CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Mérida, México: pontos turísticos, praias e dicas de roteiros!

Mérida, México, é um destino rico em cultura, história e belezas naturais. Confira a nossa seleção com as melhores atrações da cidade!

Vai viajar para Cancun e outras cidades mexicanas? Então, Mérida, México, é um destino que vale a pena ser inserido no seu roteiro.

Considerada um dos maiores centros históricos do país, ficando atrás apenas da capital, a cidade carrega um verdadeiro legado de suas origens e raízes com construções do período colonial e também vestígios dos maias e dos astecas. 

Se você pensa que acabou, está enganado. Os arredores da cidade são cheios de praias belíssimas e badaladas, além de um precioso sítio arqueológico. Vem conhecer!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Mérida, México: saiba o que fazer na capital de Yucatán

Uma viagem para o México não oferece apenas belos cenários e experiências deliciosas em suas praias de areia cristalinas e mar azul-turquesa, nada disso!

Todo o país respira história, cultura e tradições dos primeiros povos que habitaram a região, há milhares de anos. 

A cidade de Mérida é cheia de gratas surpresas com casarões antigos datados do século XIX, igrejas centenárias e museus a perder de vista. 

Suas joias arquitetônicas e culturais se misturam com heranças dos povos maias, astecas e também dos seus colonizadores. 

O que não faltam por lá são tradições e boas histórias em cada esquina. Você vai amar!

Mérida, México: um pouco de história

Mérida, México: um pouco de história
Fonte: Pixabay

Ao elaborar o seu roteiro sobre o que fazer em Mérida, México, seus passeios serão cercados por muitas histórias, já que ela guarda um rico legado pré-colombiano, além de construções do período de colonização dos espanhóis.

No século VIII, os maias eram os habitantes dessa região do México, que ergueu uma importante cidade, na época. 

Depois de centenas de anos habitando o local, chegaram também os colonizadores espanhóis, que dominaram todo o país, fundando Mérida, em 1542.

Na época, os espanhóis estabeleceram o município sobre os restos da grande cidade maia que, inclusive, serviu de inspiração para as novas construções. 

O local foi batizado com esse nome em homenagem à cidade espanhola de Mérida, na Europa.

Como chegar a Mérida?

Mérida abriga o Aeroporto Internacional Manuel Crescencio Rejón, que recebe voos das companhias aéreas Copa, Aeromexico, American Airlines Latam, United e Delta.

Se você estiver em outros destinos, como na Cidade do México, saiba que o aeroporto também recebe voos domésticos vindo de várias cidades do país. 

Se estiver em Cancun, é possível chegar em Mérida de carro ou ônibus.

Distância da Cidade do México à Mérida

O município de Mérida, México, fica bem distante da Cidade do México, capital do país, a cerca de 1300 km. Por isso, o avião é sempre a melhor opção para viajar entre ambos os destinos. 

Se preferir, é possível fazer o trajeto de carro ou ônibus, mas prepare-se para enfrentar uma viagem de 16 a 21 horas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para turistar com tranquilidade

    Independentemente do meio de transporte que escolher para chegar à cidade, é importante lembrar que um dos principais cuidados em um planejamento de viagem está relacionado com a sua segurança.

    Isso porque, em viagens nacionais ou mesmo fora do Brasil, incidentes são situações que podem acontecer e comprometer seu orçamento ou até mesmo acabar com seus planos.

    Já pensou ter um problema de saúde e precisar ficar internado? E se tiver seus documentos roubados e bagagem extraviada?

    Saiba que nessas situações, um bom seguro viagem vai garantir a cobertura de despesas médicas, hospitalares e farmacêuticas, além de auxiliar e cobrir gastos em casos de documentos ou malas perdidas.

    Sem contar que esse serviço oferece ainda outros tipos de coberturas, como translado médico, assistência jurídica, atendimento 24 horas em português e muito mais.

    Lembre-se que não basta escolher o que fazer em Mérida, México, você precisa garantir a sua tranquilidade e proteção em casos de imprevistos.

    Se quer encontrar os planos mais recomendados para viagens internacionais e os preços mais vantajosos do mercado, faça as suas cotações na nossa plataforma, Seguros Promo.

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Nosso site permite que os usuários possam comparar até quatro planos de diferentes seguradoras para encontrar as opções mais vantajosas. 

    Caso precise de uma ajuda, temos uma central de atendimento sempre pronta para tirar todas as suas dúvidas. 

    O que fazer em Mérida, México?

    Ao chegar em Mérida, México, pontos de interesse não faltarão no seu roteiro e você terá a oportunidade de conhecer lugares centenários, praças belíssimas e construções muito antigas.

    Dá uma olhadinha nas atrações que todo turista deve conhecer ao viajar para essa região do país.

    Centro histórico

    Centro histórico merida
    Fonte: Pxhere / CC0

    Chamada de “Ciudad Vieja”, essa região costuma ser o ponto de partida para os roteiros turísticos, já que é lá que estão as principais atrações e construções importantes.

    Para explorar cada cantinho dessa área histórica, a regra é caminhar sem pressa e entrar em cada casarão, descobrindo as peculiaridades de cada cantinho do lugar.

    Não deixe de andar pela Plaza de La Independencia, cercada por construções, como o Palácio Municipal, a Catedral de San Ildefonso e a Casa Montejo, onde viveu o conquistador da cidade, Francisco de Montejo, no século XVI.

    Que tal uma dose de arte? Vá até o Museu Fernando García Ponce e confira um amplo acervo de obras de arte contemporânea locais. 

    Catedral de San Ildefonso

    Em Mérida, México, turismo na cidade está muito relacionado às suas origens. Um dos locais mais antigos é a Catedral de San Ildefonso, datada do século XVI, que impressiona seus visitantes devido a sua grandiosidade.

    Construída em estilo renascentista e com traços dos templos franciscanos, no interior da igreja é possível avistar o altar principal, que foi construído em um crucifixo, retratando a harmonia entre seus colonizadores e os primeiros habitantes, os maias.

    Monumento A La Patria

    Monumento a la Patria
    Fonte: Muñoz Lc / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Monumento A La Patria jamais passará despercebido nas suas andanças pela cidade de Mérida no México. 

    Inaugurada em 1950, a construção foi erguida para celebrar a história da cidade e suas origens.

    Ao parar para admirar o monumento, é possível observar traços em estilo maia e também cerca de 300 figuras desenhadas manualmente na pedra, que contam a trajetória do país em diferentes períodos.

    Parque Plaza Grande (Zócalo)

    Ainda no centro histórico, a Plaza Grande é um local que recebe muitos turistas, já que ao seu redor há muitas atrações históricas, como a Catedral principal, o Palácio do Governo Municipal, além da Casa Montejo.

    Além de visitar esses locais, na hora de escolher o que fazer em Mérida, México, não deixe de caminhar com calma pela praça e admirar cada detalhe, como as “cadeiras confidente ou você e eu”.

    Elas têm esse nome porque foram projetadas para que casais apaixonados pudessem sentar de frente e olhar nos olhos. A praça tem ainda muitos bancos e árvores para uma deliciosa pausa entre uma atração e outra. 

    Letreiro do símbolo da cidade

    Letreiro da símbolo da cidade merida mexico
    Fonte: Pxhere / CC0

    Outra atração bem legal da praça é o letreiro com o nome da cidade. 

    Todo colorido, o local virou uma sensação entre os turistas que querem registrar a passagem pela cidade. Com a catedral ao fundo, essa será uma boa recordação de Mérida.

    Palacio de Gobierno del Estado de Yucatán

    Em Mérida, México, pontos turísticos, mais visitados, incluem o Palacio de Gobierno del Estado de Yucatán, que abriga escritórios do Governo do Estado.

    O edifício foi construído no local onde existiam as chamadas Casas Reais, que na época colonial, eram a residência de governantes yucatecas e vários colaboradores.

    A fachada tem uma réplica do sino da igreja da vila de Dolores, usado para convocar o povo a uma luta que resultou na independência do país. 

    Não deixe de andar pelos seus corredores e observar um pouco da decoração clássica do local. 

    Mercado Lucas Galvez

    Mercado Lucas Galvez
    Fonte: Ryanready / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    O Mercado Lucas Galvez não faz parte das atrações estranhas de Mérida, México, mas é um local bem interessante, que vale a pena conhecer. 

    Inaugurado em 1887, ele é o lugar perfeito para observar um pouco da cultura e do jeito de viver dos mexicanos.

    Com diversos corredores coloridos, o mercado é um lugar que vende de tudo um pouco, desde ingredientes típicos da região de Yucatán até frutas, legumes, verduras, flores, calçados e muito mais.

    Museus

    Se você é daqueles turistas que gostam de mergulhar na cultura local, saiba que Mérida, México, tem muitos museus espalhados pela cidade, que preservam suas histórias e tradições. 

    Mesmo sendo pequeno, o Museu Fernando García Ponce é um local que guarda peças de artes contemporâneas de Yucatán, sendo considerado um dos mais relevantes para o país nesse segmento.

    O Museu La Quinta Montes Molina serviu de residência oficial para o governador da província entre os séculos XIX e XX, um espaço que vale a pena conhecer. 

    No local, é possível observar móveis europeus, relógios antigos, lustres de cristal, pisos de mármore, peças Art Déco, esculturas de porcelana, louças da família e muito mais.

    Visite também o Gran Museo del Mundo Maya, que exibe mais de mil artefatos da antiga civilização maia em seu acervo.

    Quantos dias ficar na cidade?

    Quantos dias ficar na cidade? Hotel Colonial
    Fonte: Elquarto / Hotel Colonial, Mérida

    A cidade de Mérida no México é repleta de atrações, mas não exige que você reserve um período muito extenso para ficar por lá. 

    Um roteiro de três dias é suficiente para que os turistas possam explorar as melhores atrações da região.

    Se tiver um tempinho maior, é possível ficar mais alguns dias para conhecer cidades próximas com atrações turísticas bem interessantes.

    Mérida, México: arredores

    Na hora de escolher o que fazer em Mérida, México, que tal dar uma esticadinha até outras regiões e pontos turísticos nos arredores da cidade? 

    Para incrementar o seu roteiro com mais atrações, separamos dois lugares que ficam bem pertinho de Mérida e que vale a pena conhecer!

    Praia Puerto Progreso

    Mérida não tem praia, mas isso não é um problema para os moradores e nem para os turistas, já que a Praia Puerto Progreso fica a cerca de 40 km de distância.

    Bem no caminho entre o Golfo do México e do Caribe, ela é um destino bem badalado, principalmente no verão. 

    Prepare-se para passar horas e horas em uma praia típica caribenha com águas cristalinas, um mar com diferentes tons de azul e muita animação.

    Chichén Itzá

    Já deu para perceber que no seu roteiro pela cidade de Mérida, no México, histórias não faltam, não é mesmo? 

    E saiba que as memórias do povo maia se estendem também para cidades ao seu redor.

    Um dos locais mais visitados nessa região é o sítio arqueológico Chichén Itzá, considerado uma das Maravilhas do Mundo Moderno, além de ser Patrimônio Mundial.

    A cerca de uma hora e meia de distância, esse sítio arqueológico foi fundado por volta de 435 a.C. e abandonado em 670 d.C.

    Na época, Chichén Itzá foi o centro cultural da civilização maia, funcionando também como centro econômico e político do povo.

    Entre as estruturas mais significativas do local está a grandiosa pirâmide de Kukulcán, com cerca de 30 metros de altura, formada por plataformas quadradas com escadarias em todos os lados.

    Cada lado da pirâmide tem 91 degraus, que juntos foram uma única escada com 365 degraus, que representam os dias do calendário maia. 

    O sítio tem ainda muitas outras construções antigas e que seguem muito bem preservadas. 

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Faça seu seguro viagem online!

    Mérida, México, nem sempre é citada nas rotas turísticas pelo país, especialmente, entre os brasileiros, mas é um local que vale a pena conhecer, não é mesmo?

    Além de escolher a dedo as atrações que deseja visitar na cidade, não se esqueça que, mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem é um item que todo turista deve ter sempre que for viajar, principalmente para o exterior.

    Se você quer evitar dor de cabeça, jamais saia do Brasil sem antes contratar um seguro viagem, que oferece assistência médica, farmacêutica, odontológica, além de auxílio em casos de extravio de bagagem e muito mais. 

    Quer economia e os planos ideais para a sua viagem internacional? Então, seu lugar é na nossa plataforma, Seguros Promo, que garante os preços mais imbatíveis do mercado e as melhores coberturas para todos os perfis de viajantes.

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar seguro, sem dor de cabeça e ainda pagando barato para a cidade de Mérida? De Promo você pode!

    aaaa