CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Lalibela, Etiópia: conheça a história, costumes, língua e outras curiosidades

Lalibela, Etiópia, é um destino que possui uma grande carga cultural e histórica. Confira tudo o que a cidade tem para oferecer aos seus visitantes.

Lalibela, Etiópia, é um destino surpreendente, perfeito para os turistas que gostam de história e cultura, já que possui várias construções impressionantes das civilizações antigas.

A cidade atrai visitantes do mundo inteiro em razão das suas diversas igrejas monolíticas, que foram esculpidas nas rochas, durante o século XII da era cristã.

Pensando em fazer uma viagem para a África? Então, esse destino não pode ficar de fora do seu roteiro.

Vem com a gente e conhecer um pouco mais sobre esse lugar, as principais curiosidades, atrações e dicas de viagem. Confira!

Cote os melhores seguros para a África com 15% de desconto neste link!

Lalibela, Etiópia: descubra a cidade das igrejas!

Para quem gosta de história, as igrejas de Lalibela são um “prato cheio”. Considerado um lugar sagrado para os cristãos ortodoxos, existem muitas lendas sobre a origem das construções.

Ao todo, são 11 templos, cada um com as suas características, funcionalidades e especificações,um verdadeiro tesouro arquitetônico da humanidade.

É possível fazer uma “volta ao tempo” e entender um pouco sobre como ocorriam os rituais sagrados do país, no tempo em que a Etiópia era governada por reis. 

Quando ir para Lalibela?

Quando ir para Lalibela?
Fonte: Unsplash

Com temperaturas agradáveis ao longo do ano, a cidade é um destino que dá para conhecer em qualquer época, porém, nos meses entre maio e setembro, a possibilidade de chuvas é maior, o que pode comprometer um pouco os passeios ao ar livre.

Sendo assim, nos meses de outubro e novembro, embora as temperaturas estejam um pouco mais baixas, é uma temporada em que vale a pena conhecer a cidade, já que a possibilidade de chuva é remota.

Como ir a Lalibela?

Como esse destino é pouco conhecido pelos brasileiros, normalmente, uma das maiores dúvidas é sobre como ir a Lalibela. 

Não há voos diretos para o lugar, o que te obriga a desembarcar na capital do país, Adis Abeba, que fica a mais de 600 km de distância.

Ao chegar, você pode pegar outro voo para o destino em uma viagem de cerca de 1 hora ou, se preferir, alugar um carro para fazer o percurso. 

Porém, essa segunda opção não é muito vantajosa, pois o trajeto pode durar até nove horas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagens aéreas para Lalibela em promoção

    A cidade de Lalibela é um verdadeiro espetáculo e você ficará surpreso com a grandiosidade das construções medievais. 

    Além de elaborar um roteiro pela cidade, nada melhor do que garantir economia, sempre que puder, não é mesmo?

    No nosso site de buscas, Vai de Promo, é possível tornar a sua viagem mais barata, pois reunimos as melhores promoções e descontos para destinos dentro e fora do Brasil.

    Na nossa plataforma, basta inserir as cidades de origem e destino, além das datas de ida e volta para que uma lista de opção apareça e você possa escolher aquela que cabe no seu bolso.

    Não saia do nosso site sem antes ativar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção.

    Seguro viagem para Lalibela, Etiópia

    Antes de definir o que fazer na Etiópia, lembre-se que garantir a sua proteção durante todo o passeio é imprescindível, já que todo viajante está sujeito a enfrentar os mais variados imprevistos.

    Mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem é recomendado para qualquer destino do Brasil e do mundo, pois garante uma série de coberturas que podem evitar dor de cabeça e, dependendo da situação, até salvar a sua viagem.

    Os viajantes que contratam esse serviço podem contar com assistência médica, odontológica, farmacêutica e jurídica, além de auxílio em casos de perda de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, traslado médico e muito mais.

    Em caso de necessidade na sua viagem para Lalibela, Etiópia, basta acionar a seguradora para ter acesso aos serviços e também conseguir o reembolso das suas despesas.

    Faça as suas cotações de seguros no nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a encontrar a opção que cabe no seu orçamento e que atende às suas necessidades durante todo o período de viagem.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Lalibela, Etiópia: mapa

    Antes de desembarcar em Lalibela, Etiópia, o mapa é um item imprescindível em todos os momentos, já que ele te ajudará a chegar com muito mais facilidade e também a encontrar as melhores rotas para as atrações.

    Dá uma olhadinha neste guia com a localização da cidade e dos principais pontos turísticos.

    O que podemos encontrar em Lalibela?

    Lalibela é uma pequena cidade, considerada um verdadeiro centro de peregrinação do país, em razão dos seus tesouros arquitetônicos: 11 igrejas, sepulcros, mosteiros e também outras construções sagradas, que foram esculpidas na rocha.

    Esses monumentos, declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, recebem devotos de todas as partes do país por serem considerados um lugar sagrado para os cristãos ortodoxos.

    As igrejas e monastérios instalados neste complexo foram construídos pelo rei Gebral Maskal Lalibela, no início do século XIII.

    Além das igrejas de pedra, ao longo do ano, o local sedia eventos religiosos como: a visita dos três Reis Magos, o batismo de Jesus Cristo e o primeiro milagre de Caná.

    Onde ficam as igrejas de Lalibela?

    Onde ficam as igrejas de Lalibela?
    Fonte: Pexels

    As igrejas escavadas na rocha estão localizadas a mais de 600 km de distância ao norte da capital, Adis Abeba, a aproximadamente 1.500 metros de altura, em meio às montanhas.

    O complexo forma uma cidade labiríntica escavada no subsolo, que reserva uma experiência única aos seus visitantes.

    Quais são as igrejas de Lalibela?

    Como já mencionamos, esse complexo sagrado para os cristãos ortodoxos abriga 11 igrejas e outras construções.

    Uma delas é a Igreja monolítica de Yimrehane Kristos, datada do século XI, construída em estilo aksumita, em uma caverna natural e decorada com esculturas de madeira e pinturas no teto.

    A Bete Medhane Alem é a maior igreja monolítica do mundo, uma cópia bem semelhante ao templo de Santa Maria de Sião, em Aksum.

    Outra igreja é a Bete Maryam, considerada a mais antiga do complexo com uma planta quadrangular e onde se localiza um pilar de pedra, onde o Rei Lalibela escreveu os segredos das construções.

    Já a Bete Golgotha é famosa por ser uma verdadeira obra de arte com gravuras de santos em tamanho real nas paredes, além de abrigar o túmulo do Rei Lalibela.

    Na hora de escolher o que fazer na Etiópia, a Capela de Selassie também merece uma visita. 

    O templo é considerado o mais sagrado do complexo, tendo uma cortina que cobre dois terços da parede, além de nervuras no teto, que formam uma cruz.

    Bete Debre Sina tem um presbitério elevado, sendo considerada uma igreja independente. Já a Bete Meskel é uma igreja com 10 arcos e uma cruz processional.

    É possível visitar ainda a Bete Danaghel, uma capela de 8,6 metros de comprimento e 3,6 metros de altura. 

    A Bete Giyorgis, situada em um fosso profundo, é considerada a mais elegante e a Bete Emanuel, a mais bonita.

    Entre as igrejas de Lalibela está também a Bete Mercúrios, uma antiga prisão, a Bete Abba Libanos, dedicada a santo Abba Libanos e a Bete Gabriel-Rafa’el, um antigo palácio real.

    O local conta ainda com o Túmulo de Adão em formato de cruz, o Mosteiro de Asheton Maryam, escavado na falésia e o Arogi Bethlehem, uma antiga padaria construída para fazer pão sagrado.

    Etiópia: curiosidades

    Etiópia: curiosidades
    Fonte: Wirestock / Freepik

    Com tantas histórias e construções antigas na Etiópia, curiosidades não faltarão durante a sua viagem.

    E para chegar por lá preparado e conhecendo cada detalhe do destino, selecionamos alguns fatos interessantes sobre o local. Confira!

    Quem foi o rei Lalibela?

    O rei era chamado Gebral Maskal Lalibela, o herdeiro da dinastia Salomônica, uma estirpe criada por Menelik I, filho do rei Salomão e da rainha de Sabá.

    Uma das intenções do rei era transformar a cidade que, antes, era chamada de Roha, em Nova Jerusalém. 

    Por conta disso, ele mandou esculpir 11 igrejas na rocha, construções bem semelhantes daquelas que existem em Petra, na Jordânia.

    Etiópia: costumes

    Além das igrejas de Lalibela, a Etiópia é um destino cheio de tradições e costumes antigos, que ainda estão presentes no dia a dia do seu povo.

    Sua cultura e estilo de vida são influenciados, especialmente, pelas religiões de diferentes povos que habitaram a região. 

    O país tem uma grande mistura de crenças, que incluem judaísmo, cristianimo e mulçumano.

    Outro costume comum é a constante presença de música, fortemente influenciada pelas tribos das proximidades e também do Egito, com a utilização de tambores e sistros. 

    Além disso, os instrumentos mais característicos são o krar, o macinko, o begena, o washin e o kebero. 

    Embora tenha uma mistura de crenças, cerca de metade da população do país pertence à Igreja Ortodoxa Etíope

    Quando o assunto é gastronomia, a comida da Etiópia é sempre muito bem temperada e também tem traços da cozinha italiana.

    O café é uma das bebidas mais consumidas, tendo um preparo exclusivo, onde o café é torrado e moído na hora de ser servido.

    Qual é a língua da Etiópia?

    Qual é a língua da Etiópia?
    Fonte: Wirestock / Freepik

    Na Etiópia, língua do país é muito variada. Segundo o Ethnologue, cerca de 90 idiomas são falados no país

    Porém, a principal delas é a amárica, uma língua semítica do tronco das línguas afro-asiáticas.

    Do total de idiomas, 88 estão vivos, sendo 85 deles de origem indígena e três não indígenas.

    Qual é a moeda da Etiópia?

    A moeda oficial do país é o bir ou birre, em português. Cada 1 bir equivale a R$ 0,12 centavos. 

    Dificilmente, você encontrará a moeda da Etiópia no Brasil e, por isso, o mais recomendado é levar dólar e, depois, fazer o câmbio ao desembarcar no país.

    Quanto tempo ficar em Lalibela?

    Quanto tempo ficar em Lalibela?
    Fonte: Elquarto / Hotel Jerusalém Lalibela

    Para fazer turismo na Etiópia, a melhor escolha é ficar, pelo menos, dois dias na cidade, para que você possa percorrer as principais atrações sem pressa.

    Uma viagem bate-volta a partir da Addis Ababa, capital, seria muito corrida e você não conseguiria aproveitar o melhor de Lalibela.

    Outras cidades da Etiópia

    Além de Lalibela, a Etiópia é um destino repleto de cidades interessantes e carregadas de história. 

    Uma delas é justamente a sua capital, Addis Ababa, onde possivelmente você vai desembarcar. Então, que tal aproveitar para incluí-la no seu roteiro de viagem?

    Addis Ababa

    Fundada em 1886 pelo imperador Menelik, Adis Abeba é a capital e também a maior cidade do país, considerada o centro comercial, cultural e um dos maiores do continente africano.

    Com uma população de quase 3 milhões de habitantes, este é um destino multicultural, onde convivem mais de 80 nacionalidades, o que o torna um lugar bem interessante para conhecer durante a sua viagem para Etiópia, África.

    Localizada a uma altitude de aproximadamente de 2.440 metros, ela fica nas montanhas que fazem fronteira com o Grande Vale do Rift, um importante centro cultural e comercial.

    Na sua passagem, conheça o Museu Nacional, que abriga um amplo acervo da arte etíope, fósseis, artesanato tradicional e réplicas do hominídeo primitivo, “Lucy”, o esqueleto mais antigo do mundo, com 3,2 milhões de anos.

    A Catedral de Santíssima Trindade também é um local que vale a pena conhecer durante a sua viagem de turismo na Etiópia. 

    Com uma fachada em estilo neobarroco e uma cúpula dourada, o templo é suntuoso e destaca-se no cenário urbano da capital.

    Além de ser a igreja mais importante da cidade, ela abriga ainda a sepultura do imperador do século XX, Haile Selassie e também tem um pequeno museu com peças dos antigos imperadores.

    Pela cidade, não deixe de percorrer as igrejas ortodoxas que são as mais variadas, permitindo que os turistas entendam um pouco do estilo de vida local.

    Cotação de seguro viagem para Lalibela, Etiópia

    Agora que você sabe tudo que tem para conhecer na cidade de Lalibela, Etiópia, chegou a hora de reservar as suas passagens aéreas e também contratar um seguro viagem que atende às suas necessidades.

    Para garantir os menores preços do mercado, basta acessar o nosso site de buscas, Seguros Promo, e selecionar os destinos de origem e chegada, além das datas de ida e volta para ter acesso aos melhores descontos.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    E caso precise de ajuda na hora de escolher os melhores planos, não precisa se preocupar, pois temos uma central de atendimento sempre pronta para te ajudar no que for preciso.

    Quer conhecer a Etiópia com tranquilidade e economia? De Promo você pode!

    aaaa