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Bagagem extraviada: tire suas dúvidas aqui!

Teve uma bagagem extraviada e não sabe o que fazer? Tire suas dúvidas aqui. Neste artigo, explicamos como recuperar seus itens perdidos!

Ter uma bagagem extraviada é o maior pesadelo de qualquer viajante. É claro que imprevistos acontecem, mas imagine chegar ao seu destino final e descobrir que todos os seus pertences ficaram perdidos pelo caminho?

Além de ser uma situação desgastante em um momento de lazer ou descanso, perder itens pessoais também pode acarretar em problemas e dores de cabeça durante a viagem. 

Mas existem maneiras de me precaver contra isso? Sim, contratando um bom seguro de viagem. Com um seguro ativo, você terá a garantia de amparo prático e financeiro caso a sua bagagem seja extraviada. 

Ademais, o seguro também cobre gastos decorrentes ao tempo de espera sem a bagagem e tem indenização prevista em apólice de acordo com o valor total da cobertura contratada.

Neste artigo, elencamos as principais informações sobre como lidar com casos de extravio de bagagem, incluindo quem acionar e quais são os direitos do viajante! Vamos lá!

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O que acontece quando a mala é extraviada?

O que acontece quando a mala é extraviada?
Freepik

Ao chegar no destino final de viagem, ninguém quer perder muito tempo com a retirada das bagagens despachadas no aeroporto ou terminal de partida. 

Mas o que acontece quando, na hora de resgatar sua mala, você descobre que a mesma foi extraviada pela companhia aérea? 

Existem algumas razões que podem levar ao extravio de bagagens e é importante estar informado sobre cada uma delas caso precise encarar esse infortúnio na hora de viajar.

Algumas das causas mais frequentes para o extravio de bagagens são:

  • Conexões: No deslocamento de passageiros de um avião para outro, a mala não embarca. Isso acontece, principalmente, em viagens com tempo curto de conexão visto que, para não atrasar os próximos voos, as companhias aéreas podem deixar as bagagens para trás.
  • Perda da identificação da mala: Quando uma bagagem está sem a etiqueta de identificação, o profissional responsável não sabe para qual destino a mesma deve ser enviada. Assim, a mala fica “perdida” até que seu dono faça uma reclamação e a companhia dê início ao processo de busca pela bagagem.
  • Falha da companhia aérea: Entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira, podem haver falhas no controle e armazenamento feito pela companhia aérea ou terceirizada responsável.
  • Furto: O roubo de bagagens pode acontecer pouco tempo depois do despacho, na esteira ou na parte externa do aeroporto, onde a mala pode ser levada sem que o dono ou atendente responsável percebam.

Minha bagagem foi extraviada: o que fazer?

Chegou ao aeroporto, se dirigiu a área de esteira e depois de uma longa espera, não viu sinal da bagagem despachada? Mantenha a calma. 

Infelizmente, é bem provável que sua bagagem tenha sido extraviada, mas existem alguns procedimentos que podem te ajudar nessa situação.

Com o comprovante do despacho de bagagem em mãos, o primeiro passo nesse tipo de situação é encontrar um funcionário próximo à esteira ou ao guichê da companhia para informar o acontecido o mais breve possível. 

Esse profissional vai te ajudar a preencher corretamente o RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), também conhecido por “PIR” (Property Irregularity Report). Esse documento é essencial para oficializar o ocorrido para a companhia aérea.

Se não for possível providenciar o RIB ainda no aeroporto, você terá um prazo de até 7 dias para realizá-lo. Contudo, isso pode diminuir as chances de conseguir uma indenização pela bagagem extraviada.

Outra opção é entrar em contato com a companhia aérea via SAC ou e-mail para documentar formalmente a reclamação e ter um registro oficial garantido.

Além do RIB e do contato via SAC, caso suspeite que sua mala foi furtada faça também um boletim de ocorrência na polícia. Nele, cite a companhia aérea, o número do voo e outras informações do comprovante de embarque.

Agora se você encontrou a sua bagagem, porém a mesma está danificada ou violada, fotografe a mesma em diferentes ângulos e faça um registro referente aos danos para a companhia aérea.

Caso haja falta de algum item, exija que a empresa pese a bagagem danificada e lhe entregue um comprovante para comparar os pesos da mala despachada no embarque.

ANAC e extravio de bagagem

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do país, fiscaliza as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil.

De acordo com a resolução da ANAC sobre o extravio de bagagem, as empresas têm o prazo de até 7 dias, para voos domésticos, e 21 dias, para voos internacionais, para dar um retorno ao passageiro lesado

Se a bagagem for encontrada pela empresa aérea, deverá ser entregue no endereço informado pelo viajante. 

Caso a bagagem que foi despachada não seja localizada ou entregue nos prazos mencionados acima, a empresa deve indenizar o passageiro no prazo máximo de 7 dias:

Direitos do consumidor em caso de extravio de bagagem

A partir do check-in a companhia torna-se responsável por sua bagagem e deve indenizá-lo em caso de extravio ou dano, de acordo com o artigo 6.º, VI e 14 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Além disso, se a viagem foi adquirida por meio de agência de turismo ou pacote de viagens, a empresa também responderá pelo incidente.

Se a companhia aérea não devolver a bagagem de imediato, o passageiro tem direito a receber um ressarcimento pelos gastos com itens de primeira necessidade, no período em que estiver sem seus pertences, desde que esteja fora do seu município.

Contudo, é de responsabilidade das companhias aéreas definir a maneira e os limites diários de compensação. E o pagamento de tais valores deve ser realizado em até 7 dias, a partir da apresentação dos comprovantes de compra pelo passageiro.

O Seguros Promo te ampara em caso de extravio de bagagens!

A maioria dos seguros de viagem oferecem cobertura para extravio de bagagem e, para viajar com tranquilidade e segurança, a melhor opção é garantir o seu antes mesmo de embarcar!

Com uma cobertura que garanta amparo e indenização em casos de extravio de pertences, o viajante evita desgastes maiores em uma situação já desagradável.

Entretanto, se você ainda não sabe onde contratar o melhor seguro para esse tipo de situação, sua dúvida chegou ao fim: o Seguros Promo tem os melhores planos por um preço que cabe no seu bolso!

Em nossa plataforma, preencha seus dados de contato e clique em pesquisar. A partir daí, você será redirecionado para uma tela de cotação de seguro viagem, com diversas opções de seguradoras, planos e coberturas. 

Você pode comparar até 4 alternativas de planos simultaneamente, de maneira confiável e segura. E ao terminar a pesquisa, optar pela opção que mais atende às suas expectativas.

Leia atentamente o contrato para se certificar de todas as informações como o valor da indenização feita pelo seguro, a depender do plano contratado.

Ao contratar o seguro viagem, você receberá um comprovante de pagamento e a apólice por e-mail. Esteja sempre com este documento durante a viagem, nele você encontra os melhores canais de atendimento em caso de emergência.

Faça uma cotação gratuita pelo site do Seguros Promo e veja como é fácil viajar com segurança pagando pouco!

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Como funciona o seguro de viagem para bagagem extraviada?

Como funciona o seguro de viagem para bagagem extraviada?
Freepik

O seguro viagem com cobertura para extravio de bagagens tem duas formas de indenização: o seguro de bagagem complementar e o seguro suplementar. 

Ambas são aplicadas pelas seguradoras para reembolsar os passageiros que enfrentam esse tipo de problema.

O seguro de bagagem complementar completa a indenização paga pela companhia aérea até o valor estabelecido na apólice.

Por exemplo, se o valor para extravio de bagagem descrito na apólice é de R$ 2.000,00 e a companhia aérea paga R$ 1.200,00 como indenização, você receberá do seguro um valor de R$ 800,00 para complementar o total da indenização.

Já o seguro suplementar, pode funcionar de duas formas dependendo da seguradora:

  • No primeiro caso, além do valor pago pela companhia aérea, a seguradora indeniza o viajante com US$ 40 para cada quilo de bagagem, até atingir o valor máximo estabelecido na apólice;
  • No segundo caso, a seguradora pagará o mesmo valor da companhia aérea, obedecendo o limite estabelecido para tal cobertura na apólice contratada.

Qual o prazo para reclamar o extravio de bagagem?

O prazo para reclamar o extravio de bagagem é de até 15 dias após o desembarque. O ideal é que o mesmo seja feito o quanto antes, preferencialmente ainda no aeroporto.

Já no caso de bagagens encontradas danificadas ou violadas, o viajante tem até 7 dias para fazer a queixa, enquanto a companhia aérea tem o mesmo prazo para fazer a substituição ou reparar o dano. 

E fique atento: dentro deste mesmo prazo, a companhia aérea ou empresa de turismo deverá realizar a compensação financeira pela violação!

Qual o prazo para localização e devolução da mala extraviada?

O prazo para que a mala extraviada seja localizada e devolvida ao dono é de até 7 dias, caso não seja entregue imediatamente. 

Se em 7 dias a bagagem não for encontrada e o dono já tiver aberto o processo de indenização, a companhia aérea terá uma semana para arcar com o prejuízo.

Como é feita a indenização de bagagem extraviada?

O ressarcimento por extravio de bagagem é calculado pelo peso da mala que constará no bilhete da companhia aérea, emitido no despacho, independente dos custos de seu conteúdo.

Vale lembrar que, geralmente, as companhias aéreas não se responsabilizam por danos ou perdas de objetos de valor. Por isso, prefira sempre levá-los na bagagem de mão ao invés de despachá-los.

Mas caso você não tenha opção e precise despachar mesmo assim, é importante declarar a presença de pertences valiosos na bagagem antes de embarcar.

Além disso, se o extravio de bagagem gerar alguma despesa adicional, esse valor também poderá ser recorrido. Por isso, guarde todos os recibos de compras realizadas em decorrência da perda de sua bagagem.

Valores de indenização

De acordo com a norma da ANAC que prevê indenização para extravio de bagagem, o passageiro que passar por esse tipo de problema deve receber da companhia aérea uma ajuda de custo de R$ 305,00 para auxiliar nas compras emergenciais.

Contudo, se a bagagem realmente não aparecer em 7 dias, o valor máximo previsto é de R$ 3.450,00. Todavia, é importante consultar os valores exatos previstos na cobertura de sua apólice, e que podem variar de caso em caso.

O que está fora da cobertura de indenização?

O que está fora da cobertura de indenização?
Freepik

Antes de se perguntar sobre a indenização recebida em caso de bagagem extraviada, é importante saber quais são os itens não ressarcidos de acordo com as cláusulas de um seguro viagem. 

A maioria dos planos não dá cobertura aos seguintes itens:

  • Danos a óculos, lentes de contato e qualquer aparato bucal;
  • Jóias, relógios, obras de arte, apólices e dinheiro (inclusive cheques de viagem);
  • Bagagem que não tenha sido entregue sob a responsabilidade da empresa transportadora como a bagagem de mão;
  • Qualquer dano nas bagagens do segurado antes da entrega à empresa transportadora;
  • O confisco, apreensão, dano ou destruição da bagagem por parte da Alfândega ou de qualquer outra autoridade governamental;
  • Bagagens de pilotos, membros da tripulação, funcionários ou pessoas que tenham interesses na empresa transportadora;
  • Vícios próprios da bagagem, derrame ou vazamento de líquidos, roeduras, ou qualquer outro dano, mesmo que total, causado por traça, inseto ou mofo, cuja causa não seja comprovadamente atribuível a acidentes ou incêndio com o meio transportador;
  • Furto simples e extravio de bagagem sob responsabilidade do segurado;
  • Furto parcial do conteúdo da bagagem;
  • A não retirada da bagagem pelo segurado assim que disponibilizada pela empresa transportadora;
  • Líquidos e bebidas em geral, alcoólicas ou não, bem como alimentos de qualquer espécie, perecível ou não;
  • Quaisquer tipos de animais.

Qual o prazo para receber a indenização?

Atualmente, assim que constatado o extravio de bagagem, o passageiro preencher o RIB e apresentar o comprovante de despacho da mala para registrar sua reclamação, a companhia tem até 7 dias para realizar a indenização de bagagem extraviada.

Para custos emergenciais, as companhias aéreas são obrigadas a pagar uma indenização imediata ao passageiro que tiver a bagagem extraviada, como previsto nas normas da ANAC.

O que fazer se o valor da indenização não for satisfatório?

Em casos em que o segurado não concorde com o valor pago pela indenização de bagagem extraviada, o melhor a se fazer é procurar ajuda nos órgãos de defesa do consumidor

O PROCON se orienta pelo Código de Defesa do Consumidor naquilo que mais beneficia a vítima. Todavia, o serviço também respeita a Convenção de Varsóvia, responsável pelo regulamento de voos internacionais.

Nesse caso, o PROCON só entra em ação se o passageiro comprovar que fez todos os procedimentos dentro das normas de despacho de bagagem e que levava o valor ou objeto alegado.

Além disso, o viajante também pode registrar uma reclamação no Departamento de Aviação Civil (DAC), que tem competência legal para multar as companhias aéreas.

Apesar de o DAC não ter poder para indenizar a vítima, pode contribuir para facilitar o processo, tendo contato direto com a empresa responsável pelo inconveniente.

Extravio de bagagem dá dano moral?

Para muitos viajantes, o extravio de bagagem gera tanta dor de cabeça que o dono da mala perdida pode querer uma compensação de danos de forma mais incisiva. Dito isso, sim, o extravio de bagagem pode gerar danos morais.

Se o consumidor se sentir lesado por todo o transtorno do extravio ou danificação da mala, poderá recorrer ao Juizado Especial Cível ou à Justiça comum, para solicitar indenização por danos morais e materiais.

Se a mala foi entregue danificada, tire fotos das avarias e tenha o bilhete aéreo como comprovante de viagem.

Ademais, também é importante guardar todos os recibos e notas fiscais de compras realizadas durante o período que esteve sem os pertences, como roupas e artigos de higiene pessoal para pedido de reembolso do que foi gasto.

Como reduzir o risco de bagagem extraviada?

Como reduzir o risco de bagagem extraviada?
Freepik

Decerto, por mais preparados que estejamos, não dá para controlar ou prever tudo que pode acontecer em uma viagem. 

Contudo, existem algumas precauções que podem evitar que inconvenientes como a perda de bagagem aconteça. Veja só:

  • Faça um bom planejamento de voo e tente evitar conexões entre diferentes companhias aéreas ou de tempo curto de duração (com menos de 1 hora para voos nacionais e 2 horas para voos internacionais);
  • Faça o check-in com antecedência e não deixe para despachar a bagagem em cima da hora de embarcar. Atrasando no check-in, você pode dificultar o trajeto da mala até a aeronave;
  • Certifique-se de que não há etiquetas de voos anteriores em sua bagagem;
  • Verifique a pesagem e a adesivação de sua mala, que deverá indicar seu destino final;
  • Coloque identificação, dentro e fora da sua mala, com uma etiqueta com seu nome e informações para contato como endereço, e-mail e telefone;
  • Faça uso de cadeados. No caso de viagem aos EUA, utilize o modelo com selo TSA pois podem abrir sua mala na alfândega.

Além das dicas acima, é importante adquirir um seguro contra bagagem extraviada. Contratando o seguro de viagem você garante a indenização no caso de perda de acordo com as condições presentes na apólice contratada.

Outra dica importante é carregar itens essenciais na bagagem de mão. Busque levar com você objetos valiosos e de primeira necessidade. 

Assim, caso a sua bagagem seja extraviada você não estará totalmente desamparado em primeiro momento. Todavia, a dica mais importante é: esteja sempre atento aos seus objetos durante e após o despacho da bagagem!

Teve uma bagagem extraviada? Conte com a ajuda do Seguros Promo!

Agora que você já sabe o que fazer caso a sua bagagem seja extraviada, o ideal é encontrar o seguro de viagem adequado para sua necessidade.

Faça uma pesquisa gratuita no Seguros Promo e conheça os melhores planos, preços e seguradoras parceiras. 

Por lá você encontra informações referentes aos termos de extravio de bagagem e as diferenças entre os planos com cobertura para danos à mala, atraso de bagagem, entre outros.

Com um seguro ativo, você tem auxílio na localização de bagagem perdida e amparo em caso de extravio ou danos a sua mala.

Portanto, não perca tempo, se você quer viajar com segurança… De Promo, você pode!

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