CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comidas típicas de Portugal: melhores pratos para você experimentar

Quer saber quais são as principais comidas típicas de Portugal? Saiba que o destino é muito conhecido pela sua gastronomia

Vai viajar e quer saber quais são as principais comidas típicas de Portugal?

Saiba que o destino é muito conhecido pelas suas histórias, belas paisagens e também pela gastronomia, que é uma das mais apreciadas no mundo todo.

Por lá, você vai se deparar com uma culinária muito diversificada, que vai do bacalhau aos frutos do mar, passando pelo famoso pastel de Belém, pelo sanduíche francesinha e muito mais!

Com certeza, só de citar alguns pratos, você já deve ter ficado com água na boca. Então, venha conhecer a deliciosa gastronomia portuguesa.

Comidas típicas de Portugal: frutos do mar, pães e azeites

comidas típicas de Portugal: pães e azeite
Fonte: banco de imagens

A culinária portuguesa tem como base muito azeite, que é usado nas principais comidas e pratos típicos de Portugal. No seu tour gastronômico, você observará este óleo especial em pratos como o bacalhau.

A utilização do azeite é uma tradição muito antiga, datada do ano de 506 d.C, quando os portugueses começaram a cultivar as oliveiras no país. 

Hoje em dia, o óleo, que é quase considerado sagrado, é um dos melhores de todo o mundo.

Além do azeite, os pães também estão entre os ingredientes mais usados em várias receitas e também são utilizados como acompanhamento em pratos, como a sopa.

Inclusive o pão alentejano é uma delícia e muito tradicional por lá. 

Claro que não poderíamos deixar de citar os frutos do mar, que estão presentes em muitos pratos lusitanos, já que o país tem uma tradição marítima muito forte. 

Culinária portuguesa: história e principais ingredientes

A utilização de alguns ingredientes são uma verdadeira tradição em Portugal, fazendo parte das receitas portuguesas em quase mil anos de história. 

E não pense que os componentes usados na cozinha portuguesa se restringem apenas ao bacalhau e ao azeite. De forma alguma!

A culinária lusitana possui uma diversidade enorme de ingredientes devido às influências de povos, como os romanos e os mouros.

Especiarias como canela, noz moscada e pimenta, também fazem parte dos pratos mais tradicionais, assim como legumes, peixe, frutos do mar e mariscos: mexilhões, conquilhas e berbigão.

Não são somente peixes e frutos do mar que compõem a gastronomia de Portugal, considerada uma das mais ricas do planeta. A carne de porco também é muito apreciada nas receitas.

Aliás, o vinho português e os doces jamais podem ficar de fora da cozinha portuguesa quando o assunto é tradição. 

Nos doces lusitanos, os portugueses usam muito creme de leite, açúcar, ovo, massas folhadas, amêndoas, nozes e, claro, os tradicionais queijos.

Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

Passagens aéreas para Portugal

Antes de definir o que provar em Portugal, é preciso encontrar as melhores opções de passagens aéreas. Afinal, economizar é tudo que queremos em uma viagem gastronômica.

Por isso, se você quer encontrar preços mais baixos ou passagens promocionais, uma dica é concentrar suas buscas no site comparador, Vai de Promo.

O nosso buscador faz pesquisas nas principais companhias aéreas e traz sempre as melhores opções de passagens aéreas para você.

Para não perder nada, faça seu cadastro no alerta de preços, pois assim que os valores baixarem, você será avisado imediatamente pelo nosso buscador.

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Além da passagem aérea, o seguro viagem é um item imprescindível

Isso porque, além de te dar todo respaldo em viagem, para desembarcar no país, o governo exige que o turista apresente a contratação deste tipo de serviço.

Isso mesmo que você leu! O seguro viagem não é uma opção, é uma obrigatoriedade para todos os turistas que viajam pelo país, com base no Tratado de Schengen.

Então, nada de esquecer ou deixar este item de lado. Na hora de encontrar as melhores opções, conte com o site Seguros Promo, que oferece os planos ideais para sua viagem! 

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que provar em Portugal?

Tudo! Comece pelos principais pratos típicos de Portugal: o bacalhau, com mais de 300 versões; a deliciosa sardinha; alheira de Mirandela, um embutido defumado e a francesinha, um sanduíche famoso por lá.

Ah, no seu roteiro, inclua ainda o cozido à portuguesa, que é um prato que leva carne, couve e vegetais cozidos. 

Em noites mais frias, o caldo verde vai cair muito bem, se acompanhado com um belo vinho e um saboroso pão.

Mas não são somente os pratos salgados da culinária portuguesa que fazem sucesso por lá. Muito pelo contrário, os doces típicos de Portugal estão entre os mais apreciados em todo país.

Você já ouviu falar do pastel de Belém? Ele é feito com massa folhada caseira bem fininha e crocante, gemas, açúcar e creme de leite. Uma verdadeira iguaria portuguesa!

A torta de azeitão também precisa estar na sua listinha gastronômica. Criada na região do concelho de Setúbal, ela é feita com ovos bem molinhos, açúcar e água.

Ir para Portugal e não comer bacalhau é o mesmo que ir para a França e não comer o clássico croissant

Entre os mais diversos tipos existentes no país, o bacalhau à brás, feito à base de batata palha, ovo mexido, azeitonas, cebola e salsa, além do bacalhau, deve ser experimentado na sua viagem! 

Pratos salgados da culinária portuguesa

comidas típicas de Portugal: pratos salgados
Fonte: banco de imagens

Já deu para perceber que os pratos salgados da culinária portuguesa são deliciosos e muito bem preparados, não é mesmo?

Mas com tantas opções, o que escolher pode te deixar com muitas dúvidas. Pensando nisso, separamos os pratos salgados mais deliciosos da gastronomia lusitana.

Sardinha

No seu tour pela gastronomia de Portugal, a sardinha deve estar no topo da lista, afinal ela é um verdadeiro clássico português, sendo uma verdadeira tradição na região rural.

Na hora da preparação, a sardinha é temperada com sal grosso e, posteriormente, colocada na brasa. Por ser um alimento muito natural e leve, além de tradicional, os portugueses amam, uma vez que faz muito bem à saúde.

Aliás, esse é o tipo de prato que você encontra em muitos restaurantes portugueses.

Alheira de Mirandela

Ela é considerada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Então, dá para imaginar o que é a alheira de Mirandela?

Trata-se de um embutido defumado com um formato que mais parece uma ferradura. Dentro dela, há recheios com os mais diferentes tipos de carne, condimentos e pão. Você pode optar pela Alheira de Mirandela assada ou grelhada.

O prato vem acompanhado de batatas fritas ou cozinhas, legumes e ovos fritos. Uma delícia!

Francesinha

Ela está entre as principais comidas típicas de Portugal, que nasceu na cidade do Porto. Aliás, a Francesinha é um dos pratos mais apreciados pelos portugueses.

O prato trata-se de um sanduíche de linguiça, bife bovino, fiambre, salsicha fresca e queijo, que são colocados entre dois pães de forma.

Como se isso não bastasse, ela é assada e depois que o queijo derrete, é acrescido um molho quente à base de vinho do Porto, tomate e cerveja, com um leve toque de pimenta. O prato acompanha batatas fritas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Cozido à portuguesa

    Na hora de decidir quais são as comidas típicas de Portugal que não podem faltar no seu tour gastronômico, inclua o cozido à portuguesa. O prato é composto por vegetais cozidos, carnes, embutidos e couves.

    Na Europa, existem muitas outras formas de se comer o cozido à portuguesa. Mas não deixe de comer o prato em Portugal, pois ele é uma tradição milenar.

    Caldo verde

    Este prato é apreciado pelos portugueses, principalmente durante o inverno. O prato conta com diversos ingredientes, como batatas, dentes de alhos, cebola, linguiça, couve, azeite e pimenta do reino.

    O sabor é sem igual e o prato deve ser acompanhado com pão e um bom vinho português.

    Pão Alentejano

    Essa é a comida típica de Portugal que você não pode voltar ao Brasil sem experimentá-la. Aliás, ele é servido na companhia de sopas, queijos e vinhos. Ah, se preferir, é possível encontrar opções com recheios de queijos e anchovas. Uma delícia!

    Cote seu seguro viagem com 15% de desconto neste link!

    Doces típicos de Portugal

    comidas típicas de Portugal: doces típicos
    Fonte: banco de imagens

    Fazer um tour para apreciar as mais deliciosas comidas típicas de Portugal deve incluir, claro, os doces típicos de Portugal. Por isso, trouxemos neste artigo aqueles que não podem faltar na sua lista. Anota aí!

    Pastel de Belém

    Ele está entre as principais comidas típicas de Portugal, além de ser conhecido no mundo todo. Já te contaram sobre o famoso pastel de Belém, não é mesmo? Este prato teve origem nos mosteiros de Jerônimo no século 19.

    O prato é feito com massa folhada caseira bem fininha e crocante, gemas, açúcar e creme de leite. O pastel de Belém é uma delícia e está entre as sete maravilhas da culinária portuguesa. .

    Pastel de Santa Clara

    Assim como o pastel de Belém, o pastel de Santa Clara também teve origem na religião. Isso mesmo! Inclusive, ele leva o nome do convento Santa Clara onde foi criado.

    O doce é feito com massa de filó muito fina, nozes moídas, amêndoas, gotas de limão, sendo recheada com ovos bem moles. É de comer rezando!

    Torta de Azeitão

    Entre as comidas típicas dos portugueses, a torta de Azeitão é um dos doces mais apreciados do país, sendo criado na região do concelho de Setúbal. O prato é feito à base de ovos bem molinhos, açúcar e água.

    Comida típica de Portugal: bacalhau

    comidas típicas de Portugal
    Fonte: banco de imagens

    Claro que, quando o assunto é comida típica de Portugal, bacalhau está entre os mais conhecidos e, claro, apreciados. Para você conhecer os pratos mais famosos, separamos aqueles que precisam fazer parte da sua trip gastronômica.

    Bacalhau à brás

    Ele está entre os pratos mais clássicos que tem o peixe como ingrediente principal. 

    Bacalhau à brás é um prato feito à base de batata palha, ovo mexido, azeitonas, cebola e salsa, além, claro do bacalhau. Não deixe de experimentar, porque você vai ficar apaixonado.

    Pastéis de bacalhau

    comidas típicas de Portugal
    Fonte: Flickr- Pedro Serapio

    Entre as principais comidas típicas de Portugal, os bolinhos de bacalhau são um dos mais conhecidos em todo mundo. Na hora de experimentar, fique atento ao nome dado ao prato em diferentes regiões.

    Na região sul e central, por exemplo, eles são chamados de pastéis, mas no norte, elas ganham o nome de bolinhos.

    Punheta de Bacalhau

    Este é um prato muito antigo português datado da era medieval. A punheta de bacalhau é deliciosa, sendo feita com cebola, alho, azeite, vinagre, pimenta preta, azeitonas e salsas, além do peixe! 

    Ah, ele é servido com torradas, pães e com um bom vinho português. Sem dúvida, muito saboroso. 

    Bacalhau à Gomes de Sá

    Ele é um dos pratos mais deliciosos da gastronomia lusitana quando o assunto é bacalhau. Esta iguaria portuguesa leva o nome do seu criador, Gomes de Sá.

    O bacalhau à Gomes de Sá é feito com batata, cebola, ovo cozido, salsinha, azeite e azeitonas verde e preta. O peixe é cozido e desfiado. Uma delícia!

    Bônus: onde experimentar as comidas típicas de Portugal? 

    comidas típicas de Portugal: bônus
    Fonte: banco de imagens

    Para apreciar uma bela comida portuguesa, nada melhor do que fazer uma deliciosa refeição em um bom restaurante.

    Então, se quer comer uma versão clássica do bacalhau, você precisa conhecer o restaurante A Licorista, que fica na capital, Lisboa.

    Se passar pela cidade do Porto, a parada deve ser no restaurante Cozinha de Manel, que é quase que obrigatória. 

    O local é muito conhecido pela sua deliciosa culinária. Você ficará em dúvida em qual prato começar a provar! 

    Se puder, experimente o arroz de pato, os bolinhos de bacalhau e a vitela. São de comer rezando!

    Em Coimbra, conheça o restaurante Rei dos Leitões, que serve o tradicional leitão à bairrada, um verdadeiro clássico lusitano.

    Cotação seguro viagem para Portugal

    As comidas típicas de Portugal devem ser deliciosas, não é mesmo? Com tanta comilança, imagina ter algum desconforto ou intoxicação alimentar?

    Sabemos que este é um assunto chato de falar, mas que pode acontecer. Mesmo sendo um problema nada grave, contar com assistência médica seria muito bom.

    Por isso, não deixe de contratar um bom seguro viagem para a sua viagem portuguesa. 

    Para desembarcar por lá, este item é obrigatório. Não se esqueça! Para encontrar as opções mais em conta, faça suas pesquisas no site Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar sem se preocupar com imprevistos? De Promo você pode!

    Confira outras curiosidades sobre os destinos europeus

    aaaa