CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Córdoba, Argentina: o que fazer, informações e dicas de viagem

A cidade de Córdoba, Argentina, está repleta de pontos turísticos de importância nacional e mundial. Confira o que fazer por lá.

Capital Cultural da América, Córdoba, Argentina, pode ser o destino perfeito para quem deseja conhecer o interior do país vizinho sem abrir mão dos confortos que apenas uma metrópole pode oferecer. 

A segunda maior cidade do país fica em uma região emoldurada por montanhas e planícies, no coração dos pampas, com belas paisagens sempre ao alcance do olhar.

No centro histórico, joias coloniais são guardadas, refletindo heranças das influências hispânica e germânica ao longo dos primeiros séculos de existência do país.

Uma das mais importantes cidades universitárias da América Latina, Córdoba ainda abriga a universidade mais antiga da Argentina e é lar de mais de 200 mil estudantes, muitos deles estrangeiros.

Já deu para notar que estamos falando de um destino efervescente, com atrações culturais, turísticas e gastronômicas que podem render meses de viagem, certo?

Por essas e outras, o viajante não vai se arrepender de montar um bom roteiro de viagem, e nós vamos te ajudar nessa missão: reunimos tudo que você precisa saber sobre esse charmoso destino argentino, veja só!

Cote os melhores seguros de viagem para a América do Sul com 15% de desconto neste link!

Córdoba, Argentina: conheça a segunda maior cidade do país!

Ao pensar em turismo no país do tango, muitas pessoas pensam imediatamente na capital, Buenos Aires, ou na gelada Bariloche, ignorando tudo que a cidade de Córdoba, Argentina, tem a oferecer.

O que você talvez não saiba é que a cidade mais cultural do país é um destino encantador, com cena cultural intensa, muitos atrativos naturais e pontos turísticos históricos importantíssimos.

Lar de mais de 320 mil habitantes, Córdoba, ou Córdova, abriga edifícios com séculos de história, como o Palácio Ferreyra e a Manzana Jesuítica, galerias e ateliês de arte, além de bons bares, restaurantes e baladas.

Neste artigo, vamos te contar os lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro, a melhor época para viajar, as vantagens de morar na cidade, dicas para a vida noturna e muito mais, confira!

Onde fica Córdoba?

Onde fica Córdoba?
Fonte: Unsplash

Cidade mais extensa da Argentina, Córdoba é a capital da província homônima, situada a 820 km da divisa com o Brasil e a 700 km da capital, Buenos Aires.

O destino fica no meio do caminho entre as cidades de Rosário e Mendoza, outros formidáveis destinos do país do tango, em uma região a noroeste do mapa, conhecida como Pampa Argentino.

Como ir para Córdoba?

Córdoba tem seu próprio aeroporto, o Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L.V. Taravella, que recebe voos diretos ou com escala a partir do Brasil e outros destinos argentinos.

O terminal está localizado a 10 km do centro da cidade: você pode fazer o trajeto de táxi (a viagem sai entre 60 e 90 pesos, em junho/2021) ou ônibus (Linha 25 ou Aerobus).

Está passeando pela Argentina e quer combinar um roteiro entre Buenos Aires e Córdoba? 

Você pode fazer o trajeto de trem ou ônibus, a partir do Terminal Retiro, na capital argentina. De carro, o percurso é feito pelas rodovias RN9 e Au 9/Au. 

Córdoba, Argentina: clima

Córdoba, Argentina: clima
Fonte: Stocksnap

O clima de Córdoba, Argentina, é agradável o ano inteiro, o que significa que não existe época ruim para visitar a cidade.

Se você estiver pensando em viajar entre novembro e março, coloque um guarda-chuva na mala, pois este é o período chuvoso na região e as temperaturas podem superar os 30ºC.

Mesmo nos meses mais úmidos, porém, o sol sempre dá um jeito de brilhar em Córdoba, então você conseguirá fazer passeios ao ar livre em qualquer ocasião.

Para evitar o desconforto da chuva e garantir temperaturas mais amenas para seus passeios, vale a pena viajar na primavera ou no outono.

Como é morar em Córdoba, Argentina?

Córdoba é considerada uma das melhores cidades da Argentina para se viver pelos mais diversos motivos, incluindo infraestrutura de transportes, emprego e serviços.

Além disso, a Capital Cultural da América é um grande polo de educação, com sete universidades, incluindo a prestigiada Universidad Nacional de Córdoba, a mais antiga e renomada do país.

Ou seja, é um ótimo lugar para viver, pois combina a estrutura completa das cidades grandes com o clima bucólico e tranquilo das cidades do interior.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para Córdoba, Argentina

    Ao viajar para a Argentina, você não será obrigado a contratar um seguro viagem, mas acredite: esse item pode fazer muita falta em caso de imprevistos e você não vai se arrepender de garantir essa tranquilidade para a sua estadia.

    O seguro viagem resguarda o viajante em diferentes cenários, de problemas de saúde a acidentes, extravio de bagagem, retorno antecipado e até cancelamento de voo.

    Assim, se ocorrer qualquer problema durante a sua viagem, basta acionar a seguradora e usufruir da cobertura contratada. 

    Faça uma cotação gratuita e em poucos minutos no nosso site de buscas, Seguros Promo, para encontrar o seguro viagem mais adequado para o seu estilo. 

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Você pode até incluir serviços adicionais e personalizar o seu seguro para proteção máxima!

    Além de oferecer as melhores ofertas de seguradoras renomadas do mercado, o Seguros Promo ainda garante atendimento 24 horas por dia, 100% em português, via WhatsApp, telefone, e-mail e chat.

    Córdoba, Argentina: mapa

    Cidade mais extensa do país, a Capital Cultural da América é um destino encantador, com atrações para toda a família. Confira Córdoba, Argentina: mapa turístico!

    Por que conhecer Córdoba, Argentina?

    Entre construções históricas, parques urbanos e uma rica cena cultural, Córdoba atrai quase 90 mil turistas estrangeiros e mais de 30 mil intercambistas por ano.

    Cosmopolita e moderna, a cidade não vira as costas para o seu passado e valoriza as heranças do período colonial em um centro histórico bem cuidado, repleto de museus antigos.

    Para te ajudar a montar seu roteiro de viagem, destacamos o que conhecer em Córdoba, Argentina, veja só!

    Plaza San Martín

    Plaza San Martín
    Fonte: Rafael Bravo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Coração pulsante de Córdoba, Argentina, a Plaza San Martín abriga a histórica Catedral de Córdoba, o Cabildo e outros edifícios antigos muito bem conservados que mostram ao visitante como era a vida na cidade durante o período colonial. 

    A praça está sempre tomada por artesãos e artistas de rua, bem como abriga eventos culturais diversos: você pode acabar esbarrando em uma feira de literatura ou festa gastronômica durante o seu passeio.

    No centro da praça está instalado um monumento em homenagem a José de San Martín, herói da independência de vários países latino-americanos.

    E não pense que a única atração da região é a cultura! Os entornos da praça reúnem muitas lojas de roupas e calçados a preço de custo, especialmente até a altura do número 300 da avenida San Martín.

    Aproveite a sua visita à praça para pegar um mapa com as principais atrações no Centro de Informações Turísticas.

    Igreja dos Capuchinhos

    Tombada como Maravilha Artificial de Córdoba, a Iglesia del Sagrado Corazón, ou Igreja dos Capuchinhos, é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro.

    O templo em estilo neogótico foi construído na primeira metade do século XX e está entre os mais importantes da Argentina.

    O viajante pode desfrutar de uma visita guiada pela igreja e subir mais de 180 degraus até o topo de uma das torres, de onde é possível contemplar todo o centro histórico de Córdoba.

    Manzana e Cripta Jesuítica

    O complexo arquitetônico da Manzana Jesuítica é uma das principais atrações de Córdoba, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco desde os anos 2000.

    O quarteirão abriga edifícios históricos, datados do século XVI, incluindo a Cripta Jesuítica, refúgio dos primeiros jesuítas que se instalaram na região, a Universidad Nacional de Córdoba, a Capilla Domestica e o Colégio de Montserrat, do século XVII.

    Fica no bairro dos jesuítas, ainda, a Iglesia de la Compañia de Jesus, onde Jorge Mario Bergoglio estudou antes de se tornar o Papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano da Igreja Católica.

    Palácio Ferreyra

    Palácio Ferreyra
    Fonte: Lcsrns / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O exuberante Palácio Ferreyra é o endereço do Museu Superior de Bellas Artes Evita, um dos mais importantes da Capital Cultural da América, que guarda em seu acervo mais de 400 obras de artistas argentinos. 

    Inaugurado em 1916, o edifício em estilo francês ocupa quase um quarteirão inteiro do bairro Nueva Córdoba, com 35 quartos, quase 20 banheiros e muitos outros ambientes, além de jardins floridos que ficam especialmente belos na primavera.

    Você pode desfrutar de uma visita guiada pelo palácio, com entrada a 15 pesos (preço em junho/2021).

    Palácio da Justiça

    Situado em frente ao Paseo Sobremonte, o Palácio da Justiça é considerado uma obra-prima da arquitetura argentina, além de ficar em uma região muito tranquila e agradável para passeios.

    O palácio é a sede de alguns órgãos do Poder Judiciário da Província e se destaca no horizonte urbano com linhas clássicas.

    Não deixe de incluir uma visita à agradável Plaza de la Intendencia de la Ciudad de Córdoba em seu roteiro quando estiver conhecendo a região.

    Catedral de Córdoba

    Uma das igrejas mais antigas da América, a Catedral de Nuestra Señora de La Asunción de Córdoba, ou simplesmente Catedral de Córdoba, Argentina, é uma atração imperdível em qualquer roteiro pela cidade.

    A igreja, localizada na Plaza San Martín, foi inaugurada em 1578, sem as torres. A elevação ao status de catedral, por sua vez, aconteceu em 1784. 

    Hoje, o templo é considerado uma verdadeira obra-prima da arquitetura colonial argentina e motivo de orgulho nacional.

    Parque Sarmiento

    Parque Sarmiento
    Fonte: Daniel J. Farré / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Parque urbano mais importante da cidade, o Parque Sarmiento é um lugar agradável em qualquer estação do ano, com área para a prática de variados esportes, pistas de cooper e  ciclovia.

    Um dos maiores destaques é uma ampla área verde ao redor de um lago com pedalinhos, cenário perfeito para um agradável piquenique nos dias mais ensolarados em Córdoba.

    O parque também abriga um zoológico com dezenas de espécies animais, jardins, lanchonetes, restaurantes e até museus, como o Museu Caraffa, o Museu de Ciências Naturais e o Ciudad de las Artes, que expõe obras de artistas argentinos.

    Em outras palavras, vale a pena reservar um dia inteiro para conhecer as atrações do Parque Sarmiento, especialmente se você estiver viajando com crianças!

    O parque, que começou a ser construído em 1889, fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem entrada gratuita.

    Paseo de las Artes

    A maioria das cidades turísticas tem a sua própria feirinha de artesanato, onde o viajante pode comprar souvenirs, lembrancinhas e itens de decoração, entre outros. 

    Em Córdoba, esse lugar é o Paseo de las Artes, no bairro de Güemes.

    A feirinha acontece aos domingos e pode render um dia inteiro de passeio: depois de visitar as barraquinhas, aproveite para se refrescar com uma cerveja Quilmes bem gelada ou saborear uma tradicional empanada.

    O que fazer à noite em Córdoba, Argentina?

    O que fazer à noite em Córdoba Argentina?
    Fonte: Elquarto / On Aparts Hotel Design

    Assim como existem diversas atrações diurnas na cidade, não é difícil encontrar o que fazer à noite em Córdoba, Argentina. 

    Como estamos falando de uma cidade universitária, o viajante pode optar entre vários barzinhos, cervejarias, restaurantes, casas noturnas e eventos ao ar livre na noite cordovesa.

    O Paseo de las Artes, por exemplo, reúne food trucks, artistas de rua, artesãos e barraquinhas de comida nas noites de fim de semana.

    As regiões de Nueva Córdoba e Güemes, por sua vez, são grandes polos boêmios, com restaurantes da moda, bares descolados e outros atrativos.

    Nos bairros Abasto e Chateau Carreras estão concentrados os melhores pubs e casas de show da cidade, enquanto o Cerro de las Rosas é uma boa opção para quem busca uma noite requintada.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Cotação de seguro viagem para Córdoba, Argentina

    Agora que você já descobriu as principais atrações à sua espera em Córdoba, Argentina, só falta contratar o seu seguro viagem para não se preocupar com nada além de curtir a sua estadia.

    O seguro viagem é fundamental para qualquer viajante, pois garante assistência médica, hospitalar e jurídica, retorno antecipado, seguro bagagem e outros serviços, de acordo com a necessidade do turista.

    Visite nosso site buscador, Seguros Promo, e faça uma cotação gratuita em poucos minutos: você vai descobrir que se proteger durante uma viagem pode sair mais barato do que você pensa!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer os pampas argentinos e a Capital Cultural das Américas com segurança? De Promo você pode!

    aaaa