CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Bolonha, Itália: o que fazer, onde comer, mapa e dicas de viagem

Bolonha, Itália, é, definitivamente, um dos destinos mais interessantes de todo o país. Confira tudo o que a cidade tem para oferecer aos seus visitantes!

A milenar Bolonha, Itália, tem credenciais impressionantes que a colocam entre os principais destinos do país da bota!

Além de ser considerada a capital gastronômica italiana, a cidade tem um rico centro histórico muito bem preservado, sedia um dos principais festivais de jazz do mundo e abriga a mais antiga universidade da Europa.

Esse destino irresistível fica na histórica Emilia Romagna, uma rica região que protagonizou diversos momentos importantes durante a Idade Média, pertinho da imponente Cordilheira dos Apeninos.

Ansioso para conhecer esse lugar incrível? Então confira o nosso artigo para aproveitar ao máximo a sua estada em Bolonha! Vamos lá!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Bolonha, Itália: gastronomia, história e cultura

Decidir o que fazer em Bolonha pode não ser muito fácil, mas certamente é bastante prazeroso. 

Afinal, quem não gostaria de comer em alguns dos melhores restaurantes da Itália ou definir qual construção milenar visitar primeiro em uma das cidades mais antigas da Europa?

Polo gastronômico, histórico e cultural, Bolonha é um destino formidável, que pode render uma viagem inesquecível, não importa se você vai passar apenas um dia ou períodos mais longos na cidade!

Até a localização é privilegiada, com fácil acesso a destinos italianos famosos, como Milão, Florença e Veneza!

Fundada há mais de mil anos, essa cidade de 400 mil habitantes chegou à contemporaneidade sem perder a elegância e adquirindo uma atmosfera jovial, graças aos mais de 80 mil universitários do mundo inteiro que ali vivem.

Com o intuito de te ajudar a montar o melhor roteiro de viagem possível, criamos um guia com as informações mais importantes sobre a cidade: quando visitar, como chegar, o que conhecer e muito mais. Veja só!

Quando ir para Bolonha?

Quando ir para Bolonha?
Fonte: Unsplash

Bolonha, Itália, é um destino formidável em qualquer época do ano, mas algumas datas podem ser mais vantajosas para a sua visita do que outras.

A cidade não é particularmente chuvosa, pois mesmo nos meses mais úmidos é improvável que chova por mais de seis dias no mês. 

No entanto, no inverno, de dezembro a fevereiro, as temperaturas despencam e ficam entre 1ºC e 10ºC: neste período, vários hotéis, restaurantes e atrativos turísticos fecham as portas.

Os meses de março a outubro são os mais indicados para turismo, pois os dias são mais longos e o clima está mais agradável, com termômetros entre 12ºC e 30ºC.

Mas, lembre-se de que as temperaturas mais altas atraem mais viajantes, o que significa diárias mais caras nos hotéis e uma cidade mais cheia.

Por isso, faça suas reservas de hospedagem com a devida antecedência, especialmente se viajar entre os meses de julho e agosto.

Como chegar em Bolonha?

O viajante terá várias opções à disposição para visitar a histórica Bolonha: o Aeroporto Internacional Guglielmo Marconi recebe voos do mundo inteiro, e a cidade dispõe de um eficiente sistema de transporte ferroviário.

O destino está conectado à capital, Roma, e às cidades de Florença, Milão e Veneza por estradas bem cuidadas e bem sinalizadas.

Quer curtir a experiência de viajar pela Emilia Romagna a bordo de um trem? A linha Trenitalia oferece trechos para os principais destinos da Itália.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagem para Bolonha, Itália

    Quem está viajando do Brasil ou de outros pontos do globo pode chegar a Bolonha, Itália, de avião. 

    O Aeroporto Internacional Guglielmo Marconi recebe quase 8 milhões de viajantes todos os anos e está entre os mais movimentados do país.

    Você pode pesquisar por passagens aéreas com desconto para Bolonha em nosso site de buscas, Vai de Promo, que te ajuda a selecionar ofertas e a identificar o momento mais barato para viajar.

    [ppromo_passagens tags=”plu,meio,bolonha-italia” limit=”4″ show_logo=”true” destination=”BLQ” header_text=”Passagens aéreas para Bologna, Itália!” /]

    O viajante só precisa inserir quais são as cidades de origem e destino, incluir as datas correspondentes ao período da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso.

    Não deixe de ativar o nosso alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

    Como é morar em Bolonha?

    Embora seja um badalado destino turístico, Bolonha é uma cidade tranquila, com custo de vida econômico o suficiente para atrair milhares de universitários do mundo inteiro.

    Além de várias opções baratas de alimentação, lazer e serviços, a capital da Emilia Romagna oferece moradias bem mais baratas em comparação a outras cidades italianas e europeias, bem como uma eficiente rede de transporte público.

    Se você morar próximo ao centro histórico, fica ainda mais fácil se deslocar pela cidade, pois você poderá fazer praticamente tudo a pé!

    Seguro viagem para a Itália

    Nem pense em visitar Bolonha, Itália, sem contratar um bom seguro viagem. O item é obrigatório para quem deseja visitar o país europeu, membro do Tratado de Schengen.

    Além de atender a uma exigência das autoridades de imigração e turismo do país, o seguro viagem oferece respaldo e tranquilidade ao viajante, que pode contar com diversas coberturas e comodidades.

    Você poderá usufruir de cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, assistência jurídica e outros serviços essenciais em caso de imprevisto ou emergência.

    Mas não vá pensando que você precisa sacrificar a sua economia para garantir esse sossego: aqui no Seguros Promo, você pode encontrar o seu seguro viagem pelo menor preço do mercado!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Faça uma cotação gratuita e comece a planejar uma viagem inesquecível pelo interior da Itália sem abrir mão da segurança!

    Mapa de Bolonha na Itália

    Como estamos falando de uma cidade menor que Natal (RN), com apenas 140,9 km² de área, é possível conhecer as principais atrações bolonhesas a pé! 

    Confira onde ficam os atrativos mais famosos no mapa de Bolonha, na Itália!

    O que conhecer em Bolonha, Itália

    Chegou a hora de descobrir quais atrações não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem! 

    Confira o que fazer em Bolonha, Itália!

    Palazzo dell’ Accursio

    Bolonha, Itália Palazzo dell’ Accursio
    Fonte: Pixabay

    Localizado no centro histórico da cidade, o Palazzo dell’ Accursio, ou Palazzo Comunale, é a sede da Biblioteca Salaborsa, que abriga vestígios do período da Roma Antiga, além de torres medievais e ruínas datadas da era renascentista.

    O antigo palácio pode ser avistado de diferentes pontos da cidade, com destaque para o imponente Relógio da Torre e a estátua de bronze em homenagem ao papa Gregório XIII, nascido da cidade.

    A construção é, ainda, a sede da Prefeitura Municipal desde 1336 e um dos mais importantes sítios arqueológicos da Emília Romagna! Em outras palavras, um passeio imperdível em qualquer visita a Bolonha!

    Fonte de Netuno

    Cartão-postal da cidade, a Fonte de Netuno é a principal construção da Piazza del Nettuno, no centro histórico.

    Obra do artista renascentista Giambologna, a fonte foi inaugurada em 1564 e desde então se transformou em um dos mais importantes símbolos de Bolonha.

    O monumento, que sobreviveu a bombardeios durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, apresenta estátuas em bronze do rei dos mares na mitologia romana, além de figuras de animais marinhos e de sereias.

    Palazzo Re Enzo

    Bolonha, Itália Palazzo Re Enzo
    Fonte: Wikimedia Commons

    Construído em meados do século XIII, o Palazzo Re Enzo é um dos lugares mais icônicos de Bolonha, Itália, onde está instalado o maior sino da Emília Romagna, que tinha a função de alertar a população local em caso de emergência.

    A estrutura de tijolos vermelhos foi projetada para funcionar como um anexo do Palazzo del Podestà.

    Palazzo del Podestà

    Situado na principal praça da cidade, a Piazza Maggiore, o Palazzo del Podestà foi concebido para abrigar órgãos públicos, incluindo o tribunal de Bolonha.

    Após ser parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício do século XII foi revitalizado e convertido em sede de escritórios.

    Mesmo assim, é possível visitar quase todos os seus ambientes, incluindo o curioso Voltone Podestá: você pode sussurrar palavras em um canto da sala e elas serão ouvidas nos outros cantos, graças à acústica considerada perfeita.

    Santuario Madonna di San Luca

    O Santuario Madonna di San Luca é uma das poucas atrações bolonhesas que não estão localizadas no centro da cidade. 

    Mesmo assim, chegar até lá é relativamente fácil, pois estão disponíveis linhas de ônibus e até um trenzinho turístico que chegam à região a partir do centro histórico.

    No entanto, a maneira mais famosa de se deslocar até o local é por meio de seus pórticos: são 666 que seguem morro acima, até chegar à atração. 

    O número 666 seria uma referência à história de Virgem Maria, ou Madonna, que sempre vence a luta contra a serpente, uma representação do diabo.

    Como está situado no topo do Monte della Guardia, a partir do lugar é possível contemplar uma vista panorâmica da cidade, especialmente bela nos dias mais claros!

    Universidade de Bolonha

    Universidade de Bolonha
    Fonte: Pexels

    A universidade mais antiga do mundo fica em Bolonha, Itália. Inaugurada no século I, a Università di Bologna está em funcionamento até hoje e atende a mais de 80 mil alunos.

    O antigo Palazzo Dell`Archiginnasio foi convertido em uma universidade com salões bem decorados e arquitetura clássica, que enfrentou bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

    Não sobrou muita coisa da estrutura original, mas os visitantes podem conhecer tanto a Biblioteca Archiginnasio quanto o Teatro Anatômico.

    Para saber mais sobre a instituição, recomendamos que você faça a visita guiada pelo campus: o passeio dura cerca de 2h30 e leva os visitantes aos principais pontos de interesse da universidade.

    Piazza Maggiore

    A Piazza Maggiore, de 1564, pode ser considerada o coração da cidade de Bolonha, onde estão os principais atrativos turísticos locais, como a Fonte de Netuno, os palazzos dell’ Accursio, Re Enzo e di Podestà, além da Biblioteca Salaborsa.

    A praça é um famoso ponto de encontro entre bolonheses e turistas por abrigar bons bares, restaurantes e cantinas, além de ser um espaço visualmente muito bonito.

    Torres

    Você não pode sair de Bolonha sem conhecer suas famosas torres degli Asinelli e Garisenda: o que restou das mais de 100 torres que protegiam a cidade durante o período medieval.

    Aberta a visitação pública, a Torre degli Asinelli dispõe de um terraço panorâmico que oferece vista de toda a cidade. Para chegar até o seu topo, o visitante precisa encarar 498 degraus íngremes.

    A Torre Garisenda, por sua vez, sofreu um grave erro de cálculo que a deixou não apenas menor que a Torre degli Asinelli, mas também severamente inclinada. Por isso, o turista pode apenas observá-la do lado de fora.

    Basílica de São Petrônio

    Basílica de São Petrônio
    Fonte: Unsplash

    Basílica de São Petrônio

    Uma das maiores igrejas católicas do mundo, a Basílica de São Petrônio, situada na Piazza Maggiore, tem capacidade para receber até 28 mil fiéis de uma só vez, embora tenha sido construída no século XIV!

    O templo em estilo gótico foi concebido para ter uma fachada maior que a da Basílica de São Pedro, sede da Santa Sé, no Vaticano, mas nunca foi concluída.

    Por isso, parte considerável da fachada da Basílica está à mostra, com os tijolos expostos, enquanto apenas uma porção da fachada foi finalizada com mármore.

    Com sua riqueza histórica e grande importância arquitetônica, a igreja segue como uma das principais atrações bolonhesas!

    Onde comer em Bolonha, Itália?

    Decidir onde comer na capital gastronômica do país é desafiador. 

    A cidade reúne uma quantidade impressionante de restaurantes, pizzarias e cantinas que servem sabores autênticos com o inconfundível toque italiano!

    A região central de Bolonha, Itália, abriga os restaurantes mais famosos, como o Osteria dell’Orsa, a Pizzeria da Totò e o moderno Mò Mortadella Lab.

    Se você gosta de hambúrgueres e lanches rápidos, visite o Bonelli Burgers, o Breaking Toast ou o Pan8.

    Prefere a tradicional cozinha mediterrânea? Você não vai se arrepender de incluir o Al Sangiovese e o Cuoco di Latta em seu roteiro gastronômico!

    Quantos dias ficar em Bolonha?

    Apesar de não ser muito grande, a cidade dispõe de tantos atrativos turísticos que podem encher semanas de viagem! 

    Por isso, o quanto você vai conhecer depende diretamente do tempo que você tem disponível para a viagem.

    O centro histórico de Bolonha é compacto e pode ser explorado facilmente a pé: dois a três dias podem ser o suficiente para conhecer os lugares mais icônicos sem correria e, de quebra, experimentar os melhores restaurantes locais.

    Se você decidir passar mais tempo na capital da Emilia Romagna, será possível incluir atrativos mais distantes, como vinícolas espalhadas pelos arredores da cidade.

    O que fazer em um dia em Bolonha?

    O que fazer em um dia em Bolonha?
    Fonte: Unsplash

    Se você pretende fazer apenas um bate-volta para Bolonha, Itália, vale a pena focar nas atrações do centro histórico, especialmente nos arredores da Piazza Maggiore.

    É possível explorar tudo num raio de 3 km a pé, o que pode economizar muito tempo em deslocamentos, potencializando seu roteiro de 24 horas na cidade italiana.

    O que fazer em Bolonha em 4 dias?

    Para conhecer tudo com calma, sem deixar nada para trás, o ideal é reservar ao menos quatro dias para a viagem.

    No primeiro dia, visite as proximidades da Piazza Maggiore e outros atrativos centrais, como a Basílica de San Petronio e o Mercado Municipal

    Você poderá desfrutar de boas refeições em qualquer um dos restaurantes da região, tanto no almoço quanto no jantar.

    No segundo dia de viagem, faça um passeio de trem até a vizinha Verona, uma das cidades mais românticas da Europa, onde é possível conhecer um anfiteatro romano, castelos medievais e outras construções milenares.

    No dia seguinte, conheça a histórica Universidade de Bolonha, a Pinacoteca de Bolonha e as torres Asinelli e Garisenda, que oferecem vista panorâmica da cidade.

    O último dia é o momento de se despedir da charmosa capital da Emilia Romagna. Visite o Parque della Montagnola, o colorido mercado La Piazzola di Bologna e a Via Indipendenza, principal avenida da cidade.

    Cotação de seguro viagem para a Itália

    O que você está esperando para começar a planejar uma viagem inesquecível por Bolonha, Itália? 

    Faça agora mesmo uma cotação gratuita de seguro viagem no melhor site buscador do Brasil, o Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O seguro é obrigatório para quem deseja visitar a Itália e a maioria dos países europeus, além de oferecer diversas coberturas para o viajante, como assistência médica e odontológica, seguro de bagagem e muito mais.

    O Seguros Promo ainda garante atendimento 24 horas e 100% em português pelo menor preço do mercado!

    Conhecer a cidade de Bolonha com tranquilidade e economia? De Promo você pode!

    aaaa