do Restaurant Zohra ou do Dar Saada.

    Fez ou Marrakech?

    O melhor destino para a sua viagem pelo Marrocos vai depender do tipo de experiência que você deseja viver no país.

    Enquanto a colorida Marrakech é uma das cidades mais famosas e cosmopolitas do país, com excelente infraestrutura turística, a tradicional Fez é o melhor lugar para conhecer a fundo a história e a cultura local.

    Além disso, vale lembrar que Fez é a terceira cidade mais importante do Islamismo, atrás apenas das cidades de Meca e Medina, na Arábia Saudita.

    De qualquer forma, as duas cidades são consideradas “cidades imperiais” do Marrocos e guardam importantes heranças com milênios de história: você não se arrependerá de conhecer nenhuma delas!

    Cotação seguro viagem para o Marrocos

    Agora que você já sabe o que te espera em Fez, Marrocos, só falta garantir seu seguro viagem para desfrutar da sua estadia sem se preocupar com imprevistos ou situações desagradáveis.

    Afinal, apenas o seguro viagem pode oferecer cobertura médica e odontológica, auxílio por atraso ou cancelamento de voo, seguro bagagem, assistência jurídica e outros serviços importantes em caso de problemas durante a sua estadia.

    Visite nosso site de buscas, Seguros Promo, para fazer uma cotação online e gratuita: você pode comparar os preços e as coberturas de até quatro planos por vez, facilitando a busca pela melhor opção para o seu estilo de viagem.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer uma das cidades mais encantadoras do Marrocos com segurança e economia? De Promo você pode!

    aaaa