5 erros para não cometer ao comprar passagens aéreas - Seguros Promo

5 erros para não cometer ao comprar passagens aéreas

5 erros para não cometer ao comprar passagens aéreas.

Viajar de avião é sinônimo de mais comodidade e rapidez, porém, muitas vezes, as passagens aéreas se tornam um item que pode pesar no orçamento do passeio.

Mas imagine finalmente conhecer aquele destino tão desejado, viajando de avião e ainda economizando. É a viagem dos sonhos de todo mundo, não é mesmo? E isso é possível, desde que você faça tudo com planejamento, é claro! Comprar passagens aéreas exige um pouco mais de pesquisa e alguns cuidados extras.

No artigo de hoje, trouxemos os 5 erros mais comuns que as pessoas cometem ao comprar os bilhetes para suas viagens e como você deve evitá-los. Confira!

1. Comprar as passagens aéreas sem planejar a viagem

passagens aéreas

Quando aparece uma promoção de passagens aéreas, por exemplo, é muito difícil conter a empolgação para adquirir logo aquele bilhete para você e sua família com um preço camarada. Mas comprar por impulso é uma atitude que normalmente traz complicações, principalmente para o orçamento.

Antes de tudo, é preciso definir sua viagem: saber qual será mesmo o seu destino nas férias e quando terá disponibilidade para viajar. Afinal, de nada vai adiantar comprar uma passagem barata e ter que cancelar, transferir ou simplesmente não embarcar por ter de trabalhar ou comparecer a um compromisso importante na data do voo.

De qualquer forma, é sempre bom também se informar com as companhias aéreas sobre as políticas de cancelamento, transferência e no-show – que ocorre quando o passageiro não comparece ao embarque da empresa, no caso de, mesmo com planejamento, você precisar tomar alguma dessas medidas.

2. Deixar de pesquisar em outras fontes

passagens aéreas

Hoje em dia, são inúmeras as opções de sites de venda de passagens aéreas que oferecem os melhores destinos, horários e preços de voos. Essas vantagens do mundo da internet, sem dúvidas, são muito boas, mas não se deixe levar pela primeira oferta maravilhosa que aparecer na sua frente.

Tire um tempo do planejamento da sua viagem para buscar a opção mais vantajosa e procure se certificar da veracidade das informações nos sites das companhias aéreas. Leva pouco tempo para isso e pode poupar aborrecimentos futuros.

3. Deixar os detalhes passarem em branco

Depois de muita pesquisa, você finalmente escolheu as passagens aéreas que atendem à sua necessidade e não comprometem o orçamento da viagem. Agora é a hora de comprar os bilhetes.

Porém, antes de clicar no botão “Confirma”, preste bastante atenção a todas as informações que serão solicitadas. Pode parecer óbvio, mas sempre verifique com cuidado se você escolheu corretamente os seguintes itens:

  • A origem e o destino do voo;

  • O número de passageiros na viagem;

  • A data e os horários de ida e volta (quando houver).

Fique atento também se as aeronaves farão alguma escala ou conexão durante a viagem. As conexões, em especial, requerem mais cuidado, pois é preciso observar se o tempo entre o desembarque e o re-embarque em outro avião – contando ainda o tempo para recolhimento e despacho da sua bagagem – será realmente o suficiente para que você e sua família não percam o voo e acabem desperdiçando uma parte do passeio tomando chá de cadeira no aeroporto para esperar o próximo.

Em viagens de negócios e/ou trabalho, isto é ainda mais importante! Perder uma conexão pode significar perder uma reunião com um cliente estratégico ou um dia de trabalho, podendo gerar um prejuízo que talvez não possa ser recuperado.

4. Esquecer-se de conferir os dados pessoais

Outra dica importantíssima e que pode evitar muita dor de cabeça na hora do embarque para a viagem de férias em família, para visitar um parente ou para participar de uma reunião de negócios, é conferir todos os dados inseridos no momento do preenchimento das passagens aéreas.

Nomes completos e números de documentos de identificação devem ser checados uma, duas, quantas vezes for preciso. Isso porque, na hora do check-in, se houver qualquer tipo de erro que os funcionários da companhia aérea entendam como não identificável ao passageiro, não será autorizado o embarque.

O nome de quem vai viajar, principalmente, exige atenção redobrada. Um pequeno detalhe, como uma letra errada, por exemplo, o que aparentemente pode ser insignificante, é capaz de atrapalhar a sua viagem. Qualquer erro deve ser informado à Central de Atendimento da empresa aérea, de preferência antes do dia do embarque, já que muitas vezes não há tempo suficiente para fazer essas correções no aeroporto.

Se você foi viajar em épocas de grande movimento nos terminais aeroviários, como em feriados ou durante o fim de ano, é ainda mais importante ter esses cuidados, pois os saguões dos aeroportos ficam mais cheios, dificultando a resolução de eventuais problemas pouco antes do embarque.

5. Apressar-se ou deixar para a última hora

passagens aéreas

Aqui, cada situação tem suas vantagens e desvantagens. Quem compra passagens aéreas com antecedência encontra sempre mais opções de bilhetes e os melhores preços. Por outro lado, no período que se passar entre a compra e a data de embarque, pode ocorrer algum imprevisto que impeça você de viajar, levando à mudança de planos. Por isso, vale lembrar: só adquira seu bilhete com bastante antecedência se tiver certeza de que conseguirá realizar a viagem.

Já aqueles que deixam tudo para a última hora sempre correm o risco de pagar bem mais caro por um mesmo trecho que seria mais barato com um pouco de antecedência. Além disso, também é possível que você nem encontre as passagens que está procurando, especialmente para destinos turísticos mais badalados e em épocas de grande movimento.

Seguindo esses passos, vai ficar muito mais fácil comprar as suas passagens sem erros! Com planejamento, bom senso, cuidado, atenção e muita pesquisa, você poderá encontrar o bilhete certo, na melhor data e horário e com o preço que cabe no seu bolso!

Gostou das nossas dicas para não cometer erros ao comprar suas passagens aéreas? Saiba mais sobre como viajar com tranquilidade e segurança, aproveitando os melhores destinos. Siga-nos no Instagram e acompanhe-nos pelo mundo das viagens. Não espere mais para começar a planejar aquela viagem com que você tanto sonha!

 
compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente