CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comidas africanas: saiba quais os principais pratos pra experimentar na sua próxima viagem!

As comidas africanas são ricas em sabores e aromas. Saiba mais sobre a história da gastronomia de um dos maiores continentes do mundo!

Se você gosta de turismo gastronômico, precisa experimentar as comidas africanas. 

Afinal, é uma culinária parecida com a brasileira, com o uso de feijão e arroz, por exemplo, mas com especiarias e ingredientes totalmente diferentes.

Acima de tudo, o tempero dos pratos pode ser bem sutil, com sabores surpreendentes, como no caso da torta agridoce bobotie, ou o bunny chow, feito com massa e carne de carneiro, sendo uma receita diversa e com opções que agradam a todos.

Comidas africanas: história, receitas e influências

A culinária africana é diversa. Visto que, um continente tão grande, berço de tantas culturas e civilizações, só podia mesmo ter gerado múltiplas formas de cozinhar, ingredientes diferentes.

Em uma viagem à África, não importa se estamos falando da região saariana do norte, ou da costa leste, em qualquer lugar do continente a gastronomia é criativa, com influências das culinárias europeias e asiáticas.

O que é comida africana?

O que é comida africana?
Fonte: Pixabay

O continente africano sofreu com a exploração e escravidão durante décadas, sobretudo, por europeus. 

Por sua proximidade com a Ásia, é natural que muitas especiarias componham o solo africano.

O uso de pimenta, canela, cravo, alecrim, grãos e leguminosas em algumas regiões, são exemplos de como a comida africana se adaptou à entrada de novos elementos.

Entretanto, é difícil afirmar que exista apenas um tipo de comida africana devido a sua diversidade, mas é possível notar que a culinária de todo o continente ainda sofre a influência de diversos períodos históricos.

História da culinária afro-brasileira

Em suma, as comidas africanas são o resultado de uma enorme mistura de sabores, temperos, formas de preparo e ingredientes que estão sempre presentes nas receitas.

Além disso, muitos desses ingredientes se encontram no Brasil, trazidos ao país pelos comerciantes de especiarias. São eles: quiabo, banana, café, gengibre, amendoim, azeite de dendê, mandioca, jiló, entre outros.

Os negros no Brasil sobreviviam dos restos dos senhores brancos, o que lhes exigiu uma criatividade na cozinha para que criar pratos de sobras saborosos. E, se possível, que remetessem a terra natal.

Com os ingredientes escassos, os pratos da culinária afro-brasileira têm muita presença de farinha e caldo nas bases, que era uma forma de improvisar com os recursos disponíveis.

Muitos desses pratos surgiram, primeiramente, para servir aos espaços religiosos dos negros e, somente depois, foram adaptados para o consumo geral.

A feijoada, o acarajé e o cuscuz são resultados dessa necessidade de adaptação.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem em promoção para qualquer destino!

    Quem é turista, curte todas as partes da viagem, não é mesmo? Desde o planejamento até o retorno. 

    Logo, uma coisa é unânime entre os viajantes: provar os pratos típicos de qualquer destino sempre será uma experiência muito rica.

    Antes de mais nada, para viajar tranquilamente para a África e fazer turismo de aventura em qualquer um dos países do continente, é preciso contratar um seguro viagem!

    Afinal, esse será o item que evitará sufocos durante o roteiro! A cobertura adequada você encontra aqui no site do Seguros Promo!

    Aqui, o viajante conta sempre com atendimento 24 horas, em português, ressarcimento e atendimento médico e hospitalar, além de toda assistência caso perca alguma bagagem ou tenha um voo cancelado.

    Acesse o Seguros Promo e consiga o melhor preço do mercado! Faça várias cotações simultâneas, escolha o melhor número de parcelas e receba online a sua apólice:

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Lista de comidas africanas

    Lista de comidas africanas
    Fonte: Freeimages

    Enfim chegou o momento mais agradável do nosso texto, não é mesmo? Demonstraremos vários pratos típicos e também comidas da África no Brasil.

    De forma geral, os nomes de comidas africanas podem parecer incomuns, mas quando começarmos a falar das receitas que produzimos aqui em nosso país, você vai se familiarizar mais com esse tipo de culinária. 

    Confira a seguir nossa lista de comidas africanas!

    1. Chakalaka

    A maioria dos locais serve o chakalaka em sua versão picante, mas se você pretende preparar aí em sua casa, pode cozinhar do seu jeitinho, certo?

    Basicamente, é um molho feito com feijões e legumes (repolho, tomate, cenoura, cebola, etc) que serve de acompanhamento para carnes. Pode ser desgustado com pão, como em uma sopa, só que servido frio.

    Logo é um prato típico da África do Sul e sua origem tem a ver com a criatividade das pessoas periféricas em busca de variar seu cardápio. 

    Procure uma bebida leve para harmonizar, considerando que pão e carne são alimentos pesados.

    2. Bobotie

    É um dos mais famosos pratos típicos africanos, mas na verdade, foi levado ao continente pelos holandeses e teve sua origem na Indonésia. Uma curiosidade: dizem que Nelson Mandela era fã de Bobotie.

    Trata-se de um preparo de carne moída, que pode ser bovina ou ovina, com especiarias como damascos e passas

    Depois, vai ao forno com a adição de curry e recebe também uma cobertura de ovo e leite misturados.

    Geralmente, o Bobotie vem acompanhado de arroz amarelo e a bebida pode ser um bom vinho sul-africano, o que acha da ideia?

    3. Bunny Chow

    Comidas africanas Bunny Chow
    Fonte: Pexels

    O ensopado sul-africano, Bunny Chow, é muito saboroso e seu segredo está nos temperos, pois a receita é bem simples e os ingredientes são facilmente encontrados.

    Em suma, compõe-se de alho, cebola, canela em pau, erva doce, cardamomo, folhas de louro, cúrcuma e gengibre. 

    A carne, que é feita em pedacinhos, pode ser de carneiro ou frango. Depois, essa mistura é colocada dentro de um pão, geralmente servido cortado ao meio.

    A origem deste prato, que com certeza está entre as principais comidas africanas, é controversa. Possivelmente, foi levado à África do Sul por trabalhadores indianos.

    4. Arroz Jollof

    O Arroz Jollof é um dos pratos típicos da África mais consumidos na costa atlântica do continente. 

    É muito comum em países como Nigéria, Togo, Gana, Senegal, Gâmbia, Costa do Marfim e Camarões. Nesse sentido, a origem do nome vem de “Uolofe”, como é chamado um certo povo da região. 

    Mais conhecido como “theibou dienne” ou “benachin” na África, mas os franceses o chamam de “riz au gras.” 

    É uma das comidas típicas africanas mais difundidas pelo mundo.

    Claro que existem algumas variações de nome e ingredientes conforme muda a região, mas basicamente consiste em arroz com tomate, pasta de tomate, pimenta vermelha e especiarias que podem ser cebola, noz-moscada, gengibre e cominho.

    Trata-se de um prato picante, então, recomendamos uma bebida refrescante para acompanhar.

    5. Cachupa   

    Com uma deliciosa mistura de sabores, a cachupa é feita a base de feijões e milhos estufados (inchados em água ou caldo de legumes), batata ou banana cozida e carnes.

    Originalmente de Cabo Verde, o prato é uma verdadeira iguaria da culinária de origem africana

    Tradicionalmente, existe a cachupa pobre, feita com peixe, e a cachupa rica, com outros tipos de carne, como o chouriço, a galinha, a vaca e o porco.

    Serve-se quente, logo após cozimento, e tem uma textura mais firme, embora também possa ser frito, acompanhado de ovos, por exemplo.

    Comidas africanas doces

    Comidas africanas doces
    Fonte: Pixnio / CC0

     Nem pense em ficar sem uma deliciosa sobremesa depois que provar estes deliciosos pratos da nossa lista de comidas africanas, certo? 

    Existem receitas maravilhosas entre as sobremesas do continente.

    A torta melktert é sensacional e tem uma massa crocante. O qumbe, com sabor de coco, é uma delícia! Veja mais detalhes a seguir!

    6. Qumbe

    O qumbe é uma receita bem simples, que agrada a maioria das pessoas. Não precisa de muitos ingredientes para prepará-lo e é muito saboroso.

    Você encontra esse doce enrolado da mesma forma que os nossos brigadeiros, mas envolto em coco ralado no lugar de chocolate granulado.

    A receita leva coco ralado seco, leite de coco, farinha de trigo e açúcar refinado, simples né? A cor do qumbe se deve ao açúcar caramelizado na panela.

    7. Melktert

    Esse doce é muito gostoso, tem uma massa de pastelaria leve e crocante. Assim, seu recheio é macio, feito de um creme de ovos, farinha, leite e açúcar.

    Provavelmente, essa comida típica da África foi levada à África do Sul por holandeses, e é muito apreciada.

    8. Puff Puff

    Puff Puff
    Fonte: Pexels

    Trata-se de um bolinho frito e polvilhado com açúcar. A massa é levinha, feita à base de farinha de trigo, ovos, fermento, açúcar, sal e manteiga. Essa receita também pode levar polvilho azedo.

    O puff puff é muito comum em Serra Leoa, na Nigéria e em Gana. 

    9. Pudim de Malva

    O pudim de malva também é mais comum na África do Sul e assim como a maioria das comidas africanas apresentadas nesta lista, tem ingredientes que são muito simples de se encontrar.

    Leva manteiga, açúcar refinado, leite, geleia de damasco, vinagre e outras coisas que você encontra na maioria dos marcados. 

    A consistência é mais firme que um pudim de leite condensado e mais leve que um bolo comum.

    No inverno, é ótimo servir quente! Mas caso queira degustar gelado, também é uma delícia.

    10. Xalwo

    Muito comum na Somália, o xalwo contém amido de milho, cardamomo, açúcar noz-moscada, e manteiga do tipo ghee

    Degusta-se em celebrações e ocasiões especiais como noivados e casamentos.

    Comidas africanas consumidas no Brasil

    Comidas africanas consumidas no Brasil
    Fonte: Ben Tavener / Flickr / CC BY 2.0

    Viajar pelos países da África é um enorme privilégio, você concorda? Agora, você não precisa sair de casa para provar vários tipos de comidas africanas. 

    Existem muitas comidas africanas no Brasil, e é provável que você já tenha provado algumas delas, olha só!

    11. Acarajé

    Atualmente conhecido como um prato típico da Bahia, o acarajé começou a ser propagado no Candomblé e leva muitos elementos africanos em sua receita, como o azeite de dendê e amendoim.

    Popularizou-se nas regiões turísticas da Bahia e hoje você encontra em todo Brasil. 

    É recheado com vatapá, camarão e vinagrete, e o cliente escolhe se quer quente ou frio, o que popularmente quer dizer com muita ou nenhuma pimenta.

    12. Caruru

    O caruru nasceu nos terreiros de Candomblé, e assim como o acarajé também se popularizou por todo o país. 

    Geralmente, serve-se com acarajé e pedaços de frango ou peixe.

    13. Mungunzá

    A própria palavra “munguzá” já é de origem africana, vem do idioma quimbundo “mu’kunza” que quer dizer “milho cozido.”

    Pode ser feito com milho branco ou amarelo e é uma receita doce das comidas africanas no Brasil. 

    Existem outras versões do prato, salgadas e acrescidas de grãos de milho, por exemplo.

    14. Cuscuz

    Cuscuz é um prato que chegou ao Brasil vindo do norte da África, muito comum na região dos povos berberes: na Tunísia e no Marrocos é uma receita considerada cotidiana.

    Baseia-se em uma massa de cereais, mas em nosso país a versão mais comum é a de milho. 

    É um dos pratos típicos africanos que fazem parte do cotidiano de milhares de brasileiros, e muitos nem se dão conta.

    Então, prepare a receita cozinhando a massa no vapor com a cuscuzeira e pode comer com manteiga ou ovos mexidos.

    15. Abará

    O abará lembra muito o bolinho que serve o acarajé: a massa é feita de feijão fradinho moído, cozido e embrulhado na folha de bananeira, enquanto o acarajé é frito no óleo de dendê.

    É uma das comidas da África no Brasil que as pessoas mais gostam e tem suas origens em nosso país, trazidas pelas religiões de matriz africana. 

    Sendo assim, você pode comer abará com camarão, salada, caruru, vatapá e pimenta à gosto.

    Faça já a sua cotação de seguro viagem!

    Quer conhecer a África, a Ásia e outros destinos famosos por sua culinária? Então, anote essa dica!

    Com o Seguros Promo, você compara as cotações de seguro viagem das empresas mais tradicionais do mercado e consegue realizar o pagamento com excelentes condições.

    Quando não é obrigatório para entrar no destino, muitos turistas optam por não adquirir o seguro viagem. Contudo, esse item é importante em qualquer visita, já que oferece proteção e tranquilidade em qualquer lugar do mundo.

    Dessa formam, o Seguros Promo vai te auxiliar em qualquer momento de sua viagem, não se preocupe! Acesse o site e confira, é muito simples navegar e tirar qualquer dúvida!

    Quer viajar pelo mundo para provar delícias das culinárias mais famosas? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa