CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comida peruana: veja quais são os principais pratos e atrativos gastronômicos da região!

A comida peruana é considerada uma das mais saborosas do mundo. Confira a nossa seleção com os principais pratos típicos do país.

Você já teve o inenarrável prazer de provar a comida peruana? No Brasil, o interesse por esse tipo de culinária tem crescido muito. 

Os pratos são variados, recebem diversos tipos de acompanhamentos e harmonizam com muitas bebidas.

Além da comida peruana, as bebidas não ficam para trás: são drinques, cervejas e sucos deliciosos! Só mesmo visitando o Peru para conferir, concorda?

Neste texto, vamos falar bastante sobre comida peruana e dar algumas dicas de harmonização, seja para se deliciar quando viajar ao Peru, ou mesmo para servir em uma diferenciada refeição. Acompanhe para ficar por dentro do assunto!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Comida peruana: uma das gastronomias mais famosas do mundo!

Procurando o que fazer no Peru? A gente te conta! Imagina que Lima, abriga restaurantes famosos no mundo inteiro, e até já foi considerada como a Capital Mundial da Gastronomia.

As influências da requintada comida peruana vem de muitas nacionalidades que ajudaram a colonizar o país.

Os pratos têm raízes árabes, italianas, espanholas, africanas e até chinesas. É muito comum a presença de batata, milho, frango e peixes.

Além disso, a comida peruana precisa vir acompanhada de uma boa bebida. Os drinques inventados no país são excepcionais e enriqueceram essa gastronomia para que ganhasse fama mundial.

Como é a culinária peruana?

Como é a culinária peruana?
Fonte: Pxhere / CC0

De forma simplificada, as bases da comida peruana são: a singular geografia do país, possibilitando acesso a ingredientes únicos, e a mistura de culturas. É um país tão miscigenado quanto o Brasil. 

Além disso, a adoção de técnicas e tradições antigas aliadas à cozinha moderna, resultou em verdadeiras obras de arte da gastronomia.

O grande fluxo de refugiados (franceses, japoneses e chineses) que recorreu ao país em meados dos séculos XVIII e XIX, influenciou ainda mais para que a culinária peruana recebesse acréscimos e se tornasse a referência que é hoje.

Trata-se de uma gastronomia diversa, que agrada aos paladares mais exigentes, com misturas de sabores inusitados e formas criativas de aproveitar aquilo que se tem à disposição.

Qual a base da comida peruana?

O “choclo”, que é como o milho é chamado em espanhol é uma base recorrente na comida peruana, e não se assuste com a variedade de cores: roxo, amarelo, vermelho, entre outras.

Além disso, a variedade de batatas (chamadas “papas” em espanhol) surpreende. A maioria das pessoas quando visita o Peru nem tem ideia de que existem tantos tipos de batatas.

Se você gosta de carne branca ou exótica, saiba que o cuy é apreciado na comida peruana, assim como o frango, que é base para muitos pratos.

O limão também é um ingrediente comum, seja nas sobremesas ou em pratos como o ceviche, que “cozinha” o peixe no ácido do limão, mas vamos falar mais sobre isso adiante no texto, acompanhe!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem em promoção para o Peru

    Ninguém viaja pensando em, por exemplo, precisar de atendimento hospitalar, concorda? 

    Por isso, o seguro viagem é a melhor forma de se prevenir e resolver qualquer problema que aconteça.

    O Seguros Promo reúne diversas cotações para você escolher a melhor para sua viagem. 

    Por mais que o seguro viagem para visitar o Peru não seja obrigatório, se precisar de qualquer ajuda, você terá atendimento em português e toda comodidade.

    Conte com o Seguros Promo para te auxiliar com bagagens extraviadas, voos cancelados ou atrasados e outros imprevistos que, hora ou outra, acontecem com a gente.

    É muito simples utilizar a plataforma e com poucos cliques você recebe os valores para comparar. 

    Acesse o site e faça sua cotação para garantir um seguro completo e ter a viagem tranquila que merece!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais os principais pratos do Peru?

    A variedade da gastronomia peruana, história e sabores se explicam segundo as influências e raízes que afetaram a forma como esse povo cozinha, mas a criatividade para usar os temperos e ingredientes é total mérito dos nativos.

    Um exemplo disso é a cozinha “novandina”, que valoriza os ingredientes e temperos locais como a quinoa, o tarwi, a maca peruana, o chuño, o amaranto, a moraya, a coca, a papa oca, dentre muitos outros.

    Confira os melhores pratos da culinária peruana, além de bebidas especiais para combinar, e doces peruanos simplesmente deliciosos.

    Ceviche

    Ceviche Comida Peruana
    Fonte: Unsplash

    Ceviche é uma palavra que deriva de uma antiga língua inídigena, e quer dizer “peixe fresco”. 

    Trata-se de uma receita tradicional no Peru, um marinado de peixe branco em suco de limão ou outro crítico. Camarão e polvo também dão super certo nesse prato.

    Recomenda-se o uso da lima ou limão siciliano, mas não deixe de preparar o ceviche, ou de prová-lo se o suco for de limão tahiti ou de laranja azeda.

    A cebola roxa também é um ingrediente essencial desse prato, assim como a pimenta, mas acrescentar batata, milho ou pimentão é à gosto, serve para dar uma encorpada no peixe cru.

    Pode ser servido com grãos, algas ou folhas, e recebe bem ervas aromáticas como salsa, mas sem exagero para não “furtar” o sabor do peixe.

    Esse delicioso prato da culinária peruana é muito apreciado no Brasil com pão sírio, ou mesmo puro como tira-gosto e acompanhamento para uma cerveja gelada. Harmoniza muito bem com vinhos brancos.

    Lomo Saltado

    Definitivamente, você precisa provar essa comida peruana, principalmente se é fã de carne. Pode ser servido com arroz, coisa que todo brasileiro gosta. 

    É um delicioso prato de tiras marinadas de lombo bovino com cebola roxa, tomate e batatas, geralmente, fritas.

    A receita também leva vinagre, alho, molho shoyu e pimenta do reino. Você encontra o Lomo Saltado na maioria dos restaurantes peruanos. 

    Harmoniza muito bem com vinhos diversos como rosé e espumantes.

    Causa Rellena

    Lembra que falamos sobre a batata ser muito importante na comida peruana? Essa deliciosa receita nada mais é do que um tipo de “purê” de batatas com outros ingredientes.

    O preparo deve levar pimenta ají amarillo, e a montagem deixa o prato com um aspecto apetitoso, esteticamente lindo. 

    Dentre os ingredientes que conferem um sabor tão original à Causa Rellena estão a azeitona preta, ervilha, cenoura e peito de frango.

    É uma comida peruana muito representativa, e prepará-la não é tão difícil quanto a parte da montagem, por isso, quando viajar ao Peru, não perca a chance de provar.

    Prefira bebidas leves para harmonizar, pois a massa de batata é um pouco pesada nessa comida peruana. 

    Anticuchos

    Anticuchos
    Fonte: Pxhere / CC0

    Anticucho é um ótimo exemplo de comida peruana que se originou nos Andes durante a era pré-colombiana e, mesmo com todas as adaptações ao longo dos séculos, persiste até hoje como um prato icônico do Peru.

    Lembra muito o nosso “espetinho de rua” brasileiro. Consiste em pedaços de coração bovino assados em longas farpas de bambu, e é considerado um dos pratos mais populares do Peru, também por seu baixo custo.

    É uma das receitas mais saborosas do país e pode ser apreciada com um vinho tinto. 

    Como também é consumido em locais populares, harmonize com o que estiver disponível, inclusive cerveja. Também é servido com batatas e milho.

    Cuy

    Muitos brasileiros evitam essa comida peruana quando visitam o país, mas o estranhamento é somente porque muita gente no Brasil cria os porquinhos da índia como animais de estimação.

    Servido inteiro, como um leitão à pururuca, o Cuy al horno é acompanhado de tomates, batatas e, possivelmente, milho e cebola.

    Tem um sabor intenso e um pouco gorduroso, por isso, prefira bebidas mais cítricas ou amargas para equilibrar: vinho tinto, cerveja escura ou do tipo American Red Ale, por exemplo.

    Chupe

    Chupe
    Fonte: Daniela Ronda / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Trata-se de uma comida peruana mais propícia ao inverno, perfeita para ser acompanhada com um vinho tinto do porto, por exemplo.

    Resumidamente, é uma sopa bem cremosa de camarão e arroz, queijo fresco, e ovo pochê para tornar a receita ainda mais encorpada.

    Ají de galinha

    É um delicioso ensopado cremoso e picante de galinha desfiada. Pode ser servido com arroz e legumes, por exemplo. O aspecto lembra um pouco o nosso estrogonofe, mas o sabor é completamente diferente.

    Trata-se de um tipo de comida peruana popular, feita a partir de expedições de chefs pelos confins andinos do país, vai muito bem com cerveja gelada!

    Rocoto Relleno

    Realmente, os chefs peruanos são tão criativos quanto os brasileiros. O Rocoto Relleno é um pimentão recheado, que pode ser de qualquer cor, verde, vermelho ou amarelo, desde que caiba o recheio.

    O interior do pimentão é preenchido com carne, ovo e amendoim, e depois assado

    É simplesmente delicioso: o amargo do pimentão combina com os condimentos e o ovo dá uma certa “liga” ao recheio, uma deliciosa comida peruana.

    Comida peruana: sobremesas

    Comida peruana: sobremesas
    Fonte: Antox00 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    É claro que não poderiam faltar exemplos de sobremesa peruana em nossa lista, certo? Os doces peruanos acompanham a criatividade das receitas que apresentamos acima e que ganharam o mundo.

    Lucuma

    Lucuma é uma fruta com enorme potencial culinário, muito usada para fazer sorvetes e sobremesas. Tem sabor bem doce, e cada fruto pode chegar a ter 200g de polpa.

    Para utilizá-la, é preciso coletá-la do chão e submetê-la a um processo para extrair o melhor de seu sabor.

    Além de ser cozida para fazer sobremesas peruanas, os nativo também usam sua farinha doce em outras receitas, pois pode ser armazenada por um bom tempo.

    Picarones

    A receita original é bem antiga e pode ter sido inspirada nos buñuelos, um tipo de rosquinha trazida às Américas pelos espanhóis, cujo os ingredientes principais são abóbora e batata doce.

    O turista que estiver à procura de comidas peruanas tradicionais para experimentar, vai encontrar Picarones em qualquer lanchonete de Lima, por exemplo.

    Basicamente, além dos ingredientes já citados, a massa leva apenas farinha de trigo e anis para aromatizar o famoso “donut peruano”.

    Mazamorra Morada

    Mazamorra Morada
    Fonte: Mover El Bigote / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    A sobremesa peruana Mazamorra Morada, é um doce gelatinoso, excelente para dias de inverno.

    As receitas moradas são roxas, geralmente, porque usam o “choclo morado”, ou o milho roxo, em sua composição.

    É quente e leva canela, cravo, abacaxi, suco de limão, além de muito “choclo morado”. É muito comum em Lima, e quando servida com arroz doce, é chamada “clássic”.

    Suspiro Limeño

    O limão, como você já deve ter reparado, é um ingrediente marcante na comida peruana, mas nesse caso, o nome diz respeito à região de Lima e não à fruta cítrica.

    Quem deu o nome atual “Suspiro Limeño”, foi um poeta peruano chamado José Gálvez Barrenechea.

    Ele descreveu o antigo Manjar Real do Peru assim: “suave e doce como o suspiro de uma mulher sedutora”. Os ingredientes são: leite, leite condensado, merengue, ovo, e canela.

    Comida peruana: bebidas

    Comida peruana: bebidas
    Fonte: Krista / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Assim como a comida peruana, as bebidas não poderiam ser diferentes, são saborosas, diferentes e apresentam ingredientes totalmente inusitados, como é o caso do Pisco Sour.

    Confira algumas bebidas para harmonizar com receitas do Peru e também para curtir muito apreciando drinques deliciosos.

    Pisco Sour

    Pisco é uma bebida destilada de uva, tradicionalíssima no Peru e Chile. 

    O Pisco Sour é um drinque a base desse destilado, com adição de limão e, pasmem, clara de ovo! Algumas gotas de angostura completam o sabor inigualável dessa bebida.

    Chicha Morada

    A Chicha Morada é feita à base de milho roxo. A receita dessa deliciosa bebida peruana leva cascas de abacaxi, cascas de maçã, cravo e canela.

    É servida com gelo, tem um sabor bem refrescante e vem se popularizando cada vez mais nas coquetelarias de todo o mundo.

    Suco de lúcum

    Trata-se do suco da fruta Lucuma, já descrita neste texto. É muito refrescante, super doce e perfeito para o café da manhã. 

    Serve não somente para o suco, mas também para fazer receitas de sorvete e outros doces peruanos.

    Cotação de seguro viagem em promoção para o Peru

    Ficou com muita vontade de provar comida peruana e visitar esse país tão incrível e vizinho do Brasil? 

    Então, viaje com segurança acessando o Seguros Promo e garantindo a melhor cobertura para o seu passeio.

    Você compara os preços na hora e escolhe a melhor oferta para o seu bolso

    O seguro viagem costuma ser muito mais barato do que as pessoas pensam. Acesse o site Seguros Promo e faça sua cotação!

    Temos o melhor preço garantido e você só precisa colocar as seguintes informações: local de embarque e desembarque, destino, e-mail, celular e, é claro, o seu nome! Simples, não é?

    Portanto, se você é o tipo de turista que adora aventuras gastronômicas, conte com o Seguros Promo!

    Quer viajar muito e conhecer as cozinhas mais famosas do mundo? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa