CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Fátima Portugal: quando ir, como chegar e principais pontos turísticos

Fátima, Portugal, é um destino bastante procurado pelos católicos. Mesmo se não for religioso, é um destino interessante para um bate e volta de Lisboa!

A cidade de Fátima, Portugal, é um destino bastante procurado pelos católicos.

Localizada bem na região central do país, ela ficou conhecida após a aparição da Virgem Maria no ano de 1917. 

O fenômeno fez com que a santa ganhasse o nome de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. E a mesma veio a se tornar a padroeira de Portugal. 

E mesmo se você não for católico ou religioso, Fátima é um destino interessante para fazer um bate e volta saindo de Lisboa.

Aproveite as nossos melhores preços pra garantir seu seguro viagem para a Europa!

Fátima – Portugal: turismo religioso na cidade portuguesa

Turismo Religioso em Fátima Portugal
Fonte: Pixabay

Todos os anos, mais de 6 milhões de pessoas visitam a cidade, que atualmente é considerada um dos maiores centros de peregrinação mariana do mundo. 

Os fiéis recorrem à santa em busca de milagres, curas e para pagar promessas também. 

Visitar Fátima Portugal é uma experiência emocionante para os católicos. Principalmente durante os períodos comemorativos, quando acontecem as procissões em homenagem a santa.

História de Fátima em Portugal

Antes de saber quais são os principais pontos turísticos, que tal entender um pouco mais sobre a história da cidade? 

Não se sabe ao certo quando ela foi fundada, mas é de conhecimento histórico que a cidade começou a receber destaque após a aparição da Virgem Maria no ano de 1917. 

A história conta que Lúcia e seus primos Jacinto e Francisca, que tinha entre 7 e 10 anos na época, teriam visto a santa pela primeira vez no lugar onde hoje está localizada a Capelinha das Aparições. 

A primeira aparição aconteceu no dia 13 de maio e a santa teria dito às crianças que voltaria ao lugar todos os dias 13 seguintes. 

E assim teria acontecido até o dia 13 de outubro do mesmo ano, onde milhares de pessoas teriam testemunhado o “Milagre do Sol”. 

A veracidade das aparições na cidade de Fátima foram investigadas por anos pela igreja católica e só foram foram consideradas legítimas no ano de 1930. 

Quando ir para Fátima Portugal?

Quando ir a Fátima Portugal
Fonte: Pixabay

Se turismo religioso é o seu motivo para visitar a cidade, as melhores datas seriam o dia 13 de maio e o dia 13 de outubro. Datas da primeira e última aparição da santa, onde a cidade fica lotada de fiéis.

Para quem quiser fugir das multidões mas ainda assim ter uma experiência religiosa, a dica é visitar a cidade durante o dia 13 dos meses que vão de junho a agosto. 

Você com certeza vai encontrar outros peregrinos, mas em menor número. 

Se estiver planejando sua viagem para Fátima para ter uma experiência mais pessoal, é só escolher qualquer outra época do ano. Com exceção de feriados como Natal, Páscoa, Dia do Trabalhador, entre outros.

Qual a distância de Fátima para Lisboa?

Fátima está localizada bem no centro do país, no meio do caminho entre Lisboa e Porto. 

Isso significa que você pode escolher o destino para fazer um bate e volta ou como parada no caminho de uma cidade para a outra.

Mas afinal, qual a distância de Fátima para Lisboa? Se você estiver de carro, a viagem vai durar cerca de 1 hora e 30 minutos, são cerca de 126 km de uma cidade a outra.

Como ir de Lisboa a Santuário de Fátima?

Como ir de Lisboa para Fátima, Portugal
Fonte: Pxhere

A forma mais fácil de chegar até a cidade é por meios rodoviários, pode ser de ônibus ou alugando um carro

Também existe a opção de pegar o trem, mas ao menos que você esteja disposto a andar por cerca de 20 km, essa não é será uma boa ideia. 

Existem várias agências que podem oferecer o tour religioso por Portugal, passando por alguns dos pontos religiosos mais importantes do país.

Mas se resolver dirigir o seu próprio carro, é possível chegar à cidade de Fátima por meio da auto-estrada A1, a mais importante do país. 

Documentação necessária para a sua viagem

Mas antes de mergulhar de cabeça no planejamento da viagem é importante saber quais são os documentos exigidos pela imigração do país, não é mesmo? 

Confira abaixo a lista dos documentos necessários para realizar a sua viagem:

  • Passaporte com validade de até 6 meses;
  • Passagens de volta;
  • Comprovante de hospedagem (ou carta-convite);
  • Comprovar renda para se manter no país durante o período da viagem;
  • Seguro Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Para informações mais completas, leia nosso artigo que fala sobre todos os documentos necessários para visitar Portugal!

Passagens aéreas para Fátima Portugal

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o turismo em Fátima Portugal, é hora de começar a procurar pela sua passagem aérea. 

A cidade possui um aeroporto, mas muita gente prefere comprar uma passagem aérea para Lisboa e de lá seguir para o destino. Faça sua pesquisa e encontre os melhores preços para a sua viagem!

[ppromo_passagens tags=”plu,meio,fatima-portugal” limit=”4″ show_logo=”true” destination=”LIS” header_text=”Faça sua viagem para Fátima partindo de Lisboa, Portugal!” /]

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Já ouviu falar do Tratado de Schengen? O acordo que inclui 26 países europeus (inclusive Portugal), permite a livre-circulação de turistas entre os países signatários. 

Esse mesmo acordo exige que os turistas possuam um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para dar entrada nos país.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O objetivo é garantir que o viajante terá condições de arcar com possíveis despesas médicas consequentes de qualquer tipo de acidente que possa ocorrer durante a estadia no país em questão.

Outro item muito necessário é um chip de viagem internacional. Assim, você conseguirá se manter conectado à Internet em qualquer lugar que vá!

O que fazer em Fátima Portugal?

Curioso para saber o que fazer em Fátima Portugal? A gente conta para você! Mesmo que a ideia seja só passar pela cidade, alguns pontos turísticos não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira quais são eles:

1. Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Basílica Nossa Senhora do Rosário
Fonte: Pxhere

Inaugurada no ano de 1958, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi construída no local onde as crianças testemunharam a primeira aparição da santa. 

A basílica é capaz de receber cerca de 8.000 pessoas de uma só vez. Ali foram sepultados os corpos das três primeiras testemunhas da aparição, Lúcia, Jacinto e Francisca. 

2. Basílica da Santíssima Trindade

Mesmo sendo grande e com capacidade enorme para receber os fiéis, o espaço da mais famosa basílica de Fátima não foi o suficiente para acomodar todos os peregrinos que queriam conhecer a cidade. 

Por isso, no ano de 2007 foi inaugurada a Basílica da Santíssima Trindade. 

Localizada bem em frente a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o design da nova construção é muito mais moderno e chama a atenção dos visitantes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Capelinha das Aparições

    Capelinha das Aparições
    Fonte: Manuelvbotelho, via Wikimedia Commons

    A Capelinha das Aparições foi construída no ano de 1919. Anos antes, o lugar dava espaço para uma árvore azinheira, lugar onde Nossa Senhora teria aparecido pela primeira vez em 1917. 

    Ao longo dos anos os peregrinos foram arrancando galhos e mais galhos da pequena árvore até que finalmente não sobrou mais nada. 

    E assim foi construída a capela, e onde antes estava a árvore, atualmente fica a imagem da santa. 

    4. Casa dos Pastorinhos

    O Santuário de Fátima existe graças a esses três. Por isso, as casas onde as crianças moravam durante a infância, acabou se tornando um museu na década de 90 até os dias atuais. 

    O museu fica localizado à cerca de 2km de Fátima, no povoado de Aljustrel. O objetivo é mostrar o estilo de vida das crianças na época e a simplicidade com que eles viviam.

    5. Via Sacra de Valinhos

    Se estiver visitando a Casa dos Pastorinhos, não deixe de conhecer a Via Sacra de Valinhos também.

    Ali você terá a oportunidade de percorrer o caminho que as crianças faziam das suas casas até a Cova da Iria, lugar onde a santa apareceu. 

    A Loca do Anjo também está localizada nessa região. Ali teria acontecido a aparição do Anjo da Paz no ano de 1916. 

    6. Museu de Cera

    Fátima Portugal: Museu de Cera
    Fonte: Wikimedia Commons

    Se você ficou curioso e quer saber mais sobre a história de Fátima em Portugal, não deixe de visitar o Museu de Cera de Fátima. 

    Ali a história das aparições de Nossa Senhora de Fátima são contadas por figuras tridimensionais. São 32 cenas e cerca de 120 figuras retratadas no lugar.

    7. Centro Comercial Fátima

    O Centro Comercial de Fátima é uma loja gigante que comercializa diversos tipos de acessórios religiosos, além de artesanatos, cristais e vários outros produtos. 

    O lugar conta com uma equipe de cerca de 40 funcionários, preparados para atender turistas em várias línguas diferentes. 

    Dicas para visitar a Igreja e Santuário da Nossa Senhora de Fátima

    A dica para visitar a Igreja e Santuário de Nossa Senhora de Fátima é acompanhar o calendário de eventos no site da igreja. 

    Assim você consegue se antecipar para planejar a sua viagem na época certa. Lembrando que se quiser visitar o lugar sem encontrar multidão, evite os meses de maio à outubro.

    O que fazer em Fátima à noite?

    Fátima Portugal à noite
    Fonte: Pxhere

    Por ser um destino mais religioso, não existem muitas opções de vida noturna na cidade. 

    Você pode se programar para assistir uma das missas ou participar de uma das procissões que acontecem durante o período de homenagem a santa. 

    Procissão das Velas

    A procissão das Velas normalmente acontece depois da última missa e tem como ponto de partida a Capelinha das Aparições.

    É um evento imperdível para os fiéis que visitam a cidade de Fátima em Portugal para homenagear a Nossa Senhora. 

    As datas e horários das procissões devem ser confirmados no site da atração, pois podem sofrer alterações dependendo da época do ano.

    O que comprar em Fátima Portugal?

    Para quem se recusa a voltar para casa sem uma lembrancinha, Fátima possui diversas opções de presente. 

    A maioria dos objetos, obviamente, são de cunho religioso e variam entre terços, água benta, velas, livros, entre outros. 

    Você vai encontrar lojinhas perto do santuário e perto da Casa dos Pastorinhos também.

    E para quem curte cerâmicas, não deixe de conferir as lojas de artesanato português, mesmo se não for levar nada, vale a pena dar aquela famosa olhadinha.

    Cotação seguro viagem para Portugal

    Agora que você já sabe tudo sobre os pontos turísticos, documentos e melhor época para visitar Fátima Portugal, é só começar a tirar a viagem do papel. 

    Não se esqueça que o seguro viagem é item obrigatório! Faça a sua cotação aqui no Seguros Promo e encontre os melhores planos para a sua viagem. 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Converse com um dos nossos agentes especializados e descubra as coberturas ideais para o seu perfil de viajante. Entre em contato com a gente e faça hoje mesmo a sua cotação! 

    Quer viajar com tranquilidade? De Promo você pode!

    Veja nossos últimos posts sobre destinos europeus:

    aaaa