CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Turismo no Equador: quando ir, cidades turísticas, dicas e praias

Quem escolhe fazer turismo no Equador se surpreendente com a quantidade de atrações, cidades históricas, belezas naturais e praias paradisíacas.

Quem escolhe fazer turismo no Equador se surpreendente com a quantidade de atrações, cidades históricas, belezas naturais e praias paradisíacas

Embora não esteja na rota dos principais destinos turísticos dos brasileiros, o nosso vizinho reserva experiências inesquecíveis aos visitantes.

Que tal conhecer este que pode ser o melhor roteiro das suas férias?

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo com um desconto exclusivo de 15%!

Turismo no Equador: o que você precisa saber

Muitos turistas ficam receosos em viajar para o Equador. Mas saiba que você pode estar deixando de conhecer um dos países mais incríveis do continente sul-americano. 

O local tem vulcões ativos, enormes lagoas de águas transparentes, além das montanhas da Cordilheira dos Andes e a Amazônica equatoriana, que possui uma rica biodiversidade e animais selvagens. 

O país possui ainda cidades coloniais com suntuosas igrejas, construções históricas e museus. 

Sem contar o Arquipélago de Galápagos, um dos lugares que serviu de inspiração para Charles Darwin a criar a “Teoria da Evolução”.

Qual a melhor época para viajar para o Equador?

turismo no equador melhor época
Fonte: Pixabay

É possível viajar para o Equador durante todo a ano, mas tudo dependerá do estilo de viagem que pretende ter. 

De um modo geral, a melhor época para aproveitar as cidades equatorianas é durante a estação de seca, que acontece entre os meses de junho e setembro (alta temporada).

Mas se vai viajar para a região Amazônica, onde chove praticamente o ano inteiro, a temporada mais indicada é entre novembro e março.

Neste período a incidência de chuva é menor, o que facilita os passeios e a observação da fauna e flora.

Tudo sobre o Equador

O Equador foi uma colônia espanhola, juntamente com a Venezuela, Panamá e a Colômbia. O país conquistou a independência em 24 de maio de 1830.

Com 283.561 quilômetros quadrados, ele é cortado pela linha imaginária do Equador, sendo que uma parte fica localizada no Hemisfério Setentrional e a outra no Hemisfério Meridional. 

O país abriga parte das cadeias montanhosas da Cordilheira dos Andes. Além disso, a economia nacional baseia-se na produção e exportação de petróleo. 

Quais documentos são necessários para a sua viagem ao Equador?

turismo no equador documentos
Fonte: Pxhere

No Equador, pontos turísticos são incríveis e reservam ótimas experiências aos seus visitantes. Mas antes de planejar o seu roteiro, é preciso ficar atento aos documentos necessários para entrar no país.

A boa notícia é que os turistas brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte para desembarcar em seu território.

Para conhecer o país, você deve apresentar apenas o documento de identidade em bom estado de conservação.

Além disso, desde 2018 o governo do Equador exige que os turistas façam a contratação de um seguro viagem para garantir auxílio durante o tour pelo país.

É preciso tomar vacina para fazer turismo no Equador?

Para fazer turismo pelo Equador é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, com o registro da imunização contra a febre amarela.

Para que a sua entrada seja autorizada, a comprovação da vacina deve ter, no mínimo, 10 dias de antecedência no desembarque.

Turismo no Equador: moeda e câmbio

turismo no equador moeda e cambio
fonte: Pixabay

Devido a um extenso período de instabilidade econômica, desde 2000 a moeda vigente passou a ser o dólar americano, que fez com que o país tivesse uma melhora significativa no desenvolvimento de vários setores.

Passagens aéreas para o Equador

Quer encontrar passagens aéreas baratas para conhecer as mais interessantes cidades do Equador?

Experimente fazer as suas buscas em nosso site, Vai de Promo, que apresenta as opções ideais para você viajar com economia! 

Não perca tempo, garanta agora mesmo as passagens que cabem no seu bolso. Acesse o nosso site.

Seguro viagem obrigatório para o Equador

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como já falamos, você precisará contratar um seguro viagem para desembarcar no território equatoriano, pois esse item é exigido na imigração.

Encontre os planos com os preços mais baixos do mercado no nosso site, Seguros Promo, que reúne em um só lugar os melhores seguros das principais seguradoras do país.

O que tem para fazer no Equador?

Para fazer turismo no Equador, nada melhor do que saber as cidades mais interessantes para conhecer. Para te ajudar nessa tarefa, separamos quatro lugares incríveis que precisam estar no seu roteiro. 

1. Quito

turismo no Equador Quito
Fonte: Pixabay

A capital Quito é uma das cidades mais importantes do país. Se Localiza na região andina a 2.850 metros de altura e rodeada por vulcões.

Ela é famosa em razão do centro colonial, que preserva seus prédios históricos e monumentos datadas do século 16 e 17.

Além de conhecer cada cantinho da cidade, não deixe de apreciar a boa gastronomia local. Há muitos bares e restaurantes que ficam lotados por turistas, principalmente à noite.

O que fazer em Quito?

Quito tem os principais pontos turísticos do Equador. Por isso, ao visitar a cidade, é preciso montar um bom roteiro.

Comece o seu tour pelo centro histórico, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

Visite a Praça da Independência, a Catedral Metropolitana, o Palácio Carondelet e o Palácio Municipal e o Arzobispal, que ficam ao redor da praça.

Visite ainda a Catedral Primada de Quito, a Igreja da Companhia de Jesus e o El Panecillo. Para finalizar, faça um passeio de teleférico para apreciar a cidade do alto.

2. Cuenca

Turismo no Equador cuenca
Fonte: Pixabay

A cidade de Cuenca está localizada na Cordilheira dos Andes, no sul do país. Famosa pelo seu artesanato e também pelo Rio Tomebamba, ela oferece interessantes passeios no Equador.

Suas construções históricas, igrejas e museus fazem dela uma das cidades mais visitadas por turistas que gostam de história e belezas naturais.

O que fazer em Cuenca?

No seu tour por Cuenca, faça um passeio pela enorme praça central e não deixe de conhecer a Catedral Nueva, que é famosa pela sua cúpula azul. 

A Catedral Vieja construída no século XVI, que também é um museu, precisa estar na sua lista. Se gosta de história, faça uma visita ao Museu de Cultura Aborígenes, que tem peças e esculturas muito antigas. 

Inclua ainda uma visita ao Parque Nacional de Cajas que possui mais de 2 mil corpos d’água, florestas e muitos animais.

3. Ilhas Galápagos

turismo no equador ilhas galapagos
Fonte: Pixabay

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Entre os principais pontos turísticos no Equador, as Ilhas Galápagos devem estar no topo da lista. Afinal, ela reúne incríveis paisagens naturais de todo o país.

    Localizada no Oceano Pacífico, o arquipélago é formado por um conjunto de ilhas de origem vulcânica.

    Ao todo, o local é composto por treze ilhas maiores e seis ilhas menores, além de dezenas de ilhotas e rochedos. Em toda região, é possível apreciar a rica biodiversidade do local e muitos animais selvagens.

    O que fazer em Galápagos?

    Ao desembarcar no arquipélago, conheça a praia Las Bachas com águas claras, areia branca e muitas aves. Se tiver sorte, é possível ver flamingos por todo o local.

    Conheça ainda a Ilha de Seymour Norte com extensa vegetação e muitos animais selvagens. Que tal se banhar nas águas límpidas da região? 

    Para ver pinguins, visite a Ilha de Bartolomé, que é belíssima e abriga um enorme vulcão. 

    4. Montañita

    turismo no equador montanita
    Fonte: Pxhere

    Para quem gosta de lugares bucólicos, Montañita é o lugar certo. A cidade é repleta de bares, restaurantes e construções rústicas com telhado de palha e ruas de areia. 

    O clima é todo praiano e o povo é extremamente simpático e acolhedor. Com apenas 1 mil habitantes, o destino é um verdadeiro paraíso para os surfistas e para quem aprecia um estilo hippie.

    O que fazer em Montañita?

    As principais atrações ficam por conta das praias e dos seus pequenos vilarejos com lojinhas que vendem artesanatos e lembrancinhas.

    Conheça ainda o Santuário Blanca Estrella del Mar de Olon e a Las Cascadas de Alex, uma lagoa de cor esverdeada com enormes rochedos ao seu redor.

    Outras cidades do Equador para turismo

    turismo no equador outras cidades
    Fonte: Pxhere

    O mapa do Equador é repleto de cidades interessantes. Se estiver hospedado em Quito, faça um bate-volta até Otavalo, uma cidade que abriga comunidades indígenas.

    Há ainda o maior mercado artesanal da América do Sul, que comercializa produtos confeccionados por tribos de índios.

    Se tiver com tempo, dê uma esticadinha até Baños, a pequena cidade que fica a quase 500 quilômetros de distância de Quito.

    A cidade é famosa por oferecer atividades de ecoturismo, além da Casa del Arbol, conhecida como o Balanço do Fim do Mundo

    Passeie pela Ruta de las Cascadas de bicicleta e aproveita para conhecer a Amazônia equatoriana.

    Praias no Equador

    Como se não bastasse tanta beleza, as praias do Equador são donas das paisagens mais incríveis do país. 

    Para montar um roteiro praiano bacana, separamos três das praias mais lindas, ótimas para quem busca o que fazer no Equador.

    Praias de Galápagos

    Sem dúvida, um dos principais pontos turísticos do Equador para quem está em busca de momentos de relaxamento e belezas naturais.

    As praias estão espalhadas por toda ilha Galápagos. O arquipélago é hiper extenso, ultrapassa mil quilômetros, a região é famosa por ser um ponto de desova de tartarugas marinhas. 

    Para apreciar a vida marinha, visite a praia da Isla Isabela, onde é possível ver lobos marinhos e iguanas. Para quem quer praticar mergulho, a Ilha de Rábida é o lugar certo.

    Por lá, é possível mergulhar com arraias e lobos marinhos. Em toda a ilha, você terá experiências incríveis. Se der sorte, durante os passeios é possível avistar tubarões, tartarugas-gigantes e pinguins.

    Praia de Puerto Cayo, Puerto Cayo

    Turismo no Equador praia de puerto cayo
    Fonte: Pixabay

    Localizada em um pequeno vilarejo, a Praia de Puerto Cayo é considerada uma das mais lindas do país. 

    Com águas transparentes, mar azul e areia amarela, ela atrai muitos visitantes, principalmente os surfistas, por causa da altura das suas ondas.

    Bem em frente à praia, é possível avistar a Ilha Pedernales, um local perfeito para fazer mergulho. Se der sorte, é possível ver baleias jubarte.

    Praia de Los Frailes, Manabi

    Entre os passeios no Equador, não deixe de conhecer a Praia de Los Frailes, que fica no Parque Nacional Machalilla.

    Com mar calmo e ampla faixa de areia, você pode alugar guarda-sóis para apreciar a paisagem da região. Uma dica é subir até o mirante para observar toda a beleza da Praia de Los Frailes.

    Quanto custa fazer turismo no Equador?

    Os custos para conhecer o país dependerão do estilo da viagem que pretende ter. 

    Se quer uma viagem mais barata, tipo mochilão, você encontrará opções de acomodações em hotels que podem custar entre 6 e 12 dólares a diária.

    Para percorrer as cidades, a melhor opção é alugar um carro, mas essa alternativa sai um pouco mais cara. Uma dica é viajar de ônibus que é bem barato, em torno de 10 dólares.

    Já os valores das passagens dentro dos municípios custam em torno de 1 dólar, dependendo do trajeto. As refeições variam entre 5 e 20 dólares de acordo com os restaurantes que escolher.

    Antes de definir os custos da sua viagem, leve em consideração que você pode gastar a partir de R$ 120 por dia a partir das escolhas que fizer! 

    Quantos dias para conhecer o Equador?

    A quantidade de dias dependerá do número de cidades do Equador que pretende conhecer. Se quer visitar, pelo menos, três cidades, recomendamos que você fique cerca de 10 dias no país.

    Mas se o objetivo for fazer uma viagem enxuta, com apenas dois destinos, reserve 6 dias para conhecer os principais pontos turísticos. Mas lembre-se que esse período não inclui o trajeto até o país vizinho.

    Cotação seguro viagem Equador

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Ao fazer turismo no Equador, você ficará encantado, pois o país reserva lugares incríveis, cheios de histórias e belezas naturais surpreendentes.

    Além de montar um belo roteiro, não se esqueça de contratar o seguro viagem, que é item obrigatório para entrar no país.

    Nosso site Seguros Promo vai apontar os planos com as coberturas perfeitas para o seu perfil de viagem, de maneira fácil, prática e segura! 

    Quer ter uma viagem divertida e segura? De Promo você pode!

    aaaa