CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Lyon França: quando ir, informações, gastronomia e dicas de viagem

Lyon, França, é uma excelente opção para quem quer sair dos roteiros parisienses. Esse destino reserva experiências deliciosas aos seus visitantes.

Lyon, França, é uma excelente opção para quem quer sair dos roteiros tradicionais parisienses e conhecer cidades do interior. Esse destino é pouco conhecido pelos brasileiros, mas reserva  experiências deliciosas aos seus visitantes.

A cidade, com suas ruas largas e cafés tradicionais em cada esquina, também é conhecida pela sua arquitetura clássica e gastronomia tradicional.

Lyon, França: história, gastronomia e cultura

Lyon é charmosa e reserva diferentes experiências aos seus turistas. Com muitas atrações históricas, durante a sua visita você conhecerá uma cidade que pertenceu, no passado, ao império romano.

Além de história, ela é famosa pela arquitetura renascentista dos seus edifícios e também pelas obras de arte espalhadas por diversos museus, igrejas e teatros. 

Referência em gastronomia em todo país, o destino tem restaurantes tradicionais e que servem os melhores pratos típicos franceses. Na sua passagem pela cidade, a culinária local deve ter lugar garantido. 

Cote seu seguro viagem para França na Seguros Promo e aplique nosso cupom de desconto!

Quando ir para Lyon?

lyon frança quando ir
Fonte: Pixabay

Em Lyon, França, turismo é ótimo o ano todo, mas como a maioria das cidades da França, o verão é a temporada mais indicada para quem quer curtir tudo o que o destino tem para oferecer.

Os melhores eventos culturais e festivais acontecem justamente nos meses entre junho e setembro, considerada alta temporada em todo o continente.

Nessa época, os preços ficam mais altos e o movimento de turistas é maior. A cidade fica agitada e os bares, restaurantes e atrações turísticas ficam abertos até mais tarde, já que o sol demora a se pôr. 

A primavera, que tem início em março, também é uma ótima escolha. Com o aumento das temperaturas, a paisagem vai ficando ainda mais linda e florida. O outono e inverno em Lyon e arredores também não deixam nada a desejar. 

O cenário repleto de flores e céu azul dá lugar à um visual mais cinzento e um pouco chuvoso, mas nada que não possa contribuir para uma viagem inesquecível.

Documentação necessária para a sua viagem

Para entrar na França, você precisará de uma série de documentos que devem ser apresentados na imigração. Mas a boa notícia é que o governo francês não exige a obtenção do visto se a sua estada for inferior a 90 dias.

No desembarque, tenha em mãos passaporte válido, reserva de hotel ou carta-convite e passagem de retorno ao Brasil, além do seguro viagem e meios que comprovem que possua condições de se manter financeiramente no país.

Passagens aéreas para Lyon, França

E por falar na parte burocrática para a sua viagem à Lyon, saiba que as passagens aéreas devem ser os primeiros itens a serem comprados.

Isso porque, quanto antes iniciar as suas pesquisas, mais chances você tem de encontrar os melhores preços.

Não deixe para depois, comece agora mesmo a fazer as suas cotações no nosso site, Vai de Promo, que apresenta os preços mais baixos do mercado, ofertas e muitos descontos.

Para não perder nenhuma promoção, cadastre o seu e-mail no alerta de preços e seja avisado sempre que tiver alteração de valor no trecho escolhido.

Seguro viagem obrigatório para a França

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

A contratação do seguro viagem também merece a sua atenção, já que para entrar no país, o governo exige a contratação desse tipo de serviço tanto para conhecer a cidade de Lyon quanto qualquer outro destino francês.

Essa exigência está respaldada no Tratado de Schengen, que permite a livre circulação de turistas nos países que fazem parte desse acordo. 

Para encontrar as opções com o melhor custo-benefício, concentre as suas buscas no nosso site, Seguros Promo, que traz sempre os menores preços e os planos mais recomendados para o estilo da sua viagem.

O que visitar em Lyon, na França

A cidade possui edifícios históricos, parques, igrejas, museus, bares e restaurantes. Por isso, montar um roteiro é fundamental para não deixar de visitar nenhuma atração. 

No seu tour, conheça a catedral, a Basílica, a Place des Terreaux e os diversos museus. Inclua ainda uma visita à Ópera, ao Vieux e também ao suntuoso anfiteatro.

Lyon, França, é incrível, e você ficará apaixonado por essa cidade, que fica ao lado de Paris.

Lyon mapa

Com tantos lugares para conhecer, não queremos perder nada, não é mesmo? Por isso, preparamos um mapa bem bacana com as atrações que jamais podem ficar de fora do seu roteiro. Confira!

Vieux Lyon

Ele é um típico bairro francês com ruelas e becos em estilo medieval. Sua arquitetura renascentista e edifícios coloridos tornam a região ainda mais atraente.

Às margens do Rio Saône, as ruas de pedra do Vieux Lyon te levarão por cantinhos charmosos, conhecidos como Traboules, que são passagens secretas escondidas na região. 

No passado, esses labirintos eram usados na época de seda, para proteger os tecidos das condições climáticas enquanto eram transportados de um lugar para o outro.

Existem cerca de 50 quilômetros de labirintos, sendo que mais da metade deles está no Vieux-Lyon.

Catedral de Lyon

lyon frança catedral de lyon
Fonte: Pixabay

Na hora de montar um roteiro sobre o que conhecer em Lyon, França, não deixe de fazer uma parada na belíssima Catedral, conhecida também como Igreja Saint-Jean-Baptiste, no Vieux Lyon.

Construída em estilo gótico entre os anos de 1180 e 1480, ela tem uma importância histórica para cidade, já que ela sediou o Primeiro Concílio de Lyon.

Erguida em homenagem à São João Batista, o edifício conta com cúpulas bem altas, um exuberante altar e vitrais que dão todo charme à decoração. 

Hoje em dia, além das cerimônias religiosas, ela também abriga eventos políticos. 

Museu de Belas Artes de Lyon

Para quem gosta de arte e cultura, o Museu de Belas Artes jamais deve ficar de fora das suas andanças por Lyon da França. 

Considerado um dos maiores museus da Europa, ele está instalado em um antigo prédio datado do século XVII. Você poderá conferir mais de 70 salas com variadas exposições de arte.

O local possui pinturas e esculturas que são originárias dos séculos XIV ao XX, além de peças de arte oriental.

Basílica Notre-Dame de Fourvière

lyon frança basilica de notre dame
Fonte: Pixabay

Não é à toa que a Basílica Notre Dame de Fourvière é uma das atrações mais visitadas da cidade. No alto da colina Fourvière, seu templo é grandioso e pode ser visto de longe.

Ao entrar no templo, você avistará painéis bíblicos em mosaico coloridos, que mais se parecem obra de arte, além de enormes colunas e paredes em dourado.

Erguida no mesmo local de um fórum romano, ela foi consagrada em 1896 e possui elementos da arquitetura bizantina e romanesca.

Depois de conhecer o templo, visite a Capela da Virgem ao lado, que fica no terraço, de onde é possível admirar a cidade. Visite também o Musées Gallo-Romains e o Théâtre Antique, que ficam nas redondezas.

Place des Terreaux

Ao decidir o que ver em Lyon, França, a Place des Terreaux, patrimônio da Unesco, deve estar na sua lista.

Com um amplo pátio e edifícios belíssimos ao redor, ela é um daqueles lugares que você deve fazer uma parada para apreciar uma boa cerveja nos seus bares e cafés.

No centro da praça há uma bela fonte datada do século 19, projetada por Frédéric-Auguste Bartholdi, responsável pela construção da Estátua da Liberdade.

Se estiver na cidade em dezembro, não deixe de participar do Festival das Luzes de Lyon, que acontece na praça sempre no dia 8.

Opéra National de Lyon

lyon frança opera national de lyon
Fonte: Pixabay

Jamais vá embora da cidade de Lyon sem visitar a Opéra National de Lyon, que fica em um amplo teatro datado do ano de 1831, reformado e modernizado em 1993.

O local já foi palco de óperas importantes como de Die Meistersinger, de Richard Wagner, no ano de 1896; Boris, de Mussorgsky, em 1897, e Andrea Chénier, de Giordano, entre outros. 

Se não conseguir ver um espetáculo, faça ao menos uma visita ao espaço, pois a arquitetura é exuberante. 

Museu Galo-Romano em Lyon

Construído em arquitetura moderna, o Museu Galo-Romano é um dos mais visitados da cidade por ter incluído em suas dependências um teatro construído durante o período romano.

Durante a sua visita, você poderá conferir peças, estátuas e outros artigos que contam a história da cidade. 

Parc de la Tête D’Or

lyon frança parc de la tete d'or
Fonte: Pixabay

Durante o verão em Lyon, o Parc de la Tête D’Or fica lotado de turistas e moradores locais, que aproveitam as altas temperaturas para curtir a natureza e praticar atividade física.

Com quase 120 hectares, o parque é todo florido e possui muitas árvores, gramados e um enorme lago. 

O Parc de la Tête D’Or tem ainda um zoológico e jardins botânicos com estufas. Ao visitar o loca,l é possível andar de trenzinho turístico e fazer um passeio de barco pelo lago. 

Museu de Arte Contemporânea

Com tanta história, certamente os museus voltariam na nossa lista de lugares para conhecer. O Museu de Arte Contemporânea é considerado um dos mais importantes da cidade de Lyon.

O seu acervo é composto com obras de arte de grandes artistas, além de esculturas e pinturas em estilo contemporâneo. Não deixe de visitá-lo!

Musée des Confluences

lyon frança museu des confluences
Fonte: Pixabay

Com uma arquitetura futurista, o Musée des Confluences foge um pouco à regra do estereótipo de museu. 

Isso porque seu acervo é composto por peças que contam a evolução das espécies, desde a era dos dinossauros até a surgimento da raça humana.

O mais legal é que as exposições são interativas e deixam o tour ainda mais divertido.

Institut Lumière

Na sua lista sobre o que fazer Lyon, França, conheça o Institut Lumière, dedicado ao cinema. No local, há ainda um museu e também um centro de projeção e edição.

Para quem vai viajar com crianças, ele é uma ótima opção, já que seu acervo é bem didático e conta toda a história dos irmãos Lumiére, os inventores dos equipamentos que viabilizaram o cinema.

Amphitheatre of the Three Gauls

lyon frança Amphitheatre of the Three Gauls
Fonte: Pixabay

Construído em 19 dC, o Amphitheatre of the Three Gauls é um dos ícones da cidade, já que, no passado, Lyon foi a cidade romana de Lugdunum.

Acredita-se que no segundo século dC, o local foi palco da morte de várias pessoas durante a perseguição contra os cristãos. 

Hoje em dia, apenas algumas ruínas do anfiteatro permanecem em pé, pois parte da sua construção foi destruída para dar lugar a prédios modernos e estradas. 

Onde comer em Lyon, França

A gastronomia francesa é apreciada em todo mundo e em Lyon ela ganha ainda mais destaque. Com muitos bares e restaurantes, a culinária da cidade é referência em todo o país.

Para apreciar os pratos mais tradicionais, há um lugar que precisa visitar. E nem pense na dieta, porque você vai comer muito bem por lá.

Mercado Les Halles Paul Bocuse

lyon frança mercado les halles paul bocuse
Fonte: Pxhere

O mercado Halles de Lyon Paul Bocuse é aquele lugar que precisa estar no seu tour. Com quase 60 estabelecimentos, sendo 10 restaurantes, ele é um complexo gastronômico que oferece pratos típicos da culinária regional.

Por lá, é possível ainda comprar queijo, salames, vinhos e muitos outros produtos da gastronomia francesa. Conheça o restaurante Le Comptoir Des Halles, que oferece pratos e drinks saborosos. 

Dicas de turismo na cidade: Only Lyon

Na hora de encontrar as melhores opções de hospedagens, uma dica é ficar no bairro Vieux Lyon.

Na região, você encontrará muitas lojas, restaurantes e atrações turísticas, o que facilita o seu deslocamento.

Para se locomover na cidade também é muito tranquilo, pois o transporte público por lá é ótimo e abrange todas as regiões

Se quiser, é possível conhecer os principais pontos turísticos a pé ou de bike, já que a cidade francesa é bem plana.

Mas se quer conhecer cada cantinho da cidade em um tour guiado, uma dica é o Only Lyon, que oferece um passeio pelos principais pontos turísticos

Se você estiver em Lyon na segunda e terceira semana de dezembro, não deixe de curtir o Fête des Lumières, um dos espetáculos mais famosos por lá. 

Mesmo com temperaturas baixas, as pessoas lotam a cidade para participar do evento.

Se você está em dúvida sobre quantos dias são necessários para conhecer o destino, saiba que um final de semana é suficiente para visitar as principais atrações.

Cotação seguro viagem Lyon, França

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Depois de conhecer essa linda cidade, certamente você vai incluir Lyon, França, no seu roteiro de viagem, não é mesmo?

Não esqueça que o seguro viagem é item primordial no seu planejamento, já que é item obrigatório para entrar no país.

Comece agora mesmo a fazer as suas cotações no nosso site, Seguros Promo, e encontre os melhores planos e os preços mais baixos do mercado. Quer viajar seguro e barato? De Promo você pode!

aaaa