CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Alemanha: turismo, cultura, gastronomia e cidades imperdíveis

Para fazer sua viagem à Alemanha, conheça as principais estatísticas do país e saiba o que explorar as melhores cidades da maior potência europeia!

Ao viajar para a Alemanha, encontrará um país altamente desenvolvido, de gastronomia sofisticada, e atrações históricas e culturais surpreendentes!

Claro que, entre os protagonistas, está a famosa e saborosa cerveja alemã — mas o país não é só isso! Por lá, há belíssimas cidades que oferecem experiências muito interessantes e enriquecedoras aos seus visitantes.

Fique por dentro das mais diversas características da cultura alemã, incluindo seus aspectos políticos, sociais e econômicos, e conheça a imponência desse incrível país!

Torne sua experiência muito mais segura e proveitosa com um seguro viagem! Cote com 15% de desconto neste link

Alemanha: informações, cidades e turismo

Cidades da Alemanha
Fonte: Pexels

Ao viajar para o país, é importante ter em mente que por lá, a moeda vigente é o euro. Por isso, é muito tranquilo fazer a troca do dinheiro na sua cidade ou também nas casas de câmbio dos aeroportos. 

Apesar de o idioma oficial ser o alemão, muitas pessoas também falam inglês, o que facilita a comunicação dos estrangeiros que estejam visitando o país.

Na hora de se locomover, você não terá problemas, pois o sistema de transporte alemão funciona muito bem. Opte por trens e metrôs, que possuem muitas linhas e cobrem várias cidades. 

Por falar nelas, quando montar seu roteiro de viagem para Alemanha, não deixe de conhecer as grandes metrópoles, como Berlim e Frankfurt. Se quer um passeio histórico, inclua as cidades de Nuremberg, Rothenburg e Lübeck, entre outras. 

Na sua viagem alemã, não deixe de apreciar as mais deliciosas cervejas do país e os pratos mais tradicionais.

Tudo sobre a Alemanha

Tudo sobre a Alemanha
Fonte: Pexels

O país é uma das maiores potências do mundo. Além da sua triste história com o nazismo, possui cidades muito antigas, fundadas há séculos, que preservam seus estilos medievais, com igrejas, castelos, muralhas e vilarejos. 

Ao longo dos anos, a nação se modernizou e superou o estigma do nazismo. Hoje, ela conta em suas cidades  — Berlim, por exemplo — como ideias de supremacia podem separar e quase que destruir um país inteiro. 

O Estado deixou o passado para trás e tem caminhado em direção à modernidade, investindo em alta tecnologia no seus diversos segmentos, como na segurança de usinas nucleares, indústria aeroespacial e setor energético, entre outros.

História

O império alemão foi oficialmente formado em 1871, sob o comando do rei da Prússia, mas as tribos germânicas chegaram ao território entre 800 e 70 a.C. 

Desde então, um longo processo de formação foi documentado, no qual vários momentos históricos foram contemplados, passando por situações críticas como a Peste Negra, a Reforma Protestante e a Revolução Francesa.

O Estado carrega uma história conturbada, constantemente relembrada pela ideologia nazista e sua atuação durante a II Guerra Mundial. Após 1945, o país enfrentava um grande desafio para a sua restituição. 

Foi só em 1990 que os dois lados do país — que na capital, eram separados pelo Muro de Berlim, um memorável símbolo da Guerra Fria — foram finalmente reunificados.

Desde o colapso da nação até a sua ascensão como uma das principais potências mundiais, a história alemã permeia as mais intensas questões políticas e sociais, ilustrando o peso que o país carrega também na história da Europa e do Ocidente como um todo.

Onde se localiza a Alemanha?

O país alemão está situado na região oeste da Europa, fazendo fronteira com nove nações: Suíça, Bélgica, Países Baixos, Dinamarca, Áustria, República Tcheca, Luxemburgo, Polônia e França.

Além da capital, Berlim, as cidades de Hamburgo, Munique, Colônia e Frankfurt são algumas das mais representativas no território.

Qual é o tamanho da Alemanha?

A extensão territorial é de 357.386 km², sendo dividido em 16 estados federados e habitado por mais de 81 milhões de pessoas, o que faz do local um dos países mais populosos do continente europeu.

A densidade demográfica é de 230 pessoas por km², o que indica que a nação é bem habitada. 

Como chegar na Alemanha?

Como chegar na Alemanha
Fonte: Pexels

Viajar para Alemanha é muito tranquilo, uma vez que há voos com destino à Berlim saindo de várias capitais do Brasil todos os dias. 

Entre as principais companhias aéreas que fazem a rota está a Lufthansa, mas também há muitas outras empresas que operam voos low-cost com conexões em outras cidades do país. 

Além disso, todos os aeroportos são atendidos pelas linhas ferroviárias ou possuem serviços de transporte rápido, o que facilita bastante a locomoção pelo destino após o desembarque.

Como é o clima da Alemanha?

O país tem influências climáticas do Oceano Atlântico. Durante a temporada de verão, as temperaturas ficam entre 16 e 20 graus e também há muita chuva por lá. Já no inverno, a temperatura fica bem baixa, podendo variar entre 2 graus e -3 graus.

Já na primavera, a temperatura é mais amena, variando entre 9 e 13 graus. No outono, o clima fica entre 2 e 18 graus em algumas regiões.

Qual a melhor época para visitar o país?

Melhor época para ir para a Alemanha
Fonte: Pexels

Esta resposta depende do que quer encontrar por lá. Se o seu objetivo é fugir do frio, saiba que a época mais recomendada é entre o fim de abril e meados de outubro, durante a primavera e verão.

Nesta época, as temperaturas estão mais agradáveis e os passeios ao ar livre são ainda mais deliciosos.

Quais são os documentos necessários para entrar na Alemanha?

Antes de definir o que fazer na Alemanha, saiba que para desembarcar no país, é preciso apresentar alguns documentos. 

A lista inclui passaporte válido, passagem de volta, comprovante de hospedagem e que possui condições de se manter por lá, além do seguro viagem. Todos são itens indispensáveis.

Seguro viagem Alemanha

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Falando em seguro viagem, este é um item que merece bastante atenção. Isso porque, para fazer um tour pelo país, a contratação deste serviço é obrigatória pelo Tratado de Schengen.

Para encontrar as melhores opções, conte com o nosso site comparador, Seguros Promo. Aqui, você encontra os planos de seguro mais recomendados para o país, e com os preços mais baixos!

Turismo na Alemanha: cidades imperdíveis

Na Alemanha, as cidades são belíssimas e preservam muita história. Na hora de montar o seu roteiro, Berlim deve estar no topo da lista. A cidade foi cenário dos principais confrontos da Segunda Guerra. 

A moderna Frankfurt é parada obrigatória. Inclua as cidades de Nuremberg, Rothenburg, Heidelberg, Bamberg, Lübeck e Wiesbaden. Você vai amar os cenários medievais que encontrará por lá!

Cidades da Alemanha mapa

Um mapa é um excelente aliado em qualquer programação turística, e especialmente durante viagens à nações estrangeiras. Afinal, com um idioma tão diferente, é sempre bom contar com algo para se localizar. 

Por isso, preparamos um guia com as maiores cidades alemãs para você!

1. Berlim

Não tem como pensar em um roteiro pelo país e não incluir a histórica Berlim, que foi cenário de guerras e muitos confrontos. 

Hoje em dia, ela é uma cidade muito moderna, mas que preserva lembranças de um tempo muito triste em sua memória. 

Por lá, além de conferir o que restou do Muro de Berlim, você poderá ver o Memorial aos Judeus e o Portão de Brandemburgo, a mais antiga porta da cidade. 

Visite também a belíssima Catedral, a East Side Gallery e também o Checkpoint Charlie, um antigo posto militar.

Para se locomover pela cidade, uma dica é adquirir o Berlin WelcomeCard, que oferece descontos e permite o uso de todas as formas de transporte pelo local. Nele, você também encontra um mapa do destino e do metrô, além de outras dicas turísticas!

2.Munique

Munique
Fonte: Pxhere

A cidade é muito procurada por turistas por conta dos seus prédios históricos, influenciados pela arquitetura clássica, neoclássica e gótica.

Em Munique, conheça a praça Marienplatz, que abriga a torre do relógio, a catedral e também o prédio da Prefeitura.

O Palácio Nymphenburg e a Residência de Munique são locais incríveis, que também precisam ser conhecidos. Se puder, acrescente o Jardim Englischer Garten no seu tour!

Outro ponto de interesse é o Distrito dos Museus, que acolhe obras de arte dos mais célebres artistas do mundo, como da Vinci e van Gogh.

Por lá, você também poderá participar do famoso Oktoberfest. A cidade ainda é porta de entrada para visitar o icônico Castelo Neuschwanstein, que encanta milhares de turistas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Hamburgo

    Ela é uma dos destinos que precisam estar na sua rota de passeios! Hamburgo é uma cidade portuária, que faz conexão entre o rio Elbe e o Mar do Norte. O local oferece lindos parques para atividades ao ar livre.

    Segunda maior cidade do país, Hamburgo também tem o segundo maior porto do continente, sendo ainda o terceiro maior pólo da indústria aeronáutica no mundo. Outro fato curioso é que, entre os alemães, a cidade tem o índice mais elevado de milionários. 

    Conheça o lindo porto da cidade e a antiga vila de pescadores, Övelgönne. Visite também a Speicherstadt e seus prédios de tijolos, assim como a Elbphilharmonie, um incrível local onde acontecem concertos. 

    Um passeio pelo antigo Elbtunnel, que fica embaixo do rio Elbe, também não pode faltar.

    4. Frankfurt

    Frankfurt
    Fonte: Pxhere

    A impressionante Frankfurt tem mais de 700 mil habitantes, sendo considerada o quinto maior município do país. O local é famoso pelos seus arranha-céus, museus e vida noturna agitada. 

    Frankfurt também é um importante centro financeiro do Estado, e ainda é considerada um dos lugares com a melhor qualidade de vida no mundo. 

    Por lá, não deixe de fazer um tour pelo centro histórico, que ainda preserva resquícios dos bombardeios na Segunda Guerra Mundial. Se o clima estiver mais moderado durante a sua viagem, vá até a Main Tower, de onde poderá ver toda a cidade.

    5. Nuremberg

    Ela é um verdadeiro centro histórico a céu aberto. Nuremberg é muito charmosa com seus prédios de arquitetura gótica, construídos há muitos séculos. Por isso, não deixe de incluir a cidade no seu planejamento sobre o que fazer Alemanha.

    Próxima à Munique, uma das principais dicas em Nuremberg é provar as deliciosas linguiças, a cerveja vermelha e Lebkuchen, um doce natalino típico. O destino oferece ótimas opções para aproveitar o melhor do turismo gastronômico alemão!

    Você ficará encantado com as vilas e os edifícios históricos existentes por lá, como igrejas e castelos, além de uma muralha de cerca de 4 km de extensão e casas em estilo enxaimel medieval. A cidade é completamente encantadora!

    6. Rothenburg

    Rothenburg
    Fonte: Pxhere

    Rothenburg é muito graciosa e elegante, com suas casas enxaimel e muitas floreiras nas fachadas. Nesta cidade, a sensação é que você está caminhando por um dos vilarejos dos contos de fada. 

    Por lá, você encontrará muitas lojas, ruas de pedra e atraentes restaurantes. Não deixe de conhecer o centro histórico, com torres, fontes, muralhas, museus e muitas praças. O destino ainda preserva a atmosfera medieval, remanescente da sua origem.

    À noite, o local fica ainda mais charmoso, com suas luminárias acesas. Inclusive, Rothenburg faz parte de uma rota romântica muito famosa no país, sendo um dos principais destinos do roteiro.

    7. Heidelberg

    A cidade de Heidelberg também possui aquele clima medieval proveniente das suas construções históricas, como pontes de pedra, castelos, praças antigas e casas muito charmosas. 

    Além de ser pura história, ela abriga a primeira faculdade de medicina da Europa, com 800 anos. Por lá, faça uma passeio pelo Königstuhl, que fica no alto da colina, e também o Castelo de Heidelberg.

    Outro ponto indicado para começar sua jornada pela cidade é a Kornmarkt, onde já poderá conhecer alguns pontos turísticos históricos, como o Palácio Graimberg e o Palácio Príncipe Carlos.

    8. Bamberg

    Bamberg
    Fonte: Pxhere

    Ela é uma pequena cidade local, mas isso não interfere em nada em seu encanto. Em Bamberg, você vai se deparar com casas enxaimel, com suas janelas repletas de flores, e prédios com estilo medieval.

    Aliás, Bamberg foi uma das raras cidades do território alemão que conseguiram permanecer intactas após a II Guerra, mantendo boa parte da suas construções dos séculos XVII XVIII completamente originais. 

    A cidade é considerada Patrimônio da Humanidade da Unesco. Por lá, não deixe de visitar a Catedral de Bamberg, o edifício Altes Rathaus e o Palácio Neue Residenz.

    9. Lübeck

    Outro destino nomeado como Patrimônio da Humanidade, a cidade foi fundada em 1143. Se quer conhecer tudo sobre a Alemanha, não deixe de visitar a encantadora Lübeck. 

    A clássica atmosfera medieval também pode ser encontrada na cidade, que possui torres, castelos e igrejas, além de ser banhada pelo rio Trave. O centro histórico, com edifícios góticos e tijolos vermelhos, é a principal atração do local. 

    Na cidade, conheça a Porta de Holsten, cartão postal de Lübeck e uma das construções mais famosas do país. Inclua ainda a belíssima Igreja Marienkirche, o Museu Buddenbrookhaus e o portão Burgtor, um dos mais antigos por lá.

    10. Wiesbaden

    Wiesbaden
    Fonte: Pxhere

    Capital do estado de Hessen, Wiesbaden está às margens do rio Reno. A cidade é lindíssima e muito elegante, além de preservar uma atmosfera de séculos atrás. 

    Entre as atrações mais visitadas está a Kochbrunnen — uma fonte natural de água quente que chega a 85 graus — o Gutenberg Museum e a Catedral de Mainz

    Uma curiosidade interessante: Wiesbaden é conhecida por ser um dos primeiros e mais requintados balneários terapêuticos do continente, referência que foi atribuída à cidade desde os tempos romanos.

    Não deixe de fazer um passeio pela Rheinsteig, uma belíssima trilha às margens do rio Reno, para apreciar as lindas paisagens naturais do território alemão.

    Afinal, qual a cidade mais visitada da Alemanha?

    Apesar de o país possuir muitas cidades espetaculares e cheias de atrações, a capital, Berlim, é a mais visitada em todo o território.

    A sua atmosfera vibrante e seus pontos turísticos imperdíveis fazem de Berlim o local ideal para quem procura riqueza cultural, boa gastronomia e vida noturna agitadíssima.

    Curiosidades da Alemanha

    Turistas de todo o mundo podem encontrar fatos muito interessantes e curiosos sobre a nação. Além de ter muitas histórias, o país tem costumes bem peculiares.

    Um deles está relacionado às horas. Por exemplo, ao perguntar as horas para um morador local, ele primeiramente te responderá os minutos, e depois a hora. Engraçado, né?

    Como o local é muito tradicional em relação à cerveja, saiba que as pessoas que ficam bêbadas são chamadas de Bierleichen, que significa “cadáveres de cerveja”. 

    Mas quando o assunto é arquitetura, o país europeu se supera. O Estado é um dos locais com a maior quantidade de castelos, com mais de 150 espalhados por diversas cidades.

    O país abriga ainda a catedral mais alta do mundo, com 160 metros de altura, tendo quase 800 degraus.

    Aspectos culturais da Alemanha

    Aspectos culturais da Alemanha
    Fonte: Pexels

    Para quem está interessado em saber tudo sobre Alemanha, saiba que os aspectos culturais do país variam de acordo com cada região.

    Entre eles, podemos citar os trajes das festas típicas, como a Oktoberfest. Eles são compostos por vestidos volumosos, shorts com suspensórios e chapéus.

    Aliás, em muitas regiões, o povo fala o dialeto bávaro, principalmente na região rural. 

    O bolo Floresta Negra, recheado com cerejas e chantilly, é quase que um ícone cultural e gastronômico. 

    A cerveja não é apenas uma bebida — é uma tradição passadas por gerações. Por lá, existem os mais variados tipos de cerveja, como Munchener, Pilsen e Dortmunder Export.

    Festividades

    Quando você pensa que já descobriu tudo sobre a nação, ela é ainda mais surpreendente quando se trata de festa!

    Certamente, você já ouviu falar sobre uma das festas de cerveja mais populares do mundo. A Oktoberfest de Munique é uma das festas mais populares do país, atraindo cerca 6 milhões de pessoas.

    A Cannstatter Volksfest também é uma das mais conhecidas por lá. A festa acontece sempre entre setembro e outubro, em uma área de mais de 35 hectares. 

    A Grösste Kirmes am Rhein também deve estar no seu roteiro sobre festividades alemãs, caso visite o país no mês de julho. A festa recebe mais de 4 milhões de pessoas todos os anos.

    Gastronomia alemã

    Na hora de definir o que fazer na Alemanha, a gastronomia merece estar no topo da lista. Afinal, ela é considerada uma das mais apreciadas em todo mundo.

    No seu tour, você vai encontrar batatas das mais variadas formas, mas há algumas maneiras que fazem um sucesso especial no país.

    Entre os pratos que precisam estar no seu roteiro, está o Wiener Schnitzel, feito com vitela ou carne de porco, pão ralado e ovo, frito em óleo ou manteiga. Tudo isso é acompanhado com batatas fritas.

    O Schweinshaxe mit Sauerkraut é um dos pratos mais típicos por lá e um dos mais conhecidos pelos brasileiros. Trata-se do tradicional joelho de porco.

    Arquitetura, engenharia e tecnologia

    A nação não é rica somente pela sua história e importância para a humanidade. O país conta com uma arquitetura muito sofisticada, com origem em assentamentos romanos, e também no estilo medieval.

    Durante os passeios você verá muitos prédios, castelos, edifícios históricos e casas em enxaimel. A engenharia e tecnologia são destaque em um dos países mais desenvolvidos do mundo.

    O país investe milhões de euros em pesquisas em biotecnologia, nanotecnologia, segurança de usinas nucleares, indústria aeroespacial, meio ambiente e no setor energético.

    Aspectos políticos da Alemanha

    O tipo de governo da Alemanha é bem diferente do brasileiro e também de outros regimes dentro da categoria na Europa.

    O Estado é uma república federativa, e a estrutura política é parlamentarista. No país, o presidente possui um poder praticamente simbólico, dando ao chanceler federal capacidade de governar e autonomia aos estados.

    Para que o partido possa constituir uma bancada no parlamento, é necessário que ele possui no mínimo 5% dos votos válidos dos alemães.

    Aspectos econômicos da Alemanha

    A nação é a principal potência no desenvolvimento econômico do continente europeu, e em escala global, está classificada em 4º lugar.

    O setor mais representativo no PIB e na empregabilidade é o terciário, que segundo estudos recentes, contribui com 72% da força de trabalho e 61,5% do produto interno bruto. 

    A alta relevância do setor está diretamente ligada à necessidade de serviços relacionados à novas tecnologias e negócios.

    Em seguida, o setor industrial também possui uma porcentagem significativa nos dados econômicos do país: representa 28% do PIB e 27% da força de trabalho. O Estado é o país mais industrializado da Europa, sendo a automotiva a sua maior indústria.

    Cotação seguro viagem Alemanha

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você está por dentro dos fatos mais importantes sobre o país, garanta também a contratação do seguro viagem, que é obrigatória para viagens rumo às terras alemãs.

    Faça suas cotações no melhor site comparador do Brasil, Seguros Promo, que oferece as opções ideais de seguro para sua viagem com os preços mais baixos do mercado. Quer viajar com segurança e conforto? De Promo você pode!

    Confira muito mais informações úteis sobre a Europa!

    aaaa