CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Grécia: quando viajar, informações, mapa, cidades e ilhas turísticas

Saiba como preparar sua viagem para a Grécia! Conheça seu legado histórico, as mais incríveis atrações e os documentos essenciais para visitar o país.

A Grécia é um dos destinos mais procurados quando o assunto são belas paisagens, gastronomia requintada, história e cultura.

Conhecida como o berço da civilização ocidental, o país é repleto de praias paradisíacas, vilarejos charmosos e construções milenares, além de ter um povo extremamente simpático e acolhedor. 

Que tal conhecer tudo sobre esse lugar, que encanta turistas de todo mundo? Vem com a gente!

Grécia: história, mitologia e curiosidades

História da Grécia
Fonte: Pexels

Um país que influenciou o mundo inteiro e, até hoje, os pensamentos de seus filósofos são as bases de estudos sobre o comportamento humano.

E não são apenas as ideias filosóficas que estão presentes até a atualidade: as construções sofisticadas e imponentes do passado ainda resistem ao tempo, atraindo muitos turistas.

Para os gregos, os deuses possuíam uma forma humana e também eram nutridos de sentimentos, como amor, ódio e ira, entre outros.

Os mais poderosos eram os deuses do Olimpo, divididos por classes superiores e inferiores — mas se pensa que a mitologia grega para por aí, está enganado.

O povo grego acreditava ainda na existência das ninfas, que eram responsáveis por guardar a natureza, além de heróis, frutos da relação entre humanos e deuses.

Tratando outros aspectos gerais da Grécia Antiga, acredita-se que cerca de 40% a 80% dos gregos eram escravos. Mais um fato interessante é que, na antiguidade, atirar maçãs contra seus amados era uma espécie de declaração de amor.

Intrigante, não é mesmo? O país é rico em histórias e curiosidades, e tem muito a contar aos seus visitantes.

Onde fica a Grécia?

Onde fica a Grécia
Fonte: Pixabay

O país encontra-se no sul da Europa, entre a Turquia, Bulgária, Macedônia e Albânia. Banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu e Jônico, a nação está situada na península do Peloponeso. Hoje, o território grego possui cerca de 131 990 km² de extensão.

O país se tornou completamente livre na primeira metade do século XIX, durante a Guerra da Independência. Na ocasião, Inglaterra, Rússia e França coagiram os turcos a cederem o domínio sobre a área, passando-o ao comando de um monarca da Europa.

História da Grécia Antiga

Muito do legado que os gregos carregam hoje foi construído durante este período da civilização grega, que durou de 1.100 a.C até 146 a.C. 

É possível entender as principais características da Grécia Antiga analisando as etapas pelas quais a história do país passou. 

Entre as mais relevantes, está o Período Arcaico, que foi de 800 a.C a 500 a.C, marcando o surgimento da pólis e a expansão da cultura grega pelo Mediterrâneo.

O Período Clássico (500 a.C a 338 a.C) é conhecido como o auge da civilização, e foi durante essa fase que os maiores avanços na arte grega ocorreram.

Já o Período Helenísitco (338 a.C a 136 a.C) determinou o declínio da sociedade e o domínio dos macedônicos, que levaram a cultura grega para o Oriente.

Qual a capital da Grécia?

Atenas é a capital do país, com uma população aproximada de 665 mil habitantes.

A cidade abriga as construções mais antigas do país, como a Acrópole de Atenas, a Ágora de Atenas e o Templo de Zeus Olímpico, entre outros. Um local fascinante, onde a história da humanidade é contada a cada esquina.

Como é o clima na Grécia?

Clima da Grécia
Fonte: Pexels

O clima do país é mediterrâneo — dessa forma, os invernos são mais amenos e chuvosos, enquanto os verões são mais quentes e secos.

O metelmi, vento característico das ilhas gregas, alivia as altas temperaturas durante os meses mais quentes. Já no inverno, a dica para fugir do frio são os destinos ao longo da costa e nos arquipélagos, onde as temperaturas são mais brandas.

Quando ir para Grécia?

A alta temporada no país acontece no verão, entre junho e setembro, quando as temperaturas estão mais altas e o clima por lá fica mais agradável e descontraído. 

Na hora de planejar uma viagem ao país, esta temporada não vai te decepcionar. Visitantes de todo mundo lotam as praias, vilarejos e ilhas. As águas do mar grego estarão mais gostosas, favorecendo deliciosos mergulhos!

Quer mais exclusividade e evitar as multidões de turistas? Os meses da primavera (de abril a junho) e de setembro a outubro são os mais indicados para aproveitar boas temperaturas e evitar os contratempos da alta temporada. 

Se você irá viajar ao país durante a baixa temporada, que acontece entre dezembro e março, observe as opções de voos e balsas, pois elas são mais restritas neste período.

Turismo na Grécia: informações importantes

Turismo na Grécia
Fonte: Pexels

Na hora de pesquisar opções de voo para fazer turismo na Grécia, saiba que é necessário fazer conexões em outros países antes de desembarcar em terras gregas, já que não há voo direto. 

E falando em locomoção, uma boa dica para percorrer as ilhas e não gastar muito é alugar um quadriciclo ou uma scooter, pois os custos serão bem mais baixos.

Outro ponto importante é sobre a voltagem no país, que é de 220 V. Além disso, o formato das tomadas é tipo C e F. Por isso, para não passar aperto, compre um adaptador universal.

Qual idioma é falado na Grécia?

No país, o grego é o idioma oficial — mas não é necessário dominar a língua para visitar o destino. Nas áreas mais turísticas, a maioria das pessoas falam inglês, francês e alemão.

Quanto custa uma viagem para Grécia?

Quanto custa viajar para a Grécia
Fonte: Pexels

Uma viagem pelas terras gregas é um sonho para muitas pessoas. Por isso, o investimento vale cada centavo. 

Se está curioso, saiba que para viajar para o país é preciso colocar todos os gastos na ponta do lápis. 

As passagens aéreas na classe econômica, por exemplo, podem chegar a pouco mais de R$ 4 mil na alta temporada. 

Já para os hotéis, você encontra diárias a partir de 180 euros. As refeições ficam em torno de 8 a 15 euros, dependendo do tipo de restaurante. 

Para o deslocamento entre as ilhas, em média, você terá que desembolsar a partir de 50 euros pela viagem. 

Claro que, com um bom planejamento, é possível viajar de forma confortável pelo país, mesmo optando por um estilo mais econômico. Outro ponto importante é que os valores estimados podem sofrer alterações, dependendo da cotação da moeda e da temporada.

Documentos, visto e vacinas para conhecer a Grécia

O turismo é extremamente importante para a economia do país, e por isso, é levado muito a sério. 

Na hora do desembarque, saiba que você não precisará apresentar o visto, desde que a sua estada seja inferior a três meses.

Porém, é preciso levar passaporte com validade mínima de 6 meses, seguro viagem, passagem de ida e volta e comprovante de hospedagem, além de provar que se manterá financeiramente por lá.

Seguro viagem para Grécia é obrigatório?

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Falando em seguro, para entrar na nação, a contratação deste item não é opcional. Todos os turistas brasileiros que viajam para o território grego são obrigados a contratar um seguro. 

Essa exigência é uma das regras do Tratado de Schengen, do qual o país é signatário. 

O objetivo é que os visitantes tenham suporte em caso de problemas que envolvam a saúde ou outros tipos de situação, como cancelamento ou atraso de voo e extravio de bagagens, entre outros.

Para contratar a melhor opção para sua viagem, conheça o nosso site comparador, Seguros Promo, que oferece os planos mais indicados das principais seguradoras do Brasil.

Passagens aéreas para Grécia

Assim como o seguro viagem, a compra das passagens aéreas também exige muita atenção. Se quer economizar, é preciso fazer muita pesquisa e, de preferência, com antecedência.

Então, uma dica é fazer suas buscas pelos menores preços sempre em dias de semana, pois os valores nestes dias costumam estar mais baixos.

Outra dica é utilizar o site comparador Vai de Promo para fazer a cotação e encontrar o menor preço de passagens para as terras gregas.

Tudo sobre a Grécia: melhores cidades e ilhas gregas para visitar

Você vai se encantar com a quantidade de cidades históricas, construções milenares e ilhas paradisíacas durante a sua viagem para o país.

No seu tour, inclua a capital Atenas, um verdadeiro centro histórico a céu aberto, além das belíssimas ilhas de Mykonos e Santorini. As ilhas Creta e Zaquintos também são espetaculares e muito procuradas por turistas e moradores locais. 

Com belíssimas praias, mar azul e areia fofinha, as ilhas são perfeitas para quem não dispensa dias de descanso em lugares paradisíacos.

Grécia: mapa atual

Para saber exatamente onde se localiza a Grécia e quais são as principais atrações para visitar, confira o mapa que preparamos com indicações para montar seu roteiro pelo país!

1. Atenas

Não é à toa que a capital da Grécia está no topo de lugares para conhecer no país. A cidade é um verdadeiro centro cultural e histórico, sendo o império mais significativo e poderoso da Antiguidade.

Dessa forma, quando for elaborar o que fazer em Atenas, irá perceber que não faltarão pontos turísticos históricos e surpreendentes pela cidade. Um tour pelo local é a certeza de conhecer construções belíssimas e monumentos datados do século V a.C.

Lá, você encontrará a Acrópole, uma pequena cidade construída na montanha mais alta da região, assim como o templo Partenon.

Além disso, outros locais turísticos que merecem destaque são os Museus da Acrópole e o Arqueológico Nacional, que possuem relíquias, joias e vasos da cidade antiga. 

A cidade oferece diversas atrações. Por isso, coloque calçados confortáveis e explore cada cantinho.

2. Mykonos

Mykonos
Fonte: Pexels

As impressionantes características da Grécia não são apenas suas construções e templos antigos. Muito pelo contrário! A ilha Mykonos é o exemplo de que o país possui paisagens surpreendentes.

Por lá, você encontrará praias lindas, como a Super Paradise e Paradise, com clima festivo e descontraído. A região tem bares tocando música alta, atraindo os turistas e moradores locais.

O grande charme da ilha fica por conta dos vilarejos de casinhas brancas, que estão localizadas nas montanhas de frente para o mar. Os lindos e charmosos moinhos completam a paisagem de Mykonos. Um encanto!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Santorini

    Na viagem para Grécia, Santorini deve estar entre os locais para conhecer. A cidade é muito graciosa e possui uma energia bem vibrante.

    Ela se parece um pouco com Mykonos, pois também possui vilarejos de casas brancas e com cúpulas de cor azul, que dão ainda mais charme à paisagem.

    Além de curtir as praias mais lindas do país, aproveite para fazer um passeio pelas ruas de pedras dos vilarejos e sentar-se à mesa de bares e restaurantes para apreciar a paisagem. 

    Quer conferir o pôr do sol mais bonito do país? Então, visite a pequena vila de Oia, onde o grande astro se encontra com o mar ao final da tarde.

    4. Zaquintos

    Zaquintos
    Fonte: Pexels

    Um verdadeiro paraíso na terra. Essa é a ilha grega Zaquintos, uma das regiões mais procuradas por turistas que querem apreciar um mar azul, deliciosas praias e a bela paisagem.

    A cidade é portuária e por lá há muitas praias famosas, como a Alykanas, a Tsilivi e a Agios Nikolaos. É possível praticar esportes aquáticos e tomar deliciosos banhos de mar.

    Na região, a praia Navagio, rodeada por penhascos, também é uma das principais atrações. Lá se encontra um navio que está naufragado no local desde 1980.

    5. Creta

    Essa ilha reúne belíssimas praias de mar azul e lindas montanhas, além de vilas muito charmosas.

    Por lá, entre as atrações mais famosas estão a praia Elafonisi e o Monte Ida, considerada a maior cordilheira do país.

    O local abriga ainda a famosa Caverna Zeus, onde segundo a mitologia, o deus grego nasceu. 

    Em Creta, não deixe de conhecer ainda a capital, Heraklion, e o sítio arqueológico da Idade do Bronze, Cnossos.

    Outros lugares incríveis em viagem à Grécia

    Outros lugares incríveis para visitar
    Fonte: Pexels

    Na nação, o turismo abrange também outros locais — como a linda Corfu, a única cidade fortificada do país. Você encontrará castelos e prédios históricos com arquitetura influenciada por países como a Inglaterra e França. 

    No seu roteiro, inclua também a Ilha de Rodes, uma das preferidas entre os turistas. O local abriga o Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Mas ela não vive só de história: por lá, a vida noturna é uma das principais atrações da ilha. 

    Você também irá amar a encantadora cidade de Nafplio. O local conta com igrejas antigas, mansões, estátuas e a fortaleza de Palamidi, uma cidadezinha dentro de uma muralha.

    Explore também a cidade de Tessalônica, a segunda maior do país. Entre os pontos turísticos principais estão a Torre Branca, os sítios arqueológicos e os muitos museus e igrejas que o destino abriga.

    Bônus: gastronomia na Grécia

    A gastronomia precisa ter lugar garantido no seu roteiro de turismo grego, já que o país possui pratos deliciosos. A culinária do país tem características mediterrâneas, com muito peixe, pães, grãos, vinhos, carne, aves e azeite

    Ingredientes como azeitona e queijo também são incorporados aos pratos tradicionais da região, assim como outros componentes, como iogurtes, carne de porco e de cordeiro, entre outros.

    Não deixe de apreciar pratos como a moussaka, uma deliciosa lasanha sem massa, e a gemista: um prato feito com pimentão ou tomate, recheado com arroz e cozido com azeite e molho. 

    Ah, não deixe de experimentar o souvlaki. Parecido com o churrasco brasileiro, ele é servido no prato ou no pão com molho, batata frita e salada.

    Dicas de roteiro na Grécia

    Dicas para a Grécia
    Fonte: Pexels

    Para uma viagem de sucesso, nada melhor do que contar com algumas dicas de roteiro na Grécia, não é mesmo? 

    Comece pela capital, Atenas — se conseguir, o ideal é que você permaneça dois dias por lá, para aproveitar todas as atrações. 

    Depois disso, separe pelo menos 4 dias para fazer um tour pelas ilhas de Santorini e Mykonos, pois há muitas praias para visitar na região. 

    Por fim, se conseguir ficar mais de uma semana no país, conheça as ilhas Zaquitos e Creta, e também dê uma esticadinha nas cidades de Nafplio e Rodes. Dessa forma, seu roteiro pela nação estará completo!

    Quantos dias ficar na Grécia?

    Para visitar Atenas e incluir outras cidades, é necessário reservar pelo menos 7 dias. Assim, você conseguirá conhecer tudo o que o país tem para oferecer.

    Se a sua estadia será inferior a uma semana, explore ao máximo uma das principais cidades ou ilhas gregas. Você irá garantir uma experiência completa naquela região, e poderá concluir sua viagem com muito conhecimento sobre a cultura da nação e seus costumes.

    Cotação seguro viagem Grécia

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe o que fazer na Grécia, que tal começar a pesquisar o seguro para sua viagem para lá? Como você já sabe, o item é uma exigência para a entrada no país — portanto, esta é uma das etapas essenciais para o sucesso da sua viagem.

    Por isso, para encontrar as melhores opções, não deixe de fazer as cotações no site comparador Seguros Promo, que oferece planos com as coberturas mais indicadas e com os melhores preços.

    Quer conhecer as maravilhas gregas? De Promo você pode!


    Mais posts sobre os destinos da Europa a seguir:

    aaaa