CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Roteiro Itália: 7, 15 e 25 dias de tour inesquecível pela Itália

Aqui vai uma ideia para seu próximo roteiro: Itália! Ao sul da Europa, a República Italiana é um destino muito desejado por brasileiros, tanto para intercâmbio e residência quanto para turismo! A profunda riqueza artística, culinária, musical e histórica e as boas condições de vida atraem os estudantes, turistas e emigrantes brasileiros. Quem nunca esteve …

Aqui vai uma ideia para seu próximo roteiro: Itália!

Ao sul da Europa, a República Italiana é um destino muito desejado por brasileiros, tanto para intercâmbio e residência quanto para turismo!

A profunda riqueza artística, culinária, musical e histórica e as boas condições de vida atraem os estudantes, turistas e emigrantes brasileiros.

Quem nunca esteve por lá pode se surpreender com algumas diferenças nos costumes, na organização das cidades e regiões, no transporte e até mesmo na massa das pizzas!

E com certeza vale a pena passar por essas experiências! E então, quer conhecer um pouco mais?

Quando viajar para a Itália?

Quando viajar para a Itália
Quando viajar para a Itália?

Parte do motivo de montar seu roteiro na Itália com antecedência é poder se preparar para enfrentar o clima variado de lá!

Em geral, as temperaturas podem cair abaixo dos 10ºC no inverno, de dezembro a março, e se aproximar dos 30ºC no verão, de junho a setembro.

Mas próximo à região dos Alpes, é mais fácil encontrar neve e temperaturas abaixo de zero!

A alta temporada acontece no verão, especialmente nos meses de férias, enquanto a época chuvosa e os frios mais extremos se concentram no inverno!

As épocas intermediárias são o outono e inverno. Tanto nos preços não tão altos quanto nas temperaturas amenas e nas atrações, movimentadas mas não lotadas.

Precisa de visto para entrar na Itália?

Não, o visto não é necessário para a entrada na Itália, contanto que seja para uma permanência de até 90 dias lá!

Isso porque a Itália é um país membro da Área Schengen, que é um acordo feito entre vários países vizinhos para facilitar a circulação entre eles.

O único controle é feito ao adentrar nesta área, através de qualquer um dos países que fazem parte dela.

Neste momento, apresente todos os documentos necessários, que podem ser conferidos neste artigo, junto a várias outras informações e curiosidades sobre o Tratado de Schengen e seguro viagem para a Itália.

Seguro viagem com 15% de desconto neste link. Válido para todos os planos de seguro de viagem aqui na Seguros Promo.

Mapa da Itália: qual é o seu lugar favorito?

mapa roteiro italia

A Itália já está entre os destinos mais visitados de todo o mundo. Mas e lá dentro? Quais são suas cidades italianas e pontos turísticos favoritos?

Há muitas cidades para conhecer na Itália, com famosos pontos turísticos e lugares super interessantes e aconchegantes!

Dentre as cidades para turismo na Itália mais populares estão Roma, Veneza, Milão e Florença, dentre outras maravilhosas opções.

Cada uma com seus atrativos e charmes únicos que é difícil de ver em um dia só. Tudo tem que ser ajustado à duração da viagem para tirar o melhor proveito possível.

Veja então algumas das nossas sugestões para montar um ótimo roteiro Itália, seja para uma semana, 15 dias ou um mês inteiro!

Roteiro Itália 7 dias

Tendo uma semana de viagem, prepare-se muito bem para não perder tempo e poder curtir ao máximo!

Se não tiver planos de passar sua semana em apenas uma cidade, um bom roteiro é passar pelas principais atrações de algumas das cidades mais em alta.

Que tal começar por Roma? A capital da Itália, detentora de um dos principais aeroportos italianos, possui inúmeras atrações interessantes.

Roma – 3 dias

roteiro italia

Se for chegar de viagem logo no Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci, você estará na comuna italiana de Fiumicino, dentro da província de Roma.

De lá, o acesso é rápido e fácil até a região central, seja indo de trem, ônibus ou com um carro alugado.

Se for tirar o primeiro dia para chegar e se acomodar, na hospedaria ou residência de sua escolha, no dia seguinte já pode ir se preparando pra visitar o Coliseu.

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é o maior anfiteatro do mundo! Suas ruínas foram preservadas e há opções de passeios livres ou guiados. É uma experiência imperdível.

Em seguida, outra opção que pode facilmente ocupar um dia inteiro é visitar os Museus Vaticanos, riquíssimos em arte, cultura e aprendizado.

E eles se localizam não na Itália, mas no Vaticano, que é um pequeno país independente dentro do território italiano!

Nesse mesmo lugar, uma opção gratuita é a visita aos templos e igrejas do Vaticano, como a Basílica de São Pedro.

Confira alguns pontos turísticos de Roma

Florença – 2 dias

A viagem de trem leva cerca de uma hora e meia, transitando a velocidades próximas de 300 km/h. Para quem curte, o próprio passeio de trem já pode ser uma atração, segura e confortável!

Em seguida, qualquer que tenha sido sua opção de transporte, que tal esticar as pernas na Praça Michelangelo?

Este mirante tem uma linda vista, várias lojinhas e muitas homenagens ao famoso artista Michelangelo.

Próximo de lá, encontram-se a Galeria dos Ofícios e a Galeria da Academia de Florença, ambas com visuais impressionantes e muita riqueza artística!

Depois, não deixe de visitar a Ponte Vecchio, um dos principais pontos turísticos de Florença, uma bela construção que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial!

A visita pode ser seguida por uma ida ao Palácio Médici e à Catedral de Florença, dois lugares impressionantes em sua arquitetura e em seu conteúdo interno.

Passeios em Florença

Veneza – 2 dias

roteiro italia Veneza
Fonte: Pixabay

Além das opções comuns de trens, ônibus e carros alugados, existem tours em grupo, que podem sair mais em conta. Mas o trem de alta velocidade ainda mantém sua fama!

Assim, chegará à Cidade das Águas, com seus famosos canais e gôndolas, Veneza!

E as atrações já começam por aí: apesar de os venezianos costumarem preferir os barcos motorizados, ou vaporettos, as gôndolas são preferidas por turistas e casais.

A Praça, a Basílica e o Campanário de San Marco são três atrações importantes de lá, localizadas no mesmo lugar, mas oferecem experiências diversas e incríveis!

Como a vista do topo do Campanário e a arquitetura da Basílica, a igreja mais famosa de Veneza. E estes também estão bem perto de famosas pontes, como a de Rialto e a dos Suspiros!

Passeios em Veneza

Roteiro Itália 15 dias

Achou esse roteiro muito corrido? Se sim, ou se simplesmente gostaria de passar uma semana extra, veja se tem disponibilidade para um roteiro Itália por 15 dias.

Além de poder dedicar um tempo maior aos lugares que mais gostar, poderá ter a oportunidade de visitar mais destinos diferentes.

Ou até mesmo tentar transportes diferentes, que tragam uma experiência nova ou que permitam visitar pontos mais diversos.

Embarque nessa aventura, ainda tomando como ponto de partida a capital, Roma!

Roma – 4 dias

Em quatro dias você terá bastante tempo para visitar e apreciar pontos marcantes, como o Coliseu, o Fórum Romano e o Panteão, ícones da história romana.

E ainda sobra tempo para visitar o grande Mercati di Traiano, um complexo de edifícios que abriga mais de 150 lojas variadas.

Nesse espaço encontra-se também o Museu dos Fóruns Imperiais, promovendo incalculáveis conhecimentos sobre a arquitetura e arte antiga.

As Catacumbas de San Callisto são um destino belo e solene, que carregam muito da história italiana e cristã.

E por falar em história, bem perto das Catacumbas está o Parque Regional Appia Antica, que conserva sítios arqueológicos e relíquias históricas em um belo ambiente natural!

E para uma programação noturna, há ótimas opções de bares próximos às Praças di Spagna e Navona, perto do Panteão e à Fontana di Trevi, uma enorme e admirável construção barroca.

Siena e região da Toscana – 3 dias

roteiro italia Siena e região da Toscana
Fonte: Pixabay

Toscana é uma das regiões da Itália – equivalentes a estados brasileiros, cada uma dividida em províncias e contendo cidades. Destas, dentre as mais notáveis está Siena.

Um dos pontos centrais e de grande importância em Siena é a Piazza del Campo, um amplo espaço aberto e rodeado de restaurantes, cafés e diversas lojas.

Isso além de outras importantes construções, como o Palazzo Público, a prefeitura da cidade, e o Museu Cívico, que detém a história da cidade.

Além de explorar Siena, vale a pena fazer um bate-volta por várias das cidades menores na região da Toscana.

Por exemplo, San Gimignano, uma agradável cidade com uma estética medieval, com casas e muros de pedra e torres como a Torre del Diavolo e a Torre Rognosa.

Outra opção é Chianti, mais próximo de Florença, famosa por seus vinhos, vinícolas e culinária de ótimo gosto!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Pisa – 1 dia

    Pisa fica a leste de Florença, também incluída na região da Toscana. Para quem chega lá, um dos primeiros destinos na lista de desejos deve ser a Praça dos Milagres.

    Afinal, é lá que se encontra a famosa e emblemática Torre de Pisa, sempre rodeada de turistas, capturando sua inclinação em fotos e vídeos!

    Lugares deslumbrantes como esse e a Praça de Cavalieri – que inclui o antigo centro administrativo de Pisa – podem ser encontrados por lá.

    Se o tempo estiver sobrando e a curiosidade for grande, pode dar uma passada por uma cidade bem próxima a Pisa, chamada Lucca. Conhecida pela Praça do Anfiteatro e pelos passeios de bicicleta no alto de uma muralha!

    Florença – 2 dias

    Apesar de também fazer parte da região da Toscana, Florença – ou Firenze, em italiano – merece uns dias dedicados à cidade que foi o Berço do Renascimento Italiano!

    Nada melhor para honrar a cidade do que conhecer sua arte. Ótimos lugares para isso são a Galeria dos Ofícios e a Galeria da Academia,

    Alguns pontos não dá pra deixar de visitar, especialmente para quem gosta de tirar muitas fotos! A Catedral de Florença e o Battistero di San Giovanni ficam bem próximos e têm um visual de tirar o fôlego.

    Para muita agitação em um lugar marcante de Florença, visite a Praça da Senhoria! Um passeio pelos seus arredores pode oferecer muitas experiências divertidas!

    Veneza – 3 dias

    Não deixe de visitar as gôndolas através dos canais de Veneza, especialmente se estiver viajando a dois!

    Ou os vaporettos, se estiver com mais pressa ou curioso para ver os barcos a vapor que viraram a nova moda do transporte por lá.

    Dê uma passada também pela Praça de San Marco, onde ficam também o Campanário e a Basílica de San Marco, belas e importantes construções venezianas!

    Também pode ser interessante visitar a Torre do Relógio de lá, que anuncia não só as horas, mas também o dia e a fase da lua, além de ter estátuas de bronze fazendo soar os sinos.

    Milão – 2 dias

    roteiro italia Milão
    Fonte: Unsplash

    Milão se encontra a uma distância um pouco maior das outras cidades, então pode não compensar para quem está com pouco tempo. Mas está mais próxima de Verona e Veneza.

    Mas 15 dias são o suficiente para aproveitar bastante da quinta maior cidade da União Europeia e importante centro cultural italiano!

    É nesta cidade que se encontra a famosa pintura da última ceia, de Leonardo da Vinci, no interior da Igreja Santa Maria Delle Grazie.

    Além disso, Duomo pode acabar sendo a construção mais bela e elegante que você vai presenciar. Se nas fotos ela já é impressionante, imagina ao vivo?

    Passeios em Milão

    Roteiro Itália 25 dias

    Por fim, que tal passar um mês apreciando as atrações italianas? Planejar um roteiro de 25 dias permite conhecer os melhores destinos na Itália!

    Há muito o que conhecer e várias cidades de lá merecem uma viagem exclusiva! Mas para conhecer bem este país, sugerimos um roteiro bastante compreensivo.

    Só que dessa vez vamos inverter o trajeto e começar por Milão, que fica mais ao norte, próximo da fronteira com a Suíça.

    Milão – 2 dias

    Milão também é um ótimo ponto de início para sua viagem. Mas está a uma distância maior das outras cidades, então é ideal visitá-la quando houver mais tempo disponível!

    O Teatro alla Scala abriga apresentações de ópera de grande fama e prestígio, atraindo músicos desse gênero de todos os cantos.

    Além de poder ver a última ceia, na igreja Santa Maria delle Grazie, várias outras obras de arte clássicas podem ser apreciadas na Pinacoteca Ambrosiana.

    A Capela Sistina também é bastante notável por sua incrível decoração interna. O Castelo Sforzesco também vale uma visita, pela quantidade da história milanesa que carrega em si.

    Verona – 1 dia

    roteiro para italia
    Fonte: Wikipédia

    No roteiro anterior sugerimos a ida de Veneza até Milão, e, entre estas cidades, para quem está com mais tempo, está Verona.

    Ganhando o mesmo nome que a cidade, um ponto turístico é a Arena de Verona, um grande anfiteatro ao lado da Praça Bra.

    Marcantes também são o Arco dei Gavi, uma antiga estrutura histórica, e o Museu de Castelvecchio, que fica ao lado.

    Este museu que hoje abriga obras de arte um dia foi construído para abrigar nobres contra possíveis inimigos e contra revoltas de cidadãos!

    Veneza – 4 dias

    Continuando a viagem para o leste, encontramos Veneza!

    Um destino bastante famoso, dentre os muitos de lá, é a Ponte dos Suspiros, rodeada de lendas urbanas, que fica ao lado do Palácio Ducale.

    Este palácio fica bem próximo da Basílica de San Marco, ambos com uma incrível beleza arquitetônica e muito conteúdo interessante em seu interior.

    E se quiser fazer umas compras, próximo à ponte dos Suspiros também se encontra Riva degli Schiavoni, um local cheio de lojas, bares e restaurantes!

    Bolonha – 3 dias

    roteiro na italia
    Fonte: Wikimedia Commons

    Aqui temos outro ponto intermediário, uma cidade entre Veneza e Florença, mais um dos ícones de Itália, Bolonha, conhecida como a cidade universitária!

    A Universidade de Bolonha é considerada a mais antiga de toda a Europa, tendo nascido em 1088. Este diferencial, junto de sua riqueza musical, culinária e artística marcam esta cidade.

    Um passeio pela quadrangular Praça Maggiore e seus entornos já pode te apresentar a inúmeras lojas, restaurantes e galerias.

    Para tirar umas boas fotos, considere subir no topo das Duas Torres, um dos marcos bolonheses, dentre as várias torres construídas nesta cidade e por toda a Itália.

    Passeios em Bolonha

    Florença – 3 dias

    Florença é uma das muitas cidades italianas conhecidas por sua proximidade com a arte, tanto na atualidade quanto em períodos mais antigos.

    A Galeria do Ofício contém um acervo que cita muitos nomes famosos, como Michelangelo, Rembrandt, Botticelli e Leonardo da Vinci.

    Na Galeria da Academia também. É nela que se encontra a escultura de Davi, um dos ícones de Florença, homenageado em vários locais, como na Praça Michelangelo.

    Veja também se consegue pegar o tempo certo para o Maggio Musicale Fiorentino, um grande show anual de música que não está muito longe de completar um século de existência!

    Pisa – 1 dia

    roteiro Pisa italia
    Fonte: Wikimedia Commons

    Depois de Florença, abrimos um espaço para visitar Pisa. Quer souvenir mais típico do que um da torre de Pisa?

    Próxima a ela, já se encontra outro ponto turístico muito popular, o Batistério de Pisa, que é parte de um complexo arquitetônico declarado como Patrimônio da Humanidade.

    A Igreja Santa Maria della Spina também merece atenção, tanto pelo exterior quanto pelo seu interior!

    Siena e região da Toscana – 4 dias

    Partindo de Siena, é bem fácil visitar outros pontos menos conhecidos, mas não menos interessantes da Toscana.

    E para guardar muito bem as lembranças de Siena, a Terra del Mangia é um excelente ponto para tirar uma foto do alto, com um belo panorama da cidade.

    A Biblioteca Piccolomini também é encantadora e tem um interior surpreendente, toda decorada com afrescos.

    Já fora de Siena, podemos encontrar, similar a San Gimignano, uma cidade com uma temática bem medieval, Pienza. A exemplo do Casario Medieval de Pienza!

    Roma – 5 dias

    Como penúltimo destino, a capital imperdível: Roma.

    É difícil deixar de citar os maiores pontos turísticos: os museus no Vaticano, a Basílica de São Pedro, Fontana di Trevi, o Fórum Romano, o Coliseu, dentre outros!

    Depois de abrir espaço no roteiro para ter a sua própria experiência destes incríveis lugares, pode procurar os pontos mais populares da vida noturna por lá!

    Ótimos bairros para isso são o Trastevere e o San Lorenzo. Ambos cheios de bares e restaurantes para se aproveitar uma ótima culinária e bebidas ao longo da noite e madrugada!

    Há diversas praças maravilhosas pra passar um tempo, como as praças Colonna, Mattei, Navona, del Popolo, Barberini e, dentre as mais famosas, Piazza Venezia, ao lado do Palácio Veneza.

    Nápoles – 2 dias

    Por fim, chegamos à cidade mais ao sul dentre os destinos deste roteiro: Nápoles. Bem próxima à costa, banhada pelo Mar Tirreno, é a cidade mais populosa depois de Roma e Milão.

    Nápoles também tem um grande mérito por ser o berço da famosa Pizza, com a criação da primeira pizzaria do mundo!

    Sendo assim, por que não desfrutar da gastronomia local? E ao mesmo tempo, curtir outra fama que a cidade possui: a música!

    Outras possibilidades de programação incluem o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, cheio de conteúdo e bem acessível pelo metrô.

    O próprio metrô já pode ser uma atração, pela quantidade de exposições de arte moderna feitas em seu interior, dando um toque impressionante ao transporte!

    O que fazer em Nápolis

    Dicas para curtir a viagem a Itália e montar o seu roteiro

    roteiro italia
    Fonte: Unsplash

    E aí, está com o seu italiano bem afiado?

    Se não estiver, outra opção é falar inglês. Mas mesmo assim, não são todos por lá que falam. Então ajuda muito memorizar algumas frases importantes em italiano!

    A língua portuguesa possui raízes em comum com o italiano, apesar de ser mais próximo do espanhol.

    Falando apenas português, é possível que consiga se comunicar um pouco, falando bem devagar. Mas tome muito cuidado com os famosos falsos cognatos!

    Ah, e nem todos os lugares aceitam cartão, especialmente nas cidades menores. Não se esqueça de levar alguns euros!

    Outra dica importante é que é obrigatório ter um seguro viagem para poder entrar na Itália.

    Cotação Seguro viagem Itália

    O valor da cobertura do seguro viagem Europa deve ser de pelo menos 30 mil euros. Se quiser se precaver mais, pode encontrar outros planos mais abrangentes e com coberturas maiores!

    E pra quem quer economizar nesse aspecto, não deixe de fazer sua cotação com o Seguros Promo!

    Consulte as melhores condições para você e tire todas suas dúvidas em nossos canais de atendimento antes de viajar.

    E não se esqueça também de nos seguir nas redes sociais para não perder as últimas novidades de seguro viagem internacional.

    Para bons seguros em promoção, conte com o Seguros Promo!

    Confira os preços médios de seguro de viagem para Europa. Saiba como o seguro viagem é calculado para quem viaja à Itália.

    Ganhe 15% de desconto ao clicar no link da cotação abaixo.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa