CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

La Plata, Argentina: conheça os melhores pontos turísticos e o que vale a pena visitar!

La Plata é um destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros, que oferece atrações imperdíveis aos seus visitantes. Descubra o que fazer na cidade!

Créditos da foto de capa: La Plata, Argentina / Juan Verdaguer Aguerrebehere / Unsplash

A histórica La Plata é um destino fantástico da Argentina, localizada a poucos quilômetros da capital, Buenos Aires, que tem atraído cada vez mais turistas brasileiros.

Apelidada de Atenas das Américas, a cidade abriga dezenas de museus, galerias de arte, jardins e construções históricas: tudo isso em um projeto urbano milimetricamente planejado, que se estende a partir da Praça Moreno.

É tudo tão organizado que a cada seis quarteirões existe uma ampla área verde, onde o turista pode descansar entre um passeio e outro.

Por todo canto é possível encontrar árvores, arbustos e flores. Não é à toa que a cidade é considerada uma das mais cheirosas da América Latina!

Já está morrendo de vontade de conhecer todas essas belezas platenses? Então confira nossas dicas para aproveitar ao máximo a sua passagem pela cidade!

Compare e cote aqui alguns dos melhores seguros de viagem para a América do Sul com 15% de desconto neste link!

La Plata: conheça a capital da província de Buenos Aires!

La Plata, Argentina, tem cativado cada vez mais a atenção dos brasileiros pelos mais diversos motivos.

Além de ser uma alternativa diferente de passeio perto de Buenos Aires, principal destino de turistas do Brasil no exterior, a cidade abriga uma das mais tradicionais universidades latino-americanas, que atrai milhares de estudantes do mundo inteiro.

O cenário fica completo com construções em estilo clássico e gótico, amplos parques e muitos museus, além de excelentes restaurantes, que servem os melhores sabores do sul da América.

Capital da província de Buenos Aires, a cidade já chegou a se chamar Ciudad Eva Perón, em homenagem à ex-primeira dama e pode render dias de viagem!

Qual a diferença entre Província de Buenos Aires e Buenos Aires?

Qual a diferença entre Província de Buenos Aires e Buenos Aires?
Fonte: Pxhere / CC0

Antes de descobrir o que te espera em La Plata, é importante conhecer um pouco sobre a cidade e sua importância no mapa argentino.

O município é a capital da Província de Buenos Aires, mas não confunda com a capital argentina, que é uma cidade autônoma e não fica nem sequer na mesma província.

Ficou confuso? Não se preocupe, pois vamos te ajudar a entender.

Para isso, leve em consideração um exemplo brasileiro: o Distrito Federal é uma região autônoma que fica “dentro” do estado de Goiás. Dessa forma, sua capital é Brasília, e não Goiânia, a capital goiana.

Em outras palavras, a cidade de La Plata é a capital da província de Buenos Aires, enquanto a Ciudad Autónoma de Buenos Aires, a capital argentina, fica dentro dessa província.

Isto é, embora o distrito federal argentino esteja no território província de Buenos Aires, fica em uma região autônoma, que tem seu próprio governador.

Onde fica La Plata?

A confusão acerca de La Plata e sua relação com Buenos Aires só aumenta quando consideramos a localização da cidade. Então é importante que você saiba mais sobre o destino na hora de planejar a sua viagem para a Argentina.

O município fica a apenas 56 km da capital da Argentina e as regiões metropolitanas das duas cidades chegam a se encontrar em alguns pontos.

Ou seja, uma pessoa pode nascer na região metropolitana da capital do país, mas não ser “portenho”, e sim “bonaerense”, como se chama quem nasce em La Plata.

A maior vantagem dessa localização é o fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Buenos Aires-Ezeiza, que fica a apenas 15 km de distância da capital da província.

Quantos habitantes tem em La Plata?

Quantos habitantes tem em La Plata?
Fonte: Pxhere / CC0

A “Atenas das Américas” é uma grande metrópole, com mais de 850 mil habitantes, chegando a quase 900 mil moradores quando consideramos sua região metropolitana.

A volumosa população é, em partes, devida à renomada universidade da cidade, que concentra mais de 90 mil estudantes de diversas áreas: quase 13 mil deles são estrangeiros, especialmente brasileiros.

Hoje, a capital da província de Buenos Aires é a quarta maior cidade da Argentina, atrás apenas da cidade autônoma de Buenos Aires, Córdoba e Rosário.

Quanto custa viver em La Plata?

Como a maioria das cidades universitárias, a Atenas das Américas não tem custo de vida muito elevado.

É possível custear gastos com alimentação, lazer, contas básicas e moradia em La Plata, Argentina, em média, com 71,1 mil pesos argentinos, o equivalente a R$ 3,6 mil em cotação de junho/2021.

Para efeitos de comparação, várias capitais brasileiras têm custo médio de vida muito mais caro, como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, onde os gastos podem ser até 100% maiores!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro Viagem internacional: benefícios

    Ao viajar para um destino internacional, não importa o país, o viajante não pode se esquecer de contratar um bom seguro viagem que o resguarde em caso de imprevistos, acidentes ou problemas durante sua estadia.

    Já imaginou precisar de atendimento médico na Argentina e precisar arcar com os custos em moeda internacional? Você pode acabar voltando para casa com prejuízo.

    Além de oferecer auxílio em caso de problemas médicos, o seguro viagem garante o reembolso em diversos gastos, disponibiliza assistência em casos de cancelamento ou atraso de voo, possibilita o retorno antecipado e muito mais.

    Com um investimento a partir de R$ 20,00 por dia você pode concentrar suas energias em aproveitar ao máximo possível a sua viagem, com a confiança de dispor de uma boa seguradora para te ajudar em caso de necessidade.

    Em nosso site buscador, Seguros Promo, você pode comparar ofertas das melhores seguradoras do mercado para garantir proteção personalizada para a sua viagem com o máximo de economia!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em La Plata

    O viajante encontra uma imensa variedade de atrações turísticas, gastronômicas e culturais nessa charmosa cidade argentina. O difícil é filtrar o que merece entrar em seu roteiro e o que pode ficar de fora por falta de tempo.

    Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos os pontos turísticos mais imperdíveis do destino. Confira o que fazer em La Plata, Argentina!

    Teatro Argentino

    Teatro Argentino La Plata
    Fonte: Alexrebolledo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Um dos maiores teatros da América Latina, o Teatro Argentino não é tão famoso quanto o Teatro Colón, de Buenos Aires, mas definitivamente merece um lugar no seu roteiro.

    O edifício em estilo clássico, com salões suntuosos e capacidade para 2.000 espectadores foi construído no século XIX e já recebeu alguns dos maiores nomes da música erudita mundial.

    Embora a construção original tenha sido parcialmente destruída por um incêndio de grandes proporções, o edifício foi completamente restaurado ao longo de duas décadas e pode oferecer um gostinho irresistível do charme argentino de outrora.

    Museus

    Uma cidade que tem o apelido de “Atenas das Américas” deve honrar credenciais robustas para merecer o título, especialmente no que diz respeito à cultura. 

    E acredite, nesse quesito, a capital da província de Buenos Aires não decepciona.

    O destino abriga nada menos de 29 museus, além de nove teatros, cinco bibliotecas públicas e mais de uma dezena de centros culturais.

    O Museu de Ciências Naturais, por exemplo, tem mais de 3 milhões de peças em seu acervo: boa parte delas em exposição permanente, incluindo múmias egípcias e sarcófagos com milhares de anos de história.

    A maior igreja em estilo gótico das Américas, a Catedral da cidade, também abriga um pequeno museu de arte sacra em seu subterrâneo.

    Quem gosta de conhecer as principais obras dos artistas locais, por sua vez, deve incluir o Museu de Arte Contemporâneo da América Latina e o Museu de Arte Municipal em seu roteiro de viagem.

    Catedral de La Plata

    Você sabia que uma das igrejas mais altas do mundo está na Argentina? A Catedral de La Plata, do século XIX, ocupa a 58ª posição no ranking de igrejas mais altas, com 112 metros de altura.

    A construção tem clara inspiração europeia. Estamos falando de uma das maiores igrejas em estilo gótico fora da Europa e a maior da América Latina!

    Para desfrutar da vista do alto das torres, você não precisará encarar centenas de degraus: um moderno elevador carrega os visitantes até o mirante.

    A catedral, que já recebeu missas conduzidas pelo papa Francisco, fica aberta à visitação todos os dias, das 9h às 19h.

    Plaza Moreno

    Plaza Moreno
    Fonte: Barcex / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O coração pulsante da Atenas das Américas é a Plaza Moreno, marco zero da cidade. Como o município foi 100% planejado, todo o seu traçado urbano foi feito a partir desta praça.

    Cartão-postal da cidade, a praça é bastante arborizada e oferece aos visitantes vários banquinhos para relaxamento, esculturas e uma belíssima fonte.

    Ao cair da noite, a praça ganha iluminação especial, tornando o espaço ainda mais encantador.

    República de Los Ninõs

    A República de Los Ninõs é um lugar tão incrível que, reza a lenda, teria sido a maior inspiração para que Walt Disney construísse o complexo de parques Disney World.

    O parque foi inaugurado em 1951 e abriga uma mini cidade, com aeroporto, teatro, igreja e outras estruturas em escala reduzida.

    A estrutura do parque é surpreendente, com mais de 52 hectares de área, incluindo espaços para piquenique, lago, praça de alimentação e muito mais. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita!

    Paseo del Bosque

    Os argentinos são apaixonados por atividades ao ar livre e valorizam muito seus parques. Isso não é diferente em La Plata.

    O Paseo del Bosque é o principal parque urbano da cidade, ocupando mais de 60 hectares no coração platense, onde os visitantes encontram pistas de caminhada, áreas para piquenique e restaurante.

    Aliás, vale pontuar que o Paseo del Bosque é o endereço de dois dos pontos turísticos mais imperdíveis da cidade: o Planetário e o Museu de Ciências Naturais.

    Passagem Dardo Rocha

    Assim como o Teatro Argentino, a passagem Dardo Rocha também foi inaugurada no final do século XIX e acabou parcialmente destruída por um incêndio anos depois.

    A construção fica no mesmo ponto que já abrigou a estação ferroviária local e foi recentemente restaurada.

    Hoje em dia, o edifício continua a impressionar quem visita a cidade com várias exposições de arte e diversos eventos culturais itinerantes em sua programação, com entrada gratuita!

    Planetário

    Planetário La Plata
    Fonte: Pixabay

    Passeio imperdível para quem está viajando com crianças, o Planetário fica no Paseo del Bosque e consegue encantar enquanto ensina.

    As exposições interativas e tecnológicas do espaço explicam tudo sobre a história do universo, curiosidades sobre o cosmo, as diferentes galáxias e outras informações de maneira lúdica e divertida.

    Casa do Governo

    Considerado um dos edifícios platenses mais bonitos, a Casa do Governo começou a ser construída em 1882 e abriga, desde 1911, a residência oficial do governador da Província de Buenos Aires.

    A arquitetura em estilo clássico original seduz os visitantes, que podem conhecer detalhes sobre a construção em visitas guiadas oferecidas em vários horários diários.

    Palco de eventos históricos, o palácio ocupa uma área de mais de 14,4 mil m², distribuídos em dois pavimentos.

    Estádio de La Plata

    Se você gosta de futebol, o Estádio de La Plata é uma atração que não pode faltar em seu roteiro!

    Casa de dois grandes clubes argentinos, Estudiantes e Gimnasia y Esgrima, o estádio é relativamente novo, só foi inaugurado em 2003, e é a primeira arena coberta de toda a América Latina.

    Além de partidas de futebol, o estádio também sedia jogos de rúgbi e grandes eventos culturais, incluindo shows de artistas internacionais, como Britney Spears, U2, Kiss e muitos outros.

    Tem praia em La Plata?

    Tem praia em La Plata?
    Fonte: Erik Stattin + Pepe Robles / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A cidade de La Plata foi construída às margens de um rio com o mesmo nome e abriga um importante porto, mas não tem praia.

    Muita gente, porém, acaba confundindo a capital da província de Buenos Aires com o famoso balneário argentino de Mar del Plata: este, sim, com várias opções de praia para os visitantes.

    A praia mais próxima é San Clemente de Tuyu, localizada a 282 km de distância, ou cerca de 3h20 pelas rodovias RP11 e Autovia 2/RP2.

    Universidade Nacional de La Plata

    A Universidade Nacional de La Plata, uma das maiores e mais importantes da América Latina, é uma atração à parte na cidade.

    A instituição atende mais de 90 mil alunos, incluindo mais de 13 mil intercambistas: a maioria, brasileiros.

    O principal apelo da universidade é a facilidade de acesso: você não precisa prestar vestibular para se matricular nem mesmo em cursos tradicionalmente muito disputados, como medicina.

    Se você decidir embarcar nessa aventura, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para intercâmbio, que irá garantir a sua proteção durante sua estada no país vizinho.

    Faça seu seguro viagem online!

    Descobrir o que La Plata tem a oferecer é apenas o primeiro passo do seu planejamento de viagem. Ainda falta contratar um seguro que lhe ofereça a proteção que você precisa para a sua estadia.

    Nesse sentido, conte com a ajuda do nosso site de buscas, Seguros Promo, para encontrar as melhores coberturas das principais seguradoras do mercado para o destino que você quiser!

    Assim, você garante atendimento médico e hospitalar, retorno antecipado, seguro bagagem e atendimento 24 horas por dia, 100% em português, além de diversos outros serviços e coberturas.

    Faça uma cotação gratuita e garanta essa tranquilidade para a sua viagem em poucos minutos! 

    Conhecer as belezas de La Plata com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa