CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cajón del Maipo: quando ir, informações e dicas de turismo

Já ouviu falar em Cajón del Maipo? Uma região formada por vales, montanhas, rios, piscinas termais, cercada pela Cordilheira dos Andes. Venha conferir!

Você já ouviu falar em Cajón del Maipo? Este é um dos belos cenários encontrados ao redor da capital chilena, Santiago. Porém ainda pouco explorado e conhecido por brasileiros.

A atração é o tipo de passeio perfeito para quem gosta do contato com a natureza.

A região é formada por vales, montanhas, rios, piscinas termais, tudo isto cercado pela Cordilheira dos Andes, oferecendo uma paisagem linda de se contemplar.

Conheça um pouco mais sobre este local, que poderá te surpreender e se tornar um dos seus destinos preferidos na América do Sul.

Cote seu seguro viagem promocional neste link!

Cajón del Maipo: beleza exuberante

Aos pés da Cordilheira dos Andes, o Cajón del Maipo oferece uma vista incrível e surreal aos visitantes. 

Prepare-se para ter a cadeia de montanhas como plano de fundo dos registros fotográficos e das memórias que você levará do lugar. 

Imagine, por exemplo, se banhar em uma das piscinas termais enquanto contempla a Cordilheira coberta de neve bem pertinho? Sim, no passeio é possível viver este contraste.

Quem tem “sangue radical” correndo nas veias poderá se aventurar em atividades como escalada, trekking, cavalgadas, rafting ou mesmo saltar de bungee jumping.

Como é possível perceber, este não é um passeio para quem se preocupa com qual restaurante vai almoçar ou na infraestrutura que estará disponível. 

Vá com a mente preparada para relaxar e contemplar paisagens exuberantes da natureza no Chile.

O que é o Cajón del Maipo?

O que é o Cajón del Maipo
Fonte: Pxhere

Destino ligado ao ecoturismo, o Cajón del Maipo é uma região de cânion com pequenos rios, montanhas e vales por todos os lados e piscinas naturais bem próximo da região metropolitana de Santiago. 

Para se ter uma ideia do quão perto este refúgio está da capital chilena, em uma viagem de aproximadamente 2 horas (cerca de 100 quilômetros) você estará diante de uma de suas principais atrações, o Embalse El Yeso. 

Achou muito tempo de viagem? Saiba que a proximidade é tão grande que o local se tornou um refúgio de muitos moradores de Santiago aos finais de semana. 

Quem busca um lugar para fugir da vida urbana e explorar o contato com a natureza pode saber que o Cajón será uma ótima escolha.

Qual a altitude de Cajón del Maipo?

Se você escolher visitar a região, prepare-se para enfrentar a altitude e os seus efeitos. 

Em alguns pontos do Cajón, você estará a cerca de 3 mil metros acima do nível do mar, como nas Termas Colinas, uma das piscinas naturais mais visitadas.

No Embalse El Yeso, principal passeio feito por muitos visitantes, a altitude chega a 2.500 metros acima do nível do mar. 

É importante lembrar que este é um fator que interfere nas caminhadas, te deixando cansado mais rapidamente, além de interferir na temperatura — quanto mais alto, mais frio você vai sentir. 

Quando ir para Cajón del Maipo?

Quando ir ao Cajón del Maipo
Fonte: Pxfuel

Está interessado em saber quando ir para Cajón del Maipo? Pois saiba que o melhor momento para conhecer a região e os seus atrativos é entre os meses de novembro e abril. 

Quando a primavera vai chegando ao fim, as temperaturas começam a subir e tornam a visita à esta região montanhosa mais agradável. Sem falar que você ainda verá muita neve cobrindo o topo da Cordilheira dos Andes. 

No verão, você vai encontrar altas temperaturas. Quer ver a neve? Ainda haverá um resquício para deixar a paisagem ainda mais bonita.

Conhecer Cajón no inverno chileno não está proibido, mas a época não é das mais recomendadas. 

O principal motivo é que as estradas vão estar cobertas de gelo e mais perigosas, principalmente se você se arriscar a ir por conta própria. 

Alguns lugares também poderão estar fechados por causa da neve acumulada. E as temperaturas estarão extremamente baixas, exigindo que você se agasalhe bastante. 

Documentação para viajar para o Chile

Sabia que você pode conhecer o Chile tanto apenas a sua carteira de identidade (RG) em mãos? É isso mesmo! 

Graças a um acordo diplomático entre Brasil e Chile, aos países que fazem parte do Mercosul, não é exigido visto de brasileiros e nem sequer o passaporte. 

Mas fique atento, pois o seu documento de identidade deve ter data de emissão inferior a 10 anos, estar em bom estado e com foto recente. 

A CNH, que muitas pessoas utilizam como documento de identificação no Brasil, não é aceita, ao contrário do passaporte.

Ao chegar no país, você receberá da polícia chilena um documento com seus dados e informações de onde estará hospedado. Você deverá apresentá-lo ao fazer check-in no hotel antes de deixar o país.

De qualquer forma, é importante estar bem atento ao que não pode ficar de fora na documentação para o Chile.

Passagens aéreas para o Chile

Economizar nas passagens aéreas, que costumam constituir um dos principais gastos da viagem, é sempre uma excelente pedida.

Por isso, além de comprá-las com antecedência, você não deve deixar de pesquisar nos sites comparadores de preços. 

Utilizando nosso site Vai de Promo! Nele é possível encontrar excelentes ofertas para a sua viagem.

Simule diferentes datas de embarque e desembarque e encontra as melhores opções, além de descontos e promoções que vão agradar o seu bolso.

Aproveite para se cadastrar no alerta de preços e receber as melhores ofertas para conhecer Santiago e a região do Cajón del Maipo. 

Seguro viagem para o Chile

Lembrete: o Chile passou a exigir dos turistas um seguro-viagem com cobertura médica mínima de 30 mil dólares. Faça sua cotação no segurospromo.com.br!

Assim como em muitos lugares do mundo, o seguro viagem passou a ser uma obrigatoriedade para viajar ao Chile. 

A contratação de um seguro é sempre recomendada para você conhecer qualquer lugar do mundo e se resguardar em caso de qualquer imprevisto

Com o seguro viagem, você terá auxílio em caso de acidente e emergências médicas, atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem e outros percalços.

Faça uma cotação pela nossa plataforma Seguros Promo e encontre os planos que melhor vão te atender pelos menores preços do mercado, além de ofertas e descontos.

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em Cajón del Maipo?

As belas paisagens da região do Cajón del Maipo são uma grande oportunidade para contemplar e entrar em contato com a natureza. E é possível encontrar atividades para todos os tipos de visitantes. 

Relaxe nas águas quentes das piscinas termais ou viva a adrenalina de fazer um rafting pelo Rio Maipo. 

Quem tem espírito aventureiro poderá desbravar trilhas pelo Monumento Natural El Morado, um dos principais locais de trekking da região. Do contrário, desfrute de uma boa caminhada e um lanche nas belas atrações do Cajón. 

Embalse El Yeso

Embalse El Yeso
Fonte: Pxfuel

Pense em um lago enorme, com a água variando entre tons de azul turquesa e verde, cercada por uma imponente cadeia de montanhas. Esta é a imagem que você terá de Embalse El Yeso.

A atração é o principal cartão postal da região. Embalse é um enorme reservatório de água, responsável por todo o abastecimento da capital Santiago. 

O mais interessante é o contraste no local, entre uma imponente reserva aquífera e o terreno seco e rochoso das montanhas. 

Aproveite para caminhar e observar a paisagem ou mesmo fazer um piquenique à beira deste cenário cinematográfico — é o ponto em que as empresas de turismo param para um lanche com os turistas. 

E uma consideração importante: se você for conhecer Cajón no inverno, perderá a oportunidade de ver sua atração principal, pois esta fica fechada na época fria. 

Trekking

Caminhar por trilhas que compõem a paisagem do Cajón é uma das principais atividades buscadas por quem gosta de aventuras. 

O principal destino para as trekkings é o Monumento Natural El Morado, um parque com mirantes, fontes de água e caminhos desafiadores. 

O trecho mais buscado é o com vista para a geleira San Francisco, em uma trekking de aproximadamente 5 horas. 

Com cerca de uma hora a mais de duração e igualmente desafiadora, você pode fazer a trilha que leva à geleira El Morado, opção menos conhecida. 

Termas del Plomo

Termas del Plomo
Fonte: Piqsels

Das três piscinas termais que você encontrará em Cajón del Maipo, a Termas del Plomo talvez seja a menos visitada pelos turistas, uma vez que é preterida pelas agências que oferecem o tour pela região. 

Portanto, se você for conhecer esta atração, terá quase que exclusividade para se banhar nas águas aquecidas pela atividade vulcânica na região. 

Importante saber que não há uma infraestrutura de excelência no local, assim como nas outras termas. Por isso, o recomendado é já ir com seu traje de banho.

Baños Colina

Baños Colina é o complexo de piscinas naturais com águas termais que recebe maior movimentação de turistas no Cajón.

Você encontrará nesta parada seis piscinas termais com a temperatura da água variando entre 20º e 70º. Uma delícia para você relaxar e se aquecer enquanto mira as paisagens.

O local costuma estar no roteiro dos passeios turísticos promovidos por agências e a recomendação dos guias é começar pelas piscinas de água mais fria e ir aumentando a temperatura gradativamente.

Mais uma vez, você encontrará estruturas bem simples para os visitantes — nesta, há dois banheiros com chuveiro.

Baños Morales

Cajón del Maipo: Bañhos Morales
Fonte: Piqsels

As termas de Baños Morales são conhecidas por terem em sua composição minerais como iodo, cloro, potássio e sódio, ótimos para pessoas com artrite, dores nas costas e doenças de pele.

São duas piscinas naturais que possuem água mais turva — pela presença dos minerais — e menos aquecidas que as de Colina, por estarem mais distante da área vulcânica.

San José de Maipo

A porta de entrada para conferir todo esse cenário é a simpática cidade de San José de Maipo. Esta é a primeira parada dos turistas que saem de Santiago em direção ao Cajón.

Pequena e com pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade é uma opção de hospedagem para quem deseja visitar a região por mais dias para realizar atividades como trekking e rafting.

Suas principais atrações são a Plaza de Armas, muito bem cuidada, e onde está está localizada a Paróquia San José de Maipo. Há ainda um observatório que oferece um tour astronômico na pequena cidade. 

Dicas para visitar o Cajón del Maipo

Dicas para Cajón del Maipo
Fonte: Pxfuel

Por ser um destino ainda pouco explorado por turistas brasileiros, toda dica é valiosa para quem vai conhecer San José de Maipo e suas atrações naturais. 

Atenção nas indicações para tirar o melhor proveito da sua viagem! Uma dúvida comum de quem inclui Cajón del Maipo no roteiro é sobre qual a melhor forma de conhecer o local. 

Você pode optar por comprar os pacotes vendidos por agências de turismo ou se aventurar por conta própria em um carro alugado. 

Leve em consideração algo muito importante: as estradas, além de desconhecidas, não oferecem as melhores condições — você passará por trechos de terra ou cascalhados. 

Se você prefere evitar eventuais problemas, a melhor escolha é contratar algum dos pacotes oferecidos pelas agências e não se preocupar com transporte. 

Atente-se também para itens indispensáveis para o seu passeio. Leve protetor solar e labial porque o sol vai fazer marcação cerrada, principalmente no verão. 

Se pretende entrar nas piscinas naturais, trajes de banho e toalha são essenciais. Você já viu que não há infraestrutura adequada para compras. Então não esqueça de levar água e lanches para beliscar durante o dia.

Outro ponto importante: mesmo que você vá no verão e o sol peça roupas mais frescas, tenha algum agasalho. Principalmente no início da manhã, o clima das montanhas pode deixar as temperaturas mais amenas.

Sugestão de roteiro: quantos dias devo ficar no Chile?

Escolher por quanto tempo ficar no destino escolhido é uma decisão que deve envolver quais passeios você pretende fazer. 

Sua intenção é permanecer apenas na capital Santiago e conhecer suas atrações? Então você pode separar até 5 dias e conhecer restaurantes, vinícolas e shoppings da cidade.

Pretende visitar outras cidades e atrações e não sabe quantos dias deve ficar no Chile? Reserve ao menos uma semana e conheça outras localidades, como as litorâneas Viña del Mar e Valparaíso.

Voltando à Cajón del Maipo, é possível conhecer a região em um único dia pelas agências de turismo

Veja os pacotes que oferecem as atrações que você deseja ver, deixe a capital chilena pela manhã e volte somente à noite. 

Mas se o espírito aventureiro falar mais alto e você quiser explorar a natureza em caminhadas e outras atividades, você pode permanecer por mais de um dia. 

Neste caso, a dica é se hospedar em San José de Maipo. A cidade conta com boas opções, como Lodge Andino El Ingenio ou o Maipo Shanti Lodge. 

Cotação seguro viagem para o Chile

Agora que você conheceu um pouco mais das principais atrações desta bela região natural próxima de Santiago, é a hora de programar a sua viagem.

Não se esqueça: para evitar dores de cabeça, contrate um seguro viagem para o seu passeio. Ele pode evitar que um pequeno imprevisto estrague o seu lazer!

Pesquise no Seguros Promo pelos planos que vão te atender e aproveita para economizar com boas ofertas e os melhores preços.

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quer conhecer Cajón del Maipo com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

aaaa