CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Templos budistas no mundo: confira os mais famosos!

Existem muitos templos budistas no mundo localizados em destinos incríveis. Confira o nosso artigo e descubra quais visitar nas suas próximas férias!

Os templos budistas no mundo não são apenas lugares de adoração e devoção. 

Por conta da sua arquitetura magnífica, curiosidades e tradições milenares, esses locais também são verdadeiras atrações turísticas, recebendo milhares de visitantes.

Vem com a gente e conheça os templos dentro e fora do Brasil que são espetaculares. Confira!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Templos budistas no mundo: onde estão localizados?

Para os praticantes do budismo, conhecer os templos da religião representa um momento de aprofundamento em suas tradições e costumes, podendo presenciar de perto a essência dessa filosofia milenar.

Mesmo para as pessoas que não são adeptas, visitar alguns dos principais templos budistas no mundo garante uma oportunidade única de conhecer um pouco mais da história de uma das religiões mais antigas do mundo, repleta de curiosidades. 

E o melhor é que há templos em vários países, como Japão, Camboja, Índia e Tailândia. Ao fazer uma viagem para esses destinos, também terá a oportunidade de conhecer outras atrações incríveis

Se estiver com o orçamento apertado, fique tranquilo, você não precisa ir tão longe, pois no Brasil existem vários templos espalhados pelo sul, sudeste e nordeste do país. 

Como são chamados os templos budistas?

Como são chamados os templos budistas?
Fonte: Pexels

Muitas pessoas se questionam como são chamados os templos budistas. 

Se a sua dúvida também é essa, saiba que o termo para designar esses locais varia de acordo com as tradições de cada país. Na China, por exemplo, o templo é chamado de sìyuàn.

No Japão, esse local de devoção é chamado de Otera, já os santuários xintoístas levam o nome de Jinja.

Quando surgiram os templos budistas?

O budismo está entre as maiores religiões do mundo e, claro, isso se explica por conta das suas tradições e costumes milenares que, ao longo dos séculos, foram passadas de geração em geração.

Para quem tem dúvidas sobre quando surgiram os templos budistas, acredita-se que os santuários de Mon foram erguidos entre os séculos I e V, na Índia, local onde Buda atingiu a iluminação. Esses espaços datam de 250 a.C. 

Quem é o líder do templo budista?

Quem é o líder do templo budista?
Fonte: Pexels

Cada templo tem um líder religioso específico. Geralmente, é uma pessoa que tem muita prática dentro da religião e também é considerada muito sábia. Pode ser um monge, por exemplo. 

Quantos templos budistas existem no Brasil?

O budismo é uma religião muito difundida entre os brasileiros, com milhares de praticantes.

Para você, que se pergunta sobre quantos templos budistas existem no Brasil, saiba que segundo um censo realizado em 2010, existem cerca de 240 santuários no país, distribuídos nos quatros cantos do país.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Templos budistas no mundo: melhores ofertas de seguro viagem!

    Para conhecer os templos budistas no mundo ou mesmo no Brasil, a sua segurança precisa estar sempre em primeiro lugar, já que imprevistos podem acontecer e comprometer a sua viagem.

    Por isso, jamais embarque sem ter o respaldo de um seguro que garanta coberturas essenciais para as mais diversas situações como problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados, entre outros.

    Na hora de procurar os melhores planos e os preços que cabem no seu bolso, faça as suas pesquisas no site do Seguros Promo, onde é possível comparar ofertas e promoções das melhores seguradoras do mercado.

    Um bom seguro disponibiliza assistência médica e odontológica, traslado, auxílio em atraso ou cancelamento de voos, atendimento 24 horas em português e muito mais!

    E não precisa se preocupar, pois, em caso de dúvidas, você pode contar com o auxílio da nossa central de atendimento, que te ajuda nas mais diversas questões.

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Principais templos budistas no mundo

    Em uma viagem internacional, que tal conhecer os principais templos budistas no mundo e tornar seu roteiro ainda mais rico? 

    Listamos aqui os lugares mais incríveis e que vale a pena conhecer ao visitar alguns países da Ásia. Confira!

    Pagode Shwedagon, Myanmar

    Pagode Shwedagon, Birmânia
    Fonte: Unsplash

    O Pagode Shwedagon é um templo localizado em Myanmar, bem na serra de Singuttara, na cidade de Yangon, sendo o primeiro santuário budista do país.

    Reza a lenda que o templo guarda as relíquias de quatro antigos Budas e, uma delas, é o conjunto de fios de cabelo do Buda Siddhartha Gautama. 

    O Pagode Shwedagon fica no alto da colina e sua cúpula pontiaguda dourada pode ser vista de longe. Para chegar ao local, é preciso subir uma longa escadaria e fazer o caminho de elevadores, que ficam nos quartos pontos cardeais do monte.

    Em torno do santuário há vários pagodes menores, além de salas de oração e espaços religiosos. Sem dúvida, um dos templos budistas do mundo mais bonitos.

    Wat Phra Kaew, Tailândia

    A Tailândia é um dos locais com o maior número de adeptos do budismo e, além das suas belezas naturais, a religião também é um dos principais atrativos turísticos.

    O Wat Phra Kaew é um dos templos mais impressionantes da Tailândia, uma verdadeira relíquia sagrada, conhecida em todo o mundo, principalmente, por conta da Escultura de Buda de Esmeralda.

    Não deixe de fazer a tradicional foto em frente ao Buda sentado na posição de lótus.

    Angkor Wat, Camboja

    O Angkor Wat é um dos principais templos budistas no mundo, localizado na cidade de Siem Reap, no Camboja, considerado o maior e mais conservado da região de Angkor.

    O templo segue o estilo clássico da arquitetura Khmer e é tido como um dos tesouros arqueológicos mais importantes do planeta, um verdadeiro símbolo do país.

    Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Angkor Wat fica cercado pela natureza e foi construído pelo rei Suryavarman II, no século XII, como capital do seu reino.

    Kinkaku-ji, Japão

    Kinkaku-ji, Japão
    Fonte: Pixabay

    Os templos budistas no Japão são algumas das principais atrações do país, e estão espalhados por diversas cidades. Um dos mais populares é o Kinkaku-ji, situado na cidade de Kyoto.

    Cercado pela natureza e por um enorme lago, o templo tem paredes revestidas de folhas de ouro, sendo construído em 1397. 

    Ao longo da sua história, o local foi destruído inúmeras vezes e, por isso, passou por várias obras de reconstrução.

    O templo foi projetado para levar a paz, a leveza e a harmonia entre o céu e a terra. Em razão da sua beleza, ele serviu de inspiração para vários santuários do budismo no Brasil.

    Mahabodhi, Índia

    O Mahabodhi é um templo budista famoso no mundo. Considerado Patrimônio Mundial da Unesco, o local é uma verdadeira relíquia e deve estar no seu roteiro de viagem pela Índia.

    Localizado na cidade de Bodh Gaya, no nordeste do país, o santuário tem cerca de 55 metros de altura, e foi construído há mais de 2200 anos.

    Seu nome significa templo da iluminação, pois acreditam que foi justamente nele que um monge teria atingido a iluminação plena.

    Borobudur, Indonésia

    Borobudur é considerado o maior templo budista do mundo. Construído há cerca de 1200 anos, tem uma arquitetura fascinante e sobreviveu a terremotos, erupções vulcânicas e até ataques terroristas. 

    Mesmo depois de todos esses episódios, ele ainda continua preservado, sendo um local de peregrinação e fé, recebendo pessoas de todo o mundo. 

    O templo foi abandonado no século XV e somente recuperado no século XIX, tornando-se, além de um santuário, um centro de estudos sobre a tradição budista.

    Onde tem templos budistas no Brasil?

    Onde tem templos budistas no Brasil?
    Fonte: Rodrigo Soldon / Flickr / CC BY-ND 2.0

    Se você tem interesse em saber mais sobre o budismo, saiba que não precisa ir longe, pois existem vários templos bem pertinho da gente. 

    Confira alguns dos melhores templos budistas no Brasil e prepare já o roteiro da sua próxima viagem!

    Templo Kinkaku-ji, São Paulo

    Réplica do templo japonês, Kinkaku-ji, esse santuário, localizado na cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo, é cercado por um belo lago repleto de carpas coloridas e também por muito verde.

    O templo do Brasil não tem o mesmo conceito do japonês, já que, aqui, é considerado um local ecumênico, enquanto o original é um lugar de orientação zen-budista.

    Além de ser belíssimo do lado de fora, seu interior tem salas de cerimônias ecumênicas e diversos columbários. Vale a pena conhecer e sentir a atmosfera positiva e leve proporcionada pela natureza ao redor.

    Templo Zen Morro da Vargem, Espírito Santo

    Entre os templos budistas no Brasil, o Zen Morro da Vargem, no Espírito Santo, também se destaca como um local importante para religião.

    Localizado em Ibiraçu, a cerca de 70 km da capital Vitória, o local é cercado pela Mata Atlântica, o que o torna ainda mais especial. 

    O espaço religioso promove atividades em grupos, retiros espirituais, além de permitir que o público visite todas as dependências e participe das suas práticas diárias.

    O templo Zen Morro segue a filosofia da secular escola Soto Zen, que foi difundida pelo Mestre Dogen Zenji, no Japão, durante o século XIII. 

    Lembrando que o santuário no Espírito Santo é o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.

    Templo Shin Budista, Distrito Federal

    Templo Shin Budista, Distrito Federal
    Fonte: Agência Brasília / Flickr / CC BY 2.0

    As imagens de templos budista no Brasil e no mundo são sempre belíssimas e o Templo Shin Budista, no Distrito Federal, não seria diferente.

    Inaugurado em 1943, o santuário abre as portas para que os visitantes possam participar de palestras, meditação com monges e com outros membros do local

    Além disso, é possível fazer aulas de artes marciais, idioma japonês, yoga, entre outros.

    Se você quer mergulhar ainda mais na cultura, não deixe de participar da quermesse Urabon, chamada também de festa Obon, que faz uma homenagem aos antepassados.

    A festa acontece sempre no mês de agosto e já chegou a reunir cerca de 50 mil pessoas.

    Chagdud Gonpa Khadro Ling, Rio Grande do Sul

    O Chagdud Gonpa Khadro Ling é um dos templos budistas no Rio Grande do Sul, que também vale a pena conhecer em uma viagem pelo estado.

    Localizado na cidade de Três Corações, o santuário fica no alto de uma montanha, oferecendo uma vista espetacular para a cidade.

    Fundado pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, em 1995, o espaço segue tradições tibetanas e sua comunidade é composta por moradores voluntários, que fazem a manutenção do local, além de participar das práticas diárias.

    Ao visitá-lo, as pessoas podem participar de palestras e sessões de meditação.

    Templo Budista Chen Tien, Paraná 

    Se você quer saber onde tem templos budistas no Brasil, saiba que no estado do Paraná também existe um santuário importante, que é o Templo Budista Chen Tien. 

    Localizado na cidade de Foz do Iguaçu, é considerado um dos maiores da América Latina.

    O templo, construído em 1966, fica em uma região alta, proporcionando uma bela vista de Foz do Iguaçu e também da Ciudad del Este, no Paraguai.

    Além de conhecer as salas de cerimônias, não deixe de passear pelos jardins floridos com cerca de 1200 estátuas

    Uma das mais significativas é a estátua de Buda com sete metros de altura, uma das mais bonitas do local.

    Há ainda outras que representam símbolos do budismo e estão posicionadas para o lado em que o sol se põe. 

    Para quem busca uma dose de tranquilidade, esse templo é o lugar certo!

    Templo Zu Lai, São Paulo

    Além dos templos budistas no sul do Brasil, o Sudeste também abriga santuários belíssimos, como o Templo Zu Lai, na cidade de Cotia.

    O templo tem filosofias e práticas embasadas na filosofia budista chinesa Chan e Terra Pura, além de ser considerado o primeiro centro do Monastério Fo Guang Shan na América Latina, mantendo costumes e ensinamentos milenares

    O local abre as suas portas para o público e os visitantes podem conhecer as salas de cerimônia e passear por seus jardins. É possível ainda participar de retiros de meditação e celebrações.

    Templos budistas no mundo: não se esqueça do seguro viagem!

    Agora que você sabe onde estão os templos budistas no mundo, lembre-se que, em uma viagem, o seguro é um item primordial, afinal, ninguém quer ter problemas que podem acabar com os planos, não é mesmo?

    Para viajar com segurança e tranquilidade, não deixe de contratar um seguro que ofereça coberturas como assistência médica, odontológica e jurídica, seguro bagagem, auxílio em caso de atraso e cancelamento de voos, entre outros.

    Na hora de procurar pelos melhores planos, conte com a ajuda do nosso site de buscas, Seguros Promo, que permite simulações gratuitas para encontrar as opções mais adequadas e econômicas para seu estilo de viagem.

    Quer conhecer os melhores templos do mundo com segurança, tranquilidade e sem gastar muito? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Brasil
    GTA BRASIL 18 +COVID-19 GTA BRASIL 18 +COVID-19
    Assistência médica R$ 18.000
    Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    VC 80 Brasil VC 80 Brasil
    Assistência médica R$ 80.000
    Bagagem extraviada R$ 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 50 BRASIL COVID-19 AC 50 BRASIL COVID-19
    Assistência médica R$ 50.000
    Bagagem extraviada R$ 500
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa