CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Viajar de carro: Saiba tudo para ter uma road trip perfeita!

Viajar de carro é uma experiência inesquecível: você pode curtir novas paisagens, chegar a lugares que não conseguiria ir a pé e conhecer destinos incríveis

Viajar de carro é uma experiência enriquecedora e inesquecível: você pode curtir novas paisagens, desvendar lugares que não conseguiria acessar a pé e conhecer destinos incríveis em uma boa roadtrip.

No entanto, é preciso muito planejamento para que tudo saia como planejado ou qualquer imprevisto seja amenizado, e a chave para isso é a organização.

Criamos um guia completo com dicas de planejamento, os melhores destinos e instruções para fazer uma viagem de carro com segurança. Confira!

Viajar de carro: tudo para preparar roteiros nacionais e internacionais

Viagens de carro são excelentes oportunidades para desvendar paisagens selvagens, curtir um novo cenário a cada curva e visitar cidades e vilarejos diferentes de tudo que você já viu.

Para cair na estrada com segurança, porém, é preciso fazer um preparo adequado, incluindo uma revisão minuciosa no carro e a montagem de um roteiro de viagem, entre outros.

Para te ajudar a planejar uma roadtrip inesquecível, reunimos as melhores dicas com tudo que você precisa saber sobre como viajar de carro

Viajando de carro ou avião é extremamente importante contratar um seguro viagem. Acesse o Seguros Promo e faça sua cotação aplicando nosso cupom e garantindo 15% de desconto em seu seguro. Aproveite!

Como programar uma viagem de carro?

Viajar de carro como programar
Fonte: Pxhere

Planejar viagem de carro é uma tarefa que demanda atenção, organização e flexibilidade.

Se você está se preparando para a sua primeira viagem de carro, então, fica mais difícil ainda: a experiência é uma grande aliada na hora de antecipar problemas, imprevistos e soluções.

Antes de tudo, é preciso fazer uma lista, constando período estimado da viagem, as cidades que você pretende visitar, o objetivo da viagem e seu destino final, entre outros.

Você precisará estimar os gastos da viagem, incluindo custos com combustível, pedágio, estacionamento e uma reserva para emergências.

Se a sua viagem será longa, lembre-se de incluir períodos de descanso no decorrer do dia. 

Para não ficar perdido por aí, mantenha seu GPS ligado e carregado. Faça o download de mapas para os períodos que estará sem sinal de celular ou internet na estrada. 

Como fazer rota de viagem

Hoje em dia, criar um roteiro de viagem de carro se tornou uma tarefa mais fácil, graças à tecnologia. 

Você pode usar aplicativos como o Google Maps para definir rotas, desvios e estratégias de viagem, sabendo aproximadamente o tempo que gastará para percorrer a distância desejada.

Assim, também ficará mais fácil encontrar postos de combustíveis ou oficinas mecânicas, caso se faça necessário.

Informe-se sobre as estradas que você deve percorrer e escolha a rota que lhe parecer mais segura. Se você gosta de se aventurar em lugares desconhecidos, procure saber sobre as condições de segurança na via.

Faça estimativas de quanto pretende rodar diariamente, e defina um ponto exato de saída e de chegada.

Seguro viagem de carro: cotação de planos

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Você pode fazer o planejamento mais caprichado da história, mas ainda estará sujeito a imprevistos e obstáculos durante sua roadtrip.

A boa notícia é que você pode ter a proteção que precisa com um investimento a partir de R$ 10 por dia, com a contratação de um seguro viagem de carro.

Essa modalidade garante assistência e cobertura em diversas situações, como atendimento médico a motorista e passageiros em caso de acidente.

Assim como no seguro viagem tradicional, o cliente garante assistência em caso de emergência médica e/ou odontológica e problemas com documentos, entre outros.

Você pode comparar as ofertas das melhores seguradoras do mercado com a ajuda do melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo

Nossa plataforma permite que você visualize os planos de até quatro empresas por vez, facilitando sua tarefa de encontrar o melhor custo-benefício para sua viagem de carro!

Lugares para viajar de carro

Em quase todo lugar é possível cair na estrada de carro: seja no Brasil ou no exterior, são milhões de quilômetros em rodovias e estradas esperando pela sua visita.

A variedade é tamanha que existem até lugares baratos para viajar de carro! Ou seja, com pesquisa e organização, é possível encontrar aquela rota pra fazer gastando pouco!

O importante é planejar bem sua viagem, montar uma rota adequada e sair pelo mundo afora.

Viagem de carro pelo Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais, rico em belezas naturais de norte à sul. A vantagem é que o país tem uma das mais extensas malhas rodoviárias do mundo.

Dessa forma, o que não falta são alternativas de roteiro de viagem pelo Brasil que você pode fazer a bordo de um carro.

Ou seja, fazer um tour pelo Brasil nunca foi tão fácil. Confira dicas de viagem pelo Brasil!

Mapa de viagem no Brasil

O Brasil tem cerca de 76 mil km de estradas, entre vias pavimentadas e de terra. Assim, seu melhor amigo em qualquer viagem deve ser um mapa.

De papel ou eletrônico, um mapa pode não apenas servir para que você não fique perdido por aí, mas também pode ser uma ferramenta importante para planejar a sua rota.

Viagem pelo Nordeste

O Nordeste é uma das regiões preferidas para roadtrips no Brasil. Além do clima agradável e do povo hospitaleiro, a região reserva paisagens incríveis para quem está na estrada.

Para quem sempre sonhou em fazer uma viagem de carro para o Nordeste, não faltam opções.

Existem bons roteiros pelo litoral da Bahia, entre Sergipe e Alagoas, ou até pelo ponto mais oriental do país, por Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Caso você busque aventuras diferentes, não deixe de considerar uma roadtrip pela “Rota das Emoções”, pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

Roteiro de viagem para o Sul do Brasil

Viajar de carro sul do Brasil
Fonte: Pixabay

Poucas regiões brasileiras são tão charmosas e cheias de alternativas quanto o Sul: é possível explorar a região serrana, fazer roteiros por vinícolas ou até estender a rota até a Argentina ou o Uruguai.

Entre as possibilidades de roteiro de viagem pelo Sul do Brasil estão o litoral catarinense, a serra gaúcha e um dos cenários mais famosos de todo o Brasil: Foz do Iguaçu e as impressionantes cataratas. 

Viajar de carro pela América do Sul

Viajar pela América do Sul é uma excelente alternativa para quem quer conhecer cenários completamente diferentes, desde a Patagônia argentina e chilena, passando pelo deserto do Atacama, até o paradisíaco Caribe colombiano.

Os cidadãos brasileiros podem dirigir pelas fronteiras de nossos vizinhos Chile, Uruguai, Argentina, Peru, Venezuela e Paraguai, desde que atendam aos requisitos básicos para dirigir no exterior, como Carta Verde e CNH válida.

Chile

Não importa se você vai viajar do Brasil para o Chile de carro, ou se pretende alugar um veículo ao desembarcar em nosso vizinho sul-americano: se você fizer uma viagem de carro pelo Chile, não vai se arrepender.

Existem diferentes opções de roteiros, para todo tipo de perfil de viajante.

Uma das alternativas é uma rota entre a capital Santiago e a ilha de Chiloé, passando por cidades famosas entre turistas, como Viña del Mar e Valparaíso, no litoral do país.

Caso você prefira conhecer o norte chileno, pode explorar uma das mais belas paisagens de todo o mundo: o deserto do Atacama

Um dos roteiros mais populares vai do Atacama até Santiago, passando por San Pedro, pelo Vale de la Luna e até pelos Gêiseres del Tatio.

Uruguai

Viajar de carro Uruguai
Fonte: Pixabay

Os roteiros de viagem de carro pelo Uruguai já são bastante populares entre os turistas brasileiros, principalmente os gaúchos, geograficamente mais próximos do nosso vizinho do sul.

A principal rota uruguaia explora o litoral do país, que pode ser totalmente percorrido de carro, por estradas muito bem-conservadas, com uma paisagem inesquecível.

A partir da capital, Montevidéu, é possível seguir a “Rota do Sol”, que passa pelas cidades costeiras de La Paloma, La Pedrera, Punta del Diablo, Cabo Polonio, e muitas outras.

Também é possível seguir na direção oeste, rumo aos destinos turísticos de Colônia del Sacramento e a badalada Punta del Este.

Argentina

Viajar de carro pela Argentina é uma missão que demanda energia e preparo do viajante, pois muitas estradas passam por regiões montanhosas ou com trechos de cascalho.

O país tem várias opções de rotas, como a Ruta 40, que leva até a Patagônia, e a Ruta de los Siete Lagos, que leva até Bariloche, principal destino de inverno argentino. 

A vantagem é que as estradas dos hermanos são, em geral, melhores que as brasileiras, e você conseguirá percorrer longas distâncias em um intervalo de tempo relativamente curto.

Peru

VIajar de carro peru
Fonte: Pixabay

Se você pretende fazer viagem de carro para o Peru, deve começar seu planejamento exercitando a paciência: o trânsito peruano é bastante caótico e perigoso, e você deverá ter sangue frio para percorrer longas distâncias. 

O principal roteiro explora o famoso altiplano peruano, em meio a altitudes elevadas, que podem gerar desconforto físico. Então, lembre-se de incluir em seu planejamento um período de adaptação para evitar o soroche.

Venezuela

Quem quer fazer uma viagem de carro para a Venezuela, deve ter atenção e cautela redobradas: os deslocamentos dentro do país em veículos próprios pode trazer riscos em algumas regiões.

Um dos roteiros mais populares entre os viajantes passa pelas cidades de Caracas, Puerto La Cruz e Isla Margarita.

Paraguai

Viajar de carro paraguai
Fonte: Pixabay

Já pensou em fazer uma viagem de carro para o Paraguai? O país reserva uma experiência inesquecível pelas Missões Jesuíticas, em cidades como Missiones, Ciudad del Este e Encarnación.

Viajar de carro pela Europa

Muita gente já sonhou em fazer uma viagem de carro na Europa, explorando cenários dignos de cinema, passando por vilarejos antigos e cidades modernas.

O Velho Continente é famoso pelas estradas com excelente infraestrutura, como a Autobahn, na Alemanha, e a Rota de Napoleão, na França. Confira!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Itália

    Uma viagem de carro pela Itália pode transportar qualquer motorista em uma verdadeira viagem no tempo, com vilarejos bastante coloridos, belos exemplares da arquitetura italiana e paisagens idílicas.

    Um dos mais belos cenários europeus para uma roadtrip é a região da Costa Amalfitana, na Itália: as estradas seguem todo o litoral, com o Mar Mediterrâneo completando o cenário.

    Outra alternativa é a Rodovia da Grande Dolomite, que passa pelo interior do país e te levará em uma viagem inesquecível pela Itália rural, em lugares que parecem congelados no tempo.

    Portugal

    Viajar de carro Portugal
    Fonte: Pixabay

    Um dos destinos mais populares entre os brasileiros, Portugal tem boas opções para quem quer fazer uma roadtrip.

    Como o país é relativamente pequeno, você conseguirá percorrer boa parte do território de carro, em um período curto. 

    Um dos principais roteiros de viagem de carro por Portugal sai de Lisboa e passa pelas cidades de Porto, Guimarães, Braga, Aveiro e Coimbra

    Se você quer ver a neve de perto e está viajando durante o outono e/ou inverno, vale a pena estender um pouco a viagem e incluir a Serra da Estrela no roteiro.

    Espanha

    É possível percorrer várias cidades espanholas em poucos dias, o que torna uma viagem de carro pela Espanha uma boa opção para quem está com pouco tempo ou dinheiro.

    Uma das rotas sugeridas é pela Galícia, passando pelas praias das Catedrais e Mondoñedo, Finisterre e a turística Santiago de Compostela.

    Se você prefere um roteiro histórico, uma boa alternativa é explorar o sul, pelas cidades medievais de Sevilha, Córdoba e Granada.

    Alemanha

    A Alemanha é famosa pela excelentes estradas, como a famosa Autobahn e a Rota Romântica, que leva os viajantes pelo coração do país, passando por vilarejos que remontam ao período medieval.

    Se você está programando uma viagem de carro pela Alemanha, deve considerar esse roteiro e incluir Munique, capital da Baviera, em seu planejamento.

    França

    Viajar de carro França
    Fonte: Pixabay

    Uma viagem de carro pela França pode incluir um roteiro pelas vinícolas, pelas fazendas produtoras de queijo ou até mesmo pela história, caso da Rota de Napoleão.

    Esse roteiro segue os passos do mais famoso imperador francês pelos Alpes, levando os viajantes pelo lado rural da França.

    Croácia

    A Croácia tem cerca de 6.000 quilômetros de faixa litorânea, que podem ser explorados de carro sem maiores dificuldades.

    Se você não terá muito tempo para curtir uma viagem de carro pela Croácia, pode optar por um roteiro mais curto, passando pela capital Zagreb, pela antiga capital Zadar e pela charmosa cidade de Split.

    Viajar de carro pelos EUA

    Quem nunca sonhou em fazer uma viagem de carro pelos Estados Unidos que atire a primeira pedra! 

    A terra do Tio Sam tem roteiros históricos, como as estradas da Flórida e a histórica Rota 66, que passa por oito estados diferentes e possui 4.000 quilômetros.

    Califórnia

    Viajar de carro california
    Fonte: Pixabay

    Você precisará de 10 a 15 dias para fazer uma roadtrip pela Califórnia, chegando a pontos turísticos badalados como Las Vegas e o Grand Canyon, em estados vizinhos.

    Um roteiro simples sai de Los Angeles, passa por San Diego, adentra o deserto de Mohave (com direito a visita a uma cidade fantasma), chega a Las Vegas e, por fim, leva ao Grand Canyon.

    Ou seja, como já deu pra perceber, não faltam motivos para fazer uma viagem de carro pela Califórnia!

    Dicas de viagem de carro

    Depois de definir o destino da sua viagem, está na hora de ficar por dentro das dicas para uma viagem tranquila.

    Para minimizar os riscos de imprevistos e evitar que você fique na mão na hora em que mais precisar, criamos um checklist de viagem de carro! Confira!

    Qual carro usar?

    Com a rota definida, fica mais fácil decidir qual é o tipo de carro ideal para te acompanhar nessa aventura. Se você alugar um carro ao invés de fazer a viagem com o seu, certifique-se que está alugando o carro certo para o percurso que você irá fazer.

    Se sua rota inclui estradas de terra, você pode escolher carros populares como o Fiat Palio Weekend Adventure e Fiat Uno Way, que dão conta do recado e tem preços acessíveis. Ou modelos mais novos, como o Ford Ecosport ou o Renault Duster.

    Caso você decida ir com o seu carro, certifique-se que ele está apto para viagem. É indispensável que você faça uma revisão e cuide da manutenção, afinal, não se atentar com as condições do seu veículo coloca sua vida em risco, e ainda estará sujeito a multas.

    O que levar em uma viagem de carro?

    Viajar de carro o que levar
    Fonte: Pixabay

    É importante saber o que levar para viagem de carro, para não ficar na mão quando mais precisar!

    Empacote alternativas de alimentação: vale a pena preparar um cooler com sanduíches, sucos e água, para garantir petiscos para desfrutar entre as refeições e manter a hidratação em dia.

    Guarde todos os seus documentos de maneira organizada e acessível. Se você estiver viajando para outro país, fique atento aos documentos exigidos para dirigir em seu destino.

    Monte um pequeno kit de primeiros socorros, com medicamentos básicos (como antialérgicos, analgésicos e antitérmicos) e tudo o que você pode precisar para fazer um curativo, como gazes, algodão e esparadrapo.

    Está viajando com criança? Não se esqueça de levar alguns brinquedos, para que os pequenos tenham com o que se distrair no trajeto.

    Planeje a rota e saiba se localizar

    O primeiro passo para quem quer fazer uma roadtrip é definir um roteiro de viagem. 

    É claro que nada substitui o bom e velho mapa de papel, já que você pode ficar sem bateria, o aparelho pode quebrar e você pode passar por infinitas outras situações em que o mapa pode te salvar. 

    Mas quem não abre mão da tecnologia tem algumas opções.

    O aplicativo Waze, além de traçar a rota, alerta sobre radares, buracos na via, dá informações precisas sobre o trânsito em tempo real, opções de desvios e muito mais. 

    Mas o aplicativo só dispõe de todas essas funcionalidades se estiver conectado à Internet, o que durante uma viagem, nem sempre é possível. 

    No modo offline, o Waze traça rotas que você já tenha feito antes e que estão salvas no dispositivo.

    Atualmente existem vários aplicativos que funcionam como GPS offline. A nossa dica é o HERE Maps, no qual você consegue baixar de forma gratuita mapas de países de todos os continentes. 

    Além disso, ele possui a opção de visualizar sua rota em 3D e, mesmo offline, te indica os principais pontos de interesse, que são selecionados por meio das avaliações feitas por viajantes em sites como o TripAdvisor.

    Prepare sua playlist

    Nada combina tão bem com uma viagem de carro quanto aquela trilha sonora incrível. Existe uma infinidade de playlists prontas para uma roadtrip, mas nada como montar a sua própria trilha sonora, não é mesmo?

    Por isso, comece a seleção das suas músicas preferidas bem antes da viagem. Assim, você não corre o risco de esquecer alguma. 

    Se possível, salve tudo em um pendrive: dessa forma, você economiza a bateria do celular para outras tarefas.

    Escolha bem sua companhia de viagem

    Viajar de carro companhia
    Fonte: Pixabay

    Viajar de carro com companhia é sempre um divisor de águas. A viagem pode solidificar a relação entre as pessoas ou deixar todo mundo à beira da loucura. 

    Imagine passar dias, ou quem sabe até meses, viajando com alguém que tem pensamentos e expectativas completamente diferentes de você?

    É importante tentar chegar sempre a um meio termo, respeitando o limite do outro. Se possível, escolha uma companhia que já te viu nos melhores e piores momentos. Assim, vocês evitam conflitos desnecessários e primários durante a roadtrip.

    Estrada de terra

    Se o seu roteiro passa por estradas não pavimentadas, é importante escolher um carro bom para estrada de terra antes de sair pelo mundo.

    As melhores alternativas são carros com tração nas quatro rodas (4×4) e suspensão reforçada. Na dúvida, consulte um mecânico de confiança para conhecer os carros mais resistentes para estrada de terra.

    Fique atento para a existência de pedágios no percurso

    Quando traçar a rota pelo GPS ou pelo Google Maps, informe-se sobre a existência de pedágios ao longo do seu percurso. 

    Dessa forma, você não vai ser pego de surpresa no meio da estrada, nem terá que desembolsar um dinheiro que poderia ser usado para outras coisas.

    Custo de viagem de carro

    Viajar de carro custo
    Fonte: Pixabay

    Para calcular o custo de viagem de carro, é preciso antecipar gastos com combustível, estacionamento, pedágio e quaisquer outros que possam surgir pelo caminho.

    Existem aplicativos que podem te ajudar a traçar uma rota e estimar a distância percorrida e o combustível gasto, de acordo com o modelo do veículo.

    Além disso, é importante reservar algum dinheiro para emergências, como pane mecânica ou troca de peças, para não ficar na mão se sofrer um imprevisto na estrada. 

    Busque por rotas alternativas

    As estradas mais usadas são normalmente as mais indicadas e provavelmente as mais rápidas. Mas já que você se propôs a fazer algo tão memorável como uma viagem de carro, por que não optar por aquele caminho alternativo, cortando alguma cidade?

    Espontaneidade é algo essencial em uma viagem de carro. Dessa forma você descobre lugares incríveis, conhece pessoas novas e às vezes até consegue um lugar para passar a noite em boa companhia.

    Mas, antes de mais nada, se preocupe em pegar recomendações com pessoas que já fizeram a rota e não se envergonhe se tiver que pedir informação para os moradores.

    Não perca a chance de conhecer a cultura local

    Enquanto estiver passando por alguma cidade ou até mesmo uma vila, não deixe de conhecer os costumes dos moradores dos locais. 

    Isso inclui provar a comida da região – mesmo que você nunca tenha ouvido falar de tal prato – dar uma chance aos hotéis simples de beira de estrada, bater um papo com os locais e quem sabe até pegar mais algumas dicas.

    Viagem de carro com cachorro

    Viajar de carro com cachorro
    Fonte: Pixabay

    Se você vai viajar com o seu melhor amigo, é importante ficar atento a alguns cuidados para viagem de carro com cachorro.

    Lembre-se de providenciar uma plaquinha de identificação, para facilitar o reencontro caso você se perca do seu cãozinho.

    Assim como você não leva crianças no banco da frente, deve levar os cachorros com segurança no banco de trás. É possível até comprar cinto de segurança para seu pet em lojas especializadas!

    Mantenha a vacinação do seu bichinho em dia, e não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação na bolsa: se seu carro for parado pela Polícia Rodoviária, as autoridades podem solicitar a apresentação desse documento.

    Faça paradas estratégicas para que seu cãozinho se alimente, se hidrate e satisfaça suas necessidades fisiológicas! Escolha locais seguros para que seu cachorro faça xixi e cocô, e descarte o material de maneira adequada.

    Por fim, não se esqueça de levar alguns brinquedinhos para seu melhor amigo! Seu cachorrinho não precisa se entediar na viagem, então carregue os brinquedinhos preferidos do seu pet.

    Tenha sempre um plano B

    Em uma road trip, tudo pode acontecer. Por isso, sempre tenha em mente mais de uma opção em relação aos assuntos mais importantes, tais como onde comer, onde dormir e os lugares por onde você pretende passar.

    Utilizar um carro maior, onde você pode dormir, é o ideal para qualquer situação de plano B. Caso não encontre um hotel ou qualquer outro lugar para passar a noite, é só ter em mãos os acessórios para montar uma cama improvisada dentro do carro.

    Se seu carro for pequeno, não tem problema. Sua noite de sono pode não ser das melhores, mas você pode estacionar seu carro em um posto de gasolina e manter-se seguro. Ter uma barraca também pode ser útil, caso encontre um camping.

    Dicas de segurança para viajar de carro

    Viajar de carro dicas
    Fonte: Pixabay

    O principal item para fazer uma viagem de carro com segurança é a contratação de um seguro automotivo. Assim, você garante atendimento em todo o território nacional em caso de sinistros.

    É isso mesmo que você leu: você poderá acionar sua seguradora para auxílio caso se envolva em um acidente longe de casa, seu carro sofra uma pane e muitas outras situações.

    A boa notícia é que a maior parte das companhias de seguro permite que você contrate uma apólice praticamente personalizada, com as coberturas e os serviços de que você realmente precisa.

    Algumas seguradoras oferecem, inclusive, o seguro de carro intermitente ou temporário, para que você garanta a proteção pelo tempo que necessita para fazer a viagem dos seus sonhos.

    Contrate um seguro de carro

    Você pode fazer a cotação de um seguro automotivo barato, para viajar tranquilo, com a Smove!

    A plataforma trabalha com as melhores seguradoras do mercado e oferece soluções personalizadas para cada motorista, de acordo com seu perfil e seus hábitos de direção.

    O processo é simples, rápido e sem burocracias desnecessárias: basta visitar o site e preencher um breve formulário. Depois, é só aguardar o contato de um especialista em seguro automotivo.

    A equipe ficará responsável por buscar no mercado as melhores alternativas para o seu bolso e a sua necessidade, com propostas customizadas, para que você possa proteger o seu carro antes de cair na estrada!

    Viagem de carro em família

    Viajar de carro em familia
    Fonte: Pixabay

    Em uma viagem de carro com sua família, o planejamento deve ser ainda mais minucioso. 

    Tenha atenção redobrada na hora de fazer as malas e não caia na tentação de levar muita bagagem: quanto mais pesado o carro, mais combustível você vai gastar.

    Não se esqueça de levar lanchinhos e brinquedos para distrair crianças e bebês: as viagens podem ser ainda mais estressantes para os pequenos!

    Busque trajetos mais curtos e econômicos, com alternativas caso você precise fazer paradas pelo caminho.

    Dicas para dirigir longas distâncias

    Evite fazer viagens longas com carros velhos, que representam maior risco de pane ou problemas mecânicos por desgaste. 

    Faça uma rota de viagem e seja fiel ao seu planejamento: defina com antecedência quantos quilômetros dirigir por dia. De preferência, percorra trechos mais curtos, de até 400 km diários.

    Se você vai dirigir durante o dia, não deixe de utilizar óculos-escuros para proteger a sua visão, e mantenha o carro sempre bem-ventilado.

    Dicas para viajar à noite

    Viajar de carro a noite
    Fonte: Pixabay

    Se você decidiu pegar a estrada à noite, só assuma o volante se estiver descansado e tiver dormido bem. Informe-se sobre os trechos mais e menos seguros do seu roteiro e evite passar por locais que representem riscos.

    Tome cuidado com o uso indiscriminado do farol alto: use-o só quando a pista estiver totalmente livre à sua frente, para não arriscar “cegar” motoristas que estejam adiante ou no caminho inverso.

    Evite parar no acostamento, pois isso aumenta exponencialmente os riscos de colisão no meio da noite. Procure postos de gasolina ou postos de atendimento ao motorista ao longo da estrada para parar com segurança.

    Viaje assegurado

    Por mais que você planeje tudo nos mínimos detalhes, imprevistos acontecem. Mas você não vai deixar que isso estrague sua viagem de carro, não é verdade? É para te ajudar a solucionar possíveis dores de cabeça que existe o seguro viagem.

    Muitas pessoas não sabem, mas os planos de saúde contratados geralmente cobrem somente na cidade ou estado onde foram feitos. 

    Os planos de saúde que cobrem o país inteiro são caríssimos e não valem a pena, já que você passa a maior parte do tempo somente na sua região?

    O seguro viagem é a melhor opção para esse tipo de situação. Além de ser super barato, você contrata apenas os dias que estará na sua viagem de carro. 

    Outra vantagem é que os planos são tão completos quanto um plano de saúde, garantindo a sua segurança onde quer que você esteja.

    Sabia que, se você estiver se sentindo mal e não conseguir ir até o hospital para uma consulta, a seguradora pode enviar um médico no hotel que você estiver? Confira aqui mais vantagens sobre o seguro viagem nacional e adquira já o seu!

    Garanta o seu seguro viagem com o melhor desconto!

    Agora que você já sabe tudo o que precisa para viajar de carro, está na hora de garantir o seguro viagem com o melhor desconto para cair na estrada com segurança!

    Dessa forma, você garante assistência em emergências médicas e/ou odontológicas, problemas com documentos e diversos outros imprevistos.

    Você pode contar com a ajuda do melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, para encontrar ofertas imperdíveis entre as melhores seguradoras do mercado!

    Assim, vai ficar fácil viajar pelo mundo de carro com segurança e tranquilidade, garantindo cobertura para os mais diversos cenários!

    Viajar com economia e tranquilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa