CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cafarnaum: conheça a cidade, onde fica e o que fazer

A cidade de Cafarnaum é um dos destinos mais importantes para religiosos do mundo todo. Saiba mais sobre o lugar e descubra quais são as suas atrações!

Listada entre os principais destinos religiosos do mundo, Cafarnaum orgulha-se de estar marcada na história como a cidade em que Jesus viveu e operou milagres, e por isso atrai visitantes do mundo inteiro.

Mais do que isso, essa simpática cidade da Galileia ocupa um espaço de protagonismo no Oriente Médio e pode ser uma alternativa de turismo inesquecível pela região.

Já imaginou caminhar pelas mesmas ruas que o Messias do Cristianismo e seus apóstolos, conhecer cenários que encantam as pessoas há milênios e mergulhar em uma história rica, que ajudou a traçar os rumos da humanidade?

Vamos te contar onde fica, o que fazer, as principais curiosidades e outras dicas incríveis para o seu roteiro de viagem. Vem conhecer tudo que você precisa saber sobre a bíblica Capernaum ou Kfar Nahum!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Cafarnaum: o que fazer na cidade de Jesus?

Por muitos séculos, a cidade de Jesus ficou escondida sob as paisagens áridas às margens do Mar da Galileia, onde antes passava a famosa Via Maris, que conectava o Egito ao Líbano, na Antiguidade.

Foi só no final do século XIX que os arqueólogos encontraram ali ruínas datadas do século I a.C, que logo foram vinculadas à antiga Vila de Naum registrada na Bíblia, onde Jesus teria vivido, pregado e operado milagres.

Nasceu, então, um dos principais destinos turísticos do Oriente Médio, que combina fé e história, com ruínas tão preservadas que são capazes de encantar até mesmo quem não é cristão.

A antiga cidade ajuda a traçar um cenário realista de como era a vida há mais de 2.000 anos, quando o Oriente Médio era considerado o centro do planeta e os romanos “davam as cartas” por todo o mundo conhecido.

Durante a sua estadia, você terá a oportunidade de conhecer a casa de São Pedro, onde viveu não apenas o apóstolo pescador, mas o próprio Jesus, durante o período de seu ministério público na Galileia.

Ali pertinho, a menos de 4 km, fica a nascente do mítico rio Jordão, enquanto a cidade bíblica de Tell Hûm, a atual Tiberíades, está a menos de 10 km de distância.

O viajante também poderá visitar a antiga Sinagoga e uma igreja, além de inscrições pelas ruas em diversos idiomas, como grego, aramaico, latim e siríaco, uma antiga língua de origem judaica.

Que país pertence Cafarnaum?

Que país pertence Cafarnaum?
Fonte: Pexels

A cidade de Cafarnaum fica ao norte de Israel, no Oriente Médio, na região conhecida como Mar da Galileia, o maior lago de água doce do país, com 166 km² de superfície.

O Aeroporto Internacional Ben Gurion, na capital Tel Aviv, é a principal porta de entrada para o destino bíblico.

Onde fica Cafarnaum no mapa?

O destino fica na região nordeste de Israel, pertinho de Tiberíades (16 km), a 185 km de Jerusalém e a 50 km de Nazaré. Confira no mapa!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para conhecer Cafarnaum

    Os viajantes que desejam conhecer Israel não são obrigados a contar com a proteção de um seguro viagem, mas não se engane: o item é indispensável para quem preza por segurança e tranquilidade até mesmo longe de casa.

    Sem um seguro viagem, você fica exposto a riscos comuns a qualquer viagem, como extravio de bagagem, cancelamento de voo, regresso por motivos médicos ou até mesmo situações mais graves, como acidentes e problemas de saúde.

    Nesses casos, você pode acabar voltando para casa com prejuízos em dólares, comprometendo suas finanças até mesmo no longo prazo.

    Isso tudo sem falar na dor de cabeça de precisar de atendimento longe de casa, em um idioma bastante diferente do português, sem o auxílio que você merece.

    No nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra toda a proteção que precisa para não passar por perrengues durante a sua viagem.

    É só selecionar seu destino de viagem, indicar as datas da viagem e escolher a melhor oferta para você. 

    Nossa equipe está sempre à disposição para te auxiliar em caso de dúvidas: faça uma cotação gratuita e garanta agora mesmo essa tranquilidade para a sua viagem!

    Seguro Viagem:
    Oriente Médio
    CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que significa Cafarnaum

    Se você olhar no dicionário o significado da palavra Cafarnaum, vai encontrar uma definição bastante ampla, de lugar em que ocorre tumulto ou lugar onde objetos são guardados de forma caótica.

    No entanto, na Bíblia o significado para o termo é bem diferente. A palavra Kapharnaoum em latim, língua utilizada pelos romanos, ou Kephar Nachûm, em hebraico, significa “vila ou aldeia de Naum”.

    Naum, por sua vez, é o sétimo dos chamados Profetas Menores, a quem é creditada a autoria de livro do mesmo nome do Velho Testamento.

    O que aconteceu em Cafarnaum?

    A chamada cidade de Jesus entrou para a história como o lugar em que Cristo deu seus primeiros passos no ministério da fé.

    O Messias teria vivido na casa de Pedro, localizada na vila de Naum, e ali operou inúmeros milagres, incluindo a cura de um paralítico e um exorcismo durante o sol poente.

    Às margens do Mar da Galileia, a cidade abrigava uma importante alfândega do mundo antigo e era um entreposto comercial relativamente famoso, por onde era necessário passar caso fosse percorrer a rota de Tiberíades a Damasco.

    Quantos anos tem a cidade de Cafarnaum?

    Os estudiosos estimam que a cidade foi fundada durante o período helenístico, por volta do século II a.C., tendo, então, cerca de 2.200 anos de história.

    Por mais de 100 anos, a região não foi mais que uma pequena aldeia. Foi só durante o período de vida de Jesus que a vila de Naum prosperou e chegou a se tornar uma importante vila judaica.

    Quanto tempo Jesus viveu em Cafarnaum?

    Cafarnaum, nos tempos de Jesus, era uma aldeia pequena, porém bastante ativa, cujos moradores viviam no ritmo da antiga rota comercial que passava por ali.

    De acordo com a Bíblia, Jesus teria deixado a cidade de Nazaré para morar na vila de Naum quando tinha cerca de 30 anos, e ali viveu até sua morte, três anos depois.

    Milagres de Jesus em Cafarnaum

    O Livro Sagrado aponta que Jesus operou alguns de seus mais notáveis milagres em Cafarnaum, incluindo as curas da sogra de Pedro, do criado do Centurião e de um paralítico.

    Foi na Sinagoga da cidade que o Messias libertou o homem obsediado e realizou o exorcismo de várias pessoas assombradas por espíritos.

    Nos arredores da cidade, mais especificamente no povoado de Tabgha, a 3 km de distância, teria acontecido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, uma das passagens bíblicas mais marcantes.

    O que fazer em Cafarnaum

    O que fazer em Cafarnaum
    Fonte: Osmar Valdebenito / Flickr / CC BY-SA 2.0

    É possível conhecer a cidade bíblica de Cafarnaum em um bate-volta a partir de Jerusalém ou Tel Aviv, mas não se engane: até mesmo em viagens curtas, o destino é capaz de emocionar e encantar seus visitantes.

    Confira o que fazer na cidade de Jesus!

    Sinagoga de Cafarnaum 

    As ruínas da antiga Sinagoga da cidade estão entre as ruínas mais impressionantes da vila de Naum.

    A obra em pedra calcária branca tem decoração caprichada, com várias imagens e inscrições esculpidas sobre a rocha, combinando elementos judaicos a características típicas das construções romanas, como as colunas clássicas.

    A Bíblia aponta que a Sinagoga era um importante ponto de referência na vila, localizada a poucos metros da Casa de Pedro, mas os cientistas ainda não encontraram referências diretas de que as ruínas são do mesmo templo citado na Bíblia.

    Algumas pesquisas indicam que as ruínas são, na verdade, datadas do século IV, e, dessa forma, não teriam sido contemporâneas de Jesus. O alicerce do templo, porém, reúne indícios de que seria da época de Jesus, do século I.

    Polêmicas à parte, de qualquer forma a construção impressiona por seu grau de conservação mesmo tantos séculos depois!

    Casa de Pedro 

    A Casa de Pedro (ou melhor, Casa da Sogra de Pedro) é uma parada obrigatória na antiga vila de Naum. Não apenas ali teria vivido o apóstolo e primeiro papa da Igreja Católica, mas o próprio Jesus Cristo!

    A Bíblia indica que Jesus se acomodou na casa da família de seu amigo e apóstolo durante seus períodos na cidade, entre uma peregrinação e outra.

    Os arqueólogos encontraram as ruínas no final do século XIX e uma igreja suspensa foi erguida sobre os restos da construção, com chão de vidro para que os fiéis possam ver como era a casa no passado. 

    Hoje, o templo está entre os principais destinos de peregrinos em Israel!

    O que fazer perto de Cafarnaum

    O que fazer perto de Cafarnaum
    Fonte: Pexels

    Você pode aproveitar a sua visita à cidade de Jesus para conhecer outros atrativos igualmente impressionantes em seus arredores.

    Locais citados diversas vezes na Bíblia, como o Monte das Beatitudes, o povoado de Tabgha e o kibutz de Genesaré estão a uma curta distância da cidade em que Jesus fez suas pregações, veja só!

    Monte das Beatitudes 

    O Monte das Beatitudes é um lugar que encanta até mesmo pessoas que não são religiosas, pois oferece um ponto de vista privilegiado de todos os arredores.

    Dali, o Mar da Galileia parece ainda maior e mais belo, rodeado por infindáveis campos férteis que tornam a paisagem apaixonantemente verdejante.

    Segundo a Bíblia, teria sido no também chamado Monte das Bem-Aventuranças que Jesus professou seu célebre Sermão da Montanha.

    Aproveite sua visita para conhecer a Igreja das Beatitudes, uma igreja em formato de octógono mantida por monjas franciscanas que representa as sete virtudes, isto é, justiça, caridade, prudência, fé, fortaleza, esperança e temperança.

    Tabgha 

    Na região das Tiberíades fica o pacato povoado de Tabgha, um endereço importante para o cristianismo, pois teria sido o palco de um dos milagres mais notáveis de Cristo.

    Foi ali, de acordo com a Bíblia, que Jesus operou o milagre da multiplicação de pães e peixes, em um local que, hoje, abriga uma igreja.

    Genesaré

    Nos livros bíblicos de Marcos e Mateus surgem passagens na cidade de Genesaré, por onde Jesus viajou logo depois de ter caminhado milagrosamente sobre as águas.

    Conta a passagem que Cristo caminhou pela cidade após desembarcar e todos aqueles que tocavam seu manto tinham suas chagas curadas.

    O povoado fica a menos de 10 km da cidade de Jesus e pode ser uma excelente alternativa de passeio nos arredores do Mar da Galileia!

    Outras cidades de Israel para conhecer

    Outras cidades de Israel para conhecer
    Fonte: Pexels

    Cafarnaum fica a poucas horas de viagem das principais cidades de Israel, como a capital Tel Aviv e as bíblicas Nazaré e Jerusalém. Confira!

    Nazaré

    Cidade de José e Maria, Nazaré encabeça a lista de lugares onde Jesus passou, no atual norte de Israel. 

    Apesar de hoje ser um dos principais destinos turísticos do Oriente Médio, a cidade concentra suas principais atrações em um centro histórico bem compacto.

    Isso significa que você poderá conhecer os pontos de interesse mais célebres em apenas um dia, até mesmo a pé!

    Visite a Basílica da Anunciação, onde antes ficava a casa de Maria, e a Igreja de São José, onde funcionava a carpintaria em que Jesus trabalhava com o pai.

    Você também não vai se arrepender de conhecer o International Center Mary of Nazareth, o Poço de Maria, a Igreja Ortodoxa Grega da Anunciação, a Mesquita Branca e o Mercado Árabe Local, entre outros atrativos incríveis!

    Tel Aviv

    A cosmopolita capital israelense é um destino imperdível no país, por possibilitar que o turista veja um lado mais moderno e descolado de uma região conhecida por sua rica história.

    Coração financeiro e político de Israel, Tel Aviv, tem 10 km de belas praias, surgindo como uma excelente pedida no quente verão do Oriente Médio.

    As praias de Gordon Beach, Frishman Beach, Hilton Beach e Gay Beach não podem ficar de fora do seu roteiro!

    O centro histórico fica em Old Jaffa, onde estão os principais atrativos locais, como a Igreja de São Pedro, a Torre do Relógio, a romântica Ponte dos Desejos e o antigo Mercado de Pulgas.

    Conheça o colorido mercado de Shuk HaCarmel para experimentar pratos típicos de Israel e as modernas construções do bairro Rothschild Boulevard.

    Se sobrar algum tempinho no seu roteiro, estenda seu passeio até as míticas águas do Mar Morto e à cidade bíblica de Jericó!

    Jerusalém

    A histórica Jerusalém é um daqueles destinos que dispensa apresentações. 

    Cidade sagrada para cristãos, judeus e muçulmanos, o destino concentra uma quantidade impressionante de atrações turísticas, como monumentos, mercados, museus e templos.

    A Cidade Antiga merece ao menos um dia inteiro de passeios para que você conheça cada segredo escondido num verdadeiro labirinto de ruas, ruelas e becos.

    Não deixe de conhecer o bíblico Monte das Oliveiras, o Muro das Lamentações e o Monte Sião

    Para aprender mais sobre a história recente de Jerusalém e do povo judeu, inclua uma visita ao Museu do Holocausto em seu roteiro de viagem.

    Faça já o seu seguro viagem para conhecer Cafarnaum!

    Comece a planejar sua viagem para Cafarnaum agora mesmo sem abrir mão da segurança e da economia! 

    Para isso, você pode contar com toda a expertise do melhor site de buscas do Brasil, o Seguros Promo.

    A plataforma exclusiva do Seguros Promo possibilita a comparação de ofertas e coberturas das melhores seguradoras do mercado em poucos cliques.

    Desse jeito, vai ficar fácil garantir atendimento médico e odontológico, assistência 100% em português, regresso antecipado, auxílio por cancelamento de voo e outras comodidades! 

    Quer conhecer uma das cidades mais importantes do mundo com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Oriente Médio
    CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa