CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Trabalho voluntário no exterior: como funciona?

O trabalho voluntário no exterior é uma forma única de atuar em uma causa nobre enquanto viaja pelo país. Veja como funciona, tipos de vagas e programas!

Já pensou em conhecer o mundo fazendo trabalho voluntário no exterior? Pois saiba que é perfeitamente possível e muito mais fácil do que você imagina.

Vários programas oferecem às pessoas oportunidades de viajar para o exterior em troca de trabalho voluntário. Há possibilidades para as mais diversas áreas de atuação e idades, para estadias curtas ou longas.

Quer entender o funcionamento do processo, como fazer aplicações e quais são os melhores programas? Continue a leitura e anote nossas dicas!

Cote seu seguro viagem internacional no Seguros Promo e garanta 15% de desconto aplicando este cupom. Aproveite!

O que é trabalho voluntário?

trabalho voluntário no exterior

O trabalho voluntário é definido pela lei como uma “atividade não remunerada prestada por pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.”

Ou seja, antes de fazer trabalho voluntário no exterior, é preciso saber que você não irá receber pelos serviços.
Algumas instituições oferecem a hospedagem e alimentação. Mas os gastos com passaporte, vistos, passagens e seguro viagem, ficam por conta do viajante.

Por que ser voluntário?

trabalho voluntário no exterior

O voluntariado pode não ser remunerado, mas ajudar em uma causa social/ambiental é algo único. Fazer um trabalho voluntário no exterior com certeza vai te trazer muitas experiências incríveis.

Além de estar em contato com outras culturas e línguas, e desenvolvendo habilidades que talvez não tenha praticado até então, você vai estar praticando o bem, auxiliando alguém e fazendo seu papel para ajudar a melhorar o mundo.

Você ainda pode escolher o serviço que melhor se encaixa com suas competências: colaborar na construção de uma casa, auxiliar os refugiados, dar aulas de idioma para crianças e muitas outras coisas.

O serviço voluntário é algo tão genuíno que até as empresas dão atenção a esse tipo de experiência no currículo.

Como funciona o trabalho voluntário no exterior?

Muitos possuem a dúvida: quero ajudar, mas como ser voluntário no exterior?

Há várias maneiras de encontrar programas de voluntariado internacional, e o processo pode ser muito mais simples do que o esperado. Existe uma imensidão de iniciativas que necessitam da ajuda e da expertise que um voluntário pode oferecer. 

Mochileiros tem a oportunidade de visitar vários países em uma única viagem, mas muitas vezes só pensam na possibilidade de fazer trabalho voluntário no exterior quando já estão em outro país.

Por isso, comece a planejar com antecedência e viva essa experiência da melhor maneira. O trabalho voluntário durante o mochilão é uma excelente forma de aliar dois propósitos de viagem que irão resultar em uma experiência transformadora.

Descubra a seguir quais são as áreas em que o voluntário pode atuar, quais são os processos adotados e os custos envolvidos.

Quais os tipos de trabalhos voluntários?

Trabalho Voluntário no Exterior tipos
Fonte: Pixabay

Existem diversas propostas de trabalho voluntário ao redor do mundo, que atendem aos mais variados perfis de interesses.

Para os amantes dos animais, há demandas para banho, tosa, atividades recreativas e tratamento de doenças. Seja cuidando de animais domésticos, em extinção ou resgatados, na fazenda ou em um abrigo, não faltarão oportunidades para zelar pelos bichinhos.

Outra forma de ajudar é atuando em projetos de empoderamento feminino para mulheres vítimas de violência doméstica, e que não possuem renda suficiente para se tornarem independentes. 

Por meio do ensino de habilidades práticas, como gestão financeira, matemática e inglês, um grande impacto pode ser causado na construção da autoestima, e novas portas podem ser abertas.

Se você quer se engajar com causas ecológicas, também há formas de atuar em iniciativas ambientais. É uma chance incrível de desenvolver ou aprimorar seu know-how em jardinagem e agricultura, e ainda aplicar esse conhecimento em práticas sustentáveis. 

Aos nômades digitais, suas competências podem ser muito úteis! Colaborar na divulgação de projetos e na construção da presença digital das instituições tem se tornado uma das principais maneiras de prestar serviço voluntário.

Para esses propósitos, habilidades como fotografia, edição de vídeo, web design, programação, gerenciamento de redes sociais e produção de conteúdo são imprescindíveis.

Médicos e profissionais da área de saúde encontrarão muitas oportunidades em hospitais e clínicas ao redor do mundo. Se você não possui a formação, mas ainda quiser ajudar, poderá oferecer sua companhia aos pacientes em diversas atividades, como passeios.

Sabe tocar instrumentos, é bom em esportes ou tem algum outro talento artístico? Então, poderá dar aulas de música e atividades físicas ou elaborar oficinas recreativas repletas de brincadeiras lúdicas para crianças ou adultos.

Como fazer voluntariado no exterior?

Com tantas possibilidades de atuação, com certeza você já identificou pelo menos um interesse que possui e que gostaria de explorar mais em uma viagem humanitária.

Definido o seu objetivo, é chegada a hora da pesquisa. A internet será o principal meio para encontrar instituições focadas em viagem para trabalho voluntário, e os requisitos para aplicação podem variar entre elas.

Algumas organizações irão cobrar taxas para inscrição, já outras disponibilizam a candidatura para vagas de voluntariado gratuitamente.

Após identificar a plataforma com as propostas que melhor se adequam à você, analise as vagas disponíveis. Cada site funciona de uma forma, mas dependo da organização, pode ser possível pesquisar até mesmo por país de interesse.

Com isso, faça suas aplicações, entre em contato com os anfitriões visados e verifique quais são os documentos e demais preparativos para viajar como voluntário para o destino escolhido.

Vale notar também algumas recomendações para o processo de escolha do anfitrião. Procure saber a reputação do lugar e ler depoimentos de pessoas que já se voluntariaram lá, e sempre busque tirar todas suas dúvidas antes de se comprometer com a missão.

Quanto custa um intercâmbio de trabalho voluntário?

Trabalho Voluntário no Exterior quanto custa
Fonte: Pixabay

Muitos pensam que, ao fazer trabalho voluntário, os gastos de viagem serão cobertos pela instituição. Mas como você já deve ter imaginado, os custos de um intercâmbio social podem variar bastante.

No geral, a passagem de avião e possíveis emissões de documentos são de responsabilidade do viajante, mas existem propostas em que os custos com hospedagem e alimentação podem ser amenizados.

Além disso, não é difícil encontrar passeios turísticos, lavanderia e auxílio no transporte entre os benefícios oferecidos pelos projetos.

Outra pesquisa importante é sobre o custo de vida local. Nesse quesito, ter o contato do anfitrião e de outros voluntários que já trabalharam no lugar irá lhe ajudar a entender a média dos valores de compras e turismo na região.

Uma dica que é sempre válida é ficar de olho em promoções de voos e cupons de desconto para atrações turísticas, restaurantes e serviços importantes, como o seguro viagem. Dessa forma, você já começa seu trabalho humanitário no exterior com economia.

Economize no seguro viagem para trabalhar voluntariamente!

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

E por falar em desconto, a melhor forma de encontrar baixos preços de seguro viagem para voluntariado e demais programas de intercâmbio é fazendo sua pesquisa em nosso site, Seguros Promo!

Isso porque nossa plataforma é capaz de comparar os planos mais completos e com o melhor custo-benefício, levando em conta as seguradoras com as melhores reputações. Com isso, você garante qualidade e eficiência, e ainda poupa nos custos.

Observe com atenção as coberturas abrangidas, e confira se estão de acordo com o requisito exigido pelo país de destino. Ao menor sinal de dúvida, não deixe de acionar a nossa equipe para esclarecimentos!

Programas para trabalho voluntário no exterior

São muitas as instituições que fazem a intermediação entre os voluntários e os lugares que precisam de ajuda. Você pode escolher a que melhor se enquadra no seu perfil e começar a buscar as oportunidades.

A maioria dos programas possuem atuação global e trabalham com uma ampla gama de projetos sociais voluntários. Os projetos são incrivelmente inspiradores, e você certamente irá encontrar aquele que melhor dialoga com o seu propósito.

Ficou interessado? Confira alguns dos melhores programas para voluntários!

WorldPackers

trabalho voluntário no exterior

O WorldPackers é um site que conecta viajantes e donos de hospedagens ao redor do mundo para intermediar uma troca de serviços ou viabilizar a oportunidade de fazer trabalho voluntário no exterior. 

A plataforma é bem intuitiva. Você entra no site e pode encontrar vagas de voluntariado por país ou por experiência de viagem, como hostels, pousadas e campings, centros holísticos, ONGs, escolas e muito mais.

Com a categoria escolhida, você pode filtrar as oportunidades por estado e até mesmo por cidades específicas. O período varia de acordo com a vaga selecionada.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms)

    trabalho voluntário no exterior

    O programa WWOOF (Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas) atua em mais de 60 países ao redor do mundo. 

    Com ele, você escolhe entre uma das inúmeras oportunidades de ajudar pequenos produtores ou grandes fazendas orgânicas para fazer trabalho voluntário no exterior.

    O objetivo do programa é promover a troca de experiência entre o voluntário e seu anfitrião, visando a construção de uma comunidade global sustentável.

    É de responsabilidade do viajante combinar o período de estadia com o dono da hospedagem.

    Help Exchange

    trabalho voluntário no exterior

    O Help Exchange é um site que reúne vários lugares que estão precisando de uma mãozinha.

    Você pode fazer trabalho voluntário no exterior ajudando na construção de casas, ensinando um idioma, cuidando da jardinagem, levando crianças para a escola, auxiliando em projetos religiosos e muitas outras coisas.

    Cada projeto funciona de uma maneira diferente: é preciso observar os detalhes de cada um, mas normalmente, é oferecido alimentação e hospedagem.

    O site cobra uma pequena taxa de associação para liberar recursos como conversar diretamente com o anfitrião.

      Está gostando do conteúdo?
      Receba as melhores dicas de
      viagens no seu e-mail!
      Fique tranquilo, não enviamos spam!
      E-mail cadastrado com sucesso!
      A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

      United Nations Volunteers

      trabalho voluntário no exterior

      O United Nations Volunteers (Voluntariado das Nações Unidas) é um dos programas mais amplos para quem quer participar de um trabalho voluntário no exterior. Ele atua em projetos presentes em cerca de 140 países.

      Grande parte das oportunidades são voltadas para países que estão vivendo uma “pós-catástrofe”, como um terremoto, tsunami, furacão, etc.

      O site aceita aplicantes com idades de 25 a 70. Além de recolher voluntários pelo mundo, um dos principais objetivos do programa é defender a importância do voluntariado para o desenvolvimento mundial.

      Trabalho voluntário na África

      Um dos lugares mais procurados para trabalho voluntário no exterior é a África.

      O continente é um lugar incrível para fazer esse tipo de serviço, pois além da oportunidade de ajudar quem realmente precisa, você irá vivenciar experiências únicas, conhecendo toda a riqueza cultural, religiosa e natural da África.

      Ao se propor a fazer um trabalho humanitário na África, você terá a chance de enxergar o continente por um novo ângulo, entendendo de perto os seus conflitos e dilemas e reconhecendo o valor e a força de suas nações.

      Sudan Volunteer Programme

      trabalho voluntário no exterior

      Muita gente se interessa pela chance de fazer trabalho voluntário no exterior tendo em mente o continente africano.

      Dessa forma, o Sudan Volunteeer Programme é um projeto que tem como objetivo recolher voluntários para ensinar idiomas em um dos países mais pobres do mundo: o Sudão.

      Além de ensinar línguas nas escolas públicas, o programa também visa promover uma experiência cruzada entre as culturas e mostrar para os viajantes o lado bonito do Sudão, que pouco se ouve falar.

      Naturally Africa Volunteers

      trabalho voluntário no exterior

      Um dos programas mais abrangentes para quem quer prestar trabalho voluntário no exterior e escolheu o continente africano como destino é o Naturally Africa Volunteers.

      Por meio dele, você vai encontrar oportunidades por todo o continente. Os trabalhos são variados, desde o ensino de esportes até o voluntariado médico.

      Todos os anos, o programa reúne centenas de voluntários. Os gastos com a viagem e documentos ficam por conta do viajante. 

      As regiões mais populares são Quênia, Malawi, Namíbia, Tanzânia, África do Sul e Gana.

      Não se esqueça do Seguro Viagem!

      Seguro Viagem:
      Seguros Internacionais
      AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
      Assistência médica USD 150.000
      Bagagem extraviada USD 1.200
      *Valor referente a 7 dias de viagem.
      AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
      Assistência médica USD 250.000
      Bagagem extraviada USD 2.000
      *Valor referente a 7 dias de viagem.
      CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
      Assistência médica USD 60.000
      Bagagem extraviada USD 1.000
      *Valor referente a 7 dias de viagem.

      O seguro viagem é um documento indispensável para qualquer destino. Afinal, imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer.

      Então, se você está planejando fazer trabalho voluntário no exterior, comece já a fazer a cotação do seu seguro aqui no Seguros Promo e viaje com a certeza de estar completamente amparado para ajudar o próximo.

      Não se esqueça de conferir se o plano selecionado é adequado para o destino e seu perfil de viagem. Nosso time de especialistas está à disposição para lhe oferecer o melhor suporte e ajudar no seu processo de decisão.

      Quer fazer trabalho voluntário pelo mundo com segurança e proteção? De Promo você pode!


      Leia também:

      aaaa