CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Arábia Saudita: veja as curiosidades deste país no oriente médio!

A Arábia Saudita é um dos países mais fascinantes do mundo! Saiba tudo sobre o destino e o que você tem que conhecer durante a sua viagem!

Um dos países mais fechados do mundo, a Arábia Saudita abriu recentemente suas fronteiras para o turismo, surgindo como uma oportunidade diferente de destino no Oriente Médio.

Até o final de 2019, era bastante raro que pessoas não muçulmanas ou que não dispunham de visto de trabalho visitassem a terra dos sheiks, dos desertos e do petróleo.

Isso mudou e agora o segundo maior país árabe tem portas abertas para quem deseja conhecer suas belezas, seus segredos e sua riquíssima cultura!

Cote os melhores seguros de viagem utilize o cupom blog20 para ter 20% de desconto neste link! 

Arábia Saudita: saiba tudo sobre o país!

Apesar de ter sido fechada para o turismo até bem recentemente, a Arábia não é uma desconhecida de visitantes do mundo inteiro.

É ali que ficam duas das cidades mais importantes do planeta para os muçulmanos, Meca e Medina, destinos de peregrinação islâmica no país por terem sido o local de nascimento e ministério do profeta Maomé.

A lista de atrativos é extensa e inclui lugares como Riyadh, Jeddah e a inesquecível Madain Saleh, conhecida como a “Petra saudita”, em referência ao famoso destino da Jordânia.

O viajante só não pode se esquecer de planejar bem a sua viagem por esse país do Oriente Médio, pois estamos falando de uma cultura completamente diferente e você pode acabar passando por alguns perrengues se não souber o que está fazendo.

Para te ajudar, criamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o destino, incluindo detalhes sobre a cultura, localização, principais cidades e muitas curiosidades incríveis. Vamos lá!

O que significa Arábia Saudita?

O que significa Arábia Saudita?
Fonte: Pxhere / CC0

Al-Mamlaka al-ʻArabiyya as-Suʻūdiyya, ou Reino Árabe Saudita, em tradução direta, é o nome oficial do país desde 1932, e seu significado é curioso.

Como você já deve ter imaginado, o nome Arábia faz referência direta à palavra “árabe”: aqueles que viajam pelas terras (ou nômades) ou aquilo que é compreensível, no sentido de que um árabe consegue compreender o que outro árabe diz.

O termo “Saudita”, por sua vez, é uma herança do rei fundador do país, Abdul Aziz Al Saud.

Em uma tradução livre, isso significa que o nome completo da Arábia quer dizer “a terra dos Saud, onde vivem os nômades”.

Qual é a história da Arábia Saudita?

A ocupação da Península Arábica, da qual o país ocupa 80%, ocorreu há milhares de anos: os diferentes reinos que surgiram por ali foram responsáveis por criar e manter importantes rotas de comércio entre a Ásia e a África.

Até meados do século VI, tudo transcorria dentro da normalidade, com os árabes ocupando um espaço de protagonismo no mundo por sua tradição mercadora, mas tudo mudou por volta de 570 d.C., quando nasceu Maomé.

O fundador do Islã nasceu e viveu na Península Arábica: até sua morte, em 632, a maior parte da região já havia se convertido ao islamismo.

A partir dali, a religião superou as fronteiras geográficas e chegou a outras partes do mundo, suscitando desde então um grande interesse sobre aquela terra desértica às margens do Golfo Pérsico.

Alguns séculos depois, em 1517, a península foi anexada ao Império Otomano pelos turcos, embora as mais tradicionais famílias sauditas exercessem o controle, de fato, e nunca tenham aceitado a dominação estrangeira.

A partir do século XVIII, começou uma movimentação na dinastia Saud para que se reconquistasse a Arábia em respeito ao Islã: até o começo do século XX, os descendentes da família já haviam retomado todo o território que hoje forma o país.

O Reino Árabe Saudita foi oficialmente instituído em 1932 e, desde então, o país é governado por reis da dinastia Saud, mas as revoluções na história saudita não acabam por aí.

Pouco depois da criação do reino, em 1938, descobriram que o país árabe estava sobre a segunda maior fonte de petróleo do planeta

O resultado é uma economia forte, entre as mais ricas do mundo, firmando-se entre as nações mais poderosas de toda a Ásia!

Como é a cultura da Arábia Saudita?

Como é a cultura da Arábia Saudita?
Fonte: Stocksnap / CC0

A cultura saudita é sobretudo uma cultura islâmica, cujos costumes são ditados pelos preceitos do Alcorão.

Por muitos séculos o país esteve fechado para o turismo tradicional e seus únicos visitantes eram muçulmanos do mundo inteiro em suas tradicionais peregrinações para Meca e Medina.

Isso quer dizer que a cultura local é muito bem preservada e não sofreu muita influência estrangeira, o que significa que você poderá conhecer um pouco mais sobre o genuíno mundo árabe.

Praticamente não existe consumo de carne de porco no país, enquanto o consumo de álcool é absolutamente proibido. Além disso, mulheres devem circular apenas com o rosto de fora das vestimentas.

Por essas e outras, vale a pena se informar sobre a cultura local e respeitar os hábitos dos sauditas para evitar problemas durante a sua estadia.

Qual é a religião da Arábia Saudita?

A Arábia Saudita é nada menos que o berço do profeta Maomé, criador do islamismo. Por isso, a expressiva maioria dos sauditas segue a religião muçulmana.

Duas cidades do país, Meca e Medina, são consideradas sagradas para muçulmanos do mundo inteiro.

Onde fica a Arábia Saudita?

Onde fica a Arábia Saudita?
Fonte: Pxhere / CC0

Estamos falando do maior país da Península Arábica, uma faixa de terra na Ásia, entre o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho, no Oriente Médio.

O país tem mais de 34 milhões de habitantes e divide fronteiras com Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait e Omã, países de tradição árabe e muçulmana.

Mapa da Arábia Saudita

A Arábia Saudita fica em uma região ocupada há milênios: uma localização estratégica, que ajuda a explicar o sucesso econômico do país. Confira no mapa!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem em promoção para a Arábia Saudita

    Está pensando em visitar um dos principais destinos do mundo árabe? Não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para o Oriente Médio. O item é fundamental para garantir a tranquilidade do viajante!

    O seguro viagem oferece coberturas indispensáveis, como assistência médica e odontológica, seguro bagagem, regresso antecipado e muitas outras, possibilitando que você viaje muito sem pesar o bolso na volta para casa.

    Você pode contratar o seguro viagem Oriente Médio mais barato em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar coberturas para encontrar a melhor opção para o seu perfil de viajante!

    Seguro Viagem:
    Oriente Médio
    CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Cidades da Arábia Saudita

    Exótica e misteriosa, a Arábia Saudita é um destino recheado de cidades encantadoras, como a capital, Riyadh, as históricas Medina e Meca, a deslumbrante Madain Saleh e muitas outras.

    Confira os destinos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

    Riyadh

    Riyadh
    Fonte: Pexels

    Riyadh (ou Riade, Riad) é a capital da Arábia Saudita, que ocupa espaço de protagonismo no mundo árabe há muitos séculos.

    Foi ali, mais especificamente no Forte de Masmak, que o rei Abdulaziz bin Abdul Rahman bin Faisal Al Saud reconquistou o país, gerando a oportunidade de unificação de reinos que formariam a Arábia alguns anos depois.

    Lar de 7 milhões de pessoas, a cidade fica em pleno deserto, então prepare-se para enfrentar calor intenso durante seus passeios.

    Na região de al-Murabba, o Palácio de Murabba e o Museu Nacional são atrações imperdíveis, enquanto as regiões de Diriyah, Manfuha e Wadi Laban formam o antigo centro histórico local.

    Vale a pena subir ao topo do Kingdom Centre, um arranha-céu com 302 metros de altura que oferece vista panorâmica da cidade, e na Torre Real do Relógio, ou Makkah, um dos maiores edifícios do mundo, com mais de 600 metros de altura!

    Jeddah

    A cidade de Jeddah é encantadora, preservando um charme que em muito lembra a cubana Havana e, simultaneamente, uma efervescência cosmopolita que remete à libanesa Beirute.

    O bairro de Al-Balad, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um reduto histórico local, onde você encontrará construções com séculos de existência.

    Entre os atrativos imperdíveis estão o portal da cidade, Bab Jdid, o mercado Souk Al Alawi e o palacete Nassif House, além do Portão de Meca, também tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Que tal aproveitar o passeio para caminhar sem pressa pelo agradável calçadão Corniche de Jeddah?

    Medina

    Uma das cidades mais visitadas do país, Medina é considerada sagrada para os muçulmanos e, por isso, se você não segue a religião de Maomé, provavelmente não poderá visitar suas atrações.

    É em Medina que fica uma das maiores mesquitas do planeta, a Mesquita do Profeta (ou Al-Masjid an-Nabawi), construída pelo próprio Maomé, e a Mesquita de Quba, a mais antiga do mundo, construída no começo do século VII.

    Você também poderá conhecer o cenário pitoresco da montanha Uhud, onde estão enterrados companheiros de batalha do profeta islâmico, e o riquíssimo Museu Al-Madinah, que conta a história da cidade desde os tempos pré-históricos.

    Meca

    Meca
    Fonte: Pixabay

    A Arábia Saudita, aos poucos, abre suas portas para o turismo internacional, mas a mais sagrada das cidades islâmicas, Meca, continua com acesso exclusivo para muçulmanos.

    De acordo com o costume islâmico, todos os seguidores da religião de Maomé devem rezar cinco vezes por dia virados para a Meca. 

    Além disso, os muçulmanos também devem peregrinar até a cidade sagrada ao menos uma vez na vida.

    Terra-natal de Maomé, a cidade abriga a Caaba, uma gigantesca pedra em formato de cubo que é venerada desde muito antes do surgimento do islamismo, localizada no centro da maior mesquita de Meca.

    Durante seu passeio, aproveite para conhecer a paisagem a partir da Montanha da Luz.

    Al-Ahsa

    O maior oásis do mundo fica na Arábia: o Al-Ahsa, que ocupa mais de 10 mil hectares, abriga mais de 3 milhões de árvores e é tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

    A região é ocupada desde a pré-história por suas fontes de água doce que sustentam a vida no deserto há milênios.

    O maior atrativo é a Al Qarah, uma caverna cravada na montanha que oferecia refresco no verão e proteção no inverno.

    Madain Saleh

    Conhecida como Petra da Arábia, Madain Saleh faz parte do rol de Patrimônio da Humanidade da Unesco e é uma atração imperdível no país.

    A cidade foi esculpida em pedra pelos nabateus para abrigar centenas de túmulos que seguem até hoje muito bem preservados.

    O sítio arqueológico estende-se por mais de 15 km², com ruínas datadas de 200 a.C., e pode oferecer um ponto de vista diferente sobre a história saudita.

    Curiosidades da Arábia Saudita

    Curiosidades da Arábia Saudita
    Fonte: Pxhere / CC0

    Um dos países mais fechados do mundo, a Arábia é formada essencialmente por desertos: mais de 95% do território saudita consiste em paisagens desérticas.

    Por conta disso, é também o único país do mundo sem rios ou lagos: apenas alguns oásis sustentam a vida no deserto.

    Confira outras curiosidades sobre o país!

    Como é o clima na Arábia Saudita?

    A Arábia Saudita tem pouca água e imensos desertos, o que significa que você deve se preparar para encarar temperaturas acima de 40ºC de abril a outubro, praticamente sem chuvas.

    A melhor época para fazer turismo no país é entre os meses de novembro e fevereiro, quando o inverno garante temperaturas mais amenas, que tornam passeios ao ar livre menos desconfortáveis.

    Do mesmo modo, não se recomenda a viagem durante o período do Ramadã, quando será praticamente impossível encontrar um restaurante para comer durante o dia e os serviços funcionam em horários limitados.

    Como é a economia da Arábia Saudita?

    A economia saudita é forte graças a sua imensa reserva de petróleo, uma das maiores do mundo, cuja produção corresponde a mais de 80% das exportações do país.

    As fortunas do petróleo sustentam o modo de vida luxuoso dos sheiks sauditas: estamos falando de um dos países com maior concentração de bilionários do mundo.

    Qual é a moeda da Arábia Saudita?

    A moeda saudita é o Riyal (ou Rial), cujo símbolo é o ﷼ e a cotação era equivalente a R$ 1,41 em 22 de setembro de 2021.

    Ao desembarcar no país, você precisará fazer o câmbio, pois é improvável que encontre hotéis, restaurantes e comércios que aceitem outra moeda, como o dólar e o euro.

    Qual é o idioma da Arábia Saudita?

    A língua oficial do país é o árabe, utilizado para fins de negócio, educação, serviços e outras finalidades, embora outros dialetos sejam usados nos rincões mais distantes do país.

    De qualquer forma, você não precisa correr para aprender o idioma dos sheiks: o inglês é a segunda língua da maioria da população, ensinado até nas escolas, especialmente nas maiores cidades.

    Faça já a sua cotação de seguro viagem para a Arábia Saudita!

    Comece a planejar sua viagem para a Arábia Saudita agora mesmo, sem abrir mão da sua segurança: para isso, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem.

    O item é recomendado para todos os viajantes que visitam o país árabe, pois garante assistência gratuita ou reembolso em diversas situações, como problemas de saúde, acidentes, regresso antecipado e até extravio de bagagem.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode comparar preços e coberturas dos melhores planos do mercado com segurança e transparência.

    Se surgir alguma dúvida durante a sua pesquisa, é só contar com a ajuda da nossa central de atendimento exclusiva! 

    Quer conhecer a Arábia Saudita com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Oriente Médio
    CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa