CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Países da América Central: descubra os melhores destinos para turismo!

Os países da América Central estão entre os melhores destinos para viajantes no mundo! Confira as dicas deste guia e escolha sua próxima parada!

Se você gosta de belas paisagens, boa gastronomia e muita história, os países da América Central podem ser destinos perfeitos para a sua próxima viagem!

A região foi privilegiada pela natureza, que encheu o território de ilhas paradisíacas, praias cinematográficas, vulcões, florestas e montanhas que podem render passeios incríveis.

Achou pouco? A América Central também guarda heranças do passado colonial em centros históricos muito bem preservados e até sítios arqueológicos de civilizações pré-colombianas, como astecas e maias.

Para completar, o continente é também famoso pelos destinos de baixo custo, que podem ser facilmente explorados em mochilões ou viagens tradicionais!

Você só não pode se esquecer de se planejar com atenção antes da sua viagem para garantir a melhor experiência possível, veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

O que precisa para entrar nos países da América Central?

Viajar pelos países da América Central é especialmente fácil para os brasileiros, mas é importante ficar de olho nas exigências de cada país para garantir uma viagem tranquila.

Confira o que você precisa para explorar o continente!

Documentos necessários

Documentos necessários
Fonte: Unsplash

Aqui vai uma boa notícia: os viajantes brasileiros estão dispensados do visto de turismo em todos os destinos da América Central.

Alguns territórios até exigem o pagamento de taxas de entrada/saída (e, às vezes, até chamam essas taxas de “visto”), mas você só precisa lidar com esse pagamento ao passar pela imigração, quando já tiver desembarcado.

O intervalo de dispensa de visto varia de país para país: você terá 90 dias para viajar pelo Panamá, 60 dias para explorar a Costa Rica e 15 dias para circular por Belize sem visto, por exemplo.

Se o visto não é necessário, o mesmo não se pode dizer sobre outros documentos.

Para qualquer destino do continente, o viajante precisa de passaporte com validade mínima de 6 meses após o embarque.

Além disso, em alguns países, como Costa Rica, Belize e Panamá, você pode ter que apresentar um comprovante com passagens de volta, para assegurar à imigração que você realmente planeja deixar o país após a sua viagem.

Por fim, alguns destinos da América Central exigem o seguro viagem obrigatório de seus visitantes, como Cuba: sem o item, você pode ser impedido de desembarcar no país.

Vacinas

Antes de viajar para a América Central, você precisará providenciar um Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, tomada ao menos 10 dias antes da viagem.

Como muitos países da região sofrem com a endemia provocada pela picada de mosquitos, a obrigatoriedade da vacina é uma forma de proteger o viajante e a população local.

Também recomenda-se que o viajante esteja devidamente imunizado contra hepatites A e B, tétano, febre tifóide e difteria.

Você precisa ficar de olho também nas exigências de cada país em relação à vacinação contra Covid-19

Destinos como República Dominicana, Cuba e Costa Rica, por exemplo, não têm mais nenhuma restrição para viajantes vacinados com qualquer vacina aplicada no Brasil.

Quais países da América Central estão abertos para brasileiros?

Quais países da América Central estão abertos para brasileiros?
Fonte: Unsplash

Boa parte dos países da América Central já reabriu suas fronteiras para turistas brasileiros, mas é importante ficar atento às exigências feitas por cada destino antes de fazer as malas para a sua viagem.

Em Anguilla e Bahamas, turistas devem estar vacinados há pelo menos 14 dias, com seguro viagem para Covid-19 e teste RT-PCR ou antígeno negativo. 

Os não vacinados são submetidos a testes no desembarque e podem ser colocados em quarentena.

Em outros destinos, as exigências são mais brandas e você só precisa apresentar formulários juramentados de saúde e/ou testes negativos, como Antígua e Barbuda, Aruba, Barbados, Belize, Bermudas e Costa Rica.

No fim das contas, a melhor alternativa é conferir quais as condições estipuladas pelo governo do país que você vai visitar antes de programar a sua viagem.

A boa notícia é que todos os países e ilhas centro-americanos já reabriram suas fronteiras para turistas brasileiros!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quais são os países da América Central?

    Dos 37 países que fazem parte do continente americano, 23 deles estão na América Central

    Desse total, Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá são considerados centro-americanos, enquanto o restante faz parte do Caribe. 

    Confira abaixo todos os países que fazem parte da América Central:

    • Anguilla;
    • Antígua e Barbuda;
    • Aruba;
    • Bahamas;
    • Barbados;
    • Belize;
    • Bermudas;
    • Costa Rica;
    • Cuba;
    • Curaçao;
    • Dominica;
    • El Salvador;
    • Granada;
    • Guatemala;
    • Haiti;
    • Honduras;
    • Jamaica;
    • Nicarágua;
    • Panamá;
    • República Dominicana;
    • Santa Lúcia;
    • São Vicente e Granadinas;
    • Turks e Caicos.

    Mapa da América Central

    O mapa do continente americano é dividido em três partes: o Norte, onde ficam Estados Unidos, México e Canadá, o Sul, região em que está o Brasil, e o istmo centro-americano, uma faixa de terra mais estreita que conecta as Américas do Norte e do Sul.

    Confira no mapa com os países da América Central!

    Mapa da América Central
    Fonte: Fsolda / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Seguro viagem em promoção para os países da América Central

    Não perca tempo e contrate um bom seguro viagem América Central. O item é indispensável para viajar com tranquilidade e evitar prejuízos.

    Além de ser obrigatório em alguns destinos, como Anguilla, Aruba, Cuba e Costa Rica, o seguro viagem é capaz de proteger o viajante em diversas situações, como problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voo e mais.

    Assim, se você passar mal depois de experimentar um prato exótico ou precisar interromper sua viagem por motivos de saúde, por exemplo, basta acionar a seguradora para receber o auxílio que você precisa.

    Você pode garantir seu seguro viagem para a América Central mais barato e mais completo no Seguros Promo, que reúne ofertas das melhores seguradoras do mercado e te ajuda a comparar coberturas e serviços para facilitar sua escolha.

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Países da América Central para visitar na sua próxima viagem

    Com tanto destino incrível em um único continente, fica até difícil escolher quais países incluir em seus planos de viagem. 

    Para te ajudar a montar seu roteiro, destacamos quais países da América Central vale a pena visitar! Veja só!

    Costa Rica

    Costa Rica
    Fonte: Pixabay

    Um dos países centro-americanos mais procurados por turistas estrangeiros, a Costa Rica reúne atrações para todos os gostos, como praias, florestas, vulcões e muito mais.

    Você poderá praticar esportes de aventura na Ilha do Coco, no lago Arenal e no Rio Pacuare, conhecer as praias paradisíacas do Parque Nacional Cahuita e as praias de Punta Uva, Dominical e Tamarindo, percorrer a trilha do vulcão Arenal e muito mais.

    Aproveite para passear pela moderna capital, San José, e visitar destinos históricos, como Monteverde, Talamanca, Puerto Limón e Cartago.

    O idioma oficial costa-riquenho é o espanhol e a moeda oficial é o colón costa-riquenho, em que R$ 1,00 equivale a 142,59 CRC (em 30/05/2022).

    O que precisa para entrar na Costa Rica?

    Você não precisa de visto para conhecer a Costa Rica, mas deve apresentar passaporte (com validade mínima de 6 meses após a data de embarque).

    Além disso, as autoridades locais podem exigir comprovante de passagens de volta ou de saída do país, então tenha sempre esse documento em mãos.

    Guatemala

    Guatemala
    Fonte: Pexels

    Um dos países da América Central com a história mais preservada, a Guatemala abriga a maior cidade maia já descoberta, muitas igrejas coloniais, construções erguidas há séculos e muitas belezas naturais.

    Além de ser mundialmente reconhecido pela importância do Parque Nacional Tikal, onde ficam as ruínas da maior cidade da civilização maia, o país também tem praias incríveis banhadas pelos oceanos Pacífico e Atlântico.

    Quem gosta de história não pode deixar de visitar a antiga capital, Antígua, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco e rodeada por três vulcões, e o tradicional Mercado de Chichicastenango, a 140 km da Cidade da Guatemala.

    Você também pode se encantar com as piscinas naturais de Semuc Champey, com a vila caribenha de Livingston e com a paisagem vulcânica do lago Atitlán.

    O país utiliza o quetzal como moeda (que equivale a R$ 0,62 em 30/05/2022) e o espanhol como idioma oficial.

    O que precisa para entrar na Guatemala?

    Assim como nos demais países centro-americanos, você não precisa de visto para viagens à Guatemala com duração de até 90 dias.

    Os únicos documentos obrigatórios para sua viagem são o passaporte (dentro da validade mínima de 6 meses na data de embarque), e o Certificado de Vacinação contra Febre Amarela.

    Panamá

    Panama
    Fonte: Pexels

    O Panamá se tornou um dos países da América Central mais visitados por estrangeiros por abrigar um dos maiores e mais importantes hubs aéreos das Américas graças a sua localização privilegiada, com fácil acesso aos países do Norte, Sul e Caribe.

    Entre as cidades mais famosas do país está a formidável capital, Cidade do Panamá, e a charmosa Colón, principal destino para quem procura praias caribenhas.

    Você ainda poderá se encantar com a diversidade ambiental no Arquipélago de San Blas e as águas cristalinas de Bocas del Toro, destino perfeito para quem gosta de mergulho.

    Vale lembrar que o Panamá utiliza o dólar norte-americano como moeda (com cotação de R$ 4,73 em 30/05/2022) e o espanhol como idioma oficial.

    O que precisa para entrar no Panamá?

    O visto não é necessário para viagens ao Panamá, mas precisa apresentar o seu passaporte (que deve ter validade de três meses após) o embarque para que você possa visitar o país.

    Além disso, é extremamente recomendado que o viajante esteja devidamente imunizado contra Febre Amarela.

    Cuba

    Cuba
    Fonte: Pexels

    Cuba é uma ilha já acostumada com o interesse estrangeiro, que leva o viajante em uma viagem no tempo até a década de 1960.

    A maioria das construções e os veículos que circulam pelo país são bastante antigos – resultado de décadas de sanções econômicas internacionais – o que torna os cenários cubanos ainda mais curiosos para os turistas.

    Cidades como a capital, Havana, Santiago de Cuba e Cienfuegos são como imensos museus a céu aberto, onde o viajante pode mergulhar em tradição, cultura e boa gastronomia.

    Você gosta de praias? Não deixe de visitar Varadero, Cayo e Isla de la Juventud, um dos melhores spots de mergulho das Américas.

    A moeda do país é o peso cubano (equivalente a R$ 0,20, em 30/05/2022) e a língua oficial é o espanhol, embora não seja difícil encontrar falantes de inglês no país.

    O que precisa para entrar em Cuba?

    Cuba é um dos países da América Central que exige seguro viagem de seus visitantes: uma medida que visa proteger os próprios estrangeiros, que não têm acesso gratuito ao eficiente sistema de saúde cubano.

    Por isso, além de apresentar seu passaporte (com ao menos 6 meses de validade), você não pode se esquecer do seguro viagem, ou pode até ser impedido de embarcar para o país!

    República Dominicana

    República Dominicana
    Fonte: Pixabay

    Consolidada como destino internacional badalado, a República Dominicana é um dos países da América Central banhados pelo Mar do Caribe, o que atrai a atenção de viajantes do mundo inteiro.

    O país conta com vários resorts que garantem padrão de atendimento elevado, especialmente em Punta Cana, principal destino dominicano.

    A natureza é a protagonista em Santa Bárbara de Samaná, La Romana, Isla Saona e Cabarete, conhecidas pelas praias de areia branquinha e águas turquesas.

    Você gosta de história? Não deixe de visitar Bayahibe e a capital, Santo Domingo, que tem mais de cinco séculos de história!

    A moeda do país é o peso dominicano, que equivale a R$ 0,086 (em 30/05/2022), mas o dólar norte-americano é amplamente aceito nos destinos turísticos mais famosos. A língua oficial é o espanhol.

    O que precisa para entrar na República Dominicana?

    Ao viajar para a República Dominicana, você precisará apresentar passaporte original (com validade mínima de 6 meses após a data de embarque).

    As autoridades locais também podem solicitar comprovante de passagem de volta ou saída do país, então mantenha esse documento em mãos para evitar perrengues.

    O melhor seguro viagem está aqui no Seguros Promo!

    Agora que você já conhece os países da América Central e sabe quais os melhores destinos do continente, não deixe de contratar um seguro viagem para garantir sua tranquilidade!

    Afinal, só o seguro viagem protege você e o seu bolso em caso de acidentes, problemas de saúde, extravio ou dano de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, entre outros cenários.

    O Seguros Promo reúne ofertas das melhores seguradoras do mercado por preços que cabem no seu bolso. 

    Assim, você pode dedicar sua viagem ao que realmente importa: conhecer lugares novos e viver experiências inesquecíveis!

    Conhecer as riquezas da América Central com tranquilidade? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa