CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Como funcionam as bolsas de estudo no exterior

Muitos brasileiros sonham em aprimorar um idioma, conhecer novas culturas, desbravar o mundo e adquirir novos conhecimentos por meio de um intercâmbio. O maior obstáculo para tudo isso se tornar real são os custos. Para quebrar esta barreira, há muitas oportunidades para conseguir uma bolsa de estudo no exterior. Mas é preciso tentar e persistir. …

Muitos brasileiros sonham em aprimorar um idioma, conhecer novas culturas, desbravar o mundo e adquirir novos conhecimentos por meio de um intercâmbio. O maior obstáculo para tudo isso se tornar real são os custos. Para quebrar esta barreira, há muitas oportunidades para conseguir uma bolsa de estudo no exterior. Mas é preciso tentar e persistir.

Se você é um desses sonhadores e ainda não sabe por onde começar, vamos mostrar agora como funcionam os processos de bolsas de estudo no exterior.

Incentivo do governo

Incentivo do governo

Diversos países têm programas de incentivo para cursos no exterior ofertados pelo governo que recebem inscrições do mundo inteiro. No Brasil, o programa mais conhecido é o Ciências sem Fronteiras, que oferece bolsas com foco na pós-graduação e no ensino médio.

Devido à crise econômica instalada no Brasil, o Ciência sem Fronteiras cortou a graduação sanduíche em 2017. O programa dá preferência a alunos da rede pública. No momento não há inscrições abertas, mas os interessados podem acompanhar pelo site oficial.

Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

Tipos de bolsas de estudos no Exterior

olsas de estudos no Exterior

Há dois tipos de auxílios de estudos para ingressar uma universidade no exterior, o merit-based e o need-based. O primeiro é uma ajuda financeira com base no mérito do estudante, por algum talento individual. Para este tipo de bolsa, a situação financeira não influencia.

Se você tiver um excelente desempenho acadêmico no ensino médio, pontuação alta em testes padronizados ou se destacar em atividades artísticas, esportivas ou científicas, tem grande chance de conseguir um auxílio merit-based.

Já a ajuda de custo tipo need-based auxilia o estudante de acordo com a renda familiar e avaliação dos bens de seus pais. Nos Estados Unidos, as universidades mais disputadas, como Harvard e Standford, trabalham com bolsas do tipo need-based.

Oportunidades para 2017

Oportunidades para 2017

Há muitas oportunidades para os brasileiros que lutam contra o orçamento para estudar no exterior. Existem bolsas de estudos para graduação ou duplo diploma internacional, sem restrição de áreas de atuação. É possível até encontrar o destino que você realmente deseja, pois há vagas na América do Norte, na Europa e na Oceania.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Para graduação

    A American University, em Washington (EUA), abrirá as inscrições para 2018, com bolsas integrais, em novembro. A cobertura abrangerá todos os custos de anuidade, incluindo alojamento e alimentação — totalizando aproximadamente 61 mil dólares.

    No Canadá, a Universidade da Columbia Britânica oferece o Programa International Leader of Tomorrow para estudantes bem conceituados academicamente. A abertura das inscrições para 2018 estão previstas para o fim do ano e ofertará bolsa integral, incluindo custos de vida, para quem comprovar a necessidade.

    Em maio, a Humber College, uma das melhores universidades de Toronto, abrirá as inscrições para graduações para iniciar em setembro. As bolsas cobrem apenas os custos dos estudos, mas podem garantir o valor da anuidade.

    No Reino Unido, as universidades de Oxford e de Westminster dão prioridade aos estudantes de país em desenvolvimento. Além da anuidade, a bolsa oferece uma ajuda de custo mensal e passagens aéreas anuais para o país de origem. As inscrições abrirão em setembro.

    Duplo diploma

    Entre março e maio, quem sonha em ir para Paris terá a chance de tentar uma bolsa na Sciences Po. A oportunidade pode oferecer valores entre 3 a 16 mil euros por até três anos para estudantes estrangeiros que serão aceitos para graduação ou mestrado da instituição.

    Força-tarefa nas inscrições

    Força-tarefa nas inscrições

    Para tentar uma bolsa de estudos no exterior, quanto mais inscrições você conseguir fazer, melhor. Pesquise bem, há uma infinidade de programas que oferecem bolsas pelo mundo. A maioria das inscrições é gratuita, o que precisa é tempo e dedicação.

    Além dos programas de órgãos governamentais, você também pode encontrar programas de bolsas de estudos ofertados pelas agências de intercâmbio.

    Quando conseguir a sua bolsa de estudos no exterior, não se esqueça de contratar um seguro viagem! Com ele, você poderá aproveitar muito mais sem se preocupar com qualquer imprevisto. Querendo ou não, aquele friozinho na barriga de algo dar errado é comum, ainda mais se você estiver em outro país. Contratando um seguro de viagem, esse medinho passa reto e você poderá curtir à vontade! 🙂

    Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso blog para muito mais novidades, e se você ainda não curte nossas redes sociais, curta agora nosso FacebookTwitter e Instagram!

    aaaa