CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer no Peru: roteiro clássico para aproveitar o melhor do Peru

O que fazer no Peru? Visitar o Peru será uma das experiências de viagem mais fantásticas de sua vida! Se você ainda não conhece o país, preparamos este post cheio de informações sobre o que fazer no Peru! O terceiro maior país sul-americano possui vários motivos para te encantar. Conheça a terra das crianças do …

O que fazer no Peru?

Visitar o Peru será uma das experiências de viagem mais fantásticas de sua vida! Se você ainda não conhece o país, preparamos este post cheio de informações sobre o que fazer no Peru!

O terceiro maior país sul-americano possui vários motivos para te encantar. Conheça a terra das crianças do sol!

O Peru compartilha com alguns países vizinhos uma de suas maiores riquezas naturais: a Cordilheira dos Andes! Ela Cruza o país de norte a sul, abrigando 84 ecossistemas e variadas regiões geográficas.

Cheio de história gravada em blocos de pedra maciça e estampada na face de um povo fascinante, o território peruano reserva maravilhas aos que chegam.

O que fazer no Peru?

O que fazer no Peru

Fonte: Pxhere

O que há de bom no Peru, além das construções do período imperial?

Seria a vibração da energia das ruínas e locais sagrados para os Incas, a civilização fortíssima que perdurou por tanto tempo na região?

A cultura também tem a inserção de elementos trazidos dos povos que imigraram para o local com a variedade artística da época pré colombiana, cheia de música, dança e artes típicas!

Com restaurantes renomados, o país possui uma das gastronomias mais famosas do mundo, de pratos ricos e diversos.

Em terras peruanas você irá conhecer as tradições constituídas pelas mãos indígenas de cada uma das suas diversas civilizações e pelos conquistadores espanhóis chegados no século XVI.

O Peru é um destino dos sonhos para quem quer fazer uma viagem incrível e relativamente econômica.

Quando ir ao Peru?

O que fazer no Peru quando ir

Fonte: Pixabay

O clima peruano é bem variado, especialmente por causa da sua amplitude e pela diferença de altitude entre as diferentes regiões do país.

As temperaturas alteram de acordo com a região , sendo o clima de moderado à temperado na área litorânea, proporcionando a chegada de correntes frias vindas do mar.

De dezembro a março chove muito nos pontos mais atrativos do País, não sendo a melhor época para visitas. Além do mais, dezembro e janeiro são férias escolares no Brasil, há turistas demais no Peru.

Este fato pode inviabilizar a ida a lugares como Machu Picchu que agora é regulada. E ainda, será alta temporada. As passagens aéreas terão preços mais elevados.

O ideal é evitar períodos de chuva. Como as maiores atrações se encontram no Altiplano, as melhores épocas serão primavera e outono, nos meses de abril, maio, setembro e outubro.

Quantos dias são necessários para conhecer o Peru?

O que fazer no Peru

Fonte: Pixabay

O Peru com toda a riqueza oferece momentos inesquecíveis para quem busca diversidade, autenticidade cultural, natureza e gastronomia, que carregam a essência da própria vida. Então, o que ver e fazer no Peru e em quantos dias?

O país é muito extenso, não sendo possível ver todas as suas maravilhas em uma única viagem.

Montamos, então, um roteiro sobre o que fazer no Peru em 8 dias escolhendo as atrações mais interessantes para você começar. E, claro, você vai querer voltar por várias vezes!

Documentos necessários para viajar para o Peru

Antes de abrirmos o mapa, falemos sobre os documentos que você precisa levar para este país magnífico!

Você não precisa de passaporte para ir ao Peru! Para viajar para a América do Sul apenas o RG é necessário.

Agora, se você tiver passaporte e quiser levar, poderá receber um carimbo singelo na entrada do Parque de Machu Picchu. Vale como uma linda lembrança da viagem!

Seguro Viagem Peru

O que fazer no Peru

O Peru é quase um museu ao ar livre. De Lima à Machu Picchu, é um destino perfeito para ser visitado. Mas não deixe de contratar um seguro de viagem antes de embarcar!

Mesmo o seguro viagem para o Peru não sendo obrigatório, recomendamos que você adquira este recurso para seguir ao seu lado em todo o percurso em terras peruanas. E no Seguros Promo você encontra as melhores opções!

Estando fora de casa e do próprio país, alguns imprevistos podem ser surpresas desagradáveis na viagem.

A mudança na alimentação, as diferenças climáticas e até o tipo da água nos deixam vulneráveis. E no Peru tem o chamado mal de altitude, que pode causar desconforto nos passeios, essencialmente em Cusco e Machu Picchu.

Além do mais, uma das atrações mais procuradas no Peru são as atividades de ecoturismo, como trilhas e montanhismo.

Para praticar esportes de aventura, é importantíssimo ter um seguro. Assim você poderá aproveitar ao máximo todas as programações que o Peru oferece, sem preocupações!

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer no Peru: principais cidades e roteiro clássico

Você quer saber quais são os pontos turísticos do Peru? Prepare-se! Sua vontade de ir até lá vai aumentar agora!

Já sabemos que o Peru é um dos países de paisagens mais lindas e atrações mais variadas de todo o continente. Programar-se para viajar ao Peru apenas para conhecer Machu Picchu seria um desperdício de passagem.

É que além da cidade perdida dos Incas, existem muitos outros pontos imperdíveis para serem visitados! Qual a melhor cidade do Peru para começar o roteiro?

Comecemos por Lima, a capital do Peru. Depois falaremos de Cusco, capital arqueológica da América do Sul.

Outra maravilha para ser vista será o Vale Sagrado, nos Andes peruanos!

E uma das cidades mais atraentes do Peru, Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, “velha montanha”) também aguarda por você! Vamos lá?

Mapa turístico do Peru

1. Lima

O que fazer no Peru

Fonte: Wikimedia Commons

A capital do Peru é uma grande cidade. Já enfrentou terremotos, incêndios e falta de atenção política.

Lima tem um clima suave e subtropical deserto. Praticamente sem chuvas.

De arquitetura colonial e locais tranquilos e simpáticos, possui atrações que vão desde mercados populares a museus excepcionais.

Sabia que Lima é considerada uma das cidades que tem a gastronomia mais deliciosa do mundo? Nela estão alguns dos restaurantes mais conceituados do globo.

Se você gosta de apreciar as comidas típicas dos lugares que visita, o que não deixar de fazer no Peru, é conhecer a sofisticação da capital gastronômica da América Latina!

Quantos dias em Lima

A capital é linda e gostosa de ser visitada. Para um roteiro de viagem ao Peru por 7 dias, recomendamos passar ao menos 2 deles em Lima.

Aproveite a vantagem de duas horas de fuso horário atrasado a seu favor!

O que fazer em Lima no Peru?

Dê uma volta pela Praça Maior de Lima! Lá estão ícones arquitetônicos da cidade como o Palácio do Governo, a Catedral, a Igreja e o Convento de São Francisco.

Outra dica é caminhar pela marginal do bairro Miraflores, passar pelo Parque del Amor no alto da colina e outros lugares com vistas deslumbrantes para o mar.

Miraflores possui uma feira de flores na Praça Kennedy, lojas bacanas, comidas variadas, comércio aberto até tarde e é tranquilo para andar pelas ruas até a madrugada!

Conheça também o Mercado de San Isidro, ideal para provar as diferentes frutas por lá e o maravilhoso Ceviche!

Ah, peça a Inca Cola para acompanhar: um refrigerante amarelo limão intenso que só existe no Peru!

Visite o Museu do Banco Central de Reserva do Peru, o Museu Larco: um dos mais importantes acervos do país e as ruínas pré-incas entre San Isidro e Miraflores.

2. Cusco

O que fazer no Peru cusco

Fonte: Pixabay

Cusco, também chamada de “umbigo do mundo” é uma cidade naturalmente fascinante, de história viva em suas ruas, seus vales e povoados de cultura espanhola e andina.

Situada a 3.400 metros acima do nível do mar, seu clima tem duas estações bem definidas: a seca (de maio a setembro) e a chuvosa (de novembro a março).

Tem sol forte de dia e noites bem frescas nas duas estações.

Geralmente o que influencia o clima na região é a altitude. Por isto, não há muita diferença entre o inverno e o verão. Prefira ir em época seca para curtir mais!

Cusco, antiga capital do império Inca, é a porta de entrada para conhecer Machu Picchu e o Vale Sagrado.

Se você se interessa por arqueologia, monumentos religiosos, tradições populares, artesanato, turismo vivencial, aves e esportes de aventura, apreciará Cusco, sem dúvida!

Quantos dias em Cusco?

Cusco é uma cidade imperdível e cheia de encantos. Vale a pena aproveitar cada cantinho, recanto, casa e monumento!

Por se localizar tão acima do mar, Cusco pode provocar o soroche, dito “mal de altitude” em muitos turistas. Os sintomas são náuseas, dores de cabeça, tontura, perda de apetite, insônia e falta de ar.

Para evitar este mal estar, é importante tomar bastante água e não se esforçar muito ao chegar na cidade. Alimentar-se bem, evitar gorduras e recorrer ao chá de coca podem ajudar também!

Reserve ao menos 2 dias para conhecer a história do lugar onde os espanhóis pintaram e bordaram, adentrar o universo inca e a partir daí, assimilar tudo o que você verá em seguida!

O que fazer em Cusco no Peru?

Um dos atrativos da cidade é caminhar pelas ruas estreitas entre muros e construções de pedras encaixadas, ver turistas de toda parte do mundo e apreciar as lojinhas!

Existem muitas igrejas e conventos na cidade.

Não deixe de ver a Igreja de Santo Domingo, local onde existiu o templo do imperador e foi destruído pelos espanhóis para dar lugar a esta igreja.

Outro ponto famoso, situado na parte alta de Cusco, é o das ruínas de Saqsaywaman. Lá era o templo religioso dos Incas, Qenqo, Pukapukara e Tambomachay.

Vale a pena ter um guia para entender que ali é muito mais que “um amontoado de pedras”. De lá você também terá vistas maravilhosas da cidade!

Como dissemos, restaurantes no Peru são considerados um passeio à parte. Um deles é o MAP Café, dentro do Museu de Arte Pré-colombiana. Aproveite para andar pelo museu!

Uma pausa na Praça das Armas é ótima para descansar após as caminhadas e passeios históricos e contemplar a atmosfera entre o vai e vem dos turistas.

Ah, quer conhecer a noite de Cusco? A badalação é ótima e de bons preços nos bares e boates. Não cobram pela entrada, apenas pelo consumo!

3. Vale Sagrado

Vale Sagrado Peru

Fonte: Wikimedia Commons

O Vale Sagrado dos Incas, nos andes peruanos, corresponde à região vizinha a Cusco. Seu clima é mais frio, em razão da altitude de 3.700 metros.

De dia o sol é bem forte, deixando a temperatura menos fria. À noite fica bem mais fresco. Mas é só se agasalhar, pois não é nada assustador.

O Vale Sagrado está composto por vários rios que descem por pequenos vales. O rio principal é o Urubamba. O Vale possui muitos monumentos arqueológicos e povoados indígenas.

Quantos dias para conhecer o Vale Sagrado?

A região do Vale Sagrado possui várias ruínas, templos, terraços agrícolas e histórias interessantes, sendo o terceiro lugar mais visitado do Peru.

Para visitar os sítios arqueológicos, ver tudo o que o Vale Sagrado oferece, sugerimos passar 2 dias por lá!

O que visitar no Vale Sagrado?

Você já deve saber que o vale dos Incas é uma região incrivelmente linda, não é? Então, vejamos o que fazer no Vale Sagrado Peru!

Vale a pena conhecer Pisac para ver a grandeza do império Inca. Nela se encontra um dos maiores sítios arqueológicos do Vale Sagrado, junto com Machu Picchu e a pequena cidade de Ollantaytambo.

Ollantaytambo é o único município da era inca no Peru ainda habitado.

Cheio de beleza e história, servia como ponto de descanso para quem seguia no caminho sagrado de Cusco até o Machu Picchu.

Maras e Moray, na região de Ollantaytambo, também são imperdíveis! Os Incas dominavam a arquitetura, agricultura, astrologia e outras ciências.

Passeando pelas Salineiras de Maras e as Ruínas de Moray, você vai constatar a capacidade desse povo!

Ah, veja também a vila de Chincheros. Como várias cidades do Peru, ela também foi destruída na época da invasão espanhola, dando lugar a uma igreja.

4. Machu Picchu

O que fazer no Peru Machu Picchu

Fonte: Wikipédia

Agora, finalizando o roteiro sugerido, com início em Lima, depois Cusco e Vale Sagrado, vamos falar da tão aguardada Machu Picchu!

A cidade pré-colombiana está em cima de uma montanha de granito.

Ao contrário do que se imagina, está abaixo de Cusco, e pela altitude menor (a 2.350 metros acima do mar) é menos fria em relação a Cusco!

Machu Picchu, com as construções feitas de pesados blocos de rocha – declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade – é, sem dúvida, uma viagem marcante!

A cidade perdida dos Incas oferece – além de toda história, mistérios e lendas – suas vielas, o relógio solar e a incrível vista das montanhas ao seu redor, do alto de suas torres de observação!

Vale a pena se envolver em todo este magnetismo!

Quantos dias em Machu Picchu?

Para desfrutar de todo o deslumbre de Machu Picchu Peru, reserve ao menos 2 dias para não se arrepender!

Você terá motivos de sobra para querer ficar lá por mais tempo, ou querer se programar logo para voltar a fazer este roteiro clássico!

O que fazer em Machu Picchu?

Antes de chegar na velha montanha, você passará por Águas Calientes (também conhecido como Machu Picchu Pueblo).

Tem a opção de sair de Cusco (3h de trem), ou vindo de Ollantaytambo (2h).

Saindo de Ollantaytambo você pode economizar uma hora de viagem e visitar importantes
ruínas arqueológicas da cidade.

Além de ter lindas vistas do Vale Sagrado, conhecer as águas termais, a 10 minutos da cidade.

Passar a noite em Águas Calientes é ótima pedida para descansar. Pela manhã, é bom ir bem cedo para Machu Picchu, gastando 30 minutos de ônibus até lá!

Chegando ao Parque arqueológico de Machu Picchu, obedecendo as regras de visitação estabelecidas recentemente (2019), aproveite a visita guiada que agora, inclusive, é exigida.

Ao comprar o bilhete de entrada, você escolherá visitar a cidadela apenas ou incluir uma das montanhas: Machu Picchu ou a Huayna Picchu.

A montanha Machu Picchu é uma das mais visitadas da cidade. Vendo a vila de frente, a “velha montanha” fica às suas costas e possui 653 metros de subida. A trilha dura cerca de 3 horas de ida e volta.

Para subir a montanha longa e íngreme, é necessário encarar a enorme escadaria do percurso. Mas vale o esforço ao chegar ao topo! De lá, vê-se a cidadela e seu entorno. A vista é inesquecível!

A Huayna Picchu, montanha piramidal que aparece em fotos clássicas de Machu Picchu, é menos cansativa para subir, mesmo sendo íngreme e bem estreita.

Do alto da Huayna Picchu é possível ver as mesmas construções pedrosas com janelas e pedras trapezoidais vistas lá de baixo e que serviam de celeiros de estocagem de colheita.

Outras cidades turísticas no Peru

O que fazer no Peru

Fonte: Flickr
Sugerimos o roteiro clássico ao Peru, mas não podemos deixar de citar outros pontos famosos do país que também valem a pena serem visitados:

  • Cerro Colorado
  • Puno (a cidade folclórica do Peru),
  • Arequipa,
  • Trujillo,
  • Ica,
  • Nazca,
  • Paracas,
  • Huacachina,
  • Huaraz,
  • Chanchamayo.

Cotação Seguro Viagem para o Peru

O que fazer no Peru

Fonte: Pxhere

O seguro viagem para o Peru não é exigido, mas é a garantia de que a sua passagem pelo país será excepcional e sem demais complicações!

Em caso de qualquer eventualidade, todas as seguradoras da Seguros Promo oferecem atendimento 24 horas por dia, durante todo o ano!

Leve em consideração o período de viagem, clima e as atividades que deseja fazer antes de escolher o melhor seguro viagem para o Peru.

Sugerimos que você opte por planos com cobertura específica para prática de esportes, doenças pré existentes, seguro extravio de bagagem, assistência farmacêutica e odontológica.

Compare os planos de seguro viagem internacional preenchendo as informações básicas do seu destino na página inicial do nosso site Seguros Promo.

Clique em “pesquisar” e você será direcionado às opções de planos de viagem para o Peru.

Você pode ainda filtrar por preferência de seguradoras, menor e maior preço e melhor custo benefício! Faça uma consulta e usufrua da comodidade de viajar protegido!

E aí? Já começou a planejar uma das viagens mais fantásticas da sua vida? Prepare-se para esta experiência, porque de Promo, você pode!

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

aaaa