CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ica, Peru: o que fazer, como chegar, mapa e pontos turísticos

A cidade de Ica, Peru, possui alguns dos cenários mais impressionantes do país. Confira as nossas dicas e descubra o que fazer pela região.

Ica, Peru, é o destino perfeito para quem procura um roteiro diferente pelo país andino, onde você poderá conhecer desertos, sítios arqueológicos, vinícolas, parques e até um oásis paradisíaco!

Carinhosamente conhecida como Cidade do Eterno Sol, a cidade está pertinho de Lima, escondida entre dunas de areia dourada, e sofreu forte influência de povos pré-colombianos, europeus e africanos. 

Montar o roteiro ideal, porém, pode ser um grande desafio, especialmente em viagens mais curtas, pois o turista terá muitas opções de atividades à sua disposição.

Você não precisa encarar essa tarefa sozinho: criamos um guia, com tudo que você precisa saber para planejar sua viagem a Ica, veja só!

Cote os melhores seguros para viajar para a América do Sul com 15% de desconto neste link!

Ica, Peru: como aproveitar a região?

A cidade de Ica, no Peru, não compartilha da mesma fama que outros destinos do país, como a badalada Machu Picchu, a histórica Cusco, o impressionante Lago Titicaca e a capital, Lima.

Mesmo assim, ignorar este destino em um roteiro peruano pode ser um grande desperdício. Afinal, Ica é um lugar como poucos outros na América Latina.

A cidade é como um baú de tesouros que guarda um rico patrimônio histórico, que remonta ao período pré-colombiano, além de oferecer belas paisagens naturais.

Como ignorar o cenário cinematográfico do Oásis de Huacachina, sua principal atração, ou o sobe e desce das dunas do Deserto de Ica?

Vai deixar de visitar o Cânion de Los Perdidos, as riquezas naturais da Reserva Nacional de Paracas ou as misteriosas Linhas de Nazca?

Aproveite para visitar algumas das vinícolas mais tradicionais do país e o colorido Museu Regional de Ica, que conta tudo sobre a história da região, ocupada há séculos por povos originários do Peru e oficialmente fundada pelos espanhóis no século XVI.

Onde fica Ica?

Onde fica Ica?
Fonte: Stocksnap / CC0

Uma das maiores vantagens em visitar Ica, Peru, é sua proximidade em relação à capital do país: o destino está a apenas 310 km de Lima, no centro-sul peruano.

Na prática, isso significa que se você estiver com pouco tempo disponível para a viagem, basta incluir o destino em um roteiro bate-volta a partir da capital.

O município, que é cortado pelo rio Ica, está a 115 km do sítio arqueológico das Linhas de Nazca e a 70 km de distância das belezas da Península de Paracas.

Como chegar a Ica no Peru?

A cidade não dispõe de aeroporto próprio, mas como está a pouco mais de 300 km de Lima, você poderá desembarcar na capital peruana e finalizar o trajeto por terra.

Você pode viajar a Ica, Peru, a partir de Lima pela rodovia Panamericana Sur em pouco mais de 4 horas de carro ou ônibus.

A viação Oltursa oferece o trecho de ônibus, com passagens a 75 soles (preço em junho/2021).

Como ir de Ica para Huacachina?

Como ir de Ica para Huacachina?
Fonte: Unsplash

Muitos viajantes que programam uma visita a Ica têm o objetivo de visitar o incrível Oásis de Huacachina, único oásis da América, o que não é uma tarefa muito difícil.

Como Huacachina é um destino turístico muito badalado, várias agências oferecem o trajeto a partir de Lima ou Ica, localizada a apenas 2 km de distância.

Você também poderá visitar o oásis por conta própria, de táxi ou tuk tuk, com tarifas que podem sair entre 10 e 20 soles (preços em junho/2021).

Quando ir para Ica, Peru?

O viajante pode desfrutar de atividades turísticas em qualquer época do ano em Ica, Peru, cidade onde quase não chove e o ano é dividido em duas estações: inverno, de meados de abril a setembro, e verão, de outubro a março.

O verão é quente e árido, com temperaturas máximas de 33ºC e índices de umidade baixos, o que pode tornar passeios ao ar livre mais desconfortáveis.

Por essas e outras, muitos viajantes preferem visitar o destino no inverno, quando o tempo fica aberto, a umidade do ar fica mais elevada e os termômetros ficam entre 10ºC e 25ºC: condições mais agradáveis para explorar o deserto peruano.

Tenha em mente que o clima ameno e os atrativos turísticos atraem visitantes o ano inteiro, ou seja, não deixe para fazer suas reservas de hospedagem em cima da hora.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para o Peru

    Ao planejar seu roteiro Ica, Peru, você não pode deixar de incluir um bom seguro viagem em seus planos.

    O item não é obrigatório para quem vai visitar o país, mas é extremamente recomendado para quem deseja desfrutar de sua estadia com tranquilidade e segurança.

    O seguro viagem protege o viajante nos mais diferentes cenários, de acidentes e problemas de saúde a situações mais corriqueiras, como extravio de bagagem e cancelamento de voo.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você faz a cotação de seu seguro viagem Peru em poucos cliques: basta digitar o destino e selecionar as datas da sua viagem para comparar ofertas e coberturas das melhores seguradoras do mercado.

    Além de garantir o melhor atendimento e a proteção que você precisa, você também poderá contar com assistência especializada, 24 horas por dia, 100% em português, por telefone, e-mail, WhatsApp e chat direto.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Mapa de Ica, Peru

    Com pouco mais de 280 mil habitantes, Ica é uma das maiores cidades peruanas e tem vida noturna agitada, cenário cultural efervescente, rede hoteleira ampla, bons restaurantes e muitas atrações turísticas.

    Em outras palavras: um verdadeiro paraíso para o viajante que gosta de conhecer lugares incríveis!

    Para te ajudar a planejar a sua viagem, destacamos o mapa de Ica, Peru!

    O que fazer em Ica?

    A maioria dos viajantes que inclui Ica em seus roteiros de viagem tem apenas um foco em mente: o incomparável Oásis de Huacachina, único oásis da América. 

    No entanto, os turistas ficam surpresos quando descobrem que a cidade oferece muitas outras atrações, como um centro histórico colonial bastante charmoso, belas paisagens naturais e excelentes vinícolas.

    A Cidade do Eterno Sol ainda tem localização estratégica para quem deseja explorar alguns dos maiores tesouros do país, como as curiosas Linhas de Nazca, os desfiladeiros do Cânion de Los Perdidos e as praias paradisíacas de Paracas.

    Confira o que fazer em Ica, Peru!

    Oásis de Huacachina

    Oásis de Huacachina
    Fonte: Pxhere / CC0

    É inegável que a grande estrela de Ica é o Oásis de Huacachina, o único oásis do continente, e um lugar como nenhum outro.

    O oásis abriga uma pequena aldeia, que parece se esconder entre a vegetação abundante, com palmeiras imponentes, e as douradas dunas do deserto peruano.

    No seu centro fica um belo lago de águas verdes, mas impróprio para banho. De qualquer forma, você poderá aproveitar o cenário para fazer fotos incríveis.

    Deserto de Ica

    Você não precisa cruzar o oceano para visitar desertos com dunas a sumir na imensidão. O deserto do Peru oferece diversas atividades turísticas para toda a família. 

    Na região, os visitantes podem se divertir em passeios de buggy, deslizar de sandboard pelas dunas ou simplesmente contemplar o incrível pôr do sol desértico.

    Várias agências do centro de Ica oferecem passeios pelo deserto: escolha o seu e prepare-se para viver uma experiência inesquecível!

    Vinícolas

    Apesar de estar no deserto, Ica é um polo de enocultura no Peru. A cidade abriga várias vinícolas que oferecem passeios fantásticos.

    Uma das bodegas mais populares da Cidade do Eterno Sol é a Tacama, apontada por estudiosos como a mais antiga vinícola sul-americana, em operação desde o período pré-colonial.

    A vinícola oferece visitas guiadas que contam tudo sobre o processo de produção do vinho e a história da região.

    Na Bodega Vista Alegre, em operação desde 1857, você poderá visitar as vinhas espalhadas por 180 hectares. 

    Ica é, ainda, um dos maiores polos produtores de Pisco, a bebida típica do Peru: a Ruta del Pisco leva o viajante às principais fazendas produtoras para degustação e visitação guiada.

    Reserva Nacional de Paracas

    Reserva Nacional de Paracas
    Fonte: Kirk39 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A apenas 80 km de Ica fica a Reserva Nacional de Paracas, que protege o ecossistema desértico e costeiro, além de grande diversidade animal!

    A região é bastante popular entre ornitólogos, pessoas interessadas na prática de trekking e viajantes em busca de belos cenários naturais.

    Habitat de condores, flamingos-andinos, pinguins, pelicanos e outras aves marinhas, Paracas é conhecida pelas curiosas formações rochosas moldadas ao longo de milhões de anos pela ação do vento e do mar.

    Reserve ao menos um dia para passear de buggy e barco pela Reserva Nacional de Paracas.

    Linhas de Nazca

    As Linhas de Nazca encantam a humanidade há séculos. Os primeiros registros dos gigantescos geoglifos em meio ao deserto são datados de 1547.

    Desde então, as teorias para justificar essas linhas misteriosas se sucedem: há quem ache que se trata de um trabalho alienígena, enquanto outros apontam que pode ser um calendário solar ou lunar para orientar as etapas de plantação.

    Tombada como Patrimônio Mundial, a atração fica a pouco menos de 115 km de Ica. Vale a pena reservar um dia inteiro para passear de buggy (ou até helicóptero) para conhecer a região!

    Aquedutos de Cantayoc

    A impressionante arquitetura pré-colonial peruana pode ser testemunhada em toda a sua glória nos Aquedutos de Cantalloc, pertinho das Linhas de Nazca.

    O sítio arqueológico preserva uma ampla rede de canais e reservatórios subterrâneos, além de um centro cerimonial do povo Cahuachi.

    O complexo fica sob uma sucessão de colinas que se estendem por 25 hectares e culmina em uma pirâmide de adobe que chega a 20 m de altura e 100 m de comprimento.

    Cânion de Los Perdidos

    Cânion de Los Perdidos
    Fonte: Pedro Nestor Neyra Diaz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Cânion de Los Perdidos é uma atração imperdível para quem visita Ica, onde os visitantes encontram um imenso vale de formações rochosas exóticas, em diferentes cores, por mais de 2 km de extensão.

    Alguns desfiladeiros chegam a 300 metros de profundidade e os estudiosos estimam que a região se formou há mais de 30 milhões de anos, guardando resquícios de um período em que o deserto do Peru era um oceano.

    Não se esqueça que você está visitando um destino conhecido como Cidade do Sol Eterno, então não deixe de levar protetor solar e um chapéu para se proteger do calor, pois o passeio pode durar até 3 horas.

    Museu Regional de Ica

    Uma visita ao Museu Regional de Ica pode não apenas te contar mais sobre a cultura local, mas também mostrar como se formou esse charmoso destino desértico, muito antes da chegada dos europeus.

    O acervo inclui ossadas de civilizações pré-coloniais, utensílios de cerâmica, múmias bem preservadas e até as famosas Pedras de Ica, que contém registros pré-colombianos de fósseis de dinossauros.

    Iglesia de San Francisco de Asis

    O centrinho histórico de Ica é o endereço da Iglesia de San Francisco de Asis, construída no século XVIII.

    Localizada na Plaza de Armas da cidade, a igreja é decorada com belos vitrais importados da Europa e segue em funcionamento até a atualidade.

    Onde ficar em Ica, Peru?

    Onde ficar em Ica, Peru?
    Fonte: Elquarto / Hotel Las Dunas, Ica

    O centro da cidade de Ica, Peru, é agitado demais para surgir como boa opção de hospedagem para o viajante. Por isso, pode ser melhor ficar em uma região um pouco mais distante da “muvuca”.

    Você dificilmente vai encontrar hotéis luxuosos na cidade: a estrutura hoteleira é modesta e pode agradar os viajantes econômicos e mochileiros.

    Se você faz questão de conforto, pode ser uma boa ideia considerar um dos hotéis da região de Paracas para a sua estadia.

    Muitos turistas optam, ainda, por ficar no belíssimo Oásis de Huacachina, onde estão instalados bons hotéis com preço acessível e belas paisagens a enfeitar as janelas.

    Você pode comparar as ofertas, reservar acomodações e até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, em um só lugar: no site buscador ElQuarto.

    A plataforma reúne milhares de hotéis em praticamente qualquer destino do mundo, com preços exclusivos e várias opções com cancelamento grátis!

    Faça uma simulação e descubra que conhecer o deserto peruano pode sair mais em conta do que você imagina!

    Cotação de seguro viagem para o Peru

    Não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para curtir sua experiência em Ica, Peru, sem se preocupar com imprevistos.

    Faça uma cotação gratuita, em poucos minutos, em nosso site de buscas, Seguros Promo: te ajudamos a comparar preços e coberturas para escolher a melhor opção para a sua viagem.

    Dessa forma, você estará devidamente protegido em caso de acidente, problema de saúde, retorno antecipado, cancelamento de voo e muitos outros cenários.

    Quer conhecer as belezas de Ica com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa