CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Antuérpia, Bélgica: turismo na segunda maior cidade do país!

Antuérpia, Bélgica, é um dos destinos mais interessantes do país. Além de sua grande beleza natural, a cidade possui uma rica história e cultura! Confira!

Capital mundial dos diamantes, Antuérpia, Bélgica, é um destino que nem sempre faz parte dos roteiros turísticos dos brasileiros pela Europa. 

Mas acredite, a cidade é uma local onde o moderno e o antigo se misturam e convivem harmoniosamente, o que torna os cenários urbanos um espetáculo à parte.

Com tanta diversidade, há atrações para todos os gostos, desde áreas históricas com atmosfera medieval, construções milenares até edifícios contemporâneos e cheios de beleza.

Vem com a gente conhecer a segunda maior cidade do país, que é sinônimo de arte, história, cultura e gastronomia.

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Antuérpia, Bélgica: tudo o que conhecer com roteiro completo!

Além de ser a cidade do diamante, ela também é conhecida por ter um dos portos mais importantes do mundo, que também está diretamente relacionado com o desenvolvimento da cidade. 

Além das suas pedras preciosas, o destino também é um verdadeiro tesouro quando o assunto é arte e cultura.

É possível, por todos os cantos, “mergulhar” nas principais memórias da cidade. Basta entrar em seus templos, museus e também ao percorrer suas ruas, praças e becos. 

Um pouco de história

Um pouco de história Antwerp
Fonte: Wirestock / Freepik

A história da cidade se confunde também com as suas lendas. 

Uma delas conta sobre um gigante que cobrava pedágio para que as pessoas pudessem atravessar o Rio Escalda. Quem não pagasse a taxa tinha as mãos cortadas e jogadas nas águas do rio.

Depois de anos de sofrimento, Silvius Brabo, um soldado romano chegou à cidade, cortou a mão do gigante e a jogou no rio, livrando os moradores do imposto. 

A partir daí, a cidade ganhou esse nome: Ant (mão) e werpen (arremessar). Inclusive, a lenda está representada na escultura e na praça central.

Durante a Idade Média, o porto de Antuérpia, Bélgica, ganhou grande relevância no cenário internacional e transformou a cidade em um dos centros comerciais mais importantes da Europa.

Quando Portugal abriu a rota marítima para a Índia, a cidade tornou-se ainda mais importante e, assim, prosseguiu por séculos, transformando-se num centro cultural e intelectual.

No entanto, ela também sofreu com conflitos, saques e também foi prejudicada pela Guerra dos Trinta Anos. 

Até as atividades do porto foram suspensas, reabertas, apenas, em 1795 pela França, garantindo a prosperidade da região até hoje. 

Onde fica a Antuérpia?

Antuérpia na Bélgica é considerada a maior cidade da região da Flandres com uma população de cerca de 500 mil habitantes, localizada na parte norte do país.

Conhecida como o polo mundial de lapidação de diamantes, ela fica bem pertinho da capital da Bélgica, Bruxelas, a cerca de 44 km de distância.

Como chegar?

Por estar coladinha com a capital do país, a forma mais fácil de chegar ao destino é desembarcar no aeroporto internacional de Bruxelas e, depois, seguir viagem de trem ou de ônibus. A viagem entre ambos os destinos dura menos de 1 hora.

Se você estiver em outro país da Europa, como a Holanda, é muito fácil chegar também na cidade de Antuérpia na Bélgica, que fica a cerca de 140 km de distância. O trajeto pode ser feito de ônibus ou trem.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem: veja os benefícios de contratar

    Viagem boa é sempre aquela que te traz de volta para casa com toda segurança, não é mesmo? 

    Por isso, sempre que viajar para qualquer destino nacional ou internacional, o seguro precisa ser um item presente no seu planejamento.

    Na Bélgica, especificamente, o governo exige que os turistas façam a contratação de um seguro com cobertura de, no mínimo, 30 mil euros.

    Antes de escolher o que fazer em Antuérpia, Bélgica, ou em qualquer outro destino da Europa, priorize a contratação de um seguro, que oferece planos com assistência médica e odontológica, traslado, atraso de voo e muito mais.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, os viajantes encontram os preços mais vantajosos e as melhores ofertas das principais seguradoras internacionais com descontos exclusivos.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Na nossa plataforma, basta selecionar o destino e a data da viagem para encontrar as coberturas ideais para o seu perfil de viagem.

    Atrações da Antuérpia, Bélgica

    Ao desembarcar na Antuérpia, Bélgica, pontos de interesses não faltarão no seu roteiro e é bem possível que você se perca na quantidade de atrações.

    Por isso, para que você conheça os lugares mais legais da cidade, dê uma olhadinha nas nossas dicas de atrações turísticas. Confira!

    Estação de trem da Antuérpia

    Estação de trem da Antuérpia
    Fonte: Pixabay

    Ao chegar à cidade, certamente, o seu primeiro contato será a estação de trem da Antuérpia, mesmo se fizer uma viagem de ônibus. 

    Ao desembarcar em seus terminais, é possível observar a grandiosidade da sua construção, que foi reformada após a Segunda Guerra Mundial.

    O edifício original foi construído entre os anos 1895 e 1905 e possui uma grandiosa cúpula no hall de entrada de 75 metros de altura, além de 20 tipos de mármores e colunas de vários estilos.

    Não deixe de passear pelo seu saguão e observar sua arquitetura rica em detalhes e com características palacianas.

    Centro histórico

    Na cidade de Antuérpia, na Bélgica, o centro histórico é um dos grandes charmes da região e um dos locais mais visitados pelos turistas.

    Com praças e prédios antigos, a região tem ruas largas feitas de pedra e também muitas lojas e restaurantes com mesas e cadeiras do lado de fora.

    As praças mais famosas são a Grote Markt e a Groenplaats, cercadas por edifícios históricos, igrejas e também por diversas lojas e restaurantes.

    Passe também pela rua Mariastraat e visite o Palácio Real da Antuérpia, construído no século XVIII. 

    Vá também ao Het Steen, o primeiro prédio construído para proteger a cidade dos ataques vikings na Idade Média.

    Catedral de Nossa Senhora

    Catedral de Nossa Senhora
    Fonte: Pixabay

    Ainda no centro histórico de Antuérpia na Bélgica, a Catedral de Nossa Senhora também ganha destaque nos roteiros. Ao lado da Grote Markt, o tempo em estilo gótico remonta para o século XVI.

    Além de ser uma igreja importante, ela também possui diversas obras de arte de nomes famosos, como Otto Van Veen, Peter Paul Rubens, Marten de Vos e Jacob de Backer.

    Museum aan de Stroom (MAS)

    O Museum aan de Stroom (MAS) é considerado o mais importante da região e guarda coleções, que contam um pouco da história da cidade.

    Além do seu rico acervo, o museu também chama a atenção por conta da sua arquitetura moderna com fachada de arenito vermelho e um amplo painel de vidro curvo, um bom exemplo da arquitetura Art Déco pós-moderna.

    O espaço possui 470 mil objetos, que incluem peças marítimas, artigos históricos, culturais e de arte tanto da cidade quanto de outros lugares do mundo, como Europa, América, África, Ásia e Oceania.

    Port Authority

    O Porto da Antuérpia é um centro administrativo que chama a atenção pela sua arquitetura.

    Projetado pela famosa arquiteta Zaha Hadid, o edifício foi construído com materiais sustentáveis para preservar a antiga estação de bombeiros que existia, mas sem perder a sua fachada.

    Ao chegar no local, é possível observar uma mistura de conceitos, onde a construção nova “flutua” sobre o prédio antigo, imitando um navio. 

    O mais interessante é que a fachada envidraçada e ondulada reflete a luz do sol e remete aos diamantes, símbolos da cidade.

    Meir: a rua de compras

    Meir: a rua de compras
    Fonte: Dariusz Sieczkowski / Flickr / CC BY-ND 2.0

    Que tal aproveitar a sua viagem de turismo Antuérpia, Bélgica para voltar para a casa com as sacolas cheias? 

    Então, vá até a Rua Meir, considerada a melhor região de toda a cidade para fazer compras

    Fechada para o trânsito de veículos a maior parte do dia, ela é cheia de estabelecimentos comerciais por todos os lados, desde lojas de departamento e outras marcas mais renomadas.

    É possível encontrar lojas como H&M, Uniqlo, Zara e Kruidvat. Aproveite a oportunidade e encha as sacolas.

    Groenplaats

    A Groenplaats é uma praça que fica no centro histórico, sendo cercada por prédios antigos e também por muitos bares e cafés. 

    Aliás, ela é o ponto de partida para visitar as atrações mais importantes da região mais antiga da cidade.

    Com características das praças do século XIX, ela é um local com poucas árvores e também recebe vários festivais ao longo do ano.

    Vlaeykensgang: beco secreto

    Uma das atrações de Antuérpia, Bélgica, que não pode ficar de fora do seu roteiro, é o Vlaeykensgang, um beco secreto de 1591, que ainda preserva o mesmo clima da época da sua fundação.

    Antigamente, o local era frequentado por classes mais pobres, mas hoje, o beco é uma verdadeira sensação entre os turistas por conta do seu charme e também por suas casas antigas, que abrigam lojas de antiguidades, restaurantes sofisticados e galerias de arte.

    Nello & Patrasche

    Nello & Patrasche
    Fonte: Wikimedia Commons

    Também no centro histórico, logo na saída da Catedral, você vai se deparar com o Nello & Patrasche, uma escultura que representa um menino dormindo com seu cãozinho, enquanto a calçada faz o papel de cobertor.

    A obra faz o maior sucesso entre os turistas na cidade de Antuérpia, na Bélgica, pois faz referência aos principais personagens do romance A Dog of Flanders, de 1872, que se passa na cidade. Não deixe de registrar o momento!

    Saint-Carolus Borromeuskerk

    A Saint-Carolus Borromeuskerk, no centro histórico, é considerada “a igreja Rubens por excelência”, já que o pintor tem uma participação importante na decoração da fachada do templo e da torre.

    Construída em estilo barroco, a igreja é datada dos anos de 1615 e 1621, sendo erguida pelos jesuítas que moravam na cidade, na época.

    Além de uma arquitetura grandiosa, o templo também é um encanto em seu interior com um altar rico em detalhes e várias esculturas. Vale a pena conhecer!

    Comidas típicas da Antuérpia, Bélgica

    Na Antuérpia, joias não faltam e, normalmente, são os objetos de desejos da maioria dos turistas que visitam a cidade. 

    Mas saiba que, além de ser considerada a capital dos diamantes, a culinária local também é um dos grandes atrativos dos roteiros. 

    A gastronomia do país é muito variada e tem fortes influências dos países vizinhos, como a França, Holanda e Alemanha.

    Se você pensa que a cozinha da Bélgica é feita apenas de batata frita, cerveja e waffles, está enganado, as comidas típicas do país são deliciosas e, na Antuérpia, isso não seria diferente.

    Entre os principais pratos estão os mexilhões com batata frita, que são uma verdadeira paixão nacional e também ganham a preferência dos visitantes. 

    Ao chegar na cidade de Antuérpia, na Bélgica, não precisa se preocupar, pois essa combinação é encontrada em todo lugar.

    É possível provar o prato nas mais variadas versões, com mexilhões naturais, no creme de alho ou em moules marinière, que leva salsa, manteiga, vinho branco e cebola.

    Outro prato que você pode colocar aí na sua lista é o Stoemp, uma comida típica da região dos Flandres, feita de purê de batatas, legumes e cebolas.

    O prato é servido com ovos fritos, bacon, carne picada, salsicha, peixe ou carne de cavalo.

    O frituur é um dos fast-food mais famosos do país e, em Antuérpia, na Bélgica, ele também é um clássico da comida de rua. 

    É possível encontrar as famosas batatas fritas em cones vendidas em barracas por todos os cantos.

    Esse prato tem nomes diferentes em cada região, mas não tem problema, pois o sabor é o mesmo e os molhos tornam a comida ainda mais irresistível. 

    Você encontra molho de maionese, ketchup de caril, molho whiskey, mexicano, diablo e muito mais.

    Quantos dias ficar na Antuérpia?

    Quantos dias ficar na Antuérpia? Arass Business Flats
    Fonte: Elquarto / Arass Business Flats, Antuérpia

    Para quem se pergunta quanto tempo ficar em Antuérpia, saiba que é possível conhecer toda a cidade em um roteiro de 2 ou 3 dias.

    Mas se você estiver em outros destinos, como Bruxelas, e deseja fazer um bate-volta, também dá para turistar pelas principais atrações da capital dos diamantes em apenas 1 dia.

    Claro que algumas atrações ficarão de fora, mas é completamente possível explorar um pouco desse lugar cheio de história, arte e cultura.

    Compre seu seguro viagem com descontos!

    Com tantas atrações interessantes, fica difícil desconsiderar Antuérpia, Bélgica, do seu roteiro pelo país, não é mesmo?

    Não se esqueça que o roteiro é importante, mas a sua proteção é mais ainda. 

    Antes de embarcar para a Europa e fazer a viagem dos seus sonhos, contrate o seguro viagem com as coberturas ideais para garantir dias de tranquilidade e diversão.

    Na nossa plataforma de buscas, Seguros Promo, você terá a oportunidade de comparar preços e coberturas para garantir aquele plano que se encaixa ao seu perfil de viajante.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar seguro e com as melhores promoções e ofertas? De Promo você pode!

    aaaa