CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Turismo Costa Rica: informações, dicas e destinos de viagem

O turismo em Costa Rica é muito procurado na América Central. Perfeito para viajantes que buscam contato com a natureza, praias paradisíacas e aventura.

O turismo Costa Rica é um dos mais procurados da América Central. É perfeito para os viajantes que buscam contato com a natureza, praias paradisíacas e aventura. 

Se este é o estilo da sua próxima viagem, Costa Rica espera por você. Além de paisagens naturais que parecem não serem reais, ao desembarcar no país, você vai se encantar também com a hospitalidade de um povo simpático, receptivo e caliente.

Podemos perceber a simpatia e a alegria do costa-riquenho ao chegar no país e ser recebido com o típico e tradicional cumprimento dos moradores locais: “pura Vida!”, que é o mesmo que bem-vindo, tudo bem ou olá, em português.

Você só entenderá a energia desta expressão depois que percorrer o país e aproveitar tudo que esse destino tem para te oferecer. Vem com a gente neste roteiro que preparamos e comece a fazer as malas.

Cote seu seguro de viagem com um cupom de 15% de desconto ao clicar neste link!

Turismo Costa Rica: preparando sua viagem

Preparando sua viagem de turismo em Costa Rica
Fonte: Pexels

Pensando em fazer uma viagem a turismo na Costa Rica? Esse destino paradisíaco na América Central, cheio de belezas naturais, florestas, praias deslumbrantes e vulcões é um dos principais lugares do mundo quando o assunto é ecoturismo e diversidade. 

Para você entender a riqueza do território costarriquenho, o país reúne 5% da biodiversidade de todo mundo. Já imaginou? O interessante é que a consciência ambiental da população é enorme, já que o país possui 24% de área totalmente protegida.

Por este motivo o local é um dos mais visitados no continente americano por turistas que adoram aventuras e longos dias ao ar livre, apreciando e interagindo com a natureza.

Então, se o turismo da Costa Rica está na sua lista de desejos, é bom se preparar para a sua viagem, porque essa trip é para nenhum aventureiro botar defeito.

Antes de embarcar, adquira resistência física, invista em um bom calçado, leve roupas leves e tenha muita disposição, porque serão dias de pura aventura, diversão e descobertas.

Documentos necessários para o turismo em Costa Rica

Documentos para viajar: passaporte
Fonte: Pixabay

Se o período de estada do país não ultrapassar 90 dias, o turista brasileiro não precisará apresentar visto na chegada ao território costarriquenho. 

Mas precisa de passaporte para Costa Rica? Precisa sim. Na imigração é necessário apresentar o passaporte válido de, no mínimo, seis meses.

Somado a isso, é preciso apresentar também sua passagem de volta. Para facilitar, tenha todos esses documentos sempre em mãos.

Quando ir para Costa Rica?

Quando ir para turismo em Costa Rica
Fonte: Pexels

É possível fazer turismo na Costa Rica o ano todo. Um país tropical como este oferece vantagens e muita aventura durante os 12 meses do ano. 

No entanto, existe sempre a época em que as condições climáticas são muito mais favoráveis para pegar uma praia, surfar naquele mar costa-riquenho ou fazer alguma prática de esporte radical.

A alta temporada no país ocorre entre os meses de dezembro e abril, no período mais seco, tornando as atividades ao ar livre bem propícias por conta do clima tropical e ausência de chuvas.

Mas é sempre importante frisar que a Costa Rica está localizada entre o Oceano Pacífico e o Mar Caribenho e, por isso, o clima pode variar dependendo da altitude que estiver.

Para você entender: se a região que estiver hospedado for mais do lado do Caribe, a incidência de chuva é muito maior do que do outro lado, ou seja, no Oceano Pacífico.

Porém, se quer fugir da alta temporada, é possível fazer turismo na Costa Rica também entre maio e novembro, mas não se esqueça que essa época é marcada por chuvas, mas dependendo do que vai fazer, dá para curtir muito um ecoturismo.

Custo médio de viagem

Se o seu turismo de aventura em Costa Rica for no estilo mochilão,ou seja, uma viagem mais econômica, saiba que os gastos podem caber no seu bolso.

Neste tipo de viagem, de uma forma geral, a hospedagem acaba sendo em hostels ou pelo Airbnb, por exemplo. Você pode também utilizar ônibus como meio de transporte, e fazer aquelas refeições mais simples, sem muita sofisticação. 

Certamente, se está em busca de aventura e descoberta, nada disso será um problema para você. Mas afinal, viajar para Costa Rica é caro? 

Além do investimento em passagem aérea, que pode variar entre R$ 3 mil e 7 mil na classe econômica, a média de gastos por dia com transporte, passeios, alimentação e hospedagem, pode chegar a US$ 40 por dia. Nada mal, não é mesmo?

Esse custo pode ficar bem mais em conta se tiver um seguro viagem! Cote com 15% de desconto neste link

O que fazer na Costa Rica para turismo

Antes de pontuar todas as atrações turísticas no país, aí vai uma curiosidade: a Costa Rica é um país bem pequenininho. Ela é menor do que o Estado do Rio Grande do Norte, que já tem um território bem menor se comparado com outros estados do Brasil.

Mas mesmo sendo pequeno, o país oferece uma infinidade de atrações para seus turistas. Sem dúvida, não vai faltar o que fazer na Costa Rica durante a sua viagem. Prepare-se para um trip sensacional!

Além de conhecer as lindas praias costarriquenhas, repletas de coqueirais, florestas tropicais ao redor, mar de tons verdes e azuis, você não pode, de forma alguma, deixar de conhecer os vulcões, que são uma das principais atrações do país.

Os parques nacionais com lindas paisagens, florestas tropicais, animais exóticos e pássaros precisam estar no seu roteiro.

Se a sua viagem for para aventura, inclua também um pouco de cultura. Conheça a história da cidade em seus templos, igrejas, teatros, monumentos, ruínas e parques arqueológicos.

Claro que no roteiro turismo Costa Rica, surf não pode faltar, não é mesmo? No local, o que mais tem são praias para a pegar uma onda!

Melhores lugares para praticar esportes

Foto de tirolesa
Fonte: Freepik

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Para esportes de ventos, como o kite surfing e o windsurfing, por exemplo, o lugar ideal é o Lago Arenal. Isso porque, na região venta muito e conta com as condições perfeitas para a prática das modalidades. 

    Para os que desejam praticar mergulho no extenso mar da Costa Rica junto aos golfinhos e tubarões, uma ótima opção é a Ilha do Coco, que conta com uma vida marinha bem completa e exuberante.

    Para atividades como o rafting, por exemplo, o Rio Pacuare, com descidas de tirar o fôlego é o local que mais atrai turistas em busca desta prática. 

    Já para atividades de arvorismo, rapel e tirolesa, há muitos parques com ótima infraestrutura para os aventureiros experientes ou iniciantes, como o Quepo Canyoning, por exemplo. 

    Explore muito o país, pois você encontrará esses e outros locais fantásticos para praticar os mais variados tipos de esportes radicais, claro, sempre com muita segurança. 

    Quais as melhores praias da Costa Rica?

    Imagine só, o combo de viagem: Costa Rica, turismo e praia! Vamos falar sobre as queridinhas agora! 

    A Praia de Punta Uva é considerada uma das mais lindas do país. Um cenário deslumbrante com areias brancas e águas que se misturam entre lindos tons de azul e verde. 

    Tomar um banho de mar ou fazer um mergulho no local é maravilhoso, porque as águas são bem quentinhas e agradáveis.

    O Parque Nacional Cahuita é um encanto à parte, pois ele abriga as mais lindas praias do território costarriquenho. 

    Além de curtir a paisagem e o mar azul, é possível também fazer uma trilha muito bacana, apreciar a beleza do local e manter contato com muitos animais.

    Para quem não dispensa um surf, a Praia Dominical é o seu lugar. E nem precisa ser profissional para surfar no local, ela é ótima também para os iniciantes.

    A Praia Tamarindo é famosa por possuir o clima de Miami, nos Estados Unidos. Isso mesmo! Ela é um destino todo descolado, cheio de baladas, restaurantes e bares. Se estiver atrás de um pouco de agito, você vai amar este lugar.

    Turismo de aventura em Costa Rica

    Rafting em turismo de aventura
    Fonte: PIxabay

    A Costa Rica é o paraíso quando se fala em turismo de aventura. Além de fazer um tour para conhecer os mais diversos vulcões existentes na cidade, é possível fazer rafting no Rio Pacuare, com descidas muito radicais. É eletrizante!

    O surfe também é uma atividade que atrai turistas de todo mundo. Sua localização favorece ondas bem bacanas durante todas as estações.

    Que tal surfar em um pontos mais famosos da Costa Rica? Em Pavones você vai pegar as ondas mais sensacionais de todo o país!

    Além disso, o arvorismo também é uma das principais atividades quando o assunto é Turismo na Costa Rica. Mas os esportes radicais oferecidos pelo país não param por aí.

    Se você quer se aventurar, inclua no seu roteiro, mergulho, rafting, rapel, o balonismo, jump, tirolesa, bungee jump e muito mais.

    Destinos imperdíveis

    O país possui uma grande variedade de atrações turísticas, mesmo tendo um território pequeno. Dá até para ficar perdido diante de tantas coisas para fazer. Por isso, separamos os destinos mais imperdíveis para seu turismo Costa Rica.

    Ilha do Coco

    Foto da Ilha do Coco, Costa Rica
    Fonte: Wikimedia Commons

    Com o título de Patrimônio Mundial pela Unesco, ela ganhou esse nome em razão da quantidade incrível de coqueiros espalhados pelo local.

    Utilizada como um verdadeiro recanto para pesquisas, a Ilha do Coco conta com uma floresta tropical, onde é possível fazer uma longa caminhada pela mata e admirar os pássaros, lindas cachoeiras e conhecer o vulcão La Fortuna.

    No mar, a atividade principal é o mergulho, onde você poderá nadar bem pertinho de tubarões e peixes de várias espécies.

    Vulcão Arenal

    É, sem dúvida, uma paisagem impressionante. O Vulcão Arenal está situado em um Parque Nacional.

    No local, além de apreciar esta beleza da natureza, é possível ainda fazer uma caminhada pela floresta tropical e praticar atividades radicais. Na parque, aproveite para praticar rapel, arvorismo, rafting e muito mais.

    Parque Nacional Manuel Antonio

    Parque Nacional Manual Antonio
    Fonte: Pixabay

    Se quer ter contato muito próximo com a natureza, visite o Parque Nacional Manuel Antonio. Com uma linda floresta tropical, o local proporciona contato com muitos animais exóticos, como bicho preguiça, macacos, iguanas, guaxinins, tamanduás, além de aves.

    A caminhada pelo parque é longa, por isso, não esqueça dos calçados confortáveis, ok? Além disso, o complexo conta com 12 ilhas lindas, praias exuberantes para mergulhar e relaxar.

    Rio Celeste

    Lembra do filme “A lagoa azul”? O Rio Celeste parece que saiu deste filme. Ele possui um inacreditável tom de azul esmeralda, que deixa os turistas encantados. 

    Essa tonalidade se dá em razão da junção entre dois rios que, ao receberem a luz do sol, deixam as águas com uma linda coloração. É uma das paisagens mais lindas deste paraíso.

    Canales Tortuguero

    Canales Tortuguero
    Fonte: Pxhere

    Faça um delicioso passeio de barco pelos canais de Tortuguero na Costa Rica, que combina água salgada e doce.

    Durante o tour pelos canais naturais, é possível explorar as lagoas e as lindas praias que ficam nas proximidades do Canales Tortuguero. A região possui uma flora e fauna riquíssima e surpreendente. Você vai se encantar!

    Dicas de turismo em Costa Rica

    Idioma: a língua principal do país é o espanhol. Mas a boa notícia é que, por ser um país turístico e bem próximo do continente americano, muitas pessoas dominam o inglês. Ou seja, a comunicação será muito tranquila na sua viagem de Turismo na Costa Rica.

    Moeda: o cólon é a moeda oficial do país, mas nem sempre conseguirá encontrar com facilidade a moeda em casas de câmbio da sua cidade para fazer a troca. 

    Uma dica bem bacana é verificar se as casas de câmbio dos aeroportos oferecem a possibilidade de troca desta moeda. Mas não se preocupe, porque o dólar americano é uma moeda bem aceita na Costa Rica.

    Vacina: esse é um ponto que merece atenção, pois para entrar no país é preciso ter sido vacinado contra a febre amarela. Por isso, ao desembarcar, apresente o Certificado Internacional de Vacina. 

    Cotação de Seguro Viagem para Costa Rica

    Escolher um bom seguro viagem também é fundamental para o sucesso da sua trip. Por isso, uma dica muito importante é fazer pesquisa de planos e preços.

    No site comparador Seguros Promo você faz buscas entre principais e mais confiáveis seguradoras do país! Confira alguns planos:

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    A plataforma traz sempre as melhores sugestões de planos e preços. Então, faça um delicioso Turismo Costa Rica com tranquilidade e segurança.

    Acesse o site Seguros Promo e encontre o seguro que mais combina com você. De Promo você pode! 

    Não perca as melhores dicas do nosso blog sobre a América Central!

    aaaa