CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cinque Terre: saiba onde fica, como chegar lá e o que fazer pra aproveitar!

Cinque Terre é, definitivamente, uma das regiões mais especiais da Itália. Confira as melhores atrações para visitar durante a sua viagem!

Um dos roteiros mais apaixonantes da Europa, a rota Cinque Terre leva o viajante a vilas encantadoras banhadas pelo Mar da Ligúria, um dos “braços” do Mediterrâneo, onde o tempo parece correr num ritmo próprio.

Durante a viagem, o turista tem a oportunidade de conhecer lugares com séculos de história e atmosfera de cidade interiorana, endereço de hotéis charmosos, lojas de luxo e alguns dos melhores restaurantes de toda a Itália.

Planejar uma viagem dessas, no entanto, pode ser uma missão desafiadora, especialmente para quem tem pouco tempo disponível para o roteiro.

Mesmo assim, você não tem com o que se preocupar: com um pouco de organização é possível curtir uma experiência inesquecível na região. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Cinque Terre: conheça as vilas mais fotogênicas da Europa!

As Cinque Terre, ou Cinco Cidades, Itália, são capazes de surpreender mesmo quem já está acostumado com as belezas do país da bota.

Essas pequenas vilas ficam encravadas na costa da Ligúria e formam cenários que, muitas vezes, parecem bonitos demais para serem de verdade.

A paisagem é formada por casinhas coloridas e floridas espalhadas por colinas à beira-mar, de onde é possível contemplar toda a beleza azul do Mediterrâneo! 

Nos dias de calor, o mar está sempre ali para um banho refrescante, mas mesmo nos mais frios você não ficará entediado: vinícolas, boutiques de luxo, restaurantes requintados e hotéis de alto padrão estão espalhados por todas as partes.

A rota é, na verdade, parte de uma reserva ambiental, o Parco Nazionale delle Cinque Terre, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco pela quantidade impressionante de belezas concentradas em um pequeno espaço.

O cenário romântico é bastante procurado por casais em lua de mel, mas não se engane: até mesmo quem está embarcando em uma viagem solo ou em família poderá aproveitar as atrações locais.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar sua viagem: quais cidades fazem parte da rota, como chegar, como se deslocar pela região, melhor época para viajar, o que fazer e muitas outras dicas! Confira!

Em que região da Itália fica Cinque Terre?

Em que região da Itália fica Cinque Terre?
Fonte: Pixabay

Para elaborar um bom roteiro pela Itália é importante saber onde ficam as Cinque Terre. 

As vilas ficam a cerca de 100 km a sudeste de Gênova, capital e maior cidade da região da Ligúria, no noroeste do país.

A região tem fácil acesso a partir dos principais destinos italianos, como Roma (455 km), Milão (225 km) e Veneza (400 km).

Cinque Terre: mapa

Considerada uma das joias do turismo italiano, a rota Cinque Terre fica pertinho de La Spezia, Pisa, Florença e muitas outras cidades encantadoras. 

Como as vilas ficam bem próximas umas às outras, é possível se deslocar entre elas até mesmo a pé, o que pode render uma boa economia para o viajante!

Confira onde fica o roteiro no mapa da Itália!

Cinque Terre: como ir?

As Cinque Terre, Itália, não dispõem de aeroporto próximo, mas ficam bem perto do Aeroporto Internacional Cristovão Colombo, em Gênova, situado a apenas 100 km de distância.

O aeroporto genovês recebe voos com conexões a partir do Brasil e dos principais destinos europeus. Depois, é só alugar um carro ou contratar um transfer para chegar até a vila em que você vai se hospedar.

Você pode encontrar passagens aéreas baratas no buscador Vai de Promo que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar de forma rápida e segura.

Aproveite para cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura.

Se você já estiver na Europa, é possível chegar às Cinco Cidades de trem (pela rota Gênova a La Spezia), carro ou barco. Durante o verão, fica disponível o serviço de ferry a partir de Gênova e Santa Margherita.

Quem viaja de carro precisa deixar o veículo em um dos estacionamentos na entrada das vilas, pois o trânsito de veículos nas cidadezinhas é proibido, então não se esqueça de incluir gastos com estacionamento em seu planejamento de viagem.

Como se locomover por Cinque Terre?

Não é difícil se deslocar pela região, pelo contrário: com alguma organização, é possível até conhecer as Cinque Terre em um dia.

As vilas da região são conectadas por uma eficiente rota ferroviária: de La Spezia a Riomaggiore, por exemplo, as viagens de trem não duram mais de 8 minutos.

Você pode adquirir suas passagens antecipadamente pelo site da Trenitalia, com passagens a partir de 7 euros (em novembro/2021).

Não existem, no entanto, linhas de ônibus entre as cidades e os barcos só fazem trajetos na região entre março e outubro, meses de maior movimento.

Se você não gostou de nenhuma dessas sugestões, que tal fazer o percurso a pé? Todas as vilas da região são conectadas por trilhas pela costa ou pelo topo das colinas!

Qual é a melhor época para conhecer Cinque Terre?

O roteiro Cinque Terre pode ser feito em qualquer época do ano, embora alguns períodos sejam mais indicados a depender do objetivo da viagem.

Quem quer aproveitar o percurso para tomar banhos refrescantes de mar deve priorizar a viagem em meses mais quentes, de maio a agosto, sendo julho e agosto os meses de maior movimento turístico na região.

A partir de meados de outubro, as temperaturas começam a entrar em declínio e as chuvas se tornam mais frequentes na região, culminando até mesmo no fechamento de algumas trilhas para garantir a segurança dos turistas.

Embora o frio não encoraje mergulhos no Mediterrâneo, esta é a época mais indicada para quem quer conhecer as vilas mais vazias e curtir a temporada de Natal na costa italiana.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Itália em promoção!

    Você não pode deixar de contratar um seguro viagem Itália para sua passagem pelas Cinque Terre. 

    O item é obrigatório para quem deseja visitar o país e a maioria dos destinos europeus: sem ele, você pode não ser autorizado a embarcar!

    O seguro viagem garante vários serviços e proteções indispensáveis para o viajante, como assistência médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio farmacêutico, traslado médico e muito mais.

    Você pode adquirir seu seguro viagem Europa barato em nosso site buscador, Seguros Promo, que oferece planos exclusivos para o Velho Continente. 

    Faça uma cotação gratuita e não deixe para garantir essa tranquilidade em cima da hora!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais são as 5 cidades de Cinque Terre?

    Como explicamos mais acima, as Cinque Terre são pequenas vilas localizadas nos limites do parque nacional de mesmo nome e alguns dos melhores destinos para fazer turismo na Itália.

    As cinco terras são Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, onde vivem menos de 5.000 habitantes. A menor vila, Corniglia, tem apenas 300 moradores!

    Confira o que fazer na região!

    Monterosso al Mare

    Monterosso al Mare
    Fonte: Pixabay

    Primeira vila a partir de Gênova, Monterosso, Cinque Terre, é a maior comuna da região, onde vivem cerca de 1.500 pessoas.

    Por essas e outras, é uma boa opção de base para quem deseja explorar a região, já que a infraestrutura local é mais robusta.

    O que fazer em Monterosso al Mare?

    Como o próprio nome sugere, em Monterosso al Mare o mar é o grande protagonista: as principais atrações locais são as praias Vila Antiga e Fegina, de onde é possível contemplar a gigantesca estátua do deus Netuno, do começo do século XX.

    Como a faixa de areia das praias não é muito larga, vale a pena chegar cedo para garantir seu lugar ao sol.

    Depois de renovar o bronzeado, aproveite para conhecer o histórico Mosteiro dos Capuchinhos, que oferece vista panorâmica da costa da cidade.

    Na região do mosteiro você também poderá conhecer a Igreja de São Francisco, o antigo cemitério da vila e uma bela estátua de São Francisco, considerada símbolo da cidade.

    Mais perto do centro, o destaque fica para a Igreja de San Giovanni Battista, inaugurada no século XIII, e para os excelentes restaurantes de Monterosso al Mare, muitos deles detentores de estrelas Michelin.

    Vernazza

    Vernazza
    Fonte: Pxhere / CC0

    Seguindo no sentido leste, você chegará à charmosa Vernazza, Itália, uma vila de origem romana que costuma impressionar seus visitantes com suas belezas históricas.

    Ali, as construções coloridas típicas da costa da Ligúria dividem a paisagem com elementos clássicos, oriundos da Antiguidade, incluindo colunas, loggias, pórticos ricamente ornados e portais cheios de detalhes.

    Confira o que fazer em Vernazza!

    O que fazer em Vernazza, Itália?

    Um dos destinos mais apaixonantes das Cinque Terre, Vernazza abriga uma pequena marina que costuma ficar repleta de iates e lanchas de luxo durante o verão europeu.

    Embora as praias locais não sejam tão agradáveis quanto as de Monterosso, os viajantes podem curtir o calçadão da vila, onde estão bons restaurantes, bares e cafés.

    Seu passeio não estará completo sem uma visita à Igreja de Santa Margherita, do século XIV, e ao Castello Doria, construção mais antiga de todo o roteiro turístico, inaugurada no século XI. 

    Você vai precisar encarar uma longa escadaria para chegar à fortificação, mas o esforço vale a pena assim que você chega ao alto e pode avistar toda a costa!

    Corniglia

    Corniglia
    Fonte: Unsplash

    A pequenina Corniglia fica no alto de uma colina, mais distante do mar que suas vizinhas Vernazza e Manarola.

    Para chegar ao centrinho, o visitante precisa encarar uma escadaria com quase 400 degraus ou pegar um ônibus para superar as ladeiras íngremes. E não se engane: esse esforço vale a pena. Veja só!

    O que fazer em Corniglia?

    Entre todas as vilas do roteiro, nenhuma tem mais cara de destino rural quanto Corniglia. A vila é bem pequena e conta com apenas algumas poucas ruelas estreitas que levam no alto da colina à costa.

    A atmosfera rústica se torna ainda mais interessante nas redondezas das principais atrações locais, como a Igreja de São Pedro, obra-prima do estilo gótico liguriano do século XIV, e o Oratório dos Flagelantes de Santa Catarina.

    Depois de conhecer esses espaços preservados, que tal matar a fome em um dos excelentes restaurantes locais?

    Manarola

    Manarola
    Fonte: Unsplash

    Você só conseguirá chegar a Manarola a pé ou de trem: uma estratégia do governo local para preservar as belezas dessa pequena vila litorânea que é gigante em charme!

    A vila faz parte do vale do rio di Groppo e surgiu ainda durante o período romano, há mais de 1.000 anos, e pouco mudou desde então: as construções ficam concentradas sobre uma única formação rochosa com vista panorâmica do mar.

    Confira o que fazer por lá!

    O que fazer em Manarola, Itália?

    No topo da lista do que fazer em Manarola estão as excelentes vinícolas locais: é dali que saem os melhores vinhos da rota das Cinco Cidades!

    Muitas dessas vinícolas abrem suas portas para visitações guiadas seguidas de deliciosas sessões de degustação: um passeio perfeito para dias chuvosos ou mais frios!

    Boa parte das atrações históricas também seguem preservadas, como a Chiesa di San Lorenzo, inaugurada em 1338. 

    O destaque turístico, porém, é a pequena marina da vila, onde estão instalados os melhores restaurantes de Manarola e um mirador que oferece vista panorâmica da vizinha Corniglia e do mar.

    Riomaggiore

    Riomaggiore
    Fonte: Unsplash

    Última vila do roteiro Cinque Terre, Riomaggiore é também uma das cidades mais antigas da região, tendo sido fundada ainda no século VII por um grupo de refugiados oriundo da Grécia.

    Também por isso é ali que estão algumas das principais atrações históricas do roteiro, que sobreviveram ao teste do tempo e a grandes catástrofes, como inundações e terremotos.

    Veja o que fazer na região!

    O que fazer em Riomaggiore?

    A Chiesa di San Giovanni Battista é uma parada obrigatória para quem visita Riomaggiore.

    A construção do século XIV inclui três grandes naves, portais em estilo gótico e uma rica fachada com detalhes romanos, mais antigas que a própria igreja.

    A igreja fica pertinho do Castello di Riomaggiore, a mais antiga fortificação da cidade, de onde é possível avistar o mar e a cidade de um ponto de vista privilegiado.

    Na principal rua da vila, a Via Colombo, você encontrará uma grande concentração de bares e restaurantes, incluindo estabelecimentos com estrelas Michelin: é o principal endereço da vida noturna da região.

    Seguindo pela via Colombo, você chegará à marina de Riomaggiore, onde o viajante pode se refrescar nas águas do Mediterrâneo ou simplesmente estender a canga sobre as pedras para caprichar no bronze!

    Qual a melhor das Cinque Terre?

    Entre tantas vilas apaixonantes, definir qual a melhor das Cinque Terre depende do gosto pessoal de cada viajante.

    Quem prefere vilas mais rústicas, com atmosfera mais rural e distante da influência das grandes metrópoles, Corniglia pode ser a melhor parada da rota.

    Se você faz questão de fácil acesso ao mar e gosta de construções antigas, pode ser que Vernazza ou Manarola sejam alternativas mais agradáveis.

    Prefere mesmo explorar bons restaurantes para conhecer toda a riqueza gastronômica italiana? Então você não vai se arrepender de focar seu passeio na turística Monterosso al Mare!

    Qual a cidade mais bonita de Cinque Terre?

    Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não existem vilas feias na região. Pelo contrário, cada uma dessas cidades italianas parece ainda mais apaixonante e cinematográfica que a outra.

    Mesmo assim, é natural que os viajantes elejam suas cidades favoritas na região. Nesse quesito, Manarola está em ligeira vantagem em relação às vizinhas.

    A vila se destaca no horizonte com suas construções antigas, especialmente grandes torres que podem ser avistadas de longe. 

    A partir do mar, a vista é ainda mais bela, com a antiga cidade avançando sobre as rochas para despontar acima do mar.

    Faça já a sua cotação de seguro viagem para a Itália!

    Não deixe para começar a planejar sua viagem pelas Cinque Terre em cima da hora! 

    Quanto mais caprichado e antecipado seu planejamento, mais positiva deve ser a sua experiência na região!

    Isso significa garantir logo seu seguro viagem, um item obrigatório para quem vai visitar a Itália e a maioria dos países europeus.

    O seguro viagem protege o viajante em diferentes cenários, como problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voo e até retorno antecipado por motivos de saúde.

    Você pode encontrar o seguro viagem mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que trabalha com as melhores seguradoras do mercado e oferece ferramentas gratuitas para turbinar sua pesquisa!

    Faça agora mesmo uma cotação e comece a planejar uma viagem inesquecível. 

    Conhecer o roteiro mais apaixonante da Itália com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa