CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Entenda como funciona o TOEFL: saiba tudo sobre o exame!

O TOEFL é um dos exames mais importantes para quem deseja ingressar em uma universidade no exterior. Saiba mais sobre o teste no nosso artigo!

Você já ouviu falar sobre o TOEFL? O Test of English as a Foreign Language ou, em português, Teste de Inglês como Língua Estrangeira, é um exame universal de proficiência, aplicado pela organização estadunidense ETS.

A prova é reconhecida por ser capaz de avaliar as principais habilidades quando se trata de uma língua estrangeira: compreensão auditiva e escrita, produção textual e habilidade de comunicação verbal.

Caso esteja pensando em fazer o TOEFL, confira a seguir seus diferentes tipos e quais instituições aceitam o exame!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

O que é o TOEFL: informações e dicas para fazer a prova?

O TOEFL, como já dissemos, é promovido pela ETS (Educational Testing Service), e mede as principais habilidades necessárias para viver e estudar em um país de língua inglesa. 

O exame é um pré-requisito para a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação no exterior.

Se deseja saber mais sobre ele, acompanhe as nossas dicas sobre quais são os tipos de testes disponíveis, quais instituições o aceitam, valores e validade. Confira!

Quais são os tipos de TOEFL?

Quais são os tipos de TOEFL?
Fonte: Pexels

Existem diferentes tipos de TOEFL e, antes de decidir qual é o melhor para você, é importante ter em mente qual é o seu objetivo. 

Saiba mais sobre cada modelo a seguir!

TOEFL ITP

O TOEFL ITP (Institutional Testing Program) é um tipo de prova bem mais simples e costuma ser válido apenas como um teste de inglês dentro do Brasil. 

O TOEFL ITP tem a finalidade de avaliar o progresso dos alunos no estudo da língua inglesa.

Dificilmente ele será aceito por instituições internacionais. Portanto, se planeja estudar fora, deixe o ITP de lado!

A versão do teste, avalia três habilidades (Compreensão auditiva, Estrutura da língua e Compreensão de leitura), não tendo produção escrita e oral.

O teste pode ser aplicado presencialmente e online, e está dividido em dois níveis: Level 1 (intermediário a avançado), e Level 2 (básico superior a intermediário).

Outro ponto importante, é que o TOEFL ITP é aplicado pelas próprias instituições de ensino, e não pela ETS, sendo aceito apenas em algumas universidades e para cursos de curta duração.

Como é oferecido por diferentes lugares, não tem um valor fixo. Então confira onde será aplicado o seu e as informações sobre os preços da prova.

TOEFL IBT

TOEFL IBT
Fonte: Unsplash

O TOEFL IBT (Internet Based Test) é o tipo mais conhecido e completo do exame, sendo requisitado por quase todas as universidades estrangeiras. Como o nome indica, ele é feito via internet, em centros de aplicação autorizados.

Sua pontuação varia entre 0 e 120 pontos. No total, a prova dura cerca de 4 horas e é composta pelos seguintes elementos:

  • Tarefas para testar a capacidade de falar em inglês (speaking) por meio da gravação da voz do aluno;
  • Exercícios de compreensão auditiva (listening);
  • Perguntas referentes à compreensão de texto (reading);
  • Redação (writing).

Você pode ter até 30 pontos em cada categoria. As principais universidades do mundo pedem pontuações acima de 90, no total. No entanto, as mais concorridas podem chegar a pedir uma pontuação mínima de 100!

TOEFL Essentials

O TOEFL Essentials é uma nova modalidade do exame que tem valores mais acessíveis, mas sem abrir mão do nível de excelência da prova.

O teste é diferente das modalidades ITP e IBT, com conteúdos diversos, além do conteúdo acadêmico. 

A prova também inclui diferentes tipos de situações e sotaques, oferecendo uma experiência mais inclusiva.

O exame inclui as mesmas categorias do TOEFL IBT (Reading, Listening, Speaking e Writing), e tem a finalidade de avaliar as habilidades básicas de inglês do participante.

O TOEFL Essentials pode ser usado para ingressar em algumas instituições de renome e programas de intercâmbio. O valor da prova, seu grande atrativo, é de US$ 100.

Qual é a melhor opção: ITP, IBT ou Essentials?

Qual é a melhor opção: ITP, IBT ou Essentials?
Fonte: Pixabay

Isso vai depender, como já dissemos, do seu objetivo e da instituição em que pretende estudar.

De forma geral, o TOEFL IBT é o mais aceito internacionalmente por ser um exame mais completo, que realmente exige uma compreensão avançada do idioma.

O TOEFL ITP é mais comum para cursos e programas de curta duração. Então vai caber à instituição definir se irá adotá-lo ou não.

O TOEFL Essentials é relativamente novo e já conta com boa adesão de algumas instituições. Sua grande vantagem, como já falamos, é o preço mais acessível.

Como podemos perceber, cada um deles atende a diferentes objetivos e podem ser utilizados de várias maneiras.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Faça seu intercâmbio com segurança e economia!

    É muito importante se preparar bem para fazer uma viagem de intercâmbio! 

    Uma viagem de longa duração exige que uma série de cuidados sejam tomados durante o seu planejamento e, definitivamente, o seguro viagem para intercâmbio é um dos mais importantes.

    Isso porque você vai passar um longo período morando em uma país diferente do seu e, provavelmente, não poderá contar com o serviço público de saúde.

    Geralmente os países de língua inglesa têm taxas hospitalares exorbitantes e, se precisar de algum atendimento, sem estar devidamente protegido, poderá pagar uma pequena fortuna.

    Aqui no Seguros Promo, você pode contar com planos completos, oferecidos pelas melhores seguradoras do mundo, e com valores que cabem no seu bolso!

    Nosso site possibilita que você faça uma comparação detalhada de diversas coberturas para definir qual atenderá melhor os seus objetivos.

    Faça já a sua cotação e garanta essa tranquilidade para a sua viagem!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Como posso me inscrever para fazer a prova?

    Para se inscrever no TOEFL, basta acessar o site da instituição e agendar a prova

    No Brasil, existem muitos centros de aplicação e opções de datas para fazer o teste. Você certamente encontrará um perto de onde você mora, caso procure com antecedência.

    Vale lembrar que o valor do teste é um pouco caro: atualmente, ele custa US$ 215 no Brasil. 

    Portanto, estude muito antes da prova para fazer valer a pena! Uma vez feita, o resultado é válido por 2 anos.

    Além disso, caso esteja planejando se inscrever em algum programa que tenha datas definidas, fique atento aos prazos: os resultados demoram cerca de 10 dias para serem disponibilizados on-line e até 6 semanas para serem enviados pelo correio.

    É possível fazer o TOEFL em casa?

    É possível fazer o TOEFL em casa?
    Fonte: Pexels

    Com a pandemia da COVID-19, a ETS disponibilizou uma versão totalmente online do TOEFL IBT, o TOEFL iBT Home Edition, para que os interessados pudessem realizar o exame sem sair de casa.

    Para fazer o teste, no entanto, é necessário fazer uma série de preparativos, como a instalação de programas especiais no seu computador, adequação de ambiente, garantia de bom áudio, entre outros.

    A abordagem mais exigente é feita justamente para garantir que não ocorra nenhuma fraude durante a realização do teste. 

    Você pode saber mais sobre a modalidade acessando o site oficial da ETS.

    Quais instituições aceitam o TOEFL?

    Segundo a ETS, mais de 9000 instituições de ensino superior, espalhadas por 130 países, aceitam o TOEFL como exame de proficiência. 

    Como é organizado por uma instituição estadunidense, o exame é obrigatório para alunos internacionais que queiram ingressar em universidades nos Estados Unidos e no Canadá.

    Caso você esteja pensando em se inscrever para estudar na Europa, ou até mesmo na Oceania, pode ficar tranquilo! O exame também é muito aceito em lugares como a Austrália e o Reino Unido. 

    Países como a Alemanha, a França e a Holanda também oferecem cursos superiores em inglês e aceitam o TOEFL como exame de proficiência.

    Mesmo no Brasil, universidades como USP, UFSC e UnB exigem essa certificação para o ingresso na pós-graduação. 

    Isso ocorre porque, independentemente da área de estudo, muito da produção científica atualmente só está disponível em inglês.

    Encontre o seu seguro viagem pelo melhor preço!

    Gostou de saber mais sobre o TOEFL, um dos principais testes de proficiência em inglês? Então agora só falta garantir a sua segurança para aproveitar ao máximo a experiência de morar em outro país!

    Para isso, conte com o Seguros Promo, que oferece os planos mais completos do mercado, com coberturas que vão te ajudar diante das mais diversas situações.

    Com ele, você estará assistido em casos como necessidade de atendimento médico ou jurídico, atraso ou cancelamento de voos, extravio de bagagens e diversos imprevistos que podem acabar com a sua viagem!

    Aqui no nosso site, você encontrará uma ferramenta de comparação detalhada, que vai te mostrar quais são os planos mais vantajosos para o seu objetivo e, principalmente, o seu bolso.

    E não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais para ter acesso a mais dicas incríveis sobre o mundo das viagens!

    Quer viajar pelo mundo com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa