CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comida francesa: anote os pratos mais famosos pra você conhecer na sua próxima viagem!

A comida francesa é uma das mais apreciadas do mundo. Confira quais pratos você deve experimentar durante a sua viagem pelo país!

Para muitas pessoas ao redor do mundo, a comida francesa é mais do que sinônimo de boa cozinha: estamos falando da gastronomia mais apreciada do planeta!

Os pratos típicos do país da Torre Eiffel não são apenas deliciosos, mas também preparados com técnicas sofisticadas, que reproduzem o que há de melhor em termos de sabor.

Não é à toa que a cozinha da França hoje inspira chefs do mundo inteiro em relação a seus estilos culinários, métodos de cocção, ingredientes escolhidos e técnicas de preparo!

Para que você possa fazer um tour gastronômico completo ao desembarcar na França, montamos um pequeno guia da gastronomia francesa, com os pratos mais famosos do país. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Comida francesa: história, características e melhores pratos!

A gastronomia da França é tão apreciada em outros cantos do mundo que até os nomes elaborados de suas iguarias soam familiares aos ouvidos de quem gosta de comer bem.

Afinal, quem nunca teve curiosidade de experimentar um ratatouille, saborear um croque-monsieur, se deliciar com macarons de todos os sabores ou descobrir como é um crème brûlée preparado com cuidado?

Ou, talvez, curtir uma tábua de queijos e vinhos perfeitamente harmonizados, que produzem uma sinfonia na boca de cada pessoa!

Mais do que alimento, as refeições na França são encaradas como um verdadeiro ritual que envolve vários pratos, bebidas, iguarias e sobremesas tão elaboradas que não perdem em nada para os pratos principais!

No fim das contas, a comida francesa é uma atração por si só e, acredite, se tornou o principal motivo pelo qual muita gente decide encarar um roteiro turístico pela França!

Culinária francesa: história

Culinária francesa: história
Fonte: Pixabay

A tradição gastronômica francesa não é novidade. Pelo contrário, o país europeu é considerado o berço da gastronomia de alto padrão há séculos!

Essa história começou ainda na Idade Média, quando longos períodos de jejum (muitas vezes por motivos religiosos) eram sucedidos por imensos banquetes para nobres e membros do clero.

Naquela época, a fartura impressionava mais que o requinte por trás de cada prato, ninguém utilizava talheres e não existia muita cerimônia por trás de cada refeição.

Foi já na Idade Moderna, durante o reinado do rei-sol Luís XIV, que teve início a tradição de requinte na gastronomia da França. 

A partir dali, os pratos, as formas de servir e como eram consumidos se tornaram praticamente rituais. Surge, então, o conceito de etiqueta.

Durante o reinado de Luís XIV, os talheres começaram a ser utilizados e as refeições começaram a ser divididas em etapas: aperitivos, entradas, pratos principais e sobremesas.

As mudanças gastronômicas impostas pelo país europeu não ficaram por aí. 

Nos séculos seguintes, especialmente a partir do século XVII, o açúcar, ervas aromáticas e várias outras especiarias trazidas de países distantes caíram no gosto dos franceses, que gostaram de assumir um papel de protagonismo na cozinha mundial.

Em outras palavras, as comidas da França, desde suas origens até suas mudanças ao longo do tempo, contam uma rica história que vai muito além da cozinha, tendo ajudado a moldar a sociedade e o conceito de requinte como hoje conhecemos.

Quais as características da cozinha francesa atual?

Como você deve ter percebido, desde o período medieval a culinária francesa se mostrou revolucionária e, mais que isso, lançadora de tendências, o que também significa que a revolução culinária francesa nunca teve fim.

Até hoje a gastronomia assume diferentes tendências ou formatos, novas técnicas de preparo, uso de novos ingredientes, entre outros.

É possível perceber diferentes características em cada uma das regiões da França e sua gastronomia. 

As regiões de Côte d’Azur e da Provença, por exemplo, são os melhores lugares do país para experimentar pratos mediterrâneos, com muitas saladas frescas e frutos do mar.

Na região dos Alpes, o destaque fica por pratos à base de carne, capazes de garantir calorias o suficiente para afastar o frio do inverno.

Algumas referências, no entanto, se estendem a praticamente todo o país, como o uso generoso de cogumelos, queijos e pães, como a tradicional baguete, além do acompanhamento de vinho em quase todas as refeições.

E a mudança nunca para: aos poucos, novas tendências vão sendo apresentadas à cozinha da França, como a gastronomia molecular, que combina conceitos científicos às delícias da cozinha francesa para criar pratos incríveis!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    É obrigatório fazer um seguro viagem para a França!

    A única coisa melhor que experimentar pratos franceses famosos é saborear essas delícias, rodeado por cenários como a Torre Eiffel, a Eurodisney, os campos de lavanda da Provença e outros lugares inesquecíveis.

    Você só não pode se esquecer de contratar um seguro viagem antes de embarcar, pois o item é obrigatório para quem visita a França!

    É isso mesmo que você leu: todos os turistas devem apresentar seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares antes de entrar no país!

    Mas não precisa se preocupar, pois você encontra os melhores planos de seguro viagem Europa em nosso buscador, Seguros Promo

    Para isso, basta selecionar “Europa” em nossa aba de pesquisa e indicar as datas de ida e volta da sua viagem. 

    Em seguida, nossa plataforma vai te mostrar os planos disponíveis que são válidos no Velho Continente para que você compare e escolha a melhor opção para o seu perfil de viajante.

    Dessa forma, você poderá curtir sua estadia na Europa protegido em caso de acidentes, problemas de saúde, extravio de bagagem, cancelamento de voo, traslado médico e vários outros cenários!

    Faça agora mesmo uma cotação gratuita e comece a planejar um tour gastronômico inesquecível pela França sem abrir mão da economia!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Qual é a comida típica francesa?

    Sinônimo de requinte e qualidade, a comida francesa está entre as mais apreciadas do mundo e atrai viajantes de todos os cantos.

    Confira o que esperar de um tradicional cardápio da França!

    Ratatouille

    Ratatouille
    Fonte: Unsplash

    Colorido e saboroso, o ratatouille é a comida francesa mais famosa da atualidade e já foi até tema de filme da Disney!

    Esse prato originário da Provença consiste em uma espécie de caçarola assada com vários legumes em rodelas, como berinjelas, pimentões, tomates, abobrinha e outras delícias.

    Em geral, o ratatouille pode ser servido de duas maneiras distintas: com rodelas sobrepostas, como uma espécie de torta, ou com as rodelas de legumes lado a lado.

    Cassoulet

    O cassoulet é uma comida típica francesa para dias frios e chuvosos, criada durante a Guerra dos 100 anos e bastante popular em algumas das cidades mais antigas do país, como Toulouse, Castelnaudary e Carcassonne.

    Em poucas palavras, estamos falando de uma tradicional feijoada francesa, embora seja bastante diferente da feijoada brasileira, pois não leva feijão preto.

    O prato é preparado com feijão branco, carne suína, pedaços de frango e legumes.

    Croque-monsieur

    Croque-monsieur
    Fonte: Pxhere / CC0

    Se você quer experimentar uma das comidas da França indicadas para lanches rápidos, vale a pena apostar no croque-monsieur.

    Essa delícia é feita com pão de forma, molho bechamel, manteiga e queijo gruyère (algumas versões incluem queijo por cima do pão), e pode ser facilmente encontrada em padarias de todo o país!

    Boeuf Bourguignon

    Quem gosta de vinho e carne não pode deixar de provar um boeuf bourguignon durante sua viagem à França, uma delícia caseira popular em todos os cantos do país.

    O prato consiste em carne de vaca cozida com vinho tinto e legumes sortidos, geralmente servido com purê de batatas ou fatias de pão fresco. 

    Também é comum encontrar versões com cogumelos e diferentes tipos de cebola, conforme a preferência do chef.

    Sopa de Cebola

    Sopa de Cebola
    Fonte: Jeffreyw / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Você sabia que a sopa de cebola é uma das principais comidas típicas da França? 

    Chamada soup d’oignon, essa delícia era considerada a comida dos pobres no passado, mas hoje faz parte da base da alimentação francesa.

    O creme é cozido com vinho branco e depois assado com uma cobertura de queijo Emmental ou Gruyère gratinado: um prato tão importante que é tombado como Patrimônio Imaterial pela Unesco!

    Comida francesa: doces mais famosos

    Se você está pensando que a comida francesa se resume a pratos salgados, você está muito enganado! 

    A culinária do país europeu se especializou no manuseio de doces desde a Idade Moderna e oferece ao visitante sobremesas incríveis!

    Confira os principais doces típicos da França!

    Macaron

    Macaron
    Fonte: Unsplash

    Também conhecido como “doce da rainha” por cair no gosto da rainha Catarina de Médici, o macaron é uma das obras-primas da gastronomia francesa, perfeito para fechar uma refeição primorosa.

    O doce é um biscoito de massa leve, à base de amêndoas, recheado em uma imensa variedade de cores e sabores.

    Em outras palavras, delicioso, bonito e preparado no tamanho perfeito para não saturar o estômago de quem acabou de sair de um banquete francês.

    Éclair

    Nossa lista de sobremesas clássicas francesas continua com um doce que é bastante familiar aos brasileiros: o éclair, muitas vezes comparado às bombas encontradas em confeitarias e padarias do Brasil.

    O doce é um bolinho comprido de massa choux frito (ou assado), recheado com creme e confeitado com granulado, açúcar polvilhado, nozes e outras delícias.

    Crème Brûlée

    Crème Brûlée
    Fonte: Pixabay

    Se você quer experimentar uma comida francesa doce considerada clássica, vale a pena colocar o crème brûlée em seu roteiro gastronômico pelo país europeu.

    Estamos falando de um creme preparado com favas de baunilha e coberto por uma faixa de açúcar caramelizado deliciosa! 

    Não é à toa que o crème brûlée pode ser facilmente encontrado em confeitarias, restaurantes e até casas de toda a França!

    Madeleine

    Há quem diga que as madeleines estão para a comida francesa assim como os bolinhos de chuva estão para a comida brasileira.

    Esse bolinho frito à base de ovo é geralmente feito em formato de concha e polvilhado com açúcar fino. É bastante popular na região de Lorraine.

    Que tal saborear um café tradicional francês enquanto se delicia com madeleines no fim de tarde?

    Tarte Tatin

    Tarte Tatin
    Fonte: Wmeinhart / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Mais um dos pratos clássicos da gastronomia internacional com origem francesa, a tarte tatin é uma torta de maçã desconstruída, ou melhor, invertida!

    Seu preparo pode soar estranho a quem está acostumado com as tortas de maçã tradicionais: na tarte tatin, coloca-se as fatias de maçã sobre a forma e, em seguida, aplica-se a massa.

    Dessa forma, ao ser desenformada, a tarte tatin apresenta as fatias caramelizadas de maçã no topo de uma massa bem leve e crocante!

    Comida francesa: bebidas para provar durante a sua viagem!

    A melhor maneira de apreciar a comida francesa é harmonizando os pratos com as melhores bebidas do país. Afinal, você estará visitando a casa dos melhores vinhos e champanhes do mundo!

    Por isso, nenhuma viagem pela França está completa sem experimentar as bebidas deliciosas do país!

    Os franceses consomem, em média, 11,2 bilhões de taças de vinho por ano, e alguns dos melhores rótulos do planeta são feitos no país, como Malbec, Merlot, Chardonnay, Pinot Noir e Sauvignon Blanc.

    Além disso, você sabia que o espumante mais famoso é feito na França? O champanhe surgiu há séculos na região de Champagne, uma pequena cidade a 150 km de Paris!

    No entanto, nem só de bebidas alcoólicas se faz a gastronomia da França: o consumo de sucos também é bastante popular no país, especialmente de frutas tropicais, como laranja, maracujá, abacaxi e melancia.

    Qual o prato mais famoso da França?

    Apontar qual o prato mais conhecido e apreciado de toda a comida francesa é uma tarefa difícil, que pode gerar respostas bastante diferentes.

    Há quem diga que o controvertido foie-gras (pronuncia-se “fuagrá”), um patê de fígado de pato, é a principal contribuição francesa para a gastronomia atual. 

    Outros indicam que seria o escargot (sim, caracol!) o prato mais famoso do país.

    Mas não fica só nisso: o ratatouille se tornou ainda mais popular depois de ser imortalizado em uma animação da Disney de 2007!

    A lista de pratos famosos inclui, ainda, os populares croissants, os macarons, a sopa de cebola e várias outras delícias que superaram as barreiras geográficas e hoje são apreciadas em todos os cantos do mundo.

    Qual a melhor comida francesa?

    Essa grande variedade de pratos, ingredientes e tipos de preparo também significa que a melhor comida francesa vai variar conforme a preferência de quem a come.

    Dificilmente uma pessoa vegetariana gostaria de um boeuf bourguignon ou de um cassoulet, da mesma forma que uma pessoa que gosta de carne pode ficar desapontada com um ratatouille ou uma sopa de cebola.

    Isso quer dizer que a melhor maneira de encontrar a melhor comida da França é experimentando as delícias da cozinha local e tirando suas próprias conclusões!

    Conheça a França com tranquilidade e economia!

    Já imaginou experimentar as delícias da comida francesa nos melhores restaurantes da França sem se preocupar com imprevistos? 

    Por essas e outras, nem pense em planejar seu roteiro sem antes contratar um bom seguro viagem!

    O item é obrigatório para quem deseja visitar a França e vários países europeus, além de oferecer coberturas imprescindíveis para a sua viagem, como assistência médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio farmacêutico e muito mais.

    Faça agora mesmo uma cotação gratuita e detalhada em nosso buscador, Seguros Promo, para garantir seu seguro viagem pela melhor oferta do mercado! 

    Quer provar as delícias da França com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa