CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Esmirna: história, informações, mapa e dicas de viagem

A cidade de Esmirna, assim como boa parte da Turquia, possui uma grande riqueza histórica e arquitetônica. Descubra o que fazer por lá.

Às margens do Mar Egeu, Esmirna é um destino de grande importância cultural e religiosa para a Turquia, cuja história começa ainda na Antiguidade, há milênios.

Cobiçada por gregos, romanos, otomanos e outros povos europeus no passado, hoje a chamada “Pérola do Egeu” é uma das cidades mais ocidentalizadas do país, onde culturas do mundo inteiro se encontram.

Vem com a gente, porque vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o destino: onde fica, quando visitar, o que fazer e muito mais. Confira!

Cote os melhores seguros de viagem do Brasil com 15% de desconto neste link!

Esmirna: o que fazer na terceira maior cidade turca?

Desde a Antiguidade, a pitoresca Izmir é conhecida como uma cidade cosmopolita, que acolhe bem visitantes e imigrantes do mundo inteiro.

Na atualidade, isso não mudou: há quem diga que a cidade, com mais de 4 milhões de habitantes, é a mais ocidentalizada de toda a Turquia.

Toda essa confluência de culturas resultou em um município artístico, histórico e plural, que combinou traços de diversos povos para montar um refúgio de tranquilidade banhado pelas águas plácidas do Egeu.

Comece o seu passeio pelo marco zero da cidade, a torre de relógio Saat Kulesi, e conheça o colorido Kemeralti Bazaar, que existe desde o século XVII e pode te ajudar a mergulhar na cultura de Izmir.

Não deixe de visitar os bons museus da cidade, incluindo o Museu de História e Arte e o Ahmet Piristina Kent Arsivi ve Muzesi, para aprender um pouco mais sobre a rica história local.

Para matar a fome ou curtir a noite, inclua um pulinho no distrito de Alsancak para explorar suas opções gastronômicas e de entretenimento.

Onde se localiza a cidade de Esmirna?

Onde se localiza a cidade de Esmirna?
Fonte: Unsplash

A cidade de Esmirna fica na costa central da Turquia, no chamado Golfo de Izmir, um dos braços do Mar Egeu.

O destino fica a 477 km de Istambul e a 587 km da capital turca, Ancara. A cidade também tem localização privilegiada para quem quer conhecer a lendária cidade de Troia, situada na atual Çanakkale, a 266 km de Izmir.

Se você decidir dar uma “esticadinha” à Grécia, saiba que a capital, Atenas, está a apenas 420 km de distância!

Como chegar em Esmirna?

O Aeroporto Internacional Adnan Menderes fica a apenas 17 km de Esmirna e é a principal porta de entrada na cidade.

O terminal recebe voos com uma ou duas escalas a partir do Brasil, operados por Latam, Turkish Airlines, United, Lufthansa e outras companhias aéreas.

Você pode comprar passagens aéreas baratas para Izmir ou qualquer outro destino no site de buscas Vai de Promo.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura.

Além disso, a Turquia dispõe de uma excelente malha ferroviária, com quase 9.000 km de extensão, o que significa que você pode viajar de trem sem dificuldades pelo interior do país.

Quando ir para Esmirna?

Izmir é um destino encantador o ano inteiro, com clima agradável ao longo dos 12 meses, sem condições climáticas extremas em qualquer época.

As temperaturas variam entre 6ºC e 18ºC no inverno, de novembro a fevereiro, e de 16ºC a 35ºC no verão, de junho a agosto.

Embora os termômetros estejam mais elevados nos meses mais quentes do ano, esta é a época escolhida pela maioria dos turistas que desejam visitar a antiga Izmir, pois os dias são mais longos e o sol aparece com mais frequência.

Se você estiver planejando a sua viagem para o verão, lembre-se de reservar sua hospedagem com pelo menos três meses de antecedência para garantir preços mais amigáveis de diárias.

Qual é a história de Esmirna?

Qual é a história de Esmirna?
Fonte: Guillén Pérez / Flickr / CC BY-ND 2.0

Os estudiosos apontam que Izmir, antigamente Smirna, seria a cidade de origem da mirra. 

Não é coincidência que o destino seja citado na Bíblia como o endereço de uma das chamadas Sete Igrejas do Apocalipse.

A história da cidade de Esmirna, porém, começou muito antes do registro bíblico, há milhares de anos, por volta do século XI a.C., quando povos Eólios se instalaram na região.

Desde então, estrangeiros passaram a cobiçar essa pitoresca cidade que parece se debruçar sobre o Egeu: iônicos, macedônios, romanos, bizantinos e otomanos se sucederam na dominação sobre a região ao longo da história.

Foi só depois da Primeira Guerra Mundial, em 1919, que a cidade foi definitivamente entregue à Turquia. Hoje, a metrópole é uma das maiores do país, atrás apenas de Istambul e Ancara.

Qual é o significado de Esmirna?

Especialistas em etimologia apontam que a cidade de Esmirna (ou Izmir, em turco) foi batizada com um termo em grego, Smyrne, que, por sua vez, significa “mirra”, uma resina que produz aroma agradável

Outra corrente estima que o município recebeu o nome da mãe do deus Adônis, também chamada Mirra.

Independentemente do verdadeiro significado, uma coisa é certa: este não seria o primeiro nome da Pérola do Egeu, pois a mitologia aponta que Izmir é a antiga cidade de Éfeso, uma importante metrópole da Grécia Antiga.

Onde ficam as 7 igrejas?

Onde ficam as 7 igrejas?
Fonte: Amyadair / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Um dos principais motivos que tornam Izmir um destino tão popular para o turismo religioso é sua citação na Bíblia como uma das Sete Igrejas da Ásia, ou Sete Igrejas do Apocalipse.

Curiosamente, todas as igrejas mencionadas no livro sagrado estão situadas na antiga Ásia Menor, região que corresponde à costa do Egeu, exatamente onde fica a Turquia.

Em outras palavras, as sete igrejas sagradas para o Cristianismo estão em território turco, um país de maioria muçulmana.

Se você quer montar um roteiro por essas igrejas, inclua Éfeso, Izmir, Pérgamo (hoje, Bergama), Tiatira (Akhisar), Sardes (Sart), Filadélfia (Alaşehir) e Laodicéia (nas ruínas de Eski-​hissar) em seu planejamento de viagem.

Onde fica a igreja em Esmirna?

A antiga Igreja de Esmirna citada na Bíblia não existe mais, embora alguns estudiosos acreditem que o templo ficava ao norte da região de Kizlaragasi Han, onde hoje está construída a igreja mais antiga da cidade.

Fundada em 1620, a Igreja de São Policarpo fica na confluência dos boulevards Gaziosmanpaþa e Necatibey, e está entre os principais atrativos religiosos da Europa.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Turquia

    A Turquia não faz parte do Tratado de Schengen, o que significa que o seguro viagem não é obrigatório aos turistas que desejam visitar o país. 

    Mesmo assim, não é recomendado fazer uma viagem pelo território turco sem a proteção de um bom seguro, item que pode fazer a diferença em casos de imprevisto.

    Já imaginou passar mal, sofrer um acidente ou passar por apuros com voo cancelado durante a sua viagem? Você pode acabar com uma grande dívida nas mãos por conta de uma situação inesperada!

    Quem conta com um seguro viagem não precisa se preocupar com eventuais problemas: basta acionar a cobertura contratada para receber a assistência que precisar.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode fazer a cotação de seguro viagem barato em poucos minutos, sem complicações desnecessárias.

    Nossa plataforma ainda te ajuda a comparar coberturas e ofertas para garantir a melhor opção para a sua viagem e oferece atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana 100% em português!

    Seguro Viagem:
    Oriente Médio
    CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Mapa de Esmirna

    Uma das maiores cidades do país, Esmirna pode ser o destino perfeito para sua próxima viagem. 

    Antes de fazer suas malas, lembre-se de conferir onde ficam as principais atrações. Isso pode facilitar muito o seu deslocamento pela cidade.

    Veja Izmir, Turquia: mapa com os pontos turísticos mais visitados.

    O que fazer em Esmirna

    Viajar pela antiga Izmir é como passear pelo tempo, testemunhando heranças de períodos que marcaram a história da humanidade.

    Confira o que fazer em Esmirna!

    Konak Square 

    Konak Square
    Fonte: Ingo Mehling / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Izmir cresceu ao redor da Konak Square, praça mais importante da cidade, onde está instalada a Torre do Relógio, presente de um kaiser da Alemanha para o líder otomano, no começo do século XX.

    A praça ainda concentra outros atrativos, incluindo a histórica Mesquita Yali e o Prédio do Governo, além de museus, sinagogas e comércio diversificado. Você pode passear o dia inteiro sem precisar sair da praça.

    Kemeralti Bazaar   

    Endereço mais colorido da cidade, o Kemeralti Bazaar é uma espécie de mercado a céu aberto onde você pode encontrar de tudo: roupas, tecidos nobres, utensílios domésticos e itens de decoração, entre outros.

    O mercado está entre os mais antigos do mundo, em funcionamento desde o século XVII, e se estende desde a Konak Square até a Ágora da cidade.

    Reserve ao menos uma manhã para caminhar pelo labirinto de barraquinhas e tendas coloridas, aproveite para saborear um genuíno café turco e conheça mais sobre a cultura local.

    Ágora Open Air Museum 

    Antigo centro da cidade durante o período romano, a Ágora foi convertida em um Open Air Museum, ou Museu a Céu Aberto da Ágora, onde os visitantes podem ver de perto os trabalhos de escavação do maior sítio arqueológico de Izmir.

    Ali, você poderá contemplar ruínas e peças recuperadas que remetem aos períodos helenístico, romano, bizantino e otomano.

    Mesquitas

    Mesquitas
    Fonte: Prostooleh / Freepik

    Apesar de ser considerada uma cidade fortemente ocidentalizada, Izmir é um lugar de maioria muçulmana, o que pode ser percebido pelas ruas da metrópole, por onde estão distribuídas diversas mesquitas.

    Um dos maiores destaques é a Mesquita Yali, do século XVIII, composta por apenas uma cúpula e um minarete.

    A maior de toda a cidade é a Mesquita Hisar, cujo minarete em muito se parece com um lápis apontado para o céu.

    Seu roteiro pelas mesquitas de Izmir pode continuar, incluindo a Mesquita Kestanepazari, a Sadirvan e muitas outras.

    Não se esqueça de que as mesquitas só ficam abertas para visitação fora do horário das orações e evite visitar os templos na sexta-feira, dia sagrado para os islâmicos.

    Kadifekale 

    Nenhum roteiro por Izmir está completo sem uma visita às ruínas de Kadifekale, que preservam o que restou de uma fortaleza construída por Alexandre, o Grande.

    O antigo castelo fica no alto de uma colina e oferece vista panorâmica da cidade: cenário perfeito para fazer fotos incríveis.

    Você pode chegar até Kadifekale de ônibus, a partir do centro histórico, e a entrada é gratuita.

    Asansör

    Mais uma das atrações gratuitas de Izmir, o Asansör é o elevador da cidade, localizado no bairro de Karataş, um dos distritos judeus locais.

    O ascensor foi inaugurado na primeira década do século XX e se desloca por 51 metros de altura para conectar as partes alta e baixa da cidade.

    Depois de desembarcar do bairro de Karataş e contemplar a cidade do alto, aproveite para caminhar por uma charmosa rua florida, cheia de construções históricas.

    Kordon Izmir

    O calçadão da cidade é o Kordon Izmir, onde você poderá contemplar as águas azuis do Mar Egeu, saborear comidas típicas da Turquia em um dos restaurantes da região ou simplesmente caminhar por uma orla bastante agradável.

    Nos dias de sol e calor, é normal que moradores da cidade se reúnam na região para praticar esportes, fazer piqueniques e passar tempo de qualidade com família ou amigos.

    Ruínas de Éfeso 

    Ruínas de Éfeso
    Fonte: Guillén Pérez / Flickr / CC BY-ND 2.0

    Você não pode ir embora de Izmir sem conhecer as ruínas de Éfeso, antiga capital do Império Romano, por onde já passaram imperadores e até a rainha Cleópatra.

    A cidade, visitada por mais de 1,5 milhão de pessoas por ano, também é citada na Bíblia como refúgio de Virgem Maria e hoje foi convertida em um dos mais importantes sítios arqueológicos da Europa.

    No local, você poderá conhecer uma verdadeira cidade romana, incluindo o anfiteatro, ruas revestidas de mármore, o impressionante Templo de Adriano, a histórica Biblioteca de Celsius e outros edifícios com milhares de anos de história!

    Praias perto de Esmirna

    Embora seja banhada pelo Mar Egeu, Izmir não dispõe de praias adequadas para banho. De qualquer forma, ali pertinho você encontra praias incríveis para passar o dia curtindo o sol!

    A apenas 90 km da cidade ficam os balneários de Çesme e Altinkum, que reúnem praias pequenas, bem preservadas e com águas cristalinas.

    Você pode pegar um ônibus na rodoviária de Izmir rumo à região litorânea, com saídas a cada 30 minutos.

    Cotação de seguro viagem para a Turquia

    Comece a planejar sua viagem para Esmirna agora mesmo, e não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para te proteger durante sua estadia.

    Assim, você estará devidamente protegido em caso de acidente, problema de saúde, extravio de bagagem, retorno antecipado e outros cenários que podem atrapalhar sua experiência em um destino turístico.

    Faça a cotação de seguro viagem em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas e coberturas para identificar a melhor opção para o seu estilo de viagem.

    Conhecer um destino citado na Bíblia, com milênios de história, sem se preocupar com imprevistos? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Oriente Médio
    CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa