CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Turismo na Itália: 11 cidades turísticas italianas famosas e inesquecíveis

Turismo Itália, o que fazer? A Itália é um dos países mais desejados para se visitar na Europa. Mas quais cidades devem fazer parte do meu roteiro de turismo na Itália? O que fazer? Onde conhecer? Famoso pela sua história, pontos turísticos e culinária, o país merece um planejamento para não perder tempo e conhecer …

Turismo Itália, o que fazer? A Itália é um dos países mais desejados para se visitar na Europa. Mas quais cidades devem fazer parte do meu roteiro de turismo na Itália? O que fazer? Onde conhecer?

Famoso pela sua história, pontos turísticos e culinária, o país merece um planejamento para não perder tempo e conhecer tudo o que tem vontade.

Defina a data da viagem, o período de permanência e as cidades que deseja visitar.

Porque nós já selecionamos as 11 cidades italianas mais famosas, que você não pode deixar de conhecer.

Cote seu seguro com um cupom de desconto aqui, neste link!

Turismo Itália: quando ir?

quando ir itália

Decidir quando ir à Itália é de extrema importância para selecionar as cidades que quer visitar, porque clima influencia no momento de curtir a cidade e os passeios.

O inverno italiano é rigoroso e considerado baixa temporada, exceto em datas comemorativas, como Natal e Ano Novo.

As temperaturas caem abaixo de zero entre os meses de dezembro e início de março. Época ideal para conhecer os vilarejos nos Alpes.

Com um menor número de turistas os valores de hospedagem e passagens caem consideravelmente.

A primavera, de março a junho, e o outono, de setembro a dezembro, são as temporadas perfeitas para curtir a Itália.

Os turistas começam a chegar, mas ainda não lotam as cidades. As temperaturas estão mais amenas e as paisagens mais coloridas.

Agora, se o seu foco for curtir o litoral italiano, não terá outra saída a não ser viajar na alta temporada.

O verão entre junho e início de setembro possui altas temperaturas e dias mais longos.

Ah, mas você não quer praia, mas só tem essa época disponível para viajar? As filas dos pontos turísticos também ficam gigantes, os hotéis e restaurantes lotados e os preços lá em cima.

Quais são as cidades mais famosas da Itália?

Quais são as cidades mais famosas da Itália
Fonte: Pixabay

Que a Itália é um país muito turístico, já sabemos! Mas o que a deixa mais especial é que os seus pontos turísticos não se concentram apenas na capital ou cidades próximas.

Roma, com seu Coliseu e a Fontana de Trevi, é parada obrigatória de qualquer turista. Veneza, a cidade do amor com os muitos canais e Nápoles, a cidade das pizzas são destinos disputados.

Pisa, Siena, Milão, Florença, Verona, Taormina e Pompeia também não ficam de fora de um roteiro ao mundo italiano.

A Itália é tão apaixonante que cada cidade tem seu atrativo e peculiaridade encantadora de turistas.

As menores e não menos importantes, como Bolonha, Sorrento, Palermo, Turim, Gênova, Ferrara, Lecce e Catânia possuem interessantes histórias e pontos a serem desvendados.

Documentos necessários para viajar para a Itália

A documentação deve ser prioridade ao planejar uma viagem. Apesar da Itália não solicitar visto para brasileiros entrarem no país, há documentos que continuam sendo obrigatórios.

Vamos lá! O visto não é solicitado apenas para turistas com permanência máxima de 90 dias no país.

O passaporte deve estar em dia e com validade superior a 3 meses após sua saída da Itália.

A passagem aérea de volta ao Brasil já deve estar em mãos no momento da entrada no país.

É necessário ter o comprovante de reserva de hotel onde ficará na Itália ou Carta Convite assinada por um cidadão italiano ou residente, que servirá como comprovante de hospedagem.

Seguro viagem com cobertura médica internacional e comprovação de recursos financeiros que garantam seu sustento durante a viagem.

-> Confira seguro de viagem internacional

Seguro viagem para a Itália

O Seguro Viagem é requisito para uma viagem à Itália. A obrigatoriedade vem do Tratado de Schengen, do qual a Itália faz parte.

O Tratado de Schengen é um acordo de livre circulação entre 26 países, que não solicitam visto brasileiro, mas pedem um Seguro Viagem de cobertura mínima de 30 mil euros.

Com o Seguro Viagem o viajante estará resguardado em caso de problemas que necessitam de um atendimento médico ou odontológico.

Podendo também ter suporte em casos de extravio de bagagens e cancelamento de voos.

Ah, apesar de você só ir para a Itália, o seu Seguro Viagem Itália deve ser válido para todos os países da área Schengen.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Além do seguro, também é muito importante levar com você um chip de viagem internacional. Assim, terá acesso à Internet durante a sua viagem à Itália e conseguirá se comunicar onde quer que esteja!

Turismo na Itália: principais cidades turísticas

Agora que você já sabe os documentos necessários e a importância do Seguro Viagem para o seu turismo na Itália, está na hora de definir o roteiro.

O país é dividido em 20 regiões, como a Toscana e a Sicília, e que são divididas em 109 províncias, como Florença e Pisa.

Assim dá pra imaginar o tamanho do potencial turístico da Itália, né? Confira as cidades italianas mais famosas e escolha seus destinos preferidos.

Ah, o trajeto entre as regiões e províncias pode ser realizado de trem e ônibus, facilitando a locomoção dos turistas.

Mapa de turismo na Itália

1. Roma

turismo itália dicas Roma
Fonte: Pixabay

Capital da Itália, Roma é conhecida mundialmente pelo Coliseu e pelo Vaticano.

O Coliseu, construído em 72 d.C a pedido do Imperador Vespasiano, é símbolo da cidade. O maior anfiteatro de Roma recebe diversas atrações como musicais e peças de teatro.

Referência católica, uma visita ao Vaticano lhe renderá um conhecimento incalculável. O local é composto por muita arte, basílica e museus.

Trastevere é o bairro mais boêmio da cidade eterna. Lá você poderá aproveitar uma das culinárias mais deliciosas do mundo.

A cidade de Roma é cheia de muitas praças, como a Piazza del Popolo. No trajeto você descobrirá monumentos históricos, cafés e muitos artistas de rua.

O Panthéon era um Templo de Todos os Deuses, depois foi transformado em uma igreja católica e hoje recebe missas e celebrações todos os dias. É um dos monumentos mais bem preservados da capital.

Ah, a Fontana di Trevi merece uma parada especial! Aliás lá você poderá aumentar suas chances de voltar a Roma.

Dizem que quem segue a tradição e joga uma moeda na fonte volta a Roma. Vai arriscar?

2. Bolonha

turismo itália bolonha
Fonte: Pixabay

Bolonha é uma das cidades bases para quem deseja conhecer o Norte da Itália. Com um dos centros históricos mais preservados da Europa, encanta a todos com suas belezas escondidas.

A cidade de Bolonha também é conhecida como La Grassa, por ser o principal centro culinário do Norte italiano.

É de lá que vem o nosso tradicional espaguete à bolonhesa, mas já adianto, você não vai encontrar esse prato na Itália.

O verdadeiro se chama Tagliatelle Al Ragú e é feito com outra massa, outro molho e receita.

Atração principal da cidade são as construções antigas em tons avermelhados e com uma arquitetura de ficar de boca aberta.

Ir a Bolonha e não conhecer suas belas igrejas deveria ser proibido. A Cattedrale Metropolitana de San Pietro é uma das mais conhecidas e tem uma história surpreendente.

Sua arquitetura meio gótica e barroca sobreviveu à um incêndio e a um terremoto.

Outra parada é a Basílica de Santo Stefano, que já foi um templo em homenagem à deusa Ísis. Atualmente o complexo da basílica conta com quatro igrejas, pátios e pinturas que narram toda a sua história.

O Santuario Madonna de San Luca pode ser avistado lá no alto do morro. Para chegar lá você fará uma caminhada morro acima, passando por 666 pórticos.

O número representa a vitória de Madonna (Virgem Maria) contra uma serpente.

3. Milão

turismo itália Milão
Fonte: Pixabay

São vários os motivos para conhecer a capital do design e da moda. Imagina um dia de compras no Quadrilátero da moda de Milão? O local concentra as principais lojas e grifes do mundo todo em uma só região.

A Piazza Duomo é o primeiro ponto turístico que você deverá visitar. Uma das principais praças da Itália é ponto central de Milão, local onde acontecem manifestações e eventos da cidade.

Lá também está localizada a Catedral de Milão. Considerada a terceira maior igreja do mundo, chama atenção pela sua arquitetura medieval e vitrais do século XIII ao XX.

A Galleria Vittorio Emanuele II une a Piazza Duomo a Piazza Scala. Formada pelo cruzamento de duas vias, é coberta por uma cúpula de ferro e vidro.

Leonardo da Vinci deixou na cidade uma de suas maiores artes: a Última Ceia. A obra fica na Igreja Santa Maria delle Grazie e precisa de reserva com antecedência para visitação.

Um passeio real em Milão também rola. O Castelo Sforzesco pode ser visitado pelos turistas. Atualmente é um símbolo dos momentos históricos da cidade.

Milão também é a capital do futebol italiano e sede de dois importantes times, Inter de Milão e Milan.

No Estádio San Siro é possível conhecer um museu dedicado à história dos dois times e se der sorte até acompanhar um jogão.

4. Veneza

turismo na itália Veneza
Fonte: Pixabay

Veneza é conhecida como a cidade do amor e também dos canais, pois está situada sobre um grupo de 117 ilhas ligadas por diversas pontes.

O destino preferido dos casais também tem atrações para uma viagem sozinho ou com amigos.

A principal praça da cidade, a de São Marcos, reúne alguns pontos turísticos de Veneza.

A Basílica de São Marcos conta com peças de arte bizantina e encanta todos os turistas com sua beleza. Além disso, a Torre dell’Orologio, símbolo da história da cidade, também se encontra na praça.

Ir a Veneza e não andar de gôndola, não é ir a Veneza. Os gondoleiros de camisa listrada te levam para um passeio pelos canais da Cidade do Amor.

Tire fotos na maior e mais conhecida ponte de Veneza, a ponte de Rialto. Ela liga dois importantes distritos separados pelo famoso Grande Canal.

Ah, uma dica é jantar nos restaurantes próximos ao Grande Canal, além de apreciar a culinária local, você irá se encantar com a vista.

5. Florença

turismo para itália Florença
Fonte: Pixabay

Florença é a capital da região da Toscana, uma área localizada na região central da Itália. Conhecida pelas paisagens extraordinárias, essa região tem de tudo um pouco.

Praias, montanhas, arte, colinas e muito vinho. Não é à toa que Florença é uma das cidades mais famosas da Itália.

Destaque turístico na cidade é a escultura de Davi do artista Michelangelo. Visite-o na Galeria da Academia de Artes de Florença.

O museu de arte mais antigo do mundo também fica na cidade, a Galleria Degli Uffizi. O museu expõe obras do século XII ao século XVIII com obras do estilo renascentista.

A Ponte Vecchio é uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno. Famosa também pelas muitas lojas que a cercam, acredita-se que a ponte foi construída ainda na Roma Antiga.

A igreja de Santa Maria del Fiore possui uma arquitetura gótica com 153 metros de comprimento e 90 metros de altura, sendo a quinta maior igreja da Europa.

Aproveite as piazzas de Florença, como a Piazza della Signoria, considerada um verdadeiro museu a céu aberto.

6. Siena

turismo a itália Siena
Fonte: Pixabay

Siena também faz parte da região da Toscana, e é uma das mais escolhidas pelos turistas. A pequena cidade com ar medieval encanta os turistas pela sua preservação de 800 anos.

A Piazza del Campo é a principal e maior praça de Siena, ao redor você conhecerá inúmeros cafés, restaurantes e lojas.

Além de importantes pontos turísticos, como Palazzo Público, que abriga o Museu Cìvico. A Torre del Mangia – a mais alta da cidade – também pode ser acessada pelo prédio.

Subir o Faccione certamente é uma ótima pedida. No caminho você conhecerá o Museu dell’Opera da Duomo di Siena e ainda apreciar a vista mais linda da cidade.

A Facciatone era pra ser uma fachada da expansão da igreja de Siena, mas se transformou em um mirante. De lá dá para ver a cidade todinha de cima.

7. Taormina

turismo itália Taormina
Fonte: Pixabay

A cidade de Taormina pertence a uma das regiões mais famosas da Itália: a Sicília. Um verdadeiro cenário cinematográfico, Taormina foi locação do filme Imensidão Azul, nos anos 80.

A cidade explode os corações com tanta beleza e natureza com sua união de céu, mar e montanha.

Uma caminhada pela rua Umberto I, é um programa especial na cidade. A rua possui milhares de lojinhas com artesanato local e grandes marcas.

Os prédios da principal rua possuem diversos estilos, como árabe, normando, gótico e barroco. Verdadeiras obras primas.

A Piazza Duomo é parada obrigatória! Além de conhecer a praça, você encontrará a Catedral de San Nicolo di Bari e a Quattro Fontane, construída em 1635.

A Villa Comunale é composta por jardins públicos. Rico de plantas e flores, antigamente pertencia a uma nobre família inglesa.

Ah, a Isola Bella merece uma visita! A ilha é um dos símbolos da cidade e abriga uma pequena vila.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    8. Verona

    turismo a itália Verona
    Fonte: Pixabay

    Lembra da história de Romeu e Julieta, imortalizada por Shakespeare? Então, com certeza você já ouviu falar de Verona e deve ser louco para conhecer a cidade.

    Verona é o local onde se passa a trágica história de amor do casal e por isso atrai milhares de turistas anualmente para o curtir o clima de romance que a cidade carrega.

    A cidade ainda é famosa pelos monumentos históricos da época medieval. A Arena de Verona é um dos principais pontos turísticos.

    O anfiteatro do ano 30 a.C., é o terceiro maior do mundo e ainda recebe apresentações.

    Conheça as construções rosadas da Piazza delle Erbe, no coração de Verona. Próximo dali está a suposta casa de Julieta e o balcão onde ela escutava as juras de amor de Romeu.

    Ah, os apaixonados deixam bilhetes de amor colados nas paredes e na estátua da personagem no pátio em frente a casa.

    A Catedral de Verona, o Museu Archeológico e o Teatro Romano não podem ficar de fora do seu roteiro em Verona.

    9. Pisa

    turismo itália Pisa
    Fonte: Pixabay

    Pisa é referência em turismo na Itália, talvez, porque carrega um dos maiores símbolos italianos: a Torre de Pisa.

    A cidade de Galileu preserva o estilo medieval e abriga maravilhas artísticas e culturais. E claro que Torre de Pisa é o monumento mais visitado.

    A famosa torre inclinada é uma torre de sino e está localizada na Praça dos Milagres, ao lado da Catedral de Pisa. Com 56 metros de altura é composta por oito andares.

    Apesar da maioria das fotos serem no externo da torre, é possível subir os 296 degraus da Torre de Pisa.

    Lá em cima também está localizado o maior Batistério da Itália, com 107,25 metros de circunferência e com uma simples decoração.

    Mas, a cidade de Pisa é muito mais que a Torre. O Camposanto Monumentale é um cemitério que merece ser explorado, com os sarcófagos romanos.

    As praças da cidade também merecem atenção, como a praça da Prefeitura com o Palácio Gambacorti e a Praça dos Cavaleiros com o antigo Fórum Romano e atual sede da Escola Normal Superior.

    As Muralhas da cidade ainda são bem preservadas e contam com grandes portões medievais. Eles rendem belas fotos!

    10. Nápoles

    turismo itália Nápoles
    Fonte: Pixabay

    Se você gosta de pizza, Nápoles não pode ficar de fora do seu roteiro na Itália. A cidade é conhecida como a capital mundial da pizza.

    Depois dessa informação você já sabe o que mais vai fazer em Nápoles, né? Comer! Considerada centro gastronômico, é a cidade com mais estrelas Michelin da Itália.

    Apesar da primeira pizzaria do mundo ficar em Nápoles, há controvérsias sobre a origem da pizza. Mas, é indiscutível que a marguerita é criação da cidade, uma homenagem à rainha Margherita de Savoia.

    Mas, claro que a cidade não vive só de pizza. O Museu Arqueológico de Nápoles é um dos mais importantes da Europa e do Mundo.

    Ele guarda relíquias da Roma Antiga, como a Coleção Farnese, que pertenceu ao papa Paulo III e estátuas e mosaicos das casas de Pompeia destruídas pelo vulcão Vesúvio.

    Na Piazza del Plebiscito você verá o Palazzo Reali di Napoli, antiga residência do rei da Espanha. Atualmente abriga um museu.

    Na mesma praça tem a Igreja San Francesco di Paola, uma cópia fiel do Pantheon de Roma.

    O Castel dell’Ovo instalado em uma ilha, possui a lenda do ovo mágico, daí o nome. Diziam que enquanto o ovo estivesse inteiro a cidade de Nápoles estaria segura.

    11. Pompeia

    turismo itália Pompeia
    Fonte: Pixabay

    Pompeia foi uma cidade do Império Romano destruída pelo vulcão Vesúvio. Hoje, a cidade pertence a região da Campânia.

    Ao andar pela cidade é possível ver algumas casas abandonadas que ainda não foram totalmente restauradas.

    O que desperta a curiosidade dos turistas é que de qualquer lugar da cidade é possível ver o culpado de toda destruição: o Vesúvio.

    A arquitetura das ruas são um espetáculo à parte. Na pavimentação ainda dá para reconhecer marcas de uso das carroças utilizadas pelos antigos moradores.

    A Casa dei Vettii é uma das mais conservadas da cidade. Ela possui paredes afrescadas que retratam boa parte da história e alegorias mitológicas.

    Se você gosta de literatura, a Casa do Poeta Trágico é parada obrigatória! Foi lá que o escritor Edward Bulwer-Lytton ambientou parte de seus livros.

    Conheça também um dos três teatros de Pompeia. O anfiteatro é semelhante ao Coliseu de Roma, e recebe jogos e competições.

    Visitar Pompeia é uma verdadeira viagem no tempo e na real história da cidade.

    Dicas para curtir o turismo na Itália

    Dicas para curtir o turismo na Itália
    Fonte: Pixabay

    Não dá para conhecer a Itália de Norte a Sul em apenas uma viagem. Infelizmente! Escolha cidades sedes e próximas, assim você aproveitará muito mais.

    Hospede-se próximo a uma linha de trem. Este cuidado fará com que você não perca tempo com deslocamento.

    Caso prefira, vale a pena fazer também uma cotação em serviços para aluguel de veículos. Essa é uma ótima forma de aproveitar a viagem para visitar várias cidades diferentes na Itália!

    Escolha passeios e pontos turísticos que tenham a ver com o seu gosto. Não vá na onda de outras pessoas, caso contrário sua viagem ficará sem graça.

    Compre os ingressos das atrações turísticas antecipadamente. Ah, e se possível aqueles fura filas também. Dessa forma, você aproveitará mais o dia!

    Cotação seguro viagem para a Itália

    Que o Seguro Viagem é obrigatório para sua viagem a Itália, você já sabe. Garanta a sua segurança e comodidade em casos de emergência fazendo sua cotação no Seguros Promo.

    Assim você encontrará a melhor cobertura e os melhores preços para a sua viagem.

    Com o Seguros Promo você ainda tem atendimento personalizado, em português e 24h pelo telefone, e-mail, chat e whatsapp!

    Não vacile! Faça a sua cotação, agora!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa