5 cuidados que você deve ter em uma viagem internacional - Seguros Promo

5 cuidados que você deve ter em uma viagem internacional

5 cuidados que você deve ter em uma viagem internacional.

O Brasil tem inúmeros destinos lindos que atendem a todos os tipos de turista, mas sempre bate aquela vontade de explorar outros cantos do mundo, não é mesmo? Especialmente hoje, que, com um bom planejamento, fazer uma viagem internacional se tornou bem mais fácil.

Mas antes de você embarcar para conhecer um novo país, tenha em mente que passeios no exterior requerem alguns cuidados básicos, principalmente se for sua primeira vez lá fora. Neste artigo, separamos 5 dicas preciosas para garantir que você aproveite ao máximo sua viagem, sem nenhuma surpresa negativa.

Vamos lá?

1. Mantenha a saúde em dia

Mantenha a saúde em dia

Antes de viajar, é muito importante consultar um médico para fazer um check-up, principalmente se você ou algum acompanhante já tiver uma doença crônica. Nesse caso, não se esqueça de levar a receita médica e os remédios necessários para todo o período da viagem.

Em caso de você estar doente, e a doença for infecciosa, recupere-se primeiro para poder aproveitar melhor o passeio e não correr o risco de agravar a situação.

Outro item que merece atenção são as vacinas. Há países que exigem que o visitante apresente um Certificado Internacional de Vacinação, solicitado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. No site, o órgão também disponibiliza a lista das nações em que o documento é obrigatório. Para saber se o seu destino internacional faz essa exigência, é só acessar www.anvisa.gov.br/viajante

2. Procure saber sobre a alimentação no seu destino

Uma das principais atrações ao visitar um país diferente são os pratos típicos. Além de deliciosos, são também uma das formas de conhecer a cultura e os costumes locais. Por isso, é difícil resistir à tentação de provar uma iguaria. Mas saiba seus limites e tente evitar refeições com ingredientes que você não está acostumado a comer. Afinal, ninguém quer passar mal durante uma viagem, não é mesmo? Mesmo longe de casa, procure sempre se alimentar bem!

3. Tenha seus documentos à mão

Tenha seus documentos à mão

O seu documento de identificação no exterior é o passaporte. Por isso, antes de viajar, certifique-se de que ele está com a validade em dia. Caso contrário, procure uma unidade da Polícia Federal e emita um novo passaporte. Em alguns países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Peru, os brasileiros também podem apresentar a carteira de identidade (RG). Durante sua permanência no destino, tenha sempre esses documentos à mão e tome muito cuidado para não perdê-los! 

Para garantir a sua entrada e permanência no exterior com segurança, informe-se nos respectivos Consulados ou Embaixadas para verificar se há ou não exigência de visto, quais são os critérios e o procedimento para obter a autorização. Tudo vai depender do objetivo da sua viagem: os vistos mais comuns são os de turista e estudante. 

4. Saiba o que fazer e o que não fazer na hora de despachar a bagagem

despachar a bagagem<

As regras sobre bagagem para viajar de avião valem para todos os tipos de voos, mas em uma viagem internacional elas costumam ser ainda mais rígidas, principalmente quanto à bagagem de mão. Objetos cortantes ou perfurantes, por exemplo, nem pensar! Tesouras, canivetes e afins devem ser colocados nas malas que serão despachadas. Preste muita atenção também às normas para o transporte de recipientes com líquidos. Todas essas informações podem ser obtidas no site da sua companhia aérea ou em infraero.gov.br.

Quando se trata do transporte dos seus pertences, é importante ficar atento a outros aspectos. Conheça os limites de peso da bagagem de mão e das malas a serem despachadas. Evite ultrapassar os valores estipulados para não ser surpreendido pelas taxas de excesso de bagagem durante o seu check-in no aeroporto.

E, claro, vale sempre lembrar: cuide bem das suas malas! Uma boa dica é embalá-las e/ou encontrar uma forma de destacá-la das demais. Voos de viagens internacionais normalmente têm um número maior de passageiros e, na hora de pegar a bagagem, muita gente com pressa de sair do aeroporto e começar logo o passeio pode acabar se confundindo e pegar a sua mala, se elas forem parecidas.

Em caso de extravio de bagagem, tenha em mãos o comprovante de despacho e procure imediatamente um funcionário da companhia aérea para informar o sumiço da mala. Ele é quem vai te orientar a preencher um documento para formalizar a ocorrência do problema. Guarde com você todos os documentos e protocolos que receber durante esse procedimento.

5. Não se esqueça dos detalhes

Além de todas essas providências que já foram apresentadas para você, é preciso incluir, no planejamento da sua viagem internacional, outros cuidados simples que poderão facilitar muito a sua vida na hora de aproveitar o passeio:

  • Voos internacionais exigem que o passageiro chegue ao aeroporto com antecedência ainda maior, de duas a três horas antes da decolagem. Portanto, programe-se para chegar ao terminal tranquilamente, garantindo que terá tempo para fazer o seu check-in, despachar a bagagem e embarcar sem correria e risco de ficar para trás;
  • Guarde com cuidado, nas notas do celular ou em um pedaço de papel, os telefones de contato e endereços do Consulado e/ou Embaixada do Brasil no país que você vai visitar. Eles poderão ser muito úteis caso você precise de algum tipo de suporte durante a sua viagem;
  • Ao desembarcar do avião num aeroporto internacional, fique com o seu passaporte ou documento de identidade em mãos e dirija-se para o setor de imigração;
  • Aproveite o passeio no exterior para comprar produtos que tenham preços mais vantajosos. Mas não se esqueça! Saiba o que deve ser declarado e quais itens serão tributados pela Receita Federal para evitar problemas quando estiver voltando;
  • Contrate um seguro viagem e fique tranquilo se precisar de atendimento médico ou de ajuda em casos de acidente.

Agora você já está pronto para fazer a tão esperada viagem internacional! Tomando esses cuidados e planejando com calma todos os detalhes do seu passeio, não vai ter erro!  É só fazer as malas e embarcar para o destino dos seus sonhos! 

Se você gostou das nossas dicas e quer continuar por dentro do mundo das viagens, conheça nosso Facebook, TwitterInstagram. Te esperamos lá!

Ebook Gratuito

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente