CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Vai fazer intercâmbio? Aproveite o máximo dessa experiência

Quem pretende fazer intercâmbio sabe que esse período renderá uma experiência de vida fantástica, com muito conhecimento sobre cultura e costumes diferentes daqueles que está acostumado, além da chance de fazer novos amigos, e, claro, melhorar — e muito — sua capacidade de se comunicar em um idioma estrangeiro. Uma experiência assim não é sempre que se …

Quem pretende fazer intercâmbio sabe que esse período renderá uma experiência de vida fantástica, com muito conhecimento sobre cultura e costumes diferentes daqueles que está acostumado, além da chance de fazer novos amigos, e, claro, melhorar — e muito — sua capacidade de se comunicar em um idioma estrangeiro.

Uma experiência assim não é sempre que se tem a oportunidade de viver, diante desse fato é preciso aproveitar ao máximo tudo que essa viagem tem a oferecer. Para dar uma ajudinha, selecionamos algumas dicas que potencializam o seu aprendizado e te ajudam a curtir com mais intensidade essa fase, que renderá grandes lembranças e muita história para contar. Confira!

    Viaje tranquilo!
    Seguro viagem com desconto para estudantes. Cadastre-se para receber nossas promos!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas para o seu intercâmbio diretamente no seu e-mail.

    1. Esqueça o medo e aventure-se

    Esqueça o medo e aventure-se

    Um dos primeiros passos para fazer do intercâmbio um grande sucesso é deixar o medo de lado e aventurar-se. Mas calma, não significa saltar de paraquedas ou desbravar terras longínquas — apesar disso tudo render ótimas experiências e, se desejar fazer, não perca tempo!

    A ideia é sair da sua zona de conforto e enfrentar situações diferentes e desafiantes. Como perder o receio de conversar com as pessoas locais, mesmo que ainda não domine muito o idioma. Se o país te permitir trabalhar, não tenha vergonha e arrisque-se em funções que nunca imaginou que desempenharia.

    Encare esse período de forma aberta a tudo que é novo. Fazer intercâmbio também é uma oportunidade para abandonar preconceitos, trabalhar a tolerância e conseguir amadurecer. Tudo isso trará novos olhares e posturas no seu retorno, ou seja, é uma experiência de vida bastante enriquecedora e que contribuirá para o seu crescimento profissional e pessoal.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    2. Evite ficar só com brasileiros ao fazer intercâmbio

    Evite ficar só com brasileiros ao fazer intercâmbio

    Já que a ideia é aprender um idioma estrangeiro e vivenciar uma nova cultura, manter um grupo apenas com compatriotas não irá ajudar muito nisso. Apesar de ser tentador e confortável permanecer próximo e manter amizades e conversas com brasileiros, é fundamental diversificar o grupo, convivendo com pessoas de diferentes nacionalidades.

    Por isso, esteja aberto e disponível a dialogar com pessoas de vários países. Tenha em mente que todos que estão ali têm o objetivo de aprender e não de julgar quem sabe falar a língua adequadamente. Deixe a vergonha de lado e encare como uma grande oportunidade de fazer amigos de todas as partes do mundo.

    Esse é um dos grandes benefícios do intercâmbio, conectar pessoas que, em outras condições, provavelmente não iriam se conhecer.

    3. Explore ao máximo o destino

    Explore ao máximo o destino

    Para o intercâmbio ser realmente aproveitado ao máximo, o estudante precisa ter alma e disposição de explorador. Descubra e conheça tudo o que estiver ao seu alcance: a rua em que está hospedado, o bairro, o comércio, as igrejas, escolas, enfim, vá fazer uma visita e confira as semelhanças e diferenças com o seu local de origem. Talvez você perceba que, mesmo em terras distantes das nossas, há muitos hábitos parecidos.

    Mas não fique apenas pelas redondezas, até porque em pouco tempo já se sentirá em casa e seguro por ali. Faça um esforço e visite outros bairros para ver suas peculiaridades. Tem uma folguinha? Vá até alguma cidade vizinha. O tempo disponível é maior? Considere ir até um país vizinho.

    A dica é explorar, experimentar e conhecer sem medo e preconceitos. Lembre-se que, além do conteúdo estudado em seu curso, você também levará para casa uma grande bagagem cultural e muita experiência de vida, portanto, não abra mão disso, certo?

    4. Contrate um seguro viagem

    Em qualquer lugar do mundo, em uma curta viagem turística ou um intercâmbio, imprevistos podem acontecer, como sentir-se mal por algo que comeu, ficar doente ou mesmo quebrar um braço ou perna. E se a bagagem for extraviada, o que vai acontecer? Todas essas situações, e muitas outras que podem surgir no meio do caminho, são desagradáveis, não é mesmo?

    Por conta disso, o recomendado é contratar um seguro viagem, para cobrir essas e outras demandas ao longo da viagem. Em caso de emergência médica, por exemplo, o valor gasto em hospitais, consultas e medicação, caso você não tenha seguro, será muito maior do que aquele pago pela contratação desse produto.

    Além disso, para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen (Alemanha, Noruega, Suíça, entre outros) é obrigatória a contratação de um seguro no valor mínimo de 30 mil euros.

    Os planos oferecidos pelas seguradoras vão de acordo com os objetivos de cada pessoa. Por isso, pesquise e compare as opções para selecionar aquela que te atenderá durante o seu período de permanência no intercâmbio.

    5. Mantenha-se focado em seu objetivo

    Já que você partiu para um intercâmbio com objetivos claros, mantenha-se fortemente focado em seu objetivo. Saiba que haverá dias difíceis, adaptar-se a outras culturas talvez não seja fácil, existirá a saudade de casa, da família e dos amigos.

    Mesmo com tudo isso, o fundamental é procurar levar na esportiva e com bom humor tudo aquilo que considerar uma dificuldade. Ao mesmo tempo em que haverá algo que não seja tão bom, existirá um mundo de possibilidades incríveis para se descobrir.

    E até mesmo se alguma coisa não sair como o planejado, mude a rota, reorganize-se e não se deixe se abalar. O intercâmbio é uma oportunidade de crescimento pessoal e amadurecimento, e saber lidar com situações adversas é um dos aprendizados que ele traz.

    6. Envolva-se em atividades extras

    Envolva-se em atividades extras

    Uma das melhores de maneiras de aproveitar ao máximo seu intercâmbio é se envolvendo com atividades extras. Isso significa fazer um trabalho voluntário, um estágio, participar de grupos de estudo e de pesquisa.

    Até mesmo fazer cursos extras, por exemplo, relacionados à literatura, cinema, filosofia, artesanato etc. Pesquise as bibliotecas e centros culturais da cidade e veja as diferentes alternativas oferecidas.

    Essa é mais uma possibilidade de exercitar o idioma, vivenciar e conhecer mais da cultura local, fazer novas amizades e ainda obter um conhecimento extra ou mesmo ter o sentimento de ter ajudado pessoas mais necessitadas. Ou seja, é mais uma chance para enriquecer e potencializar seu intercâmbio, com isso todos os esforços investidos serão ainda mais recompensadores.

    E você, o que achou dessas sugestões para quem pretende fazer intercâmbio? Considera interessante? Escreva a sua opinião nos comentários!

    aaaa