CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comidas Canadenses: 15 confira pratos típicos e gastronomia do Canadá!

Você sabe quais são as comidas canadenses? Então confira o nosso artigo e descubra quais são os principais pratos típicos do país.

Dificilmente você verá as comidas canadenses entre as mais famosas do mundo, mas isso não quer dizer que os pratos típicos do país do norte não sejam extremamente saborosos.

As iguarias mais tradicionais do Canadá retratam bem as influências europeias e os toques globalizados apresentados pelas diferentes culturas que habitam o território. Afinal, 21,5% da população do país se constitui por imigrantes do mundo inteiro!

Vez ou outra surgem, ainda, comidas da moda, que viralizam e logo se espalham pelos melhores restaurantes de cidades como Toronto, Vancouver, Montreal e Calgary.

Então, o resultado dessa efervescência cultural e gastronômica são pratos saborosos e nutritivos, capazes de aquecer qualquer coração, mesmo diante das temperaturas mais geladas!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Comidas Canadenses: o melhor da culinária típica do país!

Experimentar a gastronomia típica de um país é uma experiência turística enriquecedora, tanto quanto visitar suas principais atrações. 

Afinal, cada ingrediente, forma de preparo e prato finalizado conta em si um pouco da história de cada povo, seus hábitos e preferências.

Quando falamos das comidas canadenses, o primeiro traço que vem à tona é sua multiculturalidade. 

De fato, os pratos sofrem influência dos imigrantes que ajudam a construir o país cotidianamente, ao longo dos séculos.

Acima de tudo, não podemos esquecer que, aproximadamente, 8 milhões de pessoas que vivem no Canadá são oriundas de outros países, como China, Índia, Alemanha, Itália, Paquistão, Quênia e até do Brasil, entre muitos outros.

Essa ebulição internacional deixa suas influências nos pratos mais consumidos no país da América do Norte.

O poutine, paixão nacional, e a tourtière são heranças dos colonizadores franceses, enquanto os saborosos beaver tails e os Nova Scotian Lobster Rolls mostram os legados ingleses.

Os nativo-americanos deixaram sua marca, afinal, eles foram os responsáveis por descobrir a delícia canadense mais famosa, o célebre maple syrup.

Então, já deu para perceber que é possível dar uma volta ao mundo apenas experimentando os sabores canadenses, não é mesmo?

Neste artigo, conheça os principais pratos do Canadá e aprender um pouco mais sobre os hábitos de alimentação no país, além de outras curiosidades. Vamos lá!

Qual comida típica do Canadá?

Qual comida típica do Canadá?
Fonte: Wirestock / Freepik

Em primeiro lugar, a mais tradicional entre todos os pratos do Canadá não é bem uma refeição, e sim uma calda com sabor : o maple syrup.

O xarope de bordo, uma árvore típica da América do Norte, é uma conquista dos indígenas. Se trata de uma iguaria muito versátil, com textura parecida com a do mel de abelha.

Além disso, a calda, que tem seus próprios festivais temáticos em todos os cantos do Canadá, é muito útil para cobrir panquecas, crepes e waffles.

Além de servir de ingrediente em receitas mais complexas, como defumados, tortas e biscoitos.

Como é a comida em Vancouver?

Uma das cidades do Canadá mais procuradas por imigrantes de todas as partes do mundo, Vancouver tem uma gastronomia fortemente globalizada, sobretudo.

Em qualquer caminhada pelo centro você pode encontrar restaurantes étnicos, como filipinos, indianos, irlandeses, tailandeses, alemães, chineses, japoneses e até brasileiros!

Em outras palavras, é possível encontrar de tudo na cena gastronômica local!

Considerada uma cidade “foodie”, isto é, viciada em comida, Vancouver pode ser o melhor lugar para dar a volta ao mundo com o paladar!

Quais são os hábitos alimentares no Canadá?

Primeiramente, serve-se as comidas canadenses mais tradicionais em duas grandes refeições ao dia, o café da manhã e o jantar, com pequenas pausas no decorrer do dia para lanches mais rápidos.

O famoso “breakfast” costuma ser bastante calórico, rico em nutrientes que dão o gás necessário para encarar o dia: cereais, bacon, torradas, ovos e panquecas estão inclusos no menu do desjejum.

Ao contrário do Brasil, o almoço canadense não é uma refeição muito importante. 

Muitas vezes, as pessoas apenas fazem lanches leves no meio do dia, como sanduíches, saladas e sopas.

Do jantar, no entanto, nenhum morador do Canadá abre mão! A refeição é tradicionalmente entre 17h e 18h30, com diversos pratos: entrada, sopa ou salada, prato principal e sobremesa.

É um costume fazer um lanche mais leve antes de dormir: afinal, toda caloria é bem-vinda para manter o corpo quente em um país que registra temperaturas de até -15ºC no inverno.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para tour gastronômico

    Se você está pensando em experimentar as mais deliciosas comidas canadenses, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem, acima de tudo.

    Quem deseja explorar o turismo gastronômico de qualquer país precisa estar preparado para eventuais desventuras, como má digestão ou intoxicação alimentar. 

    Embora essas situações não sejam regra, o risco existe, e cabe ao viajante se proteger dessas eventualidades.

    Além de resguardar quem quer explorar as possibilidades gastronômicas durante uma viagem, o seguro oferece outras coberturas importantes para qualquer viajante.

    Receba seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo, reembolso por itens perdidos, entre outros.

    No nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode comparar as ofertas e coberturas das principais seguradoras do mercado para garantir a melhor opção para o seu bolso!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Portanto, faça uma simulação em poucos minutos e assegure agora mesmo essa tranquilidade para a sua viagem!

    15 comidas canadenses famosas

    Prepare o babador, pois os pratos mais tradicionais do Canadá vão te deixar com água na boca! 

    Em seguida, confira a seleção de sobremesas, acompanhamentos, lanches e refeições mais elaboradas, com opções para todos os gostos.

    Confira as principais comidas canadenses!

    Poutine

    Poutine Comidas típicas do Canadá
    Fonte: Pxhere / CC0

    O poutine é uma comida típica do Canadá herdada dos colonizadores franceses que ocuparam a região de Quebec, transformada em uma verdadeira paixão nacional.

    Além disso, o prato consiste em batatas fritas acompanhadas por um molho saboroso de carne (o famoso “gravy”) e muito queijo.

    Presente há séculos no país, o poutine ganhou diversas releituras com o passar do tempo: o prato pode ser servido com carne desfiada, vegetais, cogumelos, pimentas e até no formato de pizza!

    Desse modo, é fácil encontrar a iguaria em qualquer canto do país e existem até restaurantes especializados no prato, como a rede Smoke’s Poutinerie.

    Maple Syrup

    Se existisse apenas uma comida do Canadá típica, essa comida seria o maple syrup. 

    O xarope de bordo é completamente natural, extraído da árvore mais popular do país, cuja folha está retratada na bandeira nacional.

    Essa calda é uma boa opção em tudo quanto é tipo de prato, de sobremesas a refeições salgadas, como panquecas, waffles, sorvetes, biscoitos, crepes e até carne!

    Portanto, o xarope é tradicionalmente extraído durante a primavera e passa por um processo de preparo cuidadoso, que inclui cozimento e filtragem: você o encontrará em qualquer supermercado, padaria ou restaurante do país!

    Montreal-style Bagels

    A França tem baguete, o Brasil tem o pão de sal e o Canadá tem os bagels, o pão mais consumido no país.

    É possível encontrar esses pãezinhos semelhantes à rosca nos mais variados sabores e recheios, como chocolate, canela, blueberry, queijo, cream cheese e salmão defumado, entre outros.

    Um dos formatos mais populares é o Montreal-style: o preparo consiste em cozinhar os bagels em água com mel e assá-los em fornos à lenha, garantindo um inconfundível toque defumado que deixa o prato ainda mais gostoso.

    Logo, essa é uma das comidas canadenses mais populares, e você pode encontrar restaurantes temáticos em quase todas as cidades do país, como as redes The Great Canadian Bagel, St-Viateur Bagel e a famosa Tim Hortons.

    Montreal Smoked Meat

    Montreal Smoked Meat
    Fonte: Alan Levine / Pxhere / CC BY 2.0

    Montreal é uma cidade que fez questão de deixar a sua marca na gastronomia canadense, e a Montreal Smoked Meat é um bom exemplo disso.

    A carne é defumada e temperada com diversas ervas e especiarias. Em seguida, o cozinheiro prepara fatias finas para rechear pães caseiros.

    Nutritivo e saboroso, o prato é simultaneamente acentuado e suave, e pode ser encontrado em praticamente qualquer restaurante, especialmente no temático Schwartz’s, de Montreal.

    Oka Cheese

    A princípio, o oka cheese nasceu em um mosteiro trapista na cidade de Oka, localizada na província de Quebec, e logo se transformou em paixão nacional.

    Considerado um dos melhores queijos do mundo, a iguaria é feita a partir de leite de vaca curado, o que resulta em um queijo macio, de aroma frutado marcante: é uma excelente alternativa para uma degustação de wine & cheese.

    Beaver tails

    Esta delícia de nome inusitado é uma das principais comidas tradicionais canadenses: os beaver tails, ou “rabos de castor”.

    Antes que você pense que a iguaria inclui carne do roedor que constrói barragens, pode respirar aliviado: o prato é, na verdade, uma sobremesa que não leva nada de carne!

    Em suma, o preparo se dá com massa de farinha integral frita em óleo bem quente e a cobertura que o cliente desejar: nutella, maçã com canela, pasta de amendoim, e por aí vai.

    A receita “nasceu” na província de Ontário, mas logo ganhou o restante do país e hoje se consome em restaurantes pelo mundo inteiro, incluindo na Europa e na Ásia.

    Bannock

    Bannock
    Fonte: Alan Sim / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Herança dos colonos escoceses e ingleses que ocuparam o Canadá, entre os séculos XVI e XVIII, o bannock é um dos pães mais consumidos no país.

    Originalmente preparados com cevada ou aveia, os pães ganharam uma nova versão canadense, preparada com farinha de trigo, o que resulta em uma massa bem mais leve.

    Além disso, o prato, que era uma alternativa nutritiva e saborosa para os colonos que exploravam o país do norte nos séculos passados, hoje é utilizado como base para sanduíches e lanches rápidos.

    Nova Scotia Lobster Rolls

    O Canadá tem o maior litoral do mundo, com mais de 200 mil km de extensão. Por isso, não é exatamente uma surpresa que uma das principais comidas canadenses seja à base de frutos do mar: o Nova Scotian Lobster Rolls.

    Assim como o próprio nome sugere, esse enroladinho de lagosta surgiu na região da Nova Escócia, na costa leste do país.

    Resumidamente, a receita do prato é: pãozinho leve recheado com carne de lagosta desfiada e temperada com ervas e especiarias: uma delícia rápida e nutritiva para lanches leves!

    Nanaimo Bars

    Se o Brasil tem o brigadeiro, o Canadá tem as Nanaimo Bars, ou barras de Nanaimo, uma cidade vizinha a Vancouver.

    O doce, presente em praticamente qualquer lugar, possui em três camadas: biscoito tipo waffer, creme de baunilha e ganache de chocolate

    Além disso, também é possível encontrá-lo em versões mais modernas e gourmet, que incluem ingredientes como café, manteiga de amendoim e nozes.

    Saskatoon Berry Pie

    Saskatoon Berry Pie Comidas típicas do Canadá
    Fonte: Azerbaijan_Stockers / Freepik

    O clima frio do país é ideal para o cultivo de frutas vermelhas de todo tipo, e é justamente essa a base da Saskatoon Berry Pie, uma das comidas canadenses mais famosas na hora da sobremesa!

    A torta é preparada a partir de uma massa leve e aerada, recheada com frutas vermelhas, e servida acompanhada por uma bola generosa de sorvete de baunilha!

    Butter Tarts

    Leves, saborosas e fáceis de ser encontradas, as Butter Tarts são tortilhas de massa doce amanteigada que podem receber os mais diferentes recheios, como frutas vermelhas, nozes, maçã, entre outros..

    Caso o nome pareça desconhecido, você talvez reconheça a mais famosa versão de butter tart: a tradicional pumpkin pie, ou torta de abóbora, servida durante as festas de fim de ano na América do Norte.

    Kraft Dinner

    Queridinho entre crianças e pessoas que gostam de pratos fáceis de preparar, o Kraft Dinner é a versão canadense do mac‘n cheese americano.

    Encontre o prato nos supermercados em uma caixinha de preparo rápido com macarrão ao molho de queijo, motivo pelo qual é considerada a receita número 1 consumida por universitários.

    Peameal Bacon

    Peameal Bacon
    Fonte: Snowpea&Bokchoi / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    O Peameal Bacon é uma espécie de lombo de porco defumado e assado com cobertura de farinha de milho, que garante certa “crocância” à iguaria suculenta.

    O prato é muito popular em todos os cantos do país, estando em açougues, supermercados, restaurantes, lanchonetes e até barraquinhas de rua, especialmente servido em sanduíches.

    Coffee Crisp

    O Coffee Crisp é um doce de chocolate que lembra muito o Bis vendido no Brasil, preparado com waffle, recheio e cobertura. 

    A diferença entre o doce brasileiro e o canadense é o sabor: o Coffee Crisp possui recheio de creme de café, com gosto leve, porém inconfundível!

    Tourtière

    Prato tradicional do Natal canadense, a tourtière é um tipo de empadão com recheio apimentado de carne defumada e desfiada de boi e porco.

    A torta é originária na província de Quebec e está em todas as partes do país, inclusive no restante do ano.

    Bebidas típicas do Canadá

    Ao experimentar as melhores comidas canadenses, que tal uma boa bebida típica para amaciar o paladar?

    O icewine é uma das mais conhecidas: esse vinho gelado é bem docinho, com textura semelhante à de licores, geralmente servido como digestivo ou sobremesa.

    O caesar, por sua vez, é um drink bastante consumido no país, feito com tomate, vodka e molhos apimentados. 

    Bastante parecida com a famosa bloody mary, a bebida é servida tradicionalmente com sal, limão e um pedaço de aipo.

    Prefere bebidas não-alcoólicas? Então não deixe de experimentar o Canada Dry, um refrigerante de gengibre tão consumido no país quanto a Coca-Cola, vendida em diversos sabores.

    Seguro viagem para férias tranquilas

    Que tal experimentar as melhores comidas canadenses no país da árvore de bordo, do hóquei e da neve? 

    Faça agora mesmo a cotação gratuita de seu seguro viagem para garantir a proteção que você merece!

    Assim, em caso de intoxicação alimentar, indigestão ou até mesmo em situações mais graves, como acidentes, você poderá contar com a assistência que precisa, mesmo longe de casa.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode comparar ofertas e coberturas para escolher a melhor opção para a sua viagem. Faça uma simulação gratuita, em poucos minutos e sem burocracias desnecessárias! 

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Provas o melhor da gastronomia canadense com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

    aaaa