CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Documentos exigidos para viajar para Europa: saiba como se preparar!

Cuidado na hora de embarcar! É importante verificar todos os documentos exigidos para viajar para Europa e garantir sua entrada no país. Saiba aqui quais são eles.

Uma dúvida frequente dos viajantes é sobre os documentos exigidos para viajar para Europa. Isso porque a União Europeia exige que os turistas tenham em mãos alguns documentos que são obrigatórios para a entrada nos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Para que sua viagem de férias ou mochilão pelo velho continente não tenha problemas, nós vamos te ajudar a organizar todos os documentos, saber por quanto tempo ficar em cada cidade ou país, qual a melhor época, o que visitar e muito mais. 

Para ter uma Eurotrip sem preocupações e sem ser pego de surpresa, continue lendo esse post e confira tudo!

Cote os melhores seguros de viagem para a Europa com 15% de desconto neste link!

Qual melhor época para viajar para europa

Antes de saber quais os documentos necessários para viajar para Europa vamos falar sobre algo tão importante quanto: a época da viagem. Saber quando viajar para a Europa é importante, pois o inverno e o verão, principalmente, são épocas bem diferentes do Brasil. 

A começar que essas estações são opostas às nossas, ou seja, quando é inverno no Brasil é verão na Europa e vice-versa. Mas além disso, as temperaturas também são diferentes, tudo bem que estamos acostumados com calor o tempo todo, mas na Europa alguns países costumam ser bem abafados, o que pode deixar o passeio bem desegradável se você escolher o verão. 

Já no inverno as temperaturas podem chegar facilmente abaixo de zero, sendo necessário levar muitos casacos, o que torna necessário levar muita bagagem. Sem contar que alguns pontos turísticos são fechados no inverno para reforma ou por falta de visitantes mesmo. 

Um meio termo é a primavera e o outono, não tão quente, nem tão frio e que você não tem que lidar com cidades tão cheias quanto na alta temporada do verão. Lembrando que são apenas dicas, sempre considere seus gostos pessoais, pois muitas pessoas preferem visitar a Europa no verão para conhecer praias, por exemplo, ou no inverno para ir a destinos que nevam, tudo é questão de escolhas e de uma pesquisa sobre o destino da viagem. 

Documentos para viajar para Europa: lista completa

Documentos para viajar para Europa: lista completa
Fonte: Jannoon028 / Freepik

Destino escolhido, data também, e os documentos? O que é preciso apresentar antes de entrar em países europeus? 

Reunimos uma lista de documentos para viajar para Europa que são obrigatórios e alguns que não são obrigatórios, mas que são recomendados para que você não passe por situações embaraçosas durante sua viagem, afinal, se está viajando é para aproveitar e se divertir sem preocupações que poderiam ter sido evitadas. 

Por isso, leia tudo com bastante atenção.  

Passaporte

O passaporte é um documento obrigatório para quase toda viagem pelo exterior – para os brasileiros, apenas os países que integram o Mercosul não fazem essa exigência. Se você ainda não tem o seu passaporte, veja como conseguir o documento aqui.

Para viagens para a Europa, porém, a exigência é um pouco maior, visto que a maior parte dos países fazem parte do Tratado de Schengen, acordo que exige que o documento tenha ao menos 90 dias de validade após a data da sua passagem de volta.

Por exemplo: se você vai viajar para a Europa dia 01/01 e ficará no continente até dia 01/02, seu passaporte precisa estar válido até dia 01/05. Se seu documento expirar antes dos 90 dias, programe-se para renová-lo com antecedência – você nem precisa esperar vencer para solicitar um novo na Polícia Federal.

Para viajar para Europa precisa de visto?

Se sua viagem é para turismo, pode ficar tranquilo, pois o visto não está na lista de documentos para viajar para Europa – para países do Tratado de Schengen. Mas é bom lembrar que a regra só se aplica em viagens com duração de até 3 meses!

O Tratado de Schengen garante a circulação livre de turistas dentro dos países signatários. São eles: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.

Não ter que se preocupar com o visto na Europa facilita muito o planejamento da viagem, mas é bom ficar atento aos outros documentos para viajar para Europa, já que na hora de passar pela imigração, caso falte algum item obrigatório, sua entrada pode ser recusada.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro Viagem

    O seguro viagem é outro documento exigido para viajar para Europa e suas regras também são determinadas pela assinatura do Tratado de Schengen.

    Para estar dentro das regras, o seguro viagem contratado precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas hospitalares e aqui na Seguros Promo você encontra planos já adaptados às exigências europeias.

    Faça uma simulação no site comparando até 4 seguradoras e suas coberturas, veja o que cada uma delas tem a oferecer a você e escolha aquela que melhor se encaixa com o que você precisa durante a sua viagem para a Europa. 

    Lembrando que, sem um seguro viagem você não pode nem entrar na Europa, mas além disso, com ele você tem segurança para os momentos emergências com atendimento 24 horas e em português. Confira no Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Comprovante de hospedagem

    Comprovante de hospedagem
    Fonte: Elquarto / Hotel Vip Inn Berna, Lisboa

    Outro item que faz parte da lista de documentos para viajar para Europa é o comprovante de hospedagem, que é um dos mais exigidos durante a imigração. Então, é bom ter em mãos comprovantes de reservas de hotéis ou hostels de todos os lugares que você passar.

    Mas e se for uma carta convite?

    Agora, se você vai ficar na casa de algum europeu ou cidadão que reside legalmente na Europa, é necessário providenciar uma carta convite que sirva como comprovante da sua hospedagem por lá.

    Mas vale lembrar que para produzir a carta, a pessoa deve ser cidadão europeu ou ter visto de residência permanente e registrá-la oficialmente no órgão correspondente.

    Comprovação de renda

    Pode ser que entre os documentos para viajar para Europa, seja exigido um comprovante de que você tem condições financeiras para se manter durante toda a viagem. 

    Você pode apresentar extratos da sua conta bancária, do seu cartão pré-pago de viagem, comprovantes do limite do seu cartão de crédito e até mesmo a quantia em espécie.

    Valor mínimo a ser comprovado

    Valor mínimo a ser comprovado
    Fonte: Unsplash

    Agora se sua dúvida é quanto de dinheiro você precisa comprovar, você pode conferir esses dados nos sites das embaixadas dos países. 

    A média em quase todos os destinos é de 65 euros por pessoa, por dia de viagem. Mas vale lembrar que esse valor mínimo é apenas uma orientação!

    Como comprovar a renda?

    Se você não comprovar a renda pode sim ser barrado de entrar no país, pois eles podem entender que você tem a intenção de ficar ilegalmente e assim não permitir a entrada. Em países da Europa isso é mais raro de acontecer do que nos Estados Unidos. 

    Ainda assim, para evitar situações constrangedoras, caso você não tenha todo o dinheiro no momento da viagem, existem algumas maneiras de comprovar a renda. Uma é mostrar os seus rendimentos mensais, caso esteja de férias e vá receber dinheiro durante a viagem, ou até mesmo se for uma pessoa um nômade, que pode trabalhar de qualquer lugar, prove que terá renda durante os dias que estará na Europa. 

    Outra maneira é nomear uma pessoa como sua responsável financeira, ela deverá assinar um documento que afirma que vai arcar com suas despesas durante o tempo da viagem. Esse documento é apresentado na imigração. 

    Passagem de volta

    É certo que um dos documentos para viajar para a Europa mais indispensáveis é sua passagem de retorno, de preferência em mãos. 

    Se você não tiver sua passagem de volta, pode ser que nem consiga entrar no território europeu, pois entende-se que você possa se tornar um imigrante ilegal e não sair do continente.

    Seja para o Brasil ou para outros destinos do mundo – desde que seja fora da área do Tratado de Schengen, nunca viaje sem este documento, pois ele que irá comprovar que você não excederá o limite de 90 dias a que os viajantes têm direito.

    Aproveite para comprar passagens aéreas com descontos exclusivos no Vai de Promo, assim você já garante suas passagens de ida e volta para Europa com precinhos super em conta. 

    Mas precisamos ressaltar, que pode acontecer de não pedirem na imigração para que você apresente sua passagem de volta, ainda assim, é sempre bom ter ela em mãos para que se for solicitado você não se atrase ou fique todo nervoso procurando dentro das suas malas por ela.

    Esse é um documento que deve estar sempre em mãos ou no aplicativo do celular! 

    Documentos para viajar para Europa para quem tem passaporte Europeu

    Muitos brasileiros são descendentes de europeus e conseguem, na justiça e por meio de um longo processo, sua dupla cidadania. Com isso, eles também têm o direito de um passaporte Europeu, que se destaca em sua cor vinho. 

    Nesse caso, quem tem o passaporte Europeu, quais são os documentos para viajar para a Europa? Nós te contamos também!

    Todos os documentos que citamos acima são importantes para quem vai viajar para fora do país, principalmente o seguro viagem, já imaginou precisar ir ao médico em outro país e ter que pagar a consulta em Euros? 

    Mas quem tem o passaporte Europeu algumas das burocracias acima são dispensadas, a começar com a fila na alfândega que é bem menor, já que é possível pegar a fila para europeus e não a de turistas. Além disso, a passagem de volta, seguro viagem e comprovante de renda também não são necessários. 

    Se você tem passaporte Europeu válido fique atento aos documentos para viajar para a Europa e aproveite!

    Contrate um seguro viagem para sua Eurotrip!

    Aqui no Seguros Promo, além de termos os melhores preços do mercado, você pode contar com um excelente atendimento para te auxiliar a encontrar o melhor seguro viagem para Europa. 

    Te ajudamos a escolher as coberturas de acordo com o seu perfil de viajante, seja uma viagem sozinho, em família, turismo de aventura, gastronômico, ou qualquer outra modalidade, nós temos o seguro ideal para você.

    Aproveite para comparar até 4 seguradoras diferentes e veja qual valor de seguro viagem para Europa enquadra melhor no seu orçamento. Faça já sua cotação! De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa